Announcement

Collapse
No announcement yet.

Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • wrocha84
    • 03/05/11
    • 2729

Re: Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Originally posted by RDO2010 View Post
    Eu acredito que mesmo quem trabalha, como o exemplo acima, em algum momento terá algum tempo livre...depois de descansar, conversar com a familia, etc. A questão é o que se faz com este tempo livre, por menor que ele seja.
    Você chegou BEM ao ponto!!! Todos temos "algum" tempo livre.

A pergunta é: por menor que ele seja, ele será suficiente pra você ser aprovado?

Ouço muita gente falando a máxima do "estude no seu tempo, uma hora você será aprovado no concurso de seu interesse".

E SE o tempo que você tem NUNCA FOR suficiente pra você ser aprovado?

E SE a curva de esquecimento te atrapalhe a tal ponto que um iniciante com todo o gás consiga ultrapassá-lo (lembrem-se que o número de vagas é determinado)???

Eu não quis pagar pra ver. Se for pra EU concorrer a um concurso tido como de ALTÍSSIMO nível, preciso entrar pra competir em igualdade de condições com os melhores concorrentes. Entrar pra ser um "quebra-galho" de horas livres, não dá.
    Do contrário eu teria me conformado com um concurso menos concorrido em pé de igualdade com a quantidade de tempo livre que eu estaria disposto a entregar.

1) Hoje existe o verdadeiro PROFISSIONAL concurseiro (só estuda p/ concurso).
    2) Existe o concurseiro de horas vagas (aquele que trabalha e estuda).
    3) E existe o que se engana que é concurseiro (independentemente de trabalhar ou não, ele só finge que estuda).

Acho que a primeira classe ocupará a grande maioria das vagas de um concurso de alto nível.
    A segunda classe ocupará o que sobrar das vagas (é possível? CLARO. Mas bem mais difícil).
    A terceira classe não vai chegar a lugar algum.
    Last edited by wrocha84; Wed, 21/09/11, 01:13 PM.

Comentário

• Ansioso
      • 04/08/11
      • 69

Achei interessante a discussão e quero deixar minha singela opinião.

Em relação à vantagem digo que no dia a dia há muito mais riscos a assumir naturalmente que aquele que envolve o concurso público. Ter um filho e ser empregado sem estabilidade com um salário médio é pra mim o maior risco que alguém pode assumir. Ainda nos exemplos sobre risco, quem de nós não conhece pessoas que enfrentam uma pós, fazem outra faculdade ou adquirem uma franquia e acabam batendo cabeça. Essas decisões são mais arriscadas que largar o emprego e correr atrás do cargo com afinco, mas são vistas com menos reserva.
      Vejo apenas desvantagem se você não tem o hábito da autodisciplina ou se necessita do salário urgentemente. As vantagens são gritantes a favor emprego público. A tática da dedicação exclusiva é a mesma do intercâmbio em que você admite que o ritmo de aprendizado não é o desejável e por isso vai fazer uma imersão na atividade. Por falar em intercâmbio muitos hoje são cobrados a exaustão a proficiência em língua estrangeira (no processo seletivo) e mesmo depois de três anos nunca precisaram atender um telefonema que tivesse que falar inglês - coisas da iniciativa privada.
      O concurso público é um projeto e como tal deve ser tratado com comprometimento e organização, se você é minimamente focado, sabe usar o Excel e tem uma reserva financeira a decisão deveria ser natural.

Comentário

• Gataguerreira10
        • 01/09/09
        • 56

No momento estou voltando a trabalhar depois de quase 3 anos estudando.
        Decisão muito difícil.
        Não ligue pra estatísticas, pra dicas infalíveis, etc.
        Meu desejo sempre foi não fazer mais nada além de estudar,
        por causa dos conselhos dos gurus, me convenci de que era o melhor.
        Bom, consegui. Mas em detrimento da minha auto estima, da vida financeira, sobrecarga em meu marido.
        Antes de parar tudo pra estudar, primeiro tente se imaginar nessa situação, mas não será o suficiente. Analise ritmo da sua vida.
        Antes desses 3 anos sempre fiz mil coisas de uma vez e sempre me dei bem.
        Minha mente é muito divergente.
        Resultado: fiquei nervosa em provas, marquei gabarito errado, e perdi umas 70 posições por isso. E olha que eu nuuuunca tinha passado por isso. Já tinha tido 3 aprovações em vestibulares, 2 em concurso para casa de cultura federal e 1 em concurso municipal. Não é grande coisa, mas era minha referência.
        Não procure se encaixar nos padrões que são criados. Analise o seu.
        Os depoimentos são só motivacionais.
        Não desisti de estudar. Vou aproveitar esse conhecimento de 3 anos a meu favor, que vão ajudar bastante.
        Enfim, o importante é se sentir bem com suas decisões.
        Caso contrário, sempre há tempo de mudar de ideia...
        O importante é continuar a ir atrás do seu objetivo. E fazer com que a caminhada seja firme.

Comentário

• wrocha84
          • 03/05/11
          • 2729

Originally posted by Gataguerreira10 View Post
          No momento estou voltando a trabalhar depois de quase 3 anos estudando.
          Decisão muito difícil.
          Não ligue pra estatísticas, pra dicas infalíveis, etc.
          Meu desejo sempre foi não fazer mais nada além de estudar,
          por causa dos conselhos dos gurus, me convenci de que era o melhor.
          Bom, consegui. Mas em detrimento da minha auto estima, da vida financeira, sobrecarga em meu marido.
          Antes de parar tudo pra estudar, primeiro tente se imaginar nessa situação, mas não será o suficiente. Analise ritmo da sua vida.
          Antes desses 3 anos sempre fiz mil coisas de uma vez e sempre me dei bem.
          Minha mente é muito divergente.
          Resultado: fiquei nervosa em provas, marquei gabarito errado, e perdi umas 70 posições por isso. E olha que eu nuuuunca tinha passado por isso. Já tinha tido 3 aprovações em vestibulares, 2 em concurso para casa de cultura federal e 1 em concurso municipal. Não é grande coisa, mas era minha referência.
          Não procure se encaixar nos padrões que são criados. Analise o seu.
          Os depoimentos são só motivacionais.
          Não desisti de estudar. Vou aproveitar esse conhecimento de 3 anos a meu favor, que vão ajudar bastante.
          Enfim, o importante é se sentir bem com suas decisões.
          Caso contrário, sempre há tempo de mudar de ideia...
          O importante é continuar a ir atrás do seu objetivo. E fazer com que a caminhada seja firme.
          Gata,

não há mal algum em não ter passado nesse tempo.

Você, hoje, tem duas coisas que só a sua decisão pôde te dar:

1) Não se arrependerá de NÃO TER tentado.

2) Já tem uma bagagem de conhecimento difícil de acumular no mesmo período trabalhando.

Você é uma guerreira e já está muito próxima do seu objetivo.

O dinheiro acabou? Achou melhor voltar? Excelente.

A única coisa que penso é que pra aqueles que PODEM segurar as pontas por 1 ano ou 2, FAÇAM. Nem que depois de 2 anos, tenham que voltar a trabalhar.

Imagino que em 2 anos de estudo, agora só te reste revisar. O grosso do estudo você já tem!

Abraços e que o seu sucesso venha logo, para premiar o seu esforço e de seu marido.

Comentário

• Carol_ACE
            • 24/07/11
            • 113

"2) Já tem uma bagagem de conhecimento difícil de acumular no mesmo período trabalhando."

E Quem garante que o tempo em que ela ficou em casa só estudando aproveitou, em termos de qualidade, o que ela teria aprendido se estivesse trabalhando? isto é muito relativo e varia de persona para persona meu amigo.

Por isso eu digo e repito que CADA UM SABE ONDE SEU CALO APERTA. Cada ser é único e sabe das suas imperfeições e pontos de melhorias, assim como suas qualidades e pontos a favor.

EU por exemplo sou extremamente disciplinada, mas tentei só estudar por 6 meses e foi uma lástima. TUDO na minha casa caiu sobre minhas costas e não tive condições psicológicas de seguir os estudos. Acabava deixando para mais tarde e este momento não chegava. Eu pensava na morte da bezerra e em qualquer tipo de porcaria, menos em estudar.

Quando voltei a trabalhar, passei a utilizar o meu descontentamento com a iniciativa privada como combustível para chegar em casa a noite e estudar sem me preocupar com as minhas contas a pagar.

Diferente por exemplo daquela pessoa que já tem uma certa bagagem e está com edital prestes a sair. Daí eu largaria meu emprego para me dedicar com afinco naquela etapa final (3 ou 4 meses no máximo).

Sem edital na praça NO WAY... PARA MIM não rola, pois me conheço e acho que cada um deve buscar o auto-conhecimento para ver o que funciona ou não.

Comentário

• Gataguerreira10
              • 01/09/09
              • 56

Originally posted by wrocha84 View Post
              Gata,

2) Já tem uma bagagem de conhecimento difícil de acumular no mesmo período trabalhando.

A única coisa que penso é que pra aqueles que PODEM segurar as pontas por 1 ano ou 2, FAÇAM. Nem que depois de 2 anos, tenham que voltar a trabalhar.

Imagino que em 2 anos de estudo, agora só te reste revisar. O grosso do estudo você já tem!

Abraços e que o seu sucesso venha logo, para premiar o seu esforço e de seu marido.
              É isso mesmo: "Não se arrependerá de NÃO TER tentado." Cada experiência tem o seu valor.
              Obrigada pelas palavras de incentivo! Não vou desistir! =)

Mas eu sou mais como a Carol_ACE, com a diferença que aguentei mais tempo. Mas como ela mesmo disse: "CADA UM SABE ONDE SEU CALO APERTA". Se eu não estivesse aproveitando, teria parado antes.
              Ficar se enganando é suicídio! ;P

Comentário

• RDO2010
                • 06/12/10
                • 176

Existem inúmeras vantagens para quem trabalha, não é só sofrimento. Acho que nem é preciso repetir isso aqui.

O setor público está bom hoje, mas nem sempre foi assim e não há garantias futuras.
                Além disso, cada edital pode ser uma caixinha de surpresa: prova de títulos, prova oral, exigência de pós-graduação, exigência de formação específica, cotas de participação, alteração significativa de conteúdo, etc.

De todos os depoimentos que li, sempre procurei tirar algumas referências e uma que tenho na cabeça é que o HBC líquido médio gira em torno de 6 horas/dia, com alguma folga no fim de semana, considerado o longo prazo. Isto daria 6h x 6 dias = 36 horas/semana. Trabalhado é posssível chegar próximo disso.

wrocha84, meu brother, você já está com 810 posts em tão pouco tempo! Não atrapalha seus estudos? (sem querer ser indelicado)
                Last edited by RDO2010; Wed, 21/09/11, 09:33 PM.

Comentário

• wrocha84
                  • 03/05/11
                  • 2729

Existem inúmeras vantagens para quem trabalha, não é só sofrimento. Acho que nem é preciso repetir isso aqui.

O setor público está bom hoje, mas nem sempre foi assim e não há garantias futuras.
                  Além disso, cada edital pode ser uma caixinha de surpresa: prova de títulos, prova oral, exigência de pós-graduação, exigência de formação específica, cotas de participação, alteração significativa de conteúdo, etc.

De todos os depoimentos que li, sempre procurei tirar algumas referências e uma que tenho na cabeça é que o HBC líquido médio gira em torno de 6 horas/dia, com alguma folga no fim de semana, considerado o longo prazo. Isto daria 6h x 6 dias = 36 horas/semana. Trabalhado é posssível chegar próximo disso.

wrocha84, meu brother, você já está com 810 posts em tão pouco tempo! Não atrapalha seus estudos? (sem querer ser indelicado)

Talvez atrapalhe, sim!

Eu estive refletindo sobre isso!

Mas o FC é uma forma de descanso mental pra mim. Eu sempre tento estudar em blocos de 1h. Daí descanso 15min. Esses 15min são no FC.

Comentário

• pedro.parreira
                    • 26/09/11
                    • 6

Olha, sou novo nesse mundo dos concursos públicos, irei dar a minha humilde opinião.

Atitudes radicais, trazem resultados radicais, tanto para o bem, quanto para o mal.

Eu acho que temos que buscar sempre o máximo de tempo para os estudos, disso eu sou totalmente a favor.

Porém existe um fator risco, que eu julgo importante.

Não basta apenas passar no concurso, existe o tempo de nomeação.

Outra coisa que eu chamo a atenção, é o governo atual que está no Brasil, o PT.

Ele é um partido de "esquerda", que tende realmente, a aumentar a máquina pública, e para isto, ele abriu muitos concursos.

Diferente do governo de SP, que é mais cauteloso quanto a isso, e oferece salários menores, isto é não segredo para ninguém.

Agora eu pergunto: qual garantia temos, que em 2014 o PT irá continuar no comando?

Ou, que garantia tempos que mesmo ele estando no comando, ele continuará oferecendo tantos concursos?

Por isso, na minha humilde opnião é: CONCURSOS PÚBLICOS VALEM MUITO A PENA, PORÉM É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL ESTAR DENTRO DE ALGUMA FORMA DA INICIATIVA PRIVADA, ATÉ MESMO PARA SE TER UMA SEGURANÇA MAIOR.

Comentário

• Ka perseverante
                      • 04/07/09
                      • 116

Discordo do colega, pois muita gente que TRABALHA passa em concursos de alto nível e fica em ótima classificação...

Você chegou BEM ao ponto!!! Todos temos "algum" tempo livre.

A pergunta é: por menor que ele seja, ele será suficiente pra você ser aprovado?

Ouço muita gente falando a máxima do "estude no seu tempo, uma hora você será aprovado no concurso de seu interesse".

E SE o tempo que você tem NUNCA FOR suficiente pra você ser aprovado?

E SE a curva de esquecimento te atrapalhe a tal ponto que um iniciante com todo o gás consiga ultrapassá-lo (lembrem-se que o número de vagas é determinado)???

Eu não quis pagar pra ver. Se for pra EU concorrer a um concurso tido como de ALTÍSSIMO nível, preciso entrar pra competir em igualdade de condições com os melhores concorrentes. Entrar pra ser um "quebra-galho" de horas livres, não dá.
                      Do contrário eu teria me conformado com um concurso menos concorrido em pé de igualdade com a quantidade de tempo livre que eu estaria disposto a entregar.

1) Hoje existe o verdadeiro PROFISSIONAL concurseiro (só estuda p/ concurso).
                      2) Existe o concurseiro de horas vagas (aquele que trabalha e estuda).
                      3) E existe o que se engana que é concurseiro (independentemente de trabalhar ou não, ele só finge que estuda).

Acho que a primeira classe ocupará a grande maioria das vagas de um concurso de alto nível.
                      A segunda classe ocupará o que sobrar das vagas (é possível? CLARO. Mas bem mais difícil).
                      A terceira classe não vai chegar a lugar algum.

Comentário

• Carol_ACE
                        • 24/07/11
                        • 113

Gata,

Eu fiz justamente o contrário. Comecei pelas matérias base (no meu caso foram 7) enquanto estou trabalhando para adquirir o hábito de estudar e definir qual o melhor método para mim. Tempo de 3 horas líquidas diárias. Me coloquei um prazo de 1 ano para estar tinindo nestas 7 matérias. Quando meu nível de conhecimento nas básicas estiver satisfatório dentro dos parâmetros que eu mesma estipulei aí a coisa muda de figura. Vou incluindo as outras matérias e quando a autorização sair, entro de cabeça e saio do trabalho, pois o nível de preparação será outro.

O que eu acho meio complicado, é uma pessoa ainda em fase inicial de estudos sair do trabalho para somente estudar, pois, no início nos dispersamos com muita facilidade, tudo é novidade, sequer sabemos qual o método que melhor se adequa ao nosso cérebro, logo, a probabilidade de não aproveitarmos o dia todo disponível com os estudos aumenta consideravelmente.

Ficar 1 ou 2 anos parado e ter que voltar a trabalhar por conta do dinheiro que acabou, é MUITO mais frustrante, sentimento de fracasso, sei lá... fora que a possibilidade de arrajar um emprego ganhando o mesmo que ganhava anteriormente é muito pequena. Na iniciativa privada, atualmente, 2 anos sem trabalhar significa uma perda imensa de qualidade e produtividade. Daí a motivação vai a quase 0 tanto para trabalhar como para estudar. Exemplo disto são as mulheres que saem do mercado de trabalho durante 1 ou 2 anos para cuidarem de seus filhos. Quando do retorno, elas se assustam com as mudanças, demoram mais para se adaptar e dificilmente ganham o mesmo que ganhavam, mas aí é questão de escolha e prioridades. Elas sabem o risco que correm e a prioridade no momento são os pimpolhos.

Dá para conciliar as duas coisas ótimo, faça, pelo menos no início. Caso a pessoa seja mais monotarefa, daí tem é que colocar na balança e ver o que pesa mais. Tomar a decisão de acordo com a sua realidade.

Essa é só a minha opinião e o que funcionou melhor comigo.
                        Last edited by Carol_ACE; Sun, 02/10/11, 01:23 PM.

Comentário

• alexdebars
                          • 16/03/11
                          • 256

Tendo dinheiro e controle financeiro para ficar um ano sem muitas regalias tem chances faceis de passar em grandes, mas terá que fazer muitos sacrificios.

Eu por exemplo desistir de manha para estudo e o resto do dia livre, agora se não estiver com vontade mesmo de lazer e não estando cansado, estudo!. Há dias que passo com os livros nas mãos(sempre de olho no stress, saude), mas tem que se conhecer bem para fazer isto.

Bons Estudos

PS: Bom seria passar em pequenos e estando no governo mirar os grandes.

Comentário

• hbobsi
                            • 03/05/11
                            • 8

Olá pessoal!

Já fazia muito tempo que não entrava no fórum...

Muito obrigado pessoal pelas dicas! Todas me ajudaram muito a decidir sobre deixar o meu trabalho.

Estou estudando e trabalhando a 5 meses e já aprendi muita coisa nesse período, mas sei que ainda não é o suficiente para eu passar no concurso de AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL.

Fiquei esse tempo todo planejando a minha área financeira, emocional e familiar, para depois deixar o emprego, e decidi que este é o momento. Daqui a duas semanas (DIA 17/10/2011) deixo o meu trabalho e fico por conta somente dos estudos e treinamentos físicos.

"Cada dia que você deixar de treinar ou de se dedicar ao treinamento é um dia mais longe do seu sonho." Bernardinho - Transformando Suor em Ouro

Valeu galera!

Bons Estudos para todos!
                            Last edited by hbobsi; Mon, 03/10/11, 04:32 PM.

Comentário

• Germer
                              • 18/08/11
                              • 14

Quando o assunto é concurso, a única razão para deixar o emprego, na minha opinião, é ter mais tempo para estudar. Mas você está realmente precisando de mais tempo?

O que você faz com seu tempo livre hoje, provavelmente será o mesmo que você fará quando não estiver mais trabalhando, talvez até piore. Eu ainda tenho umas gorduras pra queimar, pois meu tempo livre é muito maior do que minhas horas de estudo. Por mais eu tente me convencer, a verdade é que eu não preciso de mais tempo agora. Preciso de mais disciplina, mais organização, etc. (tempo, não!).
                              Quando eu conseguir preencher todo o meu tempo livre com HBC é porque chegou a hora de sair...não restará nenhuma dúvida na minha cabeça.

Estatística de concurso é mais ou menos assim: ...somente os 3% mais preparados serão aprovados...mas se você estiver entre os 3%, então, você tem 100% de chance de ser aprovado.
                              Eu acredito nisso, senão nem tentaria. Acho que é mais fácil estar entre os 3% se você tem mais tempo para estudar (e aproveita este tempo).
                              Fato, incontestável. Tempo sem disciplina é quase o mesmo que nada. Não é difícil ter tempo, mas a tal da disciplina... Envolve muita coisa essa palavrinha.

Comentário

• frossi1
                                • 22/05/10
                                • 30

Galera,

Após ler os posts anteriores decidi deixar me relato, além da disciplina, do tempo real de estudo, do aproveitamento deste tempo, das contas a pagar, da família, da redução no padrão de vida, nos custos de bons materiais, na redução do lazer, tudo isso eu pensei há 2 anos, porém me fiz duas perguntas:quero qualquer concurso? e quando provavelmente sairá este concurso? tendo em vista que os concursos não são como os vestibulares que acontecem todos os anos e nas mesmas épocas.

Respondidas estas perguntas me convenci de que não poderia largar meu emprego. usei um bom e velho ditado que diz: "Mais vale uma andorinha na mão do que duas voando".

Exemplo disto é que o meu desejo é ser AFRFB, porém desde o último certame em 2009 a previsão era de concurso em 2011, porém já vamos para o fim de 2011 e nem autorização do MPOG saiu ainda.

Comentário

• wrocha84
                                  • 03/05/11
                                  • 2729

Originally posted by frossi1 View Post
                                  Galera,

Após ler os posts anteriores decidi deixar me relato, além da disciplina, do tempo real de estudo, do aproveitamento deste tempo, das contas a pagar, da família, da redução no padrão de vida, nos custos de bons materiais, na redução do lazer, tudo isso eu pensei há 2 anos, porém me fiz duas perguntas:quero qualquer concurso? e quando provavelmente sairá este concurso? tendo em vista que os concursos não são como os vestibulares que acontecem todos os anos e nas mesmas épocas.

Respondidas estas perguntas me convenci de que não poderia largar meu emprego. usei um bom e velho ditado que diz: "Mais vale uma andorinha na mão do que duas voando".

Exemplo disto é que o meu desejo é ser AFRFB, porém desde o último certame em 2009 a previsão era de concurso em 2011, porém já vamos para o fim de 2011 e nem autorização do MPOG saiu ainda.
                                  A velha fórmula: o risco é diretamente proporcional ao ganho!

Eu posso guardar a minha andorinha e ficar com ela por muitos anos.

Eu posso largar a minha andorinha HOJE e depois de algum tempo capturar outras 5, 10 andorinhas OUUUUU eu posso não conseguir mais capturar nenhuma. O risco está aí... O ganho também.

Comentário

• ThiagoSouto
                                    • 14/08/11
                                    • 44

Boa tarde concurseiros, segunda entrei em acordo com a minha empresa e estou saindo, infelizmente só saio no final no mês, pelo menos terei mais um dinheiro para comprar materiais!! Cheguei no meu limite aqui trabalho, cansei mesmo e acho que estou fazendo a melhor escolha para mim.

Não vejo a hora de sair de vez e entrar de vez no mundo dos concursos. Quando começar a minha rotina de estudos, irei compartilhar com vocês como está o meu dia a dia.

Abraço a todos e bons estudos.

Comentário

• Scribã
                                      • 08/07/08
                                      • 345

ThiagoSouto
                                      seja bem vindo ao grupo dos que tem tempo pra estudar. Eu, sempre penso que tudo gira em torno do COMPROMISSO. Houve época que estava sem trabalhar e rendia pouco, e vice-versa. Só te digo uma coisa: quando chegar o dia (e ele vai chegar) de você ficar pensando, "bem, não vou trabalhar hoje, nem amanhã... nem segunda... acho que vou dar um tempo nos estudos e vou na praia", pense só o seguinte: as chances se passar são proporcionais às HBCs.. ou então terá que voltar pra esse emprego que está largando (torço pra que não).

Comentário

• Guest's Avatar
                                        EstudanteBrasil

Originally posted by ThiagoSouto View Post
                                        Boa tarde concurseiros, segunda entrei em acordo com a minha empresa e estou saindo, infelizmente só saio no final no mês, pelo menos terei mais um dinheiro para comprar materiais!! Cheguei no meu limite aqui trabalho, cansei mesmo e acho que estou fazendo a melhor escolha para mim.

Não vejo a hora de sair de vez e entrar de vez no mundo dos concursos. Quando começar a minha rotina de estudos, irei compartilhar com vocês como está o meu dia a dia.

Abraço a todos e bons estudos.
                                        boa sorte, mestre.

cabeça fria agora.

pesquisar e planejar agora cientificamente a aprovacao.
                                        depois executar os passos de forma ora robotica, ora entusiastica
                                        depois esperá-la pacientemente

antes de comprar, diga o cargo almejado e quanto se propõe a comprar de materiais para opinarmos acerca de qual o melhor material
                                        Last edited by EstudanteBrasil; Thu, 06/10/11, 05:17 PM.

Comentário

• # Zeus #
                                          • 14/08/11
                                          • 156

A velha fórmula: o risco é diretamente proporcional ao ganho!

Eu posso guardar a minha andorinha e ficar com ela por muitos anos.

Eu posso largar a minha andorinha HOJE e depois de algum tempo capturar outras 5, 10 andorinhas OUUUUU eu posso não conseguir mais capturar nenhuma. O risco está aí... O ganho também.
                                          Concordo com você e ainda acrescento o seguinte:

Hoje o concurso da RF é aberto a qq formação profissional, não exige experiência e nem bacharelado.

Muitos sabem que os concursos de nível superior da área juridica são mais rigorosos neste sentido. Exigem o bacharelado, alguns exigem experiência de 3 anos, etc.

Daqui há algum tempo pode ser que a RF fique mais rigorosa e aumente as exigências. Dessa forma, se a pessoa conseguir se preparar para conseguir entrar num período de tempo mais curto (digo 2 anos) do que leva a grande maioria, estará sujeita a menos riscos neste sentido.

Já imaginou se ela passa a exigir formação em Ciências Contábeis (o que seria normal devido as exigências do cargo)? Muita gente formada em outra área simplesmente iria desistir. Por isso, na minha opinião, o esforço que a pessoa puder fazer para conseguir sua vaga no mais curto período de tempo possível será muito válida.

Comentário

• Machado Afiado
                                            • 25/01/11
                                            • 107

Esse cargo o perfil que mais se encaixa e do profissional da contabilidade. Espero que um dia isso seja levado em consideração. Se é para ser obrigatório o ensino superior que o seja na área devida.

Comentário

• csbarbosa
                                              • 10/11/08
                                              • 81

ACHO que o mais viável para a RF é ter em seu quadro de funcionários as mais variadas profissões. O bacharel em Direito tem a sua importância, o de Informática também, o Administrador de Empresas, o Contador, etc. Cada profissional é importante lá dentro.

Comentário

• RDO2010
                                                • 06/12/10
                                                • 176

Quase me demeti hoje, depois de assistir este video do Steve Jobs...rs.
                                                Sensacional!

http://www.youtube.com/watch?v=66f2yP7ehDs

Comentário

• ThiagoSouto
                                                  • 14/08/11
                                                  • 44

Originally posted by EstudanteBrasil View Post
                                                  boa sorte, mestre.

cabeça fria agora.

pesquisar e planejar agora cientificamente a aprovacao.
                                                  depois executar os passos de forma ora robotica, ora entusiastica
                                                  depois esperá-la pacientemente

antes de comprar, diga o cargo almejado e quanto se propõe a comprar de materiais para opinarmos acerca de qual o melhor material
                                                  Obrigado pelo apoio Estudante. Acho que na primeira semana que eu estiver livre (acho que uma semana é exagero) vou fazer todo um esquema de estudo, organizar o meu quarto que será o meu companheiro de muitas horas. Venho pensado em fazer isso desde o momento que decidi sair da empresa, planejar tudo detalhadamente, para seguir tudo bem direitinho e ir pegando o ritmo, depois que pegar o ritmo ninguém me segura! hehhehe Agora de uma coisa eu não abro mão, que será minhas caminhadas na praia no final da tarde. Quanto aos materiais, comprei os que você indicou no seu tópico sobre nível médio, ta faltando apenas o de direito administrativo que estarei comprando próxima semana. Ontem saiu o edital do TJPE, parece que vai cair Civil e Penal, não tenho certeza, você indicaria algum livro?

Abraço e bom estudo para todos!

Comentário

• wrocha84
                                                    • 03/05/11
                                                    • 2729

Quanto aos materiais, comprei os que você indicou no seu tópico sobre nível médio, ta faltando apenas o de direito administrativo que estarei comprando próxima semana. Ontem saiu o edital do TJPE, parece que vai cair Civil e Penal, não tenho certeza, você indicaria algum livro?

Abraço e bom estudo para todos!
                                                    Ensino médio com edital na praça não dá pra estudar por livro não.

Pegue uma apostila do PONTO ou do ESTRATÉGIA. Assunto detalhado, completo e com muitos exercícios.

Passado o concurso, um livro de constitucional e outro de administrativo TALVEZ pegassem bem.

abraços e boa sorte na nova jornada.

OBS GERAL: contabilidade p/ área fiscal é desnecessário. O que se precisa saber já é cobrado no concurso. Se fosse necessário, os fiscos não teriam tantos profissionais de outras profissões.

Comentário

• # Zeus #
                                                      • 14/08/11
                                                      • 156

Sobre a contabilidade, na verdade era apenas um exemplo sobre uma das formas de aumentar as exigências para o cargo daqui a algum tempo.

Não é imperativo que aconteça, mas basta lembrar que o cargo de analista (ATRF) já foi de nível médio há alguns anos, logo, nada impede que o grau de exigência aumente, seja de uma forma ou de outra.

Comentário

• # Zeus #
                                                        • 14/08/11
                                                        • 156

Quase me demeti hoje, depois de assistir este video do Steve Jobs...rs.
                                                        Sensacional!

http://www.youtube.com/watch?v=66f2yP7ehDs
                                                        Cara, quando vi esse video até me emocionei. Não sei se foi devido a morte dele ou se relacionei as dificuldades que ele passou no início as que estou vivendo hoje.

Na verdade, esse vídeo se aplica a todo concurseiro sério que se esforça na busca do seu objetivo "faça chuva ou faça sol", ele está sempre lá fazendo o possível para se superar a cada dia.

Comentário

• ThiagoSouto
                                                          • 14/08/11
                                                          • 44

Ensino médio com edital na praça não dá pra estudar por livro não.

Pegue uma apostila do PONTO ou do ESTRATÉGIA. Assunto detalhado, completo e com muitos exercícios.

Passado o concurso, um livro de constitucional e outro de administrativo TALVEZ pegassem bem.

abraços e boa sorte na nova jornada.

OBS GERAL: contabilidade p/ área fiscal é desnecessário. O que se precisa saber já é cobrado no concurso. Se fosse necessário, os fiscos não teriam tantos profissionais de outras profissões.
                                                          Amigo, tenho um sério problema em relação a cursos online, a única internet que tenho acesso é a do celular e ela é muito lenta e não tem condições nenhuma de assistir vídeo-aula e sem contar que tenho problema de visão e assistir vídeos por muito tempo na tela do computador me prejudica bastante!!

Comentário

• # Zeus #
                                                            • 14/08/11
                                                            • 156

Amigo, tenho um sério problema em relação a cursos online, a única internet que tenho acesso é a do celular e ela é muito lenta e não tem condições nenhuma de assistir vídeo-aula e sem contar que tenho problema de visão e assistir vídeos por muito tempo na tela do computador me prejudica bastante!!

Thiago,

No EVP você pode comprar os cds com os arquivos de vídeo-aulas e depois gravá-las no seu computador. Cada cd tem inúmeros arquivos de video e são praticamente de graça comparado ao seu custo-benefício. O único problema é que os cds são apenas de cursos mais antigos que já foram finalizados. A medida que os cursos vão finalizando eles disponibilizam os cds para venda. Para matérias de exatas como Raciocício Lógico, Matemática financeira, Estatística e algumas outras como Economia, Português (depois do acordo ortográfico) você não terá problemas, pois há pouca ou quase nenhuma atualização dos conceitos e princípios. Já nos direitos é impossível estudar por videoaulas antigas.

Se você quiser arquivos mais atuais peça para algum amigo (que tem internet de alta velocidade) fazer o download das aulas e gravá-las para você.

Algumas matérias você não precisa ficar o tempo assistindo. Você pode apenas ouví-las que o seu entendimento será quase o mesmo. Exemplo: Comércio Internacional, alguns direitos.

Boa sorte.
                                                            Last edited by # Zeus #; Mon, 10/10/11, 02:19 PM.

Comentário

• RDO2010
                                                              • 06/12/10
                                                              • 176

Outro cenário, agradeço quem puder opinar...
                                                              Sempre que vejo este tema, surgem várias argumentações a favor ou contra “deixar o emprego”. E a maioria das argumentações contrárias, quase sempre, convergem para a questão financeira. Ou seja, não existiriam se o concurseiro tivesse recursos suficientes para se manter por um bom tempo ou durante toda a preparação.
                                                              Considere alguém que trabalhe na iniciativa privada e tem um “bom” cargo (ex.: R$5.000/mês), mas mesmo assim decidiu se dedicar a concursos (pelos motivos já conhecidos) . O salário da iniciativa privada lhe permitiu manter uma reserva financeira para uns 5 anos, sem trabalhar. Neste caso vale a pena deixar o trabalho para se dedicar somente aos estudos?

Comentário

Working...
                                                              X