Announcement

Collapse
No announcement yet.

Di?rio de um futuro AUFC - TCU

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• briansn
    started a topic Di?rio de um futuro AUFC - TCU

Di?rio de um futuro AUFC - TCU

Pessoal, nao estou conseguindo usar os acentos graficos, como eh possivel ver pelo titulo,entao deixarei, ate achar uma solucao, o meu texto escrito em internetes. Ate a parte de do preview o texto apresenta a acentuacao correta, mas ao mandar postar, acontece algum erro de codificacao entre o meu navegador e o forum que nao consigo resolver. Qualquer ajuda eh bem vinda

Ola pessoal, resolvi criar este diario para interagir mais com o forum e com os colegas que sao e irao ser servidores da area de controle. A intencao eh que este espaco seja para receber criticas, sugestoes, duvidas e ate motivacao. Outro ponto decisivo para a criacao deste topico eh a busca pela melhoria da minha capacidade de escrita.
    Tentarei atualizar o diario semanalmente. Acompanho, tambem, outros 2 de colegas que tambem estao se preparando para o TCU.
    Esta primeira postagem ficara mais extensa, pois irei mostrar o meu historico, a minha metodologia, minhas expectativas, entre outras coisas. Prometo que as proximas serao mais diretas.

Entao, vamos comecar.

APRESENTACAO

Sou mineiro, tenho 22 anos, curso o oitavo periodo de Engenharia de Controle e Automacao numa federal.
    Para ser direto, relaciono os concursos/processos seletivos que prestei:
    Colegio Naval : 2010, 2011, 2012 - Situacao:Reprovado - Idade: 15, 16 e 17 anos
    EsPCEX : 2012 - Situacao: Aprovado, na lista de espera, nao entrei por uma questao - Idade: 17 anos
    Petrobras/ Tecnico de Instrumentacao Jr.: 2017 - Situacao: Aprovado, mas fora das vagas, fui o 122 colocado AC no sudeste - Idade: 22 anos

No inicio deste ano conheci o TCU, me apaixonei pelo orgao e pelo cargo de AUFC - auditoria governamental. Apos pesquisar mais e conhecer as vantagens do cargo, tive a certeza de que seria esta a profissao que queria seguir e exercer o resto da minha vida.
    Iniciei os meus estudos somente em outubro, fiquei, ate entao, enrolando e aprendendo mais sobre o mundo dos concursos.

MEUS ESTUDOS

Meu ciclo atual contem as seguintes materias: Portugues, Contabilidade Geral, Direito Administrativo e Direito Constitucional.
    Para todas as materias, com excecao de portugues, eu estou usando PDFs do Estrategia.
    Portugues sempre foi o meu calcanhar de Aquiles nos concursos, o que eu tenho de facilidade com as materias de exatas eh o que me falta com a gramatica. Por esse motivo, estou construindo a minha base usando a gramatica do Cegalla, recomendo fortemente para quem apanha dessa materia fundamental para os concursos. Uso como fonte complementar o TEC concursos.
    Uso, tambem, a planilha de estudos feita pelo pessoal do forum, nao me lembro agora quem foi que fez, mas digo que essa planilha eh MUITO util para a organizacao.
    Alem da faculdade, tambem faco estagio, portanto, consigo estudar 3 horas liquidas por dia, somente. Considero isso abaixo da media, mas acredito que para um cargo do nivel do AUFC eh mais importante a consistencia e perseveranca do que sair estudando loucamente por um curto periodo.
    Eu estudo usando um tablet, destaco o que acho importante e resolvo os exerc?cios do final do PDF. So avanco de aula caso tenha um indice de acertos liquidos, isto eh, uma errada anula uma certa, igual ou superior a 80%. Com excecao de portugues, eu consigo atingir este indice em todas as materias apos a primeira vez que estudo o conteudo.
    Ainda nao sistematizei uma forma de revisao, portanto, quaisquer dicas serao bem-vindas.
    Segue uma tabela para ilustrar a situacao atual do meu ciclo:

DISCIPLINA Horas Questoes Acerto

Portugues 19h33m 85 85,88 %
    Direito Const 19h40m 242 94,21 %
    Direito Adm 12h31m 116 91,38 %
    Cont Ger. 16h24m 149 93,29 %
    TOTAL 68h08m 592 92,23%

Eh isso, pessoal. Logo postarei mais sobre os meus dias de estudo.

The only easy day was yesterday.

• briansn
    replied
    Segunda 06/11/2017
    Chego de uma viagem longa de ?nibus de madrugada, fico o dia todo tentando me recuperar. No per?odo da tarde fui para o est?gio. N?o sobraram energias para o estudo noturno.

Ter?a 07/11/2017
    Volto a minha rotina de gradua??o, assistir aulas e fazer trabalhos. Ainda estava cansado da viagem.

Leave a comment:

• briansn
    replied
    Ola @kairoo01,

Essa ideia peguei do professor Decio Terror.

Sobre aprender so lendo, acredito que por possuir um habito de ler constante e prestando atencao isso ajuda demais. Al?m disso, tambem gosto de, ao terminar algum topico, raciocinar sobre o que li antes de seguir a leitura. No come?o tamb?m tinha essa necessidade que voc? tem, mas depois eu vi que era mais uma falta de confian?a e um v?cio do que uma limita??o. Tente fazer o teste. Acredito que seja interessante testarmos formas de estudar at? encontrarmos a mais adequada para o nosso caso.

De fato, o TCU ? um sonho, mas seguindo firmes e com f? chegaremos l? um dia. Pode n?o ser no pr?ximo concurso, mas chegaremos.

Bons estudos, sucesso!

Leave a comment:

• kairooo01
    replied
    Achei bem legal essa ideia de s? avan?ar na mat?ria obtendo pelo menos 80% de acetos nas quest?es. Vou aplicar aos meus estudos.
    N?o sei como conseguem aprender s? lendo, tenho muita dificuldade se n?o escrever tudo que leio =(

TCU sem d?vidas ? um sonho, e acredito que por ser um ?rg?o quase "independente" ser?, do Poder Executivo, um dos que mais se "defender?" das altera??es que vir?o para os cargos p?blicos.

Enfim, bons estudos e sucesso!

Leave a comment:

Working...
X