Announcement

Collapse
No announcement yet.

Uma alma no grilhão do tempo

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Agostiniano
    • 20/04/17
    • 7

Uma alma no grilhão do tempo

As cousas árduas e lustrosas
    Se alcançam com trabalho e com fadiga;
    Faz as pessoas altas e famosas
    A vida que se perde e que periga,
    Que, quando ao medo infame não rende,
    Então, se menos dura, mais se estende.
    O padre Antonin Sertillanges além de ensinar que na atividade intelectual a publicidade serve como régua de esmero, escreveu também que “o desejo de saber define nossa inteligência enquanto potência de vida”. O benefício deste diário é portanto duplo: servirá-me publicamente para inibir meu desleixo e estimular meu capricho.
    Meu desejo por saber não é pelo que exige a profissão, mas nem todos somos herdeiros, e o conhecimento por que me interesso não se mantém sem boa mesa, sem boa cadeira, sem boa lâmpada, sem boa cela, sem boa biblioteca, sem boa alimentação. Careço ainda de zelar da família frágil, a quem tudo devo o pouco que tenho.

É pelo custo destas necessidades minhas que vou estudar para concurso, qual vou definir mais adiante e que por ora tenho como meta isto apenas:

1) Progressivamente habituar o estudo dentro dos dias meus, agrandando-lhe cada vez seu período, sem ultrapassar o limite da qualidade;
    2) Rejeitar absolutamente os vícios e mortificar quanto mais os desejos;
    3) Narrar aos senhores com brevidade periódica esta experiência que a Deus ofereço.

Working...
X