Announcement

Collapse
No announcement yet.

Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • hbobsi
    • 03/05/11
    • 8

Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Pessoal,

Comecei a estudar seriamente para concursos a partir de MAIO de 2011.

Hoje sou terceirizado em um orgão público e recebo R$ 1800,00 por mês, o contrato do qual eu faço parte termina em Agosto de 2011 e tenho a chace de deixar o trabalho receber a minha restituição e ficar por conta somente dos estudos.

A dúvida que bate todos os dias na minha cabeça é a seguinte: Compensa deixar esse trabalho para estudar?

Por favor me ajudem a resolver essa dúvida cruel!

Alguem que já fez essa "loucura", é o que alguns me dizem, podem me falar um pouco sobre a sua experiência.

"O sofrimento é passageiro mas a vitória é para sempre!"

Bons estudos para todos nós concurseiros!
    Last edited by hbobsi; Wed, 06/07/11, 11:40 AM.
  • MonicaGuimaraes
    • 22/03/11
    • 440

Re: Deixar o trabalho para estudar? Eis a questão.

Amigo, muitos concurseiros deixam o trabalho pra estudar, eu sou uma dessas. Só vale a pena se você for mesmo levar o estudo a serio e se dedicar de verdade. Se tiver uma reserva pra se bancar, ou alguém disposto a te ajudar durante o percurso (longo), vá em frente!

A pressão (da sociedade) é grande, mas quem sabe da sua vida é você!

Comentário

• -=|zami|=-
      • 24/09/06
      • 6631

Originally posted by MonicaGuimaraes View Post
      Amigo, muitos concurseiros deixam o trabalho pra estudar, eu sou uma dessas. Só vale a pena se você for mesmo levar o estudo a serio e se dedicar de verdade. Se tiver uma reserva pra se bancar, ou alguém disposto a te ajudar durante o percurso (longo), vá em frente!

com a relatora.

a responsabilidade pelo resultado sobe e muito. mas se vc tem condições, está focado e confiante, o ideal é só estudar realmente.

valeu!

Comentário

• hbobsi
        • 03/05/11
        • 8

Originally posted by MonicaGuimaraes View Post

Amiga Monica,

Como está sendo sua preparação?

Digo: Como é sua rotina diaria de estudos?

Obrigado!

Comentário

• amanita
          • 16/03/09
          • 352

Eu só sairia do emprego pra estudar se fosse algo muito horrível, que sugasse todas as minhas energias, que me fizesse até mal... ou que fosse muito fora de mão, que ocupasse realmente meu dia inteiro...

Senão, acho mais fácil me organizar tendo horários definidos... e acho que o que importa é a constância nos estudos, mais que a quantidade de horas por dia.

Comentário

• Sieger-AFRFB
            • 05/02/10
            • 647

Eu concordo com a amanita e com o FlavioBrk.

Muitas vezes quando chegamos a questionar/ solicitar a opinião de alguém sobre esse assunto, no fundo já temos uma opinião formada e o que mais queremos ouvir nesta hora são opiniões que vão ao encontro da nossa... Mas, como todos aqui sabem, estudar para concurso é uma maratona e nessa maratona o que mais vale é a sua constância nos estudos, portanto, avalie se realmente é necessário largar o seu trabalho. abçs. Sieger.

Comentário

• wrocha84
              • 03/05/11
              • 2729

Originally posted by Sieger-AFRFB View Post
              Eu concordo com a amanita e com o FlavioBrk.

Muitas vezes quando chegamos a questionar/ solicitar a opinião de alguém sobre esse assunto, no fundo já temos uma opinião formada e o que mais queremos ouvir nesta hora são opiniões que vão ao encontro da nossa... Mas, como todos aqui sabem, estudar para concurso é uma maratona e nessa maratona o que mais vale é a sua constância nos estudos, portanto, avalie se realmente é necessário largar o seu trabalho. abçs. Sieger.
              Voto com o Sieger.

Todos, no fundo, no fundo já sabem a resposta para essa pergunta.

Eu larguei um serviço público estatutário de 3k/mês (pois não tinha como estudar)
              e TODOS me julgaram louco. No primeiro semestre tive uma média de 40h/semana de estudos e nesse mês ela subiu pra 60h/semana a serem mantidas até o final do ano.

Pra mim valeu.

Mas se vc não for render, amigo... É melhor manter o trampo.

Comentário

• JagHeterTom
                • 03/04/11
                • 50

Amigo,

Eu deixei meu trabalho pra estudar. Na verdade eu saí do trabalho, fiz um mestrado e agora só me dedico a estudar para o concurso dos meus sonhos.

Não me arrependo. No meu trabalho eu tinha um bom salário, mas só. O ambiente era muito ruim e eu tinha pouca perspectiva de crescimento.

A partir da minha experiência eu penso o seguinte:

1) Só largue o emprego se vc já tiver um bom pé de meia, que lhe permita ficar um bom tempo parado até passar num concurso. Como já disseram aqui, se for pra parar e ficar com dor de cabeça por causa de dinheiro não vale a pena. E seja realista. Entre começar a estudar e passar num bom concurso demora. Faça uma estimativa pessimista com base nos concursos que vc. quer passar.

2) Quanto mais tempo livre a gente tem, mais a gente desperdiça. Eu estudo sim, várias horas por dia. Mas num dia inteiro a gente tem muito tempo, e é muito difícil estudar com afinco todo o tempo livre. Se fosse possível eu arranjaria um emprego meio período, pra estudar com firmeza o resto do tempo. Como outros colegas falaram, a constância no estudo, mesmo que com poucas horas por dia, vale mais do que rachar de estudar e só aguentar pouco tempo nesse ritmo.

3) Muita gente vai te criticar. Esteja preparado e não se abata. E pra te ajudar, tenha respostas racionais e rápidas aos que te questionarem. Se vc. usar muito a expressão "eu acho", vão te chamar de perdido, preguiçoso, etc.

Por fim, acho que acima de tudo vc. tem que ser realista e se conhecer. Se vc. não gosta ou tem dificuldade para estudar, não adianta achar que vc. vai mudar do dia para a noite.

Mas se vc está disposto a se organizar, abrir mão de mais tempo de lazer pra ter uma vida mais regrada e mais econômica e não se abater quando o edital esperado não sair nunca, quando vc. fizer uma prova e for mal, ou quando vierem te dizer que vc. tá perdendo tempo... então vá em frente! Existem vários casos de sucesso

Comentário

• Concurseiro_abx
                  • 20/08/10
                  • 140

Originally posted by hbobsi View Post
                  Pessoal,

Hoje sou terceirizado em um orgão público e recebo R$ 1800,00 por mês, o contrato do qual eu faço parte termina em Agosto de 2011 e tenho a chace de deixar o trabalho receber a minha restituição e ficar por conta somente dos estudos.

A dúvida que bate todos os dias na minha cabeça é a seguinte: Compensa deixar esse trabalho para estudar?

Alguem que já fez essa "loucura", é o que alguns me dizem, podem me falar um pouco sobre a sua experiência.

Olá, hbobsi
                  Não há pq vc largar o emprego agora!
                  Se o contrato vai ate o mês de agosto e vc vai receber as verbas indenizatórias da rescisão, aguente esses dois meses e depois se dedique somente aos estudos!
                  Por acaso, o concurso que vc pretende terá prova em julho ou agosto? Se a resposta é nao, ou seja, se o edital nem foi lançado, esqueça essa história de pedir demissão!
                  Aproveite esses 2 meses, estudo o tempo q vc tiver disponível e depois, com tranquilidade (grana no bolso), vc passa a se dedicar somente aos estudos...
                  Digo por experiência própria: uma das coisas que mais atrapalha a vida de concurseiro é a falta de grana, vc ter q depender dos outros pra fazer suas coisas...
                  Abraços

Comentário

• SIMPATICO
                    • 25/11/06
                    • 1615

Se vc tiver uma reserva de grana para ficar pelo menos 1 ano sem trabalho acho que vale muito a pena. Vc precisa de um minimo de grana para sobreviver.
                    E sera importantissimo ter o apoio da familia...
                    O ideal seria um trabalho de 6h por dia.
                    E outra coisa: lembre-se do momento politico que vivemos... pode ser que os concursos so saiam no final de 2012. Haja paciencia, ne?
                    abs e sucesso.
                    Last edited by SIMPATICO; Thu, 07/07/11, 02:53 AM.

Comentário

• Otazamika
                      • 02/04/11
                      • 33

Penso o seguinte:

estudar p concurso publico nao tem como dar errado, c nao passar pra auditor, passaremos para analista, c nao der p analista, dá pra passar como assistente, c nao der p assistente dá passar como técnico, c nao der p técnico, vamos ser escriturários!!!

Desempregados nao ficaremos, vamos investir enquanto temos tempo e energia pra encarar o perrengue!

Deus é mais galera!!

Comentário

• hbobsi
                        • 03/05/11
                        • 8

Bom dia meus amigos concurseiros!

Muito obrigado pelas dicas pessoal!

Hoje estou trabalhando 8h/dia, não consegui entrar em um acordo com o pessoal aqui da empresa para trabalhar 6h/dia. Acho que o ideal seria encontrar um emprego de 6h/dia como nosso colega SIMPATICO expôs, mas acho que isso seria muito bom para quem já tem uma boa base das matérias.

Estou estudando para o concurso de Agente da Polícia Federal que tem uma matéria muito extensa, não tão extensa quanto a matéria para AUDITOR FISCAL que é o foco de muitos aqui do fórum, além de um teste físico muito pesado (QUASE UM ATLETA...kkkkkkkk) e não estou tendo tempo de encaixar todas essas coisas: Trabalho, estudo e treinamento físico sem contar que ainda faço cursinho com aulas de segunda a sexta-feira.

Planejei minhas contas e verifiquei que com o dinheiro da minha rescisão conseguirei me manter por um período de mais ou menos 1 ano.

Claro que quando temos mais tempo para estudar a maioria das pessoas se dispersam dos estudos, convenhamos estudar é muito chato principalmente matérias que você não gosta, mas o verdadeiro concurseiro deve sempre estar focado nos estudos, não se deixando influenciar por coisas que irão atrapalhá-lo.

Bom galera é isso ai.

Bons estudos para todos nós!

Comentário

• Joao_Spartacus
                          • 07/07/11
                          • 75

Se seus pais forem bem de grana, tudo bem vc pode largar o emprego, porém se sua família não ta lá essas coisas, então é melhor fazer esse sacrifício, tanto é que a maioria das pessoas que passam nos concursos são aquelas que trabalham 6 à 8 horas.

Comentário

• wrocha84
                            • 03/05/11
                            • 2729

Originally posted by Joao_Spartacus View Post
                            Se seus pais forem bem de grana, tudo bem vc pode largar o emprego, porém se sua família não ta lá essas coisas, então é melhor fazer esse sacrifício, tanto é que a maioria das pessoas que passam nos concursos são aquelas que trabalham 6 à 8 horas.
                            Eu discordo dessa teoria.

Tanto discordo que fiz de tudo e mais um pko pra largar o trampo e estudar em tempo integral (apesar de até hj essa escolha me doer o coração).

Pra mim, ou o kra estuda diretão ou o kra faz os concursos pontes (neste caso é um meio termo, visto que o kra estava só estudando, acumulou conhecimento, passou num concurso intermediário e continuou estudando nas horas vagas dentro e fora do local de trabalho.. rsrs.)

Tá pra nascer uma estatística confiável que coloque os trabalhadores de INICIATIVA PRIVADA como maioria em aprovações de concursos públicos de grande disputa.

Comentário

• MonicaGuimaraes
                              • 22/03/11
                              • 440

Originally posted by Otazamika View Post
                              Penso o seguinte:

estudar p concurso publico nao tem como dar errado, c nao passar pra auditor, passaremos para analista, c nao der p analista, dá pra passar como assistente, c nao der p assistente dá passar como técnico, c nao der p técnico, vamos ser escriturários!!!

Desempregados nao ficaremos, vamos investir enquanto temos tempo e energia pra encarar o perrengue!

Deus é mais galera!!
                              Gostei do raciocínio! =)

Comentário

• Sieger-AFRFB
                                • 05/02/10
                                • 647

Originally posted by Otazamika View Post
                                Penso o seguinte:

Deus é mais galera!!
                                Muito bom!!

Comentário

• Courtney
                                  • 25/05/11
                                  • 210

Eu também pedi exoneração de um cargo estável para tentar um cargo melhor. Não consigo estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Quando começava estudar, ficava com o pensamento no trabalho, pois era um serviço de muita responsabilidade e ficava nervosa e com raiva de algumas pessoas do departamento que tinham inveja de eu estar estudando pra cair fora daquele lugar. Não conseguia me concentrar nos estudos por causa disso.
                                  Conversei com meus familiares e com meu marido que aceitou bancar meus estudos .

Mas veja bem, cada caso é um caso.
                                  Terá que avaliar se terá apoio dos familiares, se tem como se manter financeiramente (porque estudar bem pra concurso custa muito caro) e acima de tudo se comprometer a estudar.

Comentário

• ana.ramos
                                    • 05/05/11
                                    • 52

Acho que só vale a pena parar de trabalhar para estudar se vc realmente tiver disciplina. Se for do tipo de pessoa que se distrai muito fácil ou que gosta de protelar as coisas, acredito que vc trabalhar e saber que só tem poucas horas para estudar surte mais efeito...
                                    Cito o exemplo de dois amigos meus que se formaram juntos... acredito que tinham o mesmo nível de inteligência tbm, pelo menos era o que parecia... um deles trabalhava 8 horas por dia, estudava umas 3 horas à noite e quando tirou férias ficou os 30 dias estudando sem parar (sabia que, acabando aquele período, já era o tempo livre). Passou acho que num concurso da Receita Estadual de SP, não tenho certeza. O outro, que "estudava" em tempo integral, fez o mesmo concurso e nem passou perto de ser aprovado! Mas era só entrar no msn que era certeza: estaria online... hehehe! Quando eu perguntava se não estava estudando, ele sempre respondia que ia estudar mais tarde... o excesso de tempo fazia com que ele achasse que sempre podia resolver depois...

Boa sorte na sua escolha!!

Comentário

• RDO2010
                                      • 06/12/10
                                      • 176

Originally posted by wrocha84 View Post

Tá pra nascer uma estatística confiável que coloque os trabalhadores de INICIATIVA PRIVADA como maioria em aprovações de concursos públicos de grande disputa.
                                      x2

O caminho de quem só estuda (e não enrola) é muito mais curto, sem dúvida, vai acumular muito mais HBC...que é o que define a partida.
                                      O problema na iniciativa privada não são só as horas a menos de estudo diário, mas o que sobra de você quando chega a hora de estudar.
                                      O desgaste físico e mental dificulta muito a absorção e retenção de conteúdo.

Se você consegue estudar umas 25 a 30h/semana com qualidade e trabalhando, realmente não há motivos para deixar nenhum emprego.
                                      Last edited by RDO2010; Wed, 13/07/11, 12:34 PM.

Comentário

• ana.ramos
                                        • 05/05/11
                                        • 52

Postado Originalmente por Otazamika
                                        Penso o seguinte:

Deus é mais galera!!

Concordo plenamente... quem estuda de verdade, pelo menos um cargo de nível médio de alguma prefeitura ae consegue faturar... hehehe

Comentário

• guimba
                                          • 12/07/11
                                          • 6

eu acho q a prioridade é ter tempo para estudar...entao se vc conseguir um trabalho em que vc consiga isso, nao vejo problema...

pq de fato, quem estuda passa...mas quando e onde, só Deus sabe...

estudar para concurso é assumir um risco...quanto maior for ele, geralmente melhor é o beneficio...

só estudando vc vai estar mais preparado, de fato...mas se sua grana acabar e vc nao tiver sido nomeado em nada, pode bater desespero...

entao, acredito q essa decisão deve ser mto pessoal e tb bastante pensada...vc precisa ter consciencia dq estará assumindo um risco...

Comentário

• wrocha84
                                            • 03/05/11
                                            • 2729

Originally posted by RDO2010 View Post
                                            x2

O caminho de quem só estuda (e não enrola) é muito mais curto, sem dúvida, vai acumular muito mais HBC...que é o que define a partida.
                                            O problema na iniciativa privada não são só as horas a menos de estudo diário, mas o que sobra de você quando chega a hora de estudar.
                                            O desgaste físico e mental dificulta muito a absorção e retenção de conteúdo.

Se você consegue estudar umas 25 a 30h/semana com qualidade e trabalhando, realmente não há motivos para deixar nenhum emprego.
                                            Vc conhece muitos que fazem com qualidade 25 a 30h/semana? De qq maneira mantenho minha posição: tá pra nascer alguém que prove um "bom índice" de aprovação dentre aqueles que SEMPRE e EXCLUSIVAMENTE trabalhavam em iniciativa PRIVADA e estudavam pra concursos fiscais.

Comentário

• Joao_Spartacus
                                              • 07/07/11
                                              • 75

Eu discordo dessa teoria.

Tanto discordo que fiz de tudo e mais um pko pra largar o trampo e estudar em tempo integral (apesar de até hj essa escolha me doer o coração).

Pra mim, ou o kra estuda diretão ou o kra faz os concursos pontes (neste caso é um meio termo, visto que o kra estava só estudando, acumulou conhecimento, passou num concurso intermediário e continuou estudando nas horas vagas dentro e fora do local de trabalho.. rsrs.)

você é quem sabe...

Comentário

• Guest's Avatar
                                                EstudanteBrasil

Pessoal,

se vc tiver a noite livre, nao deve largar o trabalho

estudar a noite é mais do q suficiente para passar em qualquer concurso do Brasil.

estudei de 2008 a 2010 em casa, nao fazia nada.
                                                rendia mto pouco, em media 2 hora por dia e olhe la,

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rendimento de vagabundo desocupado é baixissimo.

só passei em alguns concursos pq sempre intensificava o dia todo quando saia os editais, faltando 30 dias e foram 2 anos estudando basicamente só constitucional, administrativo e informatica(ainda que apenas 1 ou 2 horas por dia mas deu pra ficar bom nelas)

hoje trabalho, estudo(faculdade), e viajo 150 km por dia

e mesmo assim consigo expremer da laranja mais de 2 horas por dia de estudo.
                                                Last edited by EstudanteBrasil; Wed, 13/07/11, 05:16 PM.

Comentário

• hbobsi
                                                  • 03/05/11
                                                  • 8

Originally posted by EstudanteBrasil View Post
                                                  se vc tiver a noite livre, nao deve largar o trabalho

estudar a noite é mais do q suficiente para passar em qualquer concurso do Brasil.

estudei de 2008 a 2010 em casa, nao fazia nada.
                                                  rendia mto pouco, em media 2 hora por dia e olhe la,

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rendimento de vagabundo desocupado é baixissimo.

só passei em alguns concursos pq sempre intensificava o dia todo quando saia os editais, faltando 30 dias e foram 2 anos estudando basicamente só constitucional, administrativo e informatica(ainda que apenas 1 ou 2 horas por dia mas deu pra ficar bom nelas)

hoje trabalho, estudo(faculdade), e viajo 150 km por dia

e mesmo assim consigo expremer da laranja mais de 2 horas por dia de estudo.
                                                  Caro amigo EstudanteBrasil,

Essa história de estudar em casa só dá muito certo com pessoas muito disciplinadas... muito mesmo... em casa existem várias coisas para desviar nossa atenção.

É muito bom mesmo o concurseiro ir estudar em uma biblioteca, pois a única coisa que ele tem a fazer lá é estudar!

Comentário

• FlavioBrk
                                                    • 08/12/10
                                                    • 132

Vc conhece muitos que fazem com qualidade 25 a 30h/semana? De qq maneira mantenho minha posição: tá pra nascer alguém que prove um "bom índice" de aprovação dentre aqueles que SEMPRE e EXCLUSIVAMENTE trabalhavam em iniciativa PRIVADA e estudavam pra concursos fiscais.
                                                    Manter posição é muito fácil, difícil mesmo é mudá-la.
                                                    Pois é, estava a pouco explicando o mito da caverna a uma amiga.

Por oportuno: tem umas algemas e local de assento para me emprestar? Estou precisando de uma boa desculpite para minha incompetência nos estudos e me enquadro muito bem no "mal índice", já que trabalho em banco, 8h por dia e com família em casa.

Me orgulho de poder ver exemplos assim, com tão "bons índices" por aí:
                                                    http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=284442

Comentário

• wrocha84
                                                      • 03/05/11
                                                      • 2729

Originally posted by FlavioBrk View Post
                                                      Manter posição é muito fácil, difícil mesmo é mudá-la.
                                                      Pois é, estava a pouco explicando o mito da caverna a uma amiga.

Por oportuno: tem umas algemas e local de assento para me emprestar? Estou precisando de uma boa desculpite para minha incompetência nos estudos e me enquadro muito bem no "mal índice", já que trabalho em banco, 8h por dia e com família em casa.

Me orgulho de poder ver exemplos assim, com tão "bons índices" por aí:
                                                      http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=284442
                                                      Bacana o depoimento que vc linkou. Pessoas assim são dignas de admiração e exemplo. Pois bem, nunca digam "impossível".

Apenas disse e reafirmo que a quantidade de causos de sucesso para Trabalhadores EXCLUSIVOS de iniciativa privada EM CONCURSOS DE ALTO NÍVEL é mínima (e não tão comuns como muitos preferem pintar).

OBS: apesar de não achar que estou dentro de uma caverna enxergando apenas uma visão muito "desfocada" do verdadeiro mundo externo. Muito pelo contrário, eu senti "na pele" o que é trabalhar 10h/dia, chegar em casa esgotado e MESMO COM TEMPO À NOITE não ter a mínima condição física ou psicológica para abrir um livro.

OBS2: nunca incentivei ninguém a fazer o que eu fiz, tomar atitudes radicais, muito pelo contrário - cada um sabe o tamanho da "bucha" que tem nas mãos. Eu sou um caso à parte: "moleque", sem filhos, sem grandes "algemas financeiras", uma mulher maravilhosa que me apoia até debaixo d'água...

Enfim, mas eu realmente penso que a compatibilização trabalho privado + estudos de alto nível é uma coisa pra poucos e verdadeiros guerreiros (e não o contrário, como repito - muitos pintam por aki).

Comentário

• Guest's Avatar
                                                        EstudanteBrasil

Caro amigo EstudanteBrasil,

Essa história de estudar em casa só dá muito certo com pessoas muito disciplinadas... muito mesmo... em casa existem várias coisas para desviar nossa atenção.

É muito bom mesmo o concurseiro ir estudar em uma biblioteca, pois a única coisa que ele tem a fazer lá é estudar!
                                                        verdade. nao eh meu caso

Comentário

• GIRL POWER
                                                          • 25/07/09
                                                          • 209

No meu caso, não está dando certo. O primeiro concurso em que passei (embora não tenha sido o mais difícil) foi quando estava trabalhando. Acho que o fato de ter um merrequinha minha para bancar uns cursinhos e livros sem precisar me preocupar com o desemprego e ter de pedir as coisas para o meu marido (para mim, isso mata) me deram tranquilidade para buscar algo melhor, tanto que consegui uma nomeação. Mas depois que pedi exoneração tem batido um desespero por questões financeiras e familiares. Embora tenha ganhado algumas horas extras (não muitas porque filho e casa também dão um trabalhão) elas não rendem tanto quanto antes, pois está complicado desplugar dos problemas. Assim, no meu caso, não foi um bom negócio pedir exoneração. Já estou nessa há uns dois anos e nem consegui chegar perto da "grande área"...muita luz...

Comentário

• guimba
                                                            • 12/07/11
                                                            • 6

Originally posted by GIRL POWER View Post
                                                            No meu caso, não está dando certo. O primeiro concurso em que passei (embora não tenha sido o mais difícil) foi quando estava trabalhando. Acho que o fato de ter um merrequinha minha para bancar uns cursinhos e livros sem precisar me preocupar com o desemprego e ter de pedir as coisas para o meu marido (para mim, isso mata) me deram tranquilidade para buscar algo melhor, tanto que consegui uma nomeação. Mas depois que pedi exoneração tem batido um desespero por questões financeiras e familiares. Embora tenha ganhado algumas horas extras (não muitas porque filho e casa também dão um trabalhão) elas não rendem tanto quanto antes, pois está complicado desplugar dos problemas. Assim, no meu caso, não foi um bom negócio pedir exoneração. Já estou nessa há uns dois anos e nem consegui chegar perto da "grande área"...muita luz...
                                                            é...como mesmo diz william douglas em seu famoso livro, "ninguem pode somente estudar"...isso nao é nem saudável...é uma ilusão achar q isso é possível...

eu acredito q a melhor tática, para esses casos em q se precisa trabalhar, é tentar passar num concurso mais simples primeiro, um que permita ter tempo livre...esses de prefeitura local, no interior...vc vai ganhar pouco, mas pelo menos terá dinheiro para financiar a batalha, q é longa...4, 5 horas da tarde vc estará em casa....

quando falamos em concurso público temos q ter em mente 3 coisas:

1- vai demorar...

2- enche o saco...

3- vou precisar de dinheiro para comprar livros, pagar os cursos, as inscrições, viagens, hotéis...

quando eu tinha 20 anos, larguei tdo para prestar o vestibular dos meus sonhos....eu só estudava...fazia cursinho de manha e estudava de tarde....de segunda a sábado...fiz isso por um ano e deu certo...mas eu tinha a minha mae me bancando, fazia academia etc...entao, de fato, quem só estuda, aliado a uma atividade física, fica preparado mais rápido...todavia, a falta de grana pode estragar tdo...pq não passamos no concurso, somos "passados"...rrsrs...não depende só de nós mesmos...

entao, largar tdo para só estudar? depende...se fosse o concurso dos meus sonhos, cujo edital estivesse para sair e com mtas vagas, eu largaria desde que tivesse um pé de meia...venderia um carro e estudaria...agora, se não há previsão, eu continuaria trabalhando e estudaria um pouco por dia...pq mais vale a repetição e a constancia dq a quantidade de horas diárias...

Comentário

Working...
                                                            X