Announcement

Collapse
No announcement yet.

TI ou área geral (ou fiscal, trabalhista, etc.)

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • PSAngelotti
    • 27/11/06
    • 211

TI ou área geral (ou fiscal, trabalhista, etc.)

Boa noite!

Gostaria de reabrir a velha discussão: Estudar para TI ou para a area geral (principalmente fiscal, trabalhista ou outra qualquer)?
    Eu adoro TI mas para o mundo dos concursos nao sei se esta valendo a pena nao!
    Quais os motivos de voce estudar para a area de TI?
    Quais as vantagens, no seu ponto de vista, de cada uma dessas opções?
    Vou começar com as minhas opiniões, ok? Por favor, participem!

1) Vantagens da area de TI
    - Amo essa coisa (alias, uma boa parte dela)!
    - Grande número de concursos
    - Medias mais baixas nas provas
    - Menor concorrencia

2) Vantagens da area fiscal (e outras também)
    - Matérias nao mudam muito de 1 concurso para outro
    - Matérias nao sao infinitas!
    - Concursos com mais vagas
    - Salário melhor (tirando os top TI)!
    - Quem estuda ha mais tempo e com qualidade leva vantagem sobre recem-formados e recem-concursandos

Participem!!!!
    []s

Pedro - http://www.angelotti.eti.br
  • jotae.
    • 29/02/08
    • 36

Re: TI ou área geral (ou fiscal, trabalhista, etc.)

update:

caro colega,
    há quase um ano, eu pensava em continuar na TI.
    agora nova estratégia:
    começei a estudar p/ área fiscal.
    ainda não desisti da área de TI, gosto dessa área.
    mas por enquanto meus estudos de TI ficarão em standby.
    agora foco na área fiscal.

abraços.
    Last edited by jotae.; Thu, 01/07/10, 07:10 PM. Reason: update nos estudos

Comentário

• PSAngelotti
      • 27/11/06
      • 211

Tambem decidi ficar, pelo menos por enquanto, em TI.
      O principal motivo foi:
      - Me vejo trabalhando relativamente feliz em qualquer cargo de TI, mesmo suporte técnico de usuários
      - Não me vejo como fiscal colocando a minha segurança em risco e, principalmente, a segurança da minha família em risco
      Abração e obrigado pela resposta.

Comentário

• intruder
        • 28/11/06
        • 54

E por que não um fiscal de tributos especializado em TI? Talvez seja hora de alguns ógãos se modernizar... segregar as funções de análise, testes, manutenção e gestão da TI dos implementadores da TI propriamente dito, já que terceiros como o Serpro já fazem isso tão bem... Vide as grandes empresas, parte do serviço público (MPOG, TCU, Bacen) e, por exemplo, a Secretaria de Fazenda de SP. Talvez seja a hora de pararem de dar tiro no pé.

Comentário

• GreenLantern
          • 25/03/07
          • 8

Re: TI ou área geral (ou fiscal, trabalhista, etc.

Támbém tenho essa dúvida... O problema que eu vejo é a falta de valor que é dispensada ao profissional de TI em geral. Na grande maioria dos concursos vemos editais com salarios de no máximo R$ 6.000,00 onde profissionais de outras áreas recebem 10.000 fácil...

Comentário

• Coringa
            • 30/05/07
            • 387

Re: TI ou área geral (ou fiscal, trabalhista, etc.

Originally posted by tiago.ribeiro View Post
            Támbém tenho essa dúvida... O problema que eu vejo é a falta de valor que é dispensada ao profissional de TI em geral. Na grande maioria dos concursos vemos editais com salarios de no máximo R$ 6.000,00 onde profissionais de outras áreas recebem 10.000 fácil...

Ou pior ,casos em que simplesmente, mesmo havendo necessidade, não são dispostas nem mesmo vaga alguma quando há concurso depois de anos sem ter!Ficar na área de Ti esperando , preparando-se e , quando sai edital, perceber que perdeu um baita tempo! Enfim ficar só em TI é erro,sem dúvidas. Quando falam em investimento se colocam umas 10 vagas pra nossa área é um milagre. Vários órgaos pensam que advogado,contador ou qualquer formação pode cuidar de TI...

Indireta sobre o concurso da Receita?Pode apostar que sim!

Comentário

• jacques
              • 09/02/08
              • 55

Eu comecei minha carreira de concurseiro em TI: MP, dataprev e agora trabalho no IRB.

Desisti da área de TI por 2 motivos:
              1- Quem gosta de TI não pode ficar contente com as gambiarras que somos obrigados a fazer no dia a dia
              2- Tenho formação em humanas e começaram a exigir diplomas na área.

Comecei a estudar para fiscal. Dei algumas bolas na trave (23 em 19 vagas na ANP e 11 em 9 vagas na ANCINE.) Tô na zona de corte da receita (65,5%)

Agora vou fazer IBGE e BACEN para TI, pois abriram para qualquer nível superior e é mais fácil passar em TI.

Comentário

• francinha
                • 10/02/10
                • 124

Olá pessoal gostaria de saber a opinião dos que estão estudando para área de TI. Sou formada em administração de empresas e acho que a minha área é muito genérica para concurso, dessa forma estou pensando muito em fazer um curso de graduação na área de TI e focar nessa área para concurso, o que vocês acham?

Comentário

• brbyte
                  • 03/07/09
                  • 11

Minha dica é que vc estude para um cargo de analista administrativo ou para administrador. Legal vc fazer uma pós na área de ti, mas se vc não tem formação na área, nem tenta cargo de ti, algumas razões:
                  - a matéria de ti é infinita
                  - muda toda hora dependendo do edital
                  - é mais fácil vc aprender direito adm. e constitucional do que tentar ler um Tanembaum ou Pressman

Comentário

• francinha
                    • 10/02/10
                    • 124

Originally posted by brbyte View Post
                    Minha dica é que vc estude para um cargo de analista administrativo ou para administrador. Legal vc fazer uma pós na área de ti, mas se vc não tem formação na área, nem tenta cargo de ti, algumas razões:
                    - a matéria de ti é infinita
                    - muda toda hora dependendo do edital
                    - é mais fácil vc aprender direito adm. e constitucional do que tentar ler um Tanembaum ou Pressman
                    Valeu brbyte, a sua dica foi muito importante, realmente pensando bem é melhor eu continuar na minha área mesmo! É que as vezes me bate um desespero e acabo tendo paranóias!
                    Last edited by francinha; Wed, 10/03/10, 04:17 PM.

Comentário

• Lupanx
                      • 21/02/10
                      • 44

Pessoal, estou passando por este dilema no momento. Eu sou da área de TI mas tendo em vista a maior valorização e melhores condições de trabalho da área fiscal (salários e principalmente flexibilidade de horário) estou ai com a idéia de migrar de vez. Tenho esperanças que aumentem os cargos de auditor fiscal de TI, como tem em algumas secretarias da fazenda e prefeituras "pingadas" por ai mas independentemente disso pretendo estudar como se fosse para a área aduaneira mesmo. Minha maior preocupação foi ver em alguns editais de auditor que exigiam curso superior em administração/direito/contábeis ou economia, será que isso é uma tendência? E além do mais, vocês acham cabível estudar separadamente concorrendo com contadores? Muitos dizem que é um absurdo eu pensar em sair da área que gosto para uma outra nada haver e que eu ficaria frustrado com isso.

Comentário

• bighouse
                        • 12/05/09
                        • 53

Originally posted by jacques View Post
                        Eu comecei minha carreira de concurseiro em TI: MP, dataprev e agora trabalho no IRB.

Desisti da área de TI por 2 motivos:
                        1- Quem gosta de TI não pode ficar contente com as gambiarras que somos obrigados a fazer no dia a dia
                        2- Tenho formação em humanas e começaram a exigir diplomas na área.

Comecei a estudar para fiscal. Dei algumas bolas na trave (23 em 19 vagas na ANP e 11 em 9 vagas na ANCINE.) Tô na zona de corte da receita (65,5%)

Agora vou fazer IBGE e BACEN para TI, pois abriram para qualquer nível superior e é mais fácil passar em TI.
                        Realmente, a parte das gambiarras é o que mais dói, o povo não respeita nem o código penal, lamentável.

Comentário

• bremen
                          • 23/03/09
                          • 4

Tudo é questão de metas e a escolha é muito pessoal. Estou passando por este dilema também. Fiz a prova do AFRFB-2009, e faltaram 37 pontos para ir para a segunda fase (de um total de 350 pts). Parece muito, mas não é tanto para quem estava se preparando para um concurso de TI, como o que teve em 2005 e no meio do caminho se deparou com uma mudança de rumos (entraram diversas matérias como Comercial, penal, civil, rac. lógico e ainda tive que estudar para as matérias que o pessoal da área geral estava estudando a séculos, como contabilidade básica e avançada, auditoria e comércio internacional, fora os assuntos que entraram no edital que não eram cobrados anteriormente). Assim, é complicado pensar na carreira fiscal e pensar em estudar em paralelo para a área de TI. As duas áreas têm matéria demais... falou-se até em MATÉRIA INFINITA na área de TI... Estudar para as duas é coisa de doido... se você está trabalhando, se dedica ao trabalho, tem pouco tempo, faça a sua opção, seja área fiscal, seja área de TI, mas escolha. Concurseiro deve ter FOCO! Se tem tempo de sobra, pode até pensar em encarar as duas áreas e de repente dá sorte de pintar um concurso de fiscal que tenha vaga para TI, como foi o AFRFB 2005 ou Fiscal de Rendas / SP, mas se por um lado pode parecer versatilidade, por outro esta escolha pode te tornar mediano em tudo e não te assegurar vaga em nenhuma das áreas.

Acrescento que hoje devo meu crescimento profissional ao meu estudo para concursos na área de TI. Estudando, aprendendo e aplicando no serviço aquilo que agreguei pelejando nos concursos de TI pude contribuir com a instituição que trabalho e crescer lá dentro. Estudar para concursos de TI ajudou no plano B, que era permanecer no órgão que trabalho, assumindo um cargo de chefia. Não posso reclamar de não ter passado pra auditor, apesar de continuar querendo, uma vez que o salário é melhor.

Em relação às gambiarras de TI, não acho que seja motivo para desistir. Temos bons órgãos para trabalhar na área e outros órgãos que passam longe das melhores práticas. Em relação às exigências de diploma, o que tenho visto, pelo menos nos concursos de TI dos TRFs, TRTs e TREs é a exigência de diploma de pós graduação na área de TI com no mínimo 360 horas. Sou Eng. Eletricista, e fiz uma pós dessas para continuar concorrendo na área de TI.

Amo o que faço, apesar da pressão e do cansaço que a área de TI impõem. Talvez TI tenha mais oportunidades no curto prazo, com bons salários, como PF, MPU, CGU, TCU, e até os analistas nos TRFs, TRTs, TREs que estão lutando para ter aumento...

Já a carreira fiscal historicamente sempre foi bem valorizada.

Enfim, segue o dilema, segue minha dúvida (que parece ser a mesma de vocês), mas terei que optar o quanto antes.

Abraços,

Bremen.

Comentário

• Nightingale
                            • 17/05/10
                            • 136

Sou formado na área de TI e sinceramente acho que não vale a pena não. Só se você amar muito a área mesmo...

Acho que pra quem é da nossa área, por ser acostumado a se virar e quebrar a cabeça, consegue aprender rapidinho qualquer outra coisa que seja. Nas matérias que já estudei até agora não tive grandes dificuldades. A vantagem é que elas caem em qualquer concurso (constitucional e administrativo por exemplo) e o número de vagas disponíveis são muito maiores que as disponibilizadas para TI, e os salários também. Por incrível que pareça acho mais agradável decorar a constituição federal do que o PMBOK.

Além disso, isso é uma opinião pessoal, acho o trabalho com TI meio desagradável. Além das já citadas gambiarras, incluo também os prazos apertados (é incrível como nosso trabalho está sempre atrasado, e as coisas são sempre para ontem!) e o pouco estímulo intelectual do trabalho, já que apesar de termos certa liberdade, só fazemos o que nos mandam fazer e do jeito que já vem sendo feito antes de chegarmos... Tenho esse problema com área meio, me incomoda ser uma mera ferramenta de apoio.

São só minhas ideias, boa sorte na escolha, mas decida-se logo hehe. Quanto mais cedo estudar, mais cedo aprovado.

Comentário

• VictorDalton
                              • 12/04/10
                              • 166

Uma breve análise sobre as vantagens e desvantagens de TI, citadas no primeiro Post:

Originally posted by PSAngelotti View Post
                              Boa noite!

1) Vantagens da area de TI
                              - Amo essa coisa (alias, uma boa parte dela)! - pra quem gosta é bom
                              - Grande número de concursos - fato, muitos concursos surgindo
                              - Medias mais baixas nas provas - isso está caindo por terra
                              - Menor concorrencia - FALSO! no bacen, por exemplo, TI foi a mais concorrida

2) Vantagens da area fiscal (e outras também)
                              - Matérias nao mudam muito de 1 concurso para outro - FATO
                              - Matérias nao sao infinitas! - FATO!!!!!!
                              - Concursos com mais vagas - FATO!!!!
                              - Salário melhor (tirando os top TI)! - depende....
                              - Quem estuda ha mais tempo e com qualidade leva vantagem sobre recem-formados e recem-concursandos - FATÍSSIMO!!

Participem!!!!
                              []s

Pedro - http://www.angelotti.eti.br
                              Vou ressaltar a minha opinião me baseando na minha própria experiência:

Me formei ano passado em Engenharia da Computação pelo IME e desde então tenho feito concursos de TI na área.

Ao fazer o concurso do BACEN - área 1, fiquei nas vagas de reserva. De cara constatei:

a) TI pode ser bom ou pode ser ruim, pois mal me formei e já estou brigando com grandes concurseiros. Isso ocorre porque a matéria de TI é INFINITA, é só olhar que provas com editais similares podem vir com questões COMPLETAMENTE DIFERENTES. Ou seja, qualquer recém-formado que estude pelos livros certos pode brigar de igual pra igual com quem estuda há um bom tempo.

Aí veio a prova de TI do MPOG, e depois das discursivas também estou provisoriamente na reserva das vagas. Lição nº 2:

b) A parte geral é diferente. Destruí na prova de TI (29 acertos em 35 itens) e fui pro barro na parte geral. Na redação, fiz um bom resultado, mas ficou nítido que concurseiros que estudam a mais tempo levam vantagem sobre os novatos na parte de DIREITO e , nas redações, na parte específica (AFO, Economia, etc...)

Vou fazer o TCU-TI pra ver qual é. Minha opinião hoje é a de aproveitar a boa safra de concursos de TI, mas, se nenhum desses órgãos me chamar ou eu não passar no TCU, vou ABANDONAR A ÁREA DE TI. Vi as provas do TCU de anos anteriores, e o cara da Banca pode simplesmente pegar QUALQUER FRASE DE QUALQUER LIVRO de um determinado autor e fazer uma questão em cima. Aí vira LOTERIA.

TI é loteria, depende muito de vir a prova certa para você. Nas área fiscal, ou de gestão não. Você entra numa "fila de espera" e, em breve, você aprova, pois todos os que sabem mais do que você já aprovaram em algum concurso, e o FERA passa a ser você. Na TI, tudo pode acontecer. Basta aparecer um concurso que pague bem, e você terá 250 por vaga, e umas 500 pessoas com conhecimento elevado brigando por 15, 20 vagas. E no próximo concurso? Mais umas 500 pessoas com conhecimento elevado brigando novamente. Você pode nunca chegar lá!

Bem, essa é a minha humilde opinião. Mande também a sua!

Bem, essa é a minha humilde opinião.

Comentário

• jotae.
                                • 29/02/08
                                • 36

update:

caro colega,
                                há quase um ano, eu pensava em continuar na TI.
                                agora nova estratégia:
                                começei a estudar p/ área fiscal.
                                ainda não desisti da área de TI, gosto dessa área.
                                mas por enquanto meus estudos de TI ficarão em standby.
                                agora foco na área fiscal.

abraços.
                                Last edited by jotae.; Thu, 01/07/10, 07:10 PM.

Comentário

• Mukisaba
                                  • 23/05/10
                                  • 9

É verdade, na área de TI o estudo nunca acaba, ele está sempre se inovando a cada dia. Na área fiscal a coisa fica mais mansa em relação a TI e o salario também é mais atraente. Mas é aquilo, vai de cada um e como muitos falaram da área de TI, quem está se formando em TI se dá melhor do que quem já está na estrada há muito tempo, mas na área fiscal é exatamente o contrário, quem já está na estrada há muito tempo as chances são bem maiories.
                                  Eu sou de TI e o sentimento é o mesmo. Caso ou compro uma bicicleta ? Gosto de TI, mas a concorrencia e o estudo é grande. Se eu correr para Área fiscal fujo da minha profissão. Dificil !
                                  Mas, com certeza vamos chegar lá ! O negócio é escolher um objetivo seguir o mapa....
                                  Seguindo o mapa, com certeza a chance de chegar cresce a cada dia. O mapa ensina o caminho das pedras e te leva ao tesouro, esse é o grande lance, escolher um objetivo e seguir o mapa !

Abs e boa sorte para todos,
                                  Mukisaba.

Comentário

• gillclinton
                                    • 19/02/09
                                    • 80

Desde que iniciei firme os estudos, tava querendo área fiscal, em especial Receita, mas sempre que surgia um concurso de TI interessante eu tava fazendo, desviando o foco, como ANAC, TCU, e outros, sempre no dilema fiscal X TI, ai chegou a prova que eu realmente queria, AFRF, e rodei bonito...

Agora esse ano resolvi que tinha que escolher a área, não dava mais pra ficar dando tiro pros dois lados, porque ai não iria conseguir nada em nenhum dos lados, e resolvi (após encarar Bacen pra TI, e AFT - áreas beeeeeem diferentes) focar só no fiscal mesmo, achei mais interessante, a longo prazo o conhecimento agregado é muito maior do que ficar sujeito à aleatóriedade das provas de TI (como perfeitamente explanou o concurseiroeb pouco acima).

Resultado, estou firme seguindo planejamento pro AFRFB, e de olho nos fiscos estaduais, e dessa vez nem olhei/cogitei concursos bons de TI (TCU e MPU), se fosse antes estaria encarando eles também. Acredito que já estava passando da hora de tomar essa decisão, agora é apertar os estudos e correr atrás do prejuizo.
                                    Last edited by gillclinton; Fri, 23/07/10, 12:45 PM.

Comentário

• Juzáam
                                      • 08/02/08
                                      • 199

A toda hora abrem oportunidades para a área de TI e a concorrência não é tão grande quanto os concursos de formação genérica (fiscal, gestão..). É preciso tomar uma decisão com muita certeza, pois corre-se o risco de não se lograr sucesso nos concursos genéricos no prazo que se imagina e depois vai ser muito complicado voltar atrás e querer trabalhar/estudar TI novamente. Experiência própria. Acabei prestando concursos para a área administrativa como "ponte" para não desistir do Fisco, pois já estava difícil conseguir me manter.

Não quero desanimar ninguém, mas apenas alertar àqueles que estejam neste dilema sobre esses pontos que coloquei.
                                      Last edited by Juzáam; Wed, 02/02/11, 04:20 PM. Reason: gramática.

Comentário

• Maxtremus
                                        • 09/01/11
                                        • 46

Olha, eu tô na meta de estudar pra TI até o próximo concurso do Serpro, se não entrar em nenhum vou pra área tributária/fiscal

Comentário

• leilaalmeida
                                          • 04/07/10
                                          • 4

Eu já tomei a minha decisão, TI só na próxima encarnação...rs
                                          estou focada na area fiscal, contabilidades e muito cálculo hehehe
                                          como disse o nosso amigo aí, nós da área de Ti conseguimos aprender rapidinho qualquer outra coisa que seja ...valeu !

Comentário

• Fernando_bsb
                                            • 27/01/10
                                            • 584

Prezados,
                                            Sou formado em Ciências da Computação. Fui analista do Serpro durante cinco anos. Após algumas decepções com a área de TI, decidi mudar de foco. Inicialmente, estudei para a área policial (PF e PCDF). Após um ano e meio de muito estudo, consegui a aprovação para agente da PF e, também, PCDF. Pensei que seguiria carreira como policial, porém notei que essa não era a minha vocação. Resolvi estudar para a área de Gestão (TCU, CGU, STN). Aproveitei o conhecimento adquirido nos estudos para o TCU e realizei outros concursos. Nesse treino, consegui ser aprovado na ADASA, INCRA (suspenso), MPU e, recentemente, PREVIC (Analista Administrativo).
                                            Não me arrependo da decisão de abandonar a área de informática e, também, a área policial.
                                            Fernando_bsb
                                            (Tudo posso Naquele que me fortalece)

Comentário

• marlomoc
                                              • 21/03/11
                                              • 151

TI em segundo plano.

Olha pessoal,
                                              Eu sou recém formado em Sistemas de Informação.

Apesar de gostar da área de TI, estou primeiro estudando para o cargo de técnico do seguro social.

Eu acredito que focar em um concurso "mais fácil" e com mais vagas me dá chances maiores de passar, obter uma estabilidade e aí sim, começar a pensar em concursos na área de TI.

Já pensei também na possibilidade de, se passar no INSS, exercer alguma atividade como autônomo na área de TI paralelamente. Isso me deixaria satisfeito por estar ganhando dinheiro em um cargo estável e por atuar nessa nossa área.

Um abraço a todos e bons estudos!

Comentário

• chygnus
                                                • 06/03/13
                                                • 19

E ai galera se algum de vcs ainda é ativo no fórum, confirmem se deu certo trocar o rumo de ti para outras áreas, postem os depoimentos ai, abs

Comentário

• franck
                                                  • 21/04/16
                                                  • 7

Olá galera,

foi bom ter encontrado esse fórum pois me encontro no mesmo dilema que os demais citaram há 5 ou 6 anos atrás. Falarei um pouco do que me fez chegar até aqui: faz um ano que formei em ciência da computação, e desde então tenho atuado em desenvolvimento web (back-end), ocorre que o salário que ofertam em minha região não chega a 3k e não passa disso tb e o custo de vida é muito alto (moro em capital), e diante desse quadro passei a cogitar os concursos públicos de TI.

Foram dois concursos realizados por mim entre o período da minha formação até hoje, sendo esses concursos da EBSERH (HDT - Araguaína) e ANAC, e minha conclusão foi a mesma que os colegas acima evidenciaram, de que é impossível fazer um concurso de TI focando em fechar o edital. Haja visto que só o conteúdo que envolve boas práticas, cito o ITIL e PMBOK, é um conteúdo imenso o bastante para ser toda a prova, sem contar os demais eixos de TI que caem na prova, e para piorar tem a questão da volatilidade do conteúdo estudado de edital para edital. Enfim, após passar por essa - dita - experiência mudei de perspectiva com relação a área de TI e no querer de focar em concurso de TI, e em meados de março desse ano ter me dado um insight em atuar na área fiscal, desde então estou acumulando informação sobre a área e montando as melhores práticas de estudo e bibliografia com base nos relatos do que já passaram por isso e deram certo.

Porém, direto bate aquela incerteza: se a escolha que estou fazendo e a certa? se devo apostar as minhas fichas nessa ideia de ser AFRFB? Pois não vou negar que estou entrando nessa devido ao fator salário, que para mim é a chave para que eu possa buscar minhas outras realizações. Acredito que essa incerteza seja apenas inicial, devido está largando um percurso já conhecido por mim mas que não irá me levar aonde pretendo chegar (não nesse ritmo atual) e aventurando-se no desconhecido, e com isso entro em um período de mudanças e adaptações. De toda forma sempre que esses questionamentos chegam em minha mente eu recorro a vídeos motivacionais, para que eu possa permanecer firme nessa decisão que tomei.

Enfim, amigos concurseiros comecei a trilhar o caminho rumo a aprovação à AFRFB e com isso a enfrentar os temores que surgem mentalmente com essa escolha, o que posso dizer é que não estarás só, e sempre que isso acontecer; de sentires só e duvidoso de se a escolha é a certa, procure por aqui mesmo no FC relatos de superação dos que estão também enfrentando os mesmos dilemas e dos que já enfrentaram e hoje estão vivendo outras realizações em suas vidas.

Comentário

• kahuera
                                                    • 05/01/15
                                                    • 18

Originally posted by chygnus View Post
                                                    E ai galera se algum de vcs ainda é ativo no fórum, confirmem se deu certo trocar o rumo de ti para outras áreas, postem os depoimentos ai, abs
                                                    Bom eu sou graduado em TI e atuamente trabalho como Analista de TRT na área de TI.

Quando eu comecei a vida concurseira final de 2011, ainda era acadêmico e foquei de inicio em cargos bancários (CAIXA e BB). Depois de garantir aprovação nesses migrei para os Tribunais na minha área, ainda que não tivesse me formado.
                                                    Fiz todos os concursos para Tribunais (TRTs, TRE's e TRFs) e Ministério Público Estaduais e Federais para área de TI entre os anos de 2012 e 2014.
                                                    Dei sorte por pegar a onda da criação de vagas de TI nos tribunais federais e consegui ser convocado.
                                                    Acredito que hoje o cenário não está bom pra seguir na área de TI devido as pouquíssimas vagas e o conteúdo infinito.

Comentário

• sega_saturn
                                                      • 16/09/15
                                                      • 46

Originally posted by ubermensch

Tive a mesma dúvida que todos vocês, muitos anos atrás. Formei em computação e gostava da parte técnica. No entanto, devido a essas incertezas de TI, estudei para área fiscal. Fui aprovado para AFR-SP (área geral), cargo que exerço há alguns anos.
                                                      Mas devido à natureza desinteressante das atribuições, tal como a situação da carreira, voltei aos estudos. Atualmente foco na área de TI e fiscal de TI.
                                                      Não vejo essas tais incertezas de Ti... Em todo caso, voce não consegue transferência (ouví falar que tem da Ti para a geral - não o contrário, mas vai saber, rsrs)? Estou querendo a área de AFR/SP-Ti também. Estou estudando faz um bom tempinho, mas estou longe do final ainda. Tem como enviar PM nesse fórum?

Comentário

• fiscalitos
                                                        • 21/10/15
                                                        • 163

Estou na dúvida também. O problema é que tenho boa bagagem de TI. Mudar assim é difícil. Algumas coisas já estudei eu aproveitaria (dir adm, dir const, port, entre outras coisas). Concursos pra área fiscal parece que a fila anda e as matérias cobradas não mudam tanto de um concurso para o outro. Na área de TI, tem muita matéria! Além disso, os fiscos estão sempre abrindo concurso, até nessa escassez de concursos.

Comentário

• jeanpf
                                                          • 29/09/14
                                                          • 28

Também estou meio perdido.
                                                          Me formei em Computação ano passado e ja sou concursado tecnico-administrativo na USP, o que me da uma certa tranquilidade..
                                                          Comecei focado na área fiscal/RFB, mas sempre que aparecem algumas vagas de TI eu não resisto rsss.
                                                          Fiquei em 2º lugar para Ebserh-TI Processos (perdi 1º na prova de títulos) e estou em 140º no TRT15-TJTI (chamaram uns 80 no primeiro ano).
                                                          Como ainda não saiu nenhum fisco/tributário legal, fiz esse AJAA-TRF3 e fiquei em 70º de 12 vagas.

Resultado: Estou há mais de 1 ano estudando e parece que não saí do lugar.
                                                          Agora com essa falta de fiscos e vários TIs pipocando, vou acabar focando na minha área de formação mesmo.

OBS: já estou terminando/comprando uma pós EAD para não passar essas frustração novamente!

Comentário

• fiscalitos
                                                            • 21/10/15
                                                            • 163

Originally posted by jeanpf View Post
                                                            Também estou meio perdido.
                                                            Me formei em Computação ano passado e ja sou concursado tecnico-administrativo na USP, o que me da uma certa tranquilidade..
                                                            Comecei focado na área fiscal/RFB, mas sempre que aparecem algumas vagas de TI eu não resisto rsss.
                                                            Fiquei em 2º lugar para Ebserh-TI Processos (perdi 1º na prova de títulos) e estou em 140º no TRT15-TJTI (chamaram uns 80 no primeiro ano).
                                                            Como ainda não saiu nenhum fisco/tributário legal, fiz esse AJAA-TRF3 e fiquei em 70º de 12 vagas.

Resultado: Estou há mais de 1 ano estudando e parece que não saí do lugar.
                                                            Agora com essa falta de fiscos e vários TIs pipocando, vou acabar focando na minha área de formação mesmo.

OBS: já estou terminando/comprando uma pós EAD para não passar essas frustração novamente!
                                                            Falta de fiscos? O que mais vejo são fiscos! E mesmo na crise. TI até abre mas não são concursos que pagam bem (+- salário BACEN).

Comentário

Working...
                                                            X