Announcement

Collapse
No announcement yet.

Carreria publica TI, onde?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• afonso-silva
    started a topic Carreria publica TI, onde?

Carreria publica TI, onde?

OBS: Neste tópico eu use TI e computação como sinônimos.

Olá estou fazendo a graduação na área de TI e tenho interesse em fazer carreira na área pública, mais precisamente ser um servidor público federal que trabalha com computação, só que ai surge uma questão, qual é a melhor(es) empresa(s) para se ter uma carreira pública na área de TI?

Para falarmos de melhor temos de definir melhor em relação ao que? Os parâmetros que eu julgo como importante para o desenvolvimento de um carreira na área de TI são:
    • Remuneração - Todos desejamos ter um bom salário.
    • Possibilidade de crescimento dentro da organização - Entrar em um cargo e ficar estático nele sem possibilidade de crescimento é muito desestimulante na vida profissional.
    • Investimento em qualificação e treinamento - Essa instituição pública investi constantemente no treinamento e qualificação de seu pessoal?
    • Bom ambiente de trabalho - Poder trabalhar com desafios é bom, mas sempre pressão demasiada ou curtos prazos, além de ter uma equipe unida, sei que isso é meio subjetivo,caso tenham um ponto a comentar a respeito desse assunto podem ficar a vontade.
    Levando-se em conta os pontos que eu falei eu sempre penso nas seguintes empresas.
    • Serpro e Dataprev
      • Prós: As únicas empresas federais que eu conheço que trabalham com computação como produto final e não como meio, logo acredito que levam larga vantagem em relação a oportunidades de crescimento da organização.
    Boa quantidade de vagas nos concursos.
    1. Contras: Salários baixos em relação a outras instituições que não tem TI como área fim. (Sei que o salário delas é acima da média nacional, mas o salário da serpro e Dataprev é muito inferior aos que irei citar).
    • Banco Central
      • Prós: Salário inicial de 16 mil.
    Constantemente qualificam seus funcionário.
    1. Contras: No banco central só á reais oportunidades de crescimento dentro da empresa em Brasília.
    Poucas vagas para computação nos concursos.
    1. Perito Polícia Federal
      • Prós: Salários inicial de 16 mil.
      • Contras: Poucas vagas para computação nos concursos.

OBS2:​Sei que há outras diversas oportunidades como na Petrobras ou banco do brasil, mas essas empresas tem salário próximos da Serpro ou Dataprev e elas pelo menos tem softwares como produto final a policia federal e banco central apesar de não terem, tem o salário inicial absurdamente maior que as demais.

E ai você conhece alguma outra empresa federal que você adicionaria nesta lista? Por quê?

Por favor citem o que vocês pensam a respeito das ideias que eu apresentei e falem o que vocês pensam que podem ser outros pontos importantes.

Desde já agradeço a resposta de todos.

• marcelpsaraiva
    replied
    TCU e CGU são órgãos onde atua-se como auditor, um cargo muito interessante.
    Salário na faixa de 15 mil, no mínimo. Segundos relatos de concurseiros, são ótimos órgãos para trabalhar, com um bom ambiente de trabalho.

Leave a comment:

Working...
X