Announcement

Collapse
No announcement yet.

Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • # Zeus #
    • 14/08/11
    • 156

Re: Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Olha, eu vou ser um pouco repetitivo, pois já coloquei minha opinião sobre isso em outro tópico que trata da mesma coisa. Mas, vamos lá:

Tirando trabalhos repetitivos e os predominantemente operacionais, que exigem pouco do intelecto de seus executores, os demais exigem um grau de especialização e responsabilidade mais elevados. Por essa razão o mercado costuma escolher "a dedo" as pessoas que ocupam essas posições. Quando se fica mais de um ano fora deste mercado a possibilidade de retorno para cargo de mesmo perfil diminui muito, pois na cabeça dos recrutadores a pessoa não arrumou emprego em todo esse período é porque não tem competência para isso.

Diante deste ponto de vista, na minha opinião funciona assim: sair do trabalho apenas para estudar acaba virando uma via de mão única. A pessoa deve fazer de tudo para passar, pois se não conseguir (até acabar suas economias) não terá facilidade para voltar atrás.

Eu acho o seguinte: se não for para estudar no mínimo 7h/dia não vale a pena largar o trabalho. Menos horas/dia que isso é estar se enganando.

Bons estudos.

Comentário

• Rodrigo Cientista
      • 26/11/06
      • 117

Muito legal Nina, parabéns! Contribuiu com certeza.

Originally posted by Nina2010 View Post
      Oi pessoal, vou dar uma contribuição que talvez valha pra alguém... Quando eu tomei a minha decisão, nem conhecia o FC (podem ver que meu cadastro já mais pro final de 2010) e nem sabia direito como era o mundo dos concursos... Agradeço a Deus por nao saber a fundo e tb nao ter ficado perguntando a muita gente pois teriam me desencorajado com certeza a largar tudo...

Foi em 2009... No final do ano... Eu já estava bem desiludida com a iniciativa privada... Sempre trabalhei em ótimas empreas... aquelas que são objeto de desejo de muitos... Natura, Philips, Avon, Unilever... A última em que eu estava vou poupar o nome, ok??? E sempre a mesma ladainha... Trabalhei em áreas comercial e de mkt... Muita gente incompetente, muito sapo pra engolir e muita politicagem se quiser ter chance nesse mundo... Eu dei um basta nisso... Não tenho o menor perfil pra aguentar isso por mais 20 anos...

Então, depois de ter pedido orientação pra Deus e ter falado só com meus pais se eles me apoiavam, num belo dia de novembro, acordei e fui trabalhar... Chamei o diretor e pedi demissão... Claro gente, eu tinha uma certa reserva pra me manter por 1,5 ano mas sem gastar com absolutamente nada... Só coisas essenciais mesmo, material de estudo e cursos... Moro com meus pais e isso ajudou, claro...

Comecei do zero total... nunca tinha lido a CF na vida... Nunca tinha prestado nenhum concurso... estudei na LFG e me enfurnei lá num semestre inteiro... só de domingo que nao... isso no primeiro semestre de 2010... Já no segundo semestre, passei a estudar só em casa... Como já tinha visto as aulas, sabia que teria de exercitar muito e foi isso... Morri de fazer exercícios... até decorar alguns deles...

Agora recentemente passei no meu primeiro concurso: APO MP SP e fui a primeira colocada da prova... Um ano e meio atrás eu nem sabia qual era a diferença entre judiciário e MP... rsrsrs Além disso estou aguardando resultado de outro concurso, que já paga mais de 10k...

Então, resumindo, se tiverem como largar o emprego e dedicar todo o seu tempo pra estudar, eh o melhor...

Hj agradeço imensamente todo o meu desânimo e sofrimento com a iniciativa privada pq foi isso que me deu forças pra tentar algo melhor... nunca fui educada pra prestar concurso público...

Hj eu recomendo pra qq pessoa... Até amigas minhas agora, que trabalham em bancos, multinacionais etc estão pensando em estudar pra concurso...

Isso foi o que aconteceu comigo, mas cada um tem suas restrições...

bjos e espero ter contribuído...

Comentário

• anexoblue
        • 28/11/11
        • 4

Minha dúvida é outra já que não posso deixar de trabalhar. Eu abandonei o curso de Contábeis no terceiro período para fazer Direito pois tenho interesse em concurso. Mas agora estou na dúvida: Direito para concurso seria algo a longo prazo pois além dos longos 5 anos, tem provas da OAB e uma série de exigências como prática para alguns concursos.
        Estou certo nessa teoria? ou compensa enfrentar Direito? ou fazer outra graduação voltada apenas para concurso? grato

Comentário

• House-A_Jornada
          • 12/12/11
          • 19

Eu estou trilhando este caminho a algum tempo, pouco na verdade, 6 meses... mais de 1000 HBC, porém, "me desvirtuei" um pouco, não soube conduzir corretamente algumas situações no lado pessoal... por isso, infelizmente digo que, essas horas não tem lá essa "eficiência", apesar de serem reais mesmo, porém, deveria telas aproveitados muito melhor, mas, as vezes ocorrem coisas na vida, as quais achamos que podemos conciliar, quando na verdade não podemos, e, "algumas" podem deixar marcas profundas, não sei como será, "ao sair desse túnel"... sinceramente tenho dúvidas, de como estará meu estado psicológico ao final desta trajetória... talvez esteja assim por alguma decisão recente que tomei, a qual esta me deixando meio "descontrolado emocionalmente", porém, não havia outra forma, estava estudando de forma desconcentrada e não sabia qual a direção correta a se tomar... mas, tive que tentar... pois, a vida de concursando é solitária mesmo, porém, devemos tomar cuidado, muito cuidado psicologicamente, pois a equação final, poderá nos mostrar um resultado um pouco angustiante, sejam as variáveis que forem utilizadas nela... então, equilíbrio, devemos aproveitar a vida, pelo menos um pouco (mas eu não faço isso)... para que quando conseguirmos sair desse "túnel" nos possamos ter a vida de antes, pelo menos a parte que nos interessa... a final, uma vida não se constrói de uma hora para outra.... dessa maneira enxergo as coisas hoje... porém não as sigo..., mas, estou tentando modificar isso, aos poucos...

Sobre, sair ou não do trabalho, eu, com a experiência de hoje, diria que, inicie os estudos por um período, faça uma pequena base nas matérias que sempre caem, e avalie durante este período, de 4 a 6 meses, mas, levando a sério... e, após um período de "teste" largaria o emprego... se realmente é isto que estamos querendo... é um projeto, e como qualquer, deverá ser planejado... acrescentado a ele, variáveis emocionais com grande peso na equação final...

Comentário

• wrocha84
            • 03/05/11
            • 2729

Originally posted by anexoblue View Post
            Minha dúvida é outra já que não posso deixar de trabalhar. Eu abandonei o curso de Contábeis no terceiro período para fazer Direito pois tenho interesse em concurso. Mas agora estou na dúvida: Direito para concurso seria algo a longo prazo pois além dos longos 5 anos, tem provas da OAB e uma série de exigências como prática para alguns concursos.
            Estou certo nessa teoria? ou compensa enfrentar Direito? ou fazer outra graduação voltada apenas para concurso? grato
            Depende...

Se quiser seguir tribunais, vale o Direito.

Se não quiser, vale qq curso superior (ou até mesmo de ensino médio para alguns casos, como técnico do TRE - salário de 4,5k).

Abçs.

Comentário

• ivijfba
              • 11/01/11
              • 2

Minha situação é a seguinte: sou advogada recém formada e estudo pra analista de tribunais.
              Na minha cidade, advogado empregado de escritório ganha, no máximo, R$1.200,00 por mês, sem carteira assinada, com dedicação total de 7:30 da manhã até a hora que seu chefe quiser e com direito a levar processos com prazos a cumprir pra trabalhar em casa, com direito tb a receber ligações de chefe fora do expediente pra falar sobre processos, prazos, etc. No fórum estadual, os servidores e juízes tratam advogados como lixo e é um stress total. Os processos não andam.
              Por essas e outras, preferi não ser escrava de escritório e me dedicar aos estudos. Minha família apóia, mesmo não sendo abastada.
              Mas, confesso que já estou ficando louca, entrando em parafusos, porque até pra comprar uma bala na esquina eu tenho que pedir dinheiro. Ninguém merece isso, fala sério! Não tento nem arrumar namorado, porque me sentiria constrangida de não ter grana nem pra dividir um cinema, a não ser que eu peça dinheiro aos pais pra isso tb, mas me acho meio grandinha pra isso.
              É uma situação altamente constrangedora. Mas, não vejo outra saída pra isso agora, a não ser me resignar, estudar e focar num futuro em que terei dinheiro pra fazer o que eu quiser, sem precisar pedir mais nada aos meus pais. Pelo contrário, vou poder ajudá-los.

Comentário

• Guest's Avatar
                concursobr

Terei que fazer o caminho inverso, sai do emprego, tinha um bom dinheiro guardado, porém tive que terminar de pagar as mensalidades do curso que fiz, agora não tenho dinheiro nem pra livros, cursos, nada! Estou procurando emprego, e sei que não ganharei mil maravilhas, mas ao menos por 6 meses vou ter que me dedicar a isso.

Comentário

• wrocha84
                  • 03/05/11
                  • 2729

Originally posted by ivijfba View Post
                  Minha situação é a seguinte: sou advogada recém formada e estudo pra analista de tribunais.
                  Na minha cidade, advogado empregado de escritório ganha, no máximo, R$1.200,00 por mês, sem carteira assinada, com dedicação total de 7:30 da manhã até a hora que seu chefe quiser e com direito a levar processos com prazos a cumprir pra trabalhar em casa, com direito tb a receber ligações de chefe fora do expediente pra falar sobre processos, prazos, etc. No fórum estadual, os servidores e juízes tratam advogados como lixo e é um stress total. Os processos não andam.
                  Por essas e outras, preferi não ser escrava de escritório e me dedicar aos estudos. Minha família apóia, mesmo não sendo abastada.
                  Mas, confesso que já estou ficando louca, entrando em parafusos, porque até pra comprar uma bala na esquina eu tenho que pedir dinheiro. Ninguém merece isso, fala sério! Não tento nem arrumar namorado, porque me sentiria constrangida de não ter grana nem pra dividir um cinema, a não ser que eu peça dinheiro aos pais pra isso tb, mas me acho meio grandinha pra isso.
                  É uma situação altamente constrangedora. Mas, não vejo outra saída pra isso agora, a não ser me resignar, estudar e focar num futuro em que terei dinheiro pra fazer o que eu quiser, sem precisar pedir mais nada aos meus pais. Pelo contrário, vou poder ajudá-los.
                  Não se constranja.. Vc tem a consciência tranquila de que está fazendo a sua parte e estudando pra valer? Se sim, seus pais te darão a maior força e logo, logo você arrumará dinheiro pra fazer tudo o que quiser.

Tudo é questão de ter a consciência tranquila e o trabalho bem-feito!

Comentário

• wrocha84
                    • 03/05/11
                    • 2729

Originally posted by concursobr View Post
                    Terei que fazer o caminho inverso, sai do emprego, tinha um bom dinheiro guardado, porém tive que terminar de pagar as mensalidades do curso que fiz, agora não tenho dinheiro nem pra livros, cursos, nada! Estou procurando emprego, e sei que não ganharei mil maravilhas, mas ao menos por 6 meses vou ter que me dedicar a isso.
                    Faltou planejamento, amigo... Poderia ter feito cursos mais baratos (como EVP).

Mas também não se constranja!!! Faltou dinheiro? Tem que voltar? OK...

Ao menos vc tentou e já adquiriu alguma bagagem. Conhecimento acumulado na cachola pras próximas batalhas.

Abçs.

Comentário

• FaMacedo
                      • 05/06/11
                      • 183

Postado Originalmente por ivijfba

Entendo perfeitamente o q vc esta falando, sou engenheira e qdo fui trabalhar as propostas eram esse nível tbem.
                      A 1 ano e 10 meses que só estudo, imagina como eu me sinto, vivendo de doações praticamente, doações da mae, da irmã que me da até presentes como roupas, coisas de uso pessoal, etc.
                      Qdo eu estava namorando, o namorado pagava todos os lazeres, nao me sentia bem, mas nao podia ser diferente, afinal, minha familia nao é abastada tbem e me ajudam com o suficiente, nao é muito.

esse é o preço, eu ja me conformei de pagá-lo até a prova, caso nao de certo, dai vou trabalhar e estudar.

Nao adianta, se quisessemos ter um dinheiro pra ir pagando as contas, estariamos trabalhando, mas se achamos q compensa roer o osso agora pra depois comer o filé, temos q pagar esse preço.

Pior ainda qdo vc recebe uma proposta de trabalho boa, sem estar entregando curriculun,
                      e pensa em recusar, é assim q estou me sentindo agora, uma louca atras de um sonho.

Boa sorte a nós

Comentário

• RDO2010
                        • 06/12/10
                        • 176

"Pior ainda qdo vc recebe uma proposta de trabalho boa, sem estar entregando curriculun,
                        e pensa em recusar, é assim q estou me sentindo agora, uma louca atras de um sonho.
                        Boa sorte a nós"

Não compensaria você voltar a trabalhar por uns 6 meses? Neste período é provável que você consiga estudar menos (umas 25h/semana), mas vai conseguir acumular uma reserva financeira + seguro desemprego.
                        Last edited by RDO2010; Wed, 14/12/11, 12:02 PM.

Comentário

• Idioluzes
                          • 23/05/10
                          • 284

Originally posted by FaMacedo View Post
                          Postado Originalmente por ivijfba

Entendo perfeitamente o q vc esta falando, sou engenheira e qdo fui trabalhar as propostas eram esse nível tbem.
                          A 1 ano e 10 meses que só estudo, imagina como eu me sinto, vivendo de doações praticamente, doações da mae, da irmã que me da até presentes como roupas, coisas de uso pessoal, etc.
                          Qdo eu estava namorando, o namorado pagava todos os lazeres, nao me sentia bem, mas nao podia ser diferente, afinal, minha familia nao é abastada tbem e me ajudam com o suficiente, nao é muito.

esse é o preço, eu ja me conformei de pagá-lo até a prova, caso nao de certo, dai vou trabalhar e estudar.

Nao adianta, se quisessemos ter um dinheiro pra ir pagando as contas, estariamos trabalhando, mas se achamos q compensa roer o osso agora pra depois comer o filé, temos q pagar esse preço.

Pior ainda qdo vc recebe uma proposta de trabalho boa, sem estar entregando curriculun,

Boa sorte a nós
                          é... situação tensa mesmo... eu tbm nem entrei pra minha área quando formei, fui direto aos estudos, já era concursado, pedi licença e to só por conta de estudar agora, faço uma média 7~8hs líquidas/dia com meta semanal definida no domingo. Tenho 25 anos e to cheio de esperanças. Já defini que meu futuro é na iniciativa pública e não na privada. Pra ter uma boa remuneração não sendo filho de rico ou de quem já tem empresa estável, um jeito rápido de atingir esse padrão é concurso público nível top. 3 anos estudando e você passa.

Comentário

• wrocha84
                            • 03/05/11
                            • 2729

Originally posted by Idioluzes View Post
                            é... situação tensa mesmo... eu tbm nem entrei pra minha área quando formei, fui direto aos estudos, já era concursado, pedi licença e to só por conta de estudar agora, faço uma média 7~8hs líquidas/dia com meta semanal definida no domingo. Tenho 25 anos e to cheio de esperanças. Já defini que meu futuro é na iniciativa pública e não na privada. Pra ter uma boa remuneração não sendo filho de rico ou de quem já tem empresa estável, um jeito rápido de atingir esse padrão é concurso público nível top. 3 anos estudando e você passa.
                            É assim que se fala, garoto!

Você vai longe! Pode apostar! Qro ver seu testemunho de aprovado em breve!

Abçs.

Comentário

• wrocha84
                              • 03/05/11
                              • 2729

“Nossas dúvidas são traidoras,
                              E nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar,
                              Por medo de tentar.”
                              Shakespeare

Comentário

• sareki
                                • 05/06/11
                                • 655

Originally posted by wrocha84 View Post
                                “Nossas dúvidas são traidoras,
                                E nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar,
                                Por medo de tentar.”
                                Shakespeare
                                Isso ai Wrocha84, frase do msn... "vamo bora..."..

Comentário

• ivijfba
                                  • 11/01/11
                                  • 2

Originally posted by FaMacedo View Post

Boa sorte a nós
                                  Pois é, FaMacedo. Temos que roer o osso agora, pra depois comer o filé, heheheh.

Comentário

• dih lopes
                                    • 13/02/12
                                    • 4

Também estou nessa dúvida cruel...
                                    Sou casado e tenho um garotinho de 2 anos. No meu caso já sou funcionário público. Ganho cerca de 4.500 por mês. Mas o trabalho é deveras desgastante, estressante, com muita cobrança e muitas vezes sem um horário definido. Além disso, já estou de saco cheio deste trabalho, não kero passar minha vida lá e isso é fato. Ser mandado por um monte de gente incompetente é f...!!!!!
                                    Me sinto desperdiçando meu talento e capacidade. Sei que consigo passar num concurso Top como AFRF.
                                    Assim, sinto que meu rendimento tá muito baixo devido a trabalhar e estudar. Se pudesse só estudar sei que meu rendimento iria dobrar.
                                    Então, bati um papo com minha esposa. Ela ganha cerca de 4k por mês e se propôs a bancar os gastos durante o tempo q preciso pra estudar. Mas, ainda assim, bate o maior medo. Pq na teoria tudo é ótimo; mas só dá pra saber como será de fato, qndo iniciar a prática.
                                    Então galera me deem a opinião de vcs qnto ao meu caso específico.
                                    Pois, na multidão de conselhos, há sabedoria. Valeu!!!!

Comentário

• Naked Snake
                                      • 15/01/18
                                      • 84

Pessoal, aproveitando o POST, gostaria de saber se tem algu?m aqui que trabalhava no mercado financeiro ou em empresas como EY, PwC e KPMG e conseguiu manter trabalho e estudo em um concurso de ponta, a saber: Receita, Bacen, CGU, TCU e etc.
                                      Pois estou estudando pro Bacen e trabalhando, no meu caso, trabalho no mercado financeiro (com carga de trabalho inferior as auditorias supraciitadas) e sinto que tenho rendido muito pouco.

Como tenho um p? de meia, estou cogitando ficar um ano sem trabalho, s? me dedicando a concursos de ponta (focando principalmente no BC).

Agrade?o coment?rios.

Comentário

Working...
                                      X