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Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

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  • Tiago MA
    started a topic Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Olá!
    Gostaria de saber de vcs qual o melhor método de estudo, se vcs fazem só leitura ou se fazem resumos, inervalos entre exercícios e leitura.
    Enfim, gostaria de saber informações e sugestões nesse sentifo.
    Sou iniciante, por isso necessito da opinião de vcs!
    Saudações!

  • jcssantos
    replied
    Boa noite galera!
    estou perdido em relação a fazer resumos, alguém tem alguma dica, ou uma técnica de fazer isso, pois já procurei alguns modos na internet e fico 1 hora em frente a um pdf, e não consigo fazer nada, existe algum tipo de pergunta que se deve fazer para elabora este negócio que está tomando meu tempo todo de estudo e não rende nada. Obrigado a todo

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  • renatomateusx
    replied
    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Oi Angela!
    Quanto aos resumos, sei que é difícil enfrentar a "preguiça" de começar a fazê-los...eu, de início, fazia à mão e achava extremamente cansativo e demorado, mas via que os resultados valiam a pena!
    Um bom jeito de começar com os resumos é ir fazendo-os de uma forma não tão aprofundada. Vá resumindo os pontos principais do conteúdo, deixando bastantes espaços nas folhas para ir incrementando depois. Posteriormente, após ter esse primeiro esquema bem internalizado, passe a completar seus resumos com os detalhes e atualizações, os quais serão percebidos numa segunda lida do conteúdo ou mesmo na resolução das questões.
    A vantagem de fazer os resumos na ponta do lápis é a grande possibilidade de chamar a atenção com coloridos, flechas, tabelas, esquemas...a outra possibilidade (que eu utilizei bastante na parte final do meu estudo) é fazer tudo direto no computador, no bom e velho Word. Eu notei um grande ganho na velocidade da elaboração do resumo, mas diminuem um pouco as possibilidades de fazer gráficos, esquemas, destaques que facilitam a memorização (tem que apelar para o negrito, sublinhado, colorido)...sem contar que algumas pessoas só conseguem estudar mesmo quando escrevem!

    Quanto à sua preparação para a RFB, acredito que essas matérias sejam realmente as mais importantes para começar. Talvez possa tentar encaixar Auditoria, pois vale 40 pontos (não é um conteúdo tão complexo, mas pela pontuação que vale talvez seja interessante uma atenção especial). Mas esse seu programa está legal.
    Só não concordo muito com a calma para estudar...rsrsrsrs...claro, a ansiedade não resolve nada, temos que manter a tranquilidade, mas você vai ver que esse um ano e meio (se se confirmar) passa muito rápido! Eu recomendaria apertar o ritmo desde agora. É nesse momento que muitos vão com calma nos estudos, por falta de uma perspectiva próxima para o concurso; mas, por outro lado, é agora que você pode tirar vantagem e "se adiantar". Pois o edital é interminável. Sempre que eu achava que estava cobrindo quase tudo, percebia que tinha um mundo de coisas para estudar e aprimorar...nunca é demais estudar "a todo vapor"!

    É isso! Qualquer coisa, é só escrever.
    Bons estudos! Não desista, e se der, aperte o passo...rsrsrs...
    Abraço,

    Carlos
    Nesse caso, é melhor fazer o resumo enquanto faz o primeiro contato, ou após ler todo o pdf e fazer a segunda leitura ?

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  • Robwood
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Oi Angela!
    Quanto aos resumos, sei que é difícil enfrentar a "preguiça" de começar a fazê-los...eu, de início, fazia à mão e achava extremamente cansativo e demorado, mas via que os resultados valiam a pena!
    Um bom jeito de começar com os resumos é ir fazendo-os de uma forma não tão aprofundada. Vá resumindo os pontos principais do conteúdo, deixando bastantes espaços nas folhas para ir incrementando depois. Posteriormente, após ter esse primeiro esquema bem internalizado, passe a completar seus resumos com os detalhes e atualizações, os quais serão percebidos numa segunda lida do conteúdo ou mesmo na resolução das questões.
    A vantagem de fazer os resumos na ponta do lápis é a grande possibilidade de chamar a atenção com coloridos, flechas, tabelas, esquemas...a outra possibilidade (que eu utilizei bastante na parte final do meu estudo) é fazer tudo direto no computador, no bom e velho Word. Eu notei um grande ganho na velocidade da elaboração do resumo, mas diminuem um pouco as possibilidades de fazer gráficos, esquemas, destaques que facilitam a memorização (tem que apelar para o negrito, sublinhado, colorido)...sem contar que algumas pessoas só conseguem estudar mesmo quando escrevem!
    Gostei muito de tudo que foi dito. Estava estudando essa semana, me organizei e fiz um cronograma para o concurso de delegado, mas estava com dúvida se eu fazia o resumo ou não e se fizesse, se seria bom pelo computador ou digitado. E realmente, acabei concordando que amanha vou comprar um caderno para começar a fazer a mão mesmo.

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  • Bruno_SP
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    E ae Carlos!

    Pode deixar, vou procurar continuar com essa metodologia, inclusive Português e RLQ são as próximas da lista.

    Na verdade, minha maior preocupação é um dia desmotivar e deixar de cumpri-la, por isso to sempre buscando inspirações e você é uma delas. Um cara que trabalhava, tinha esposa, um filho e foi simplesmente o 1º colocado AFRFB, provavelmente o cargo mais concorrido/desejado do nosso país! Taí pra mostrar pra todos que tudo é possível pra quem acredita, tem foco, empenho e dedicação.

    Mais uma vez parabéns e obrigado por continuar ajudando nós aqui do FC!

    Abraços
    Bruno_SP

    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Tá beleza, Bruno! Se conseguir manter esse ritmo aí tá excelente. Principalmente esse ritmo de revisões. Confesso que eu sempre tinha planos de revisar os resumos periodicamente, mas quase nunca conseguia cumprir, pois ficava naquela ânsia de tentar estudar "tudo" de uma vez, e ia deixando os resumos para depois.
    É que com essa quantidade de matérias, e sem saber o exato tempo disponível até o próximo concurso, ficava sempre com pressa para estudar todas as matérias e fazer os resumos faltantes. E eu que não adivinhava que, de última hora, apareceriam 6 matérias novas, e mais a famosa discursiva!
    Mas o negócio é esse mesmo. Faça uma escala e vá estudando as matérias pela ordem de importância na prova e de "certeza" de não serem tiradas do edital...essas quatro aí estão excelentes para começar.
    E tem outras duas matérias que assumiram uma importância muito grande neste último concurso e que merecem uma atenção especial, conforme a sua situação. Português e Raciocínio Lógico, juntas, representaram 180 pontos, de um total de 550, no AFRFB 2009! E o detalhe é que são conteúdos muito extensos, que demandam muito estudo e exercícios para quem tem dificuldade. São daquele tipo que quem tem uma base boa consegue fazer a diferença e obter vantagem, e quem tem dificuldade vai ter que ralar muito. Por isso, para quem tem dificuldade, é bom começar desde o início da preparação a exercitar essas duas.
    Grande abraço!

    Carlos

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Oi Angela,

    Eu não fiz o Regular do LFG, apenas o Avançado e o Reta Final.
    Mas eu acho muito válido um curso regular. A gente se obriga a ir lá na aula, e isso dá uma motivada, ajuda a aproveitar melhor o tempo...e acabamos passando por todo o conteúdo do edital. Dá até para ir fazendo um resumo durante cada aula, para chegar no fim do curso com os resumos prontinhos para revisar em casa.
    E, conhecendo a qualidade do LFG, com certeza o investimento vale a pena.
    Lembro-me de alguns sábados e domingos de manhã, aulas das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. O café era sagrado na aula, senão acabaria dormindo...rsrsrs...Jamais estudaria nesse ritmo se estivesse em casa. Mas como era lá no LFG, me obrigava a levantar às 7h30 nos fins de semana, em vez de descansar e puxar um fôlego pro início da semana.
    E esses livros do VP, MA e Ricardo Alexandre são os melhores, na minha opinião. Para auditoria eu estudei basicamente pelo Davi Barreto, no LFG, e por ele e o prof. Fernando Graeff, no Ponto. São muito bons. O livro do Ferreira eu acabei comprando pras discursivas. Acho que é bom e completo, mas não deu tempo para lê-lo pras objetivas.
    Abraço!

    Carlos

    Originally posted by angela View Post
    Beckenkamp
    Muito obrigada pelos comentários!
    É verdade, a gente acha q tem muito tempo pela frente, quando vê, chegou a prova!!!
    Não sei nem por onde começar com Auditoria.
    Tenho o material do Ponto p a Receita, tb tenho acesso às aulas do EVP, livros do Ricardo Alexandre, MA e VP.
    Tô em dúvida sobre iniciar o curso Regular Fiscal no LFG (início dia 04/10), vc o conhece? Q acha desse investimento?
    Obrigada pela ajuda. Que Deus continue sempre te abençoando.
    Se puder mandar alguns modelos de resumos, agradeço.
    angelped06@hotmail.com

    Leave a comment:


  • angela
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Beckenkamp
    Muito obrigada pelos comentários!
    É verdade, a gente acha q tem muito tempo pela frente, quando vê, chegou a prova!!!
    Não sei nem por onde começar com Auditoria.
    Tenho o material do Ponto p a Receita, tb tenho acesso às aulas do EVP, livros do Ricardo Alexandre, MA e VP.
    Tô em dúvida sobre iniciar o curso Regular Fiscal no LFG (início dia 04/10), vc o conhece? Q acha desse investimento?
    Obrigada pela ajuda. Que Deus continue sempre te abençoando.
    Se puder mandar alguns modelos de resumos, agradeço.
    angelped06@hotmail.com

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  • dreanmaker
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Pessoal, vocês costumam utilizar mais de uma obra por matéria? Por exemplo, usam uma, duas ou mais obras de direito tributário, administrativo e constitucional? Será que usando uma única obra de um autor de renome é suficiente pra exaurir a maioria dos temas abrangidos pelo concurso?
    Abraços!

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Valeu! Realmente, depois dessa não tenho direito de pedir mais nada a Ele, só agradecer mesmo!
    Boa sorte nos concursos!

    Originally posted by NICA View Post
    Também penso que é com justiça, apesar de que definitivamente(mas com prazer), terei de pegar intimidades com os números.

    Muito, muito obrigada pela atenção!
    Vc já nasceu um vitorioso, é, e será cada vez mais! Mesmo assim, desejo que DEUS te devolva tudo no mínimo em dobro da sua dedicação em nos escrever!
    EU NÃO DESISTIREI!

    NiCA

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Oi Angela!
    Quanto aos resumos, sei que é difícil enfrentar a "preguiça" de começar a fazê-los...eu, de início, fazia à mão e achava extremamente cansativo e demorado, mas via que os resultados valiam a pena!
    Um bom jeito de começar com os resumos é ir fazendo-os de uma forma não tão aprofundada. Vá resumindo os pontos principais do conteúdo, deixando bastantes espaços nas folhas para ir incrementando depois. Posteriormente, após ter esse primeiro esquema bem internalizado, passe a completar seus resumos com os detalhes e atualizações, os quais serão percebidos numa segunda lida do conteúdo ou mesmo na resolução das questões.
    A vantagem de fazer os resumos na ponta do lápis é a grande possibilidade de chamar a atenção com coloridos, flechas, tabelas, esquemas...a outra possibilidade (que eu utilizei bastante na parte final do meu estudo) é fazer tudo direto no computador, no bom e velho Word. Eu notei um grande ganho na velocidade da elaboração do resumo, mas diminuem um pouco as possibilidades de fazer gráficos, esquemas, destaques que facilitam a memorização (tem que apelar para o negrito, sublinhado, colorido)...sem contar que algumas pessoas só conseguem estudar mesmo quando escrevem!

    Quanto à sua preparação para a RFB, acredito que essas matérias sejam realmente as mais importantes para começar. Talvez possa tentar encaixar Auditoria, pois vale 40 pontos (não é um conteúdo tão complexo, mas pela pontuação que vale talvez seja interessante uma atenção especial). Mas esse seu programa está legal.
    Só não concordo muito com a calma para estudar...rsrsrsrs...claro, a ansiedade não resolve nada, temos que manter a tranquilidade, mas você vai ver que esse um ano e meio (se se confirmar) passa muito rápido! Eu recomendaria apertar o ritmo desde agora. É nesse momento que muitos vão com calma nos estudos, por falta de uma perspectiva próxima para o concurso; mas, por outro lado, é agora que você pode tirar vantagem e "se adiantar". Pois o edital é interminável. Sempre que eu achava que estava cobrindo quase tudo, percebia que tinha um mundo de coisas para estudar e aprimorar...nunca é demais estudar "a todo vapor"!

    É isso! Qualquer coisa, é só escrever.
    Bons estudos! Não desista, e se der, aperte o passo...rsrsrs...
    Abraço,

    Carlos

    Originally posted by angela View Post
    Olá Carlos!
    Preciso de algumas dicas...
    Tô mudando meu foco de estudo, deixei dos tribunais para iniciar minha preparação para a RFB.
    Pensei neste primeiro momento em começar com Português, Raciocínio Lógico, D Tributário, Administrativo, Constitucional e Contabilidade.
    Tenho disponibilidade de 8h em média por dia para o estudo, e considerando que deve faltar pelo menos um ano e meio para o concurso, acredito que possa ir estudando sem muita ansiedade estas matérias básicas p poder gradativamente ir incluindo as demais.
    .
    Confesso que to meio perdida.

    Leave a comment:


  • Beraca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    De acordo com tudo que li a respeito, a memorização ou a melhor memorização só acontece, quando fazemos resumos À MÃO.
    Grifar o livro eu não entendo que seja uma forma de resumo.
    E as sugestões são fichas ou folha A4 cortadas ao meio, mas penso que nada impede que seja em Cadernos?
    Eu mesma sempre fiquei imaginando como seria a organização ou "empilhamento" disso, quando se acumulam muitas fichas ou meias folhas?


    NiCA


    Originally posted by Fabiene
    Olá Pessoal,

    Gostaria de dicas da melhor maneira de fazer os resumos... Digitando? Escrevendo em cadernos, fichas, folhas avulsas? Ou somente grifando nos livros?

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  • Beraca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Nem todo mundo passou fazendo ou estudando por resumos.
    Pode ser que esse seja o seu caso.

    NiCA

    Originally posted by angela View Post
    Não consigo ainda fazer resumos, mesmo estudando por ciclos há algum tempo.
    Como começar?

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  • Beraca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Também penso que é com justiça, apesar de que definitivamente(mas com prazer), terei de pegar intimidades com os números.

    Muito, muito obrigada pela atenção!
    Vc já nasceu um vitorioso, é, e será cada vez mais! Mesmo assim, desejo que DEUS te devolva tudo no mínimo em dobro da sua dedicação em nos escrever!
    EU NÃO DESISTIREI!

    NiCA


    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Pois é, Nica... Sabe que eu, enquanto estudava, nunca tirei tempo para ler uma entrevista completa dos aprovados?rsrsrsrs...já tinha começado a ler algumas, mas pensava comigo: "ficar lendo essas histórias de quem estudou 12 horas por dia, largou o emprego, largou a família, quase gabaritou a prova...vão servir só pra me desmotivar, porque não tenho essas horas todas, não vou largar a família e o emprego, e também não irei gabaritar a prova!". E o pior é que já vi mais pessoas chegando a essa mesma conclusão, e se desmotivando após ler esse tipo de relato, pois ficamos com a impressão que isso tudo é requisito obrigatório para a aprovação. Mas não é. Não fiz nada disso e consegui ser aprovado também, assim como muito outros colegas que já contaram suas histórias neste AFRFB 2009.

    Quando começava a olhar alguma entrevista, inevitavelmente batia aquele sentimento de "os outros estão estudando o conteúdo, e eu aqui..." e acabava deixando de lado para pegar os livros...quando pensava em fazer uma grade de horários para planejar o estudo, ficava na mesma, e acabava não fazendo; e posso dizer que para mim deu certo esse esquema, ou melhor, essa falta de esquema...rsrsrs...mas isso é bem pessoal, e de jeito nenhum recomendo isso como se fosse a coisa certa a fazer! Apenas conto para que vejam que não há uma fórmula pronta para a aprovação, e cada um tem que saber encontrar a sua.

    Quanto aos "chutes", concordo plenamente contigo! Também acredito que RLQ, discursivas e o peso 2 do português vieram para ficar, e, de certa forma, com justiça. São a base de quase tudo, e influenciam nos demais conteúdos. E, graças a Deus, foi o que me ajudou neste concurso (177 pontos de 180).
    Abraço! E não desista!

    Carlos

    Leave a comment:


  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Pois é, Nica... Sabe que eu, enquanto estudava, nunca tirei tempo para ler uma entrevista completa dos aprovados?rsrsrsrs...já tinha começado a ler algumas, mas pensava comigo: "ficar lendo essas histórias de quem estudou 12 horas por dia, largou o emprego, largou a família, quase gabaritou a prova...vão servir só pra me desmotivar, porque não tenho essas horas todas, não vou largar a família e o emprego, e também não irei gabaritar a prova!". E o pior é que já vi mais pessoas chegando a essa mesma conclusão, e se desmotivando após ler esse tipo de relato, pois ficamos com a impressão que isso tudo é requisito obrigatório para a aprovação. Mas não é. Não fiz nada disso e consegui ser aprovado também, assim como muito outros colegas que já contaram suas histórias neste AFRFB 2009.

    Quando começava a olhar alguma entrevista, inevitavelmente batia aquele sentimento de "os outros estão estudando o conteúdo, e eu aqui..." e acabava deixando de lado para pegar os livros...quando pensava em fazer uma grade de horários para planejar o estudo, ficava na mesma, e acabava não fazendo; e posso dizer que para mim deu certo esse esquema, ou melhor, essa falta de esquema...rsrsrs...mas isso é bem pessoal, e de jeito nenhum recomendo isso como se fosse a coisa certa a fazer! Apenas conto para que vejam que não há uma fórmula pronta para a aprovação, e cada um tem que saber encontrar a sua.

    Quanto aos "chutes", concordo plenamente contigo! Também acredito que RLQ, discursivas e o peso 2 do português vieram para ficar, e, de certa forma, com justiça. São a base de quase tudo, e influenciam nos demais conteúdos. E, graças a Deus, foi o que me ajudou neste concurso (177 pontos de 180).
    Abraço! E não desista!

    Carlos

    Originally posted by NICA View Post
    Olá Carlos!

    Muito obrigada pela sua dedicação em escrever aqui.

    Eu pouco te escrevo, mas acompanho TUDO que vc escreve!
    Sei lá né, vai que por osmose eu seja a 1a. colocada no prox. AFRF? rsrs

    Brincadeiras à parte, é que parece que percebo que o meu verdadeiro jeito de aprender é igual ao seu!
    Mas por insegurança, ou objetivando avançar mais rápido, fico tentando seguir métodos de outros e na verdade eu não tenho progredido com isso.

    Tudo que li do que vc escreveu, a sua forma "sem planejamento" de estudar, tem muito a ver comigo.
    Parece que quando simplesmente eu vou e faço, eu consigo! Mas se fico planejamento muito, e isso é só o que tenho feito, PLANEJAR os meus estudos.
    Inicio, mas não avanço porque me perco nos "Controles".
    Tento fazê-los, mas me cansa. Isso tudo claro na intenção de chegar na hora da prova preparada.
    Mas o que tem acontecido é eu nem ir fazer as provas, pois quando constanto que não segui nem a metade do planejado, eu me desmotivo toda.
    Assim foi também com o último AFRF!
    E olha que eu havia me mudado de cidade para poder estudar.

    NiCA
    Last edited by Beckenkamp; Tue, 21/09/10, 09:30 PM.

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  • angela
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Olá Carlos!
    Preciso de algumas dicas...
    Tô mudando meu foco de estudo, deixei dos tribunais para iniciar minha preparação para a RFB.
    Pensei neste primeiro momento em começar com Português, Raciocínio Lógico, D Tributário, Administrativo, Constitucional e Contabilidade.
    Tenho disponibilidade de 8h em média por dia para o estudo, e considerando que deve faltar pelo menos um ano e meio para o concurso, acredito que possa ir estudando sem muita ansiedade estas matérias básicas p poder gradativamente ir incluindo as demais.
    .
    Confesso que to meio perdida.

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  • Guest's Avatar
    Guest replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    => prefiro letras sem serifa.

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  • angela
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Não consigo ainda fazer resumos, mesmo estudando por ciclos há algum tempo.
    Como começar?

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  • Beraca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    "E tem outras duas matérias que assumiram uma importância muito grande neste último concurso e que merecem uma atenção especial, conforme a sua situação. Português e Raciocínio Lógico, juntas, representaram 180 pontos, de um total de 550, no AFRFB 2009! "

    Carlos,
    mesmo essa sala não sendo de CHUTES(rsrs) vou fazer 1 aqui.
    Penso que outras matérias(uma ou no máximo 3) podem até entrar, sair ou mudar a sua importância em pontos, mas nessas duas(33% dos pontos)dificilmente irão mudar.
    Elas que medem, ao menos teoricamente, a boa formação do Candidato.

    NiCA

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  • Beraca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Olá Carlos!

    Muito obrigada pela sua dedicação em escrever aqui.

    Eu pouco te escrevo, mas acompanho TUDO que vc escreve!
    Sei lá né, vai que eu aprenda por "osmose" e seja a 1a. colocada no prox. AFRF??? rsrs

    Brincadeiras a parte, é que parece que percebo o meu verdadeiro jeito de aprender ser igual ao seu!
    Mas por insegurança, ou objetivando avançar mais rápido, fico tentando seguir métodos de outros e na verdade eu não tenho progredido com iss!

    Tudo que li do que vc escreveu, a sua forma "sem planejamento" de estudar, tem muito a ver comigo.
    Parece que quando simplesmente vou e faço, eu consigo! Mas se fico planejamento muito, e isso é só o que tenho feito, PLANEJAR os meus estudos, inicio, mas não avanço porque me perco nos "Controles".
    Tento fazê-los, mas me cansa!
    Isso tudo claro na intenção de chegar na hora da prova preparada.
    Mas o que tem acontecido é eu nem ir fazer as provas, pois quando constato que não segui nem a metade do planejado, eu me desmotivo toda.
    Assim foi também com o último AFRF!
    E olha que eu havia me mudado de cidade para poder estudar.

    NiCA

    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Beleza Bruno!

    Cara, essa sua média de acertos, quando você faz as questões após ler os capítulos, deve ser avaliada sob dois aspectos. Por um lado, a média é realmente muito boa, pois, como disse, está fazendo questões pela primeira vez. Mas, por outro lado, é importante ter em mente, ao menos do meu ponto de vista, que é sempre mais fácil fazer questões específicas, de um dado capítulo de uma matéria, após acabar de estudá-lo, tendo tudo "fresquinho" na memória. A média tende a ser mais baixa quando encaramos todos os conteúdos da matéria, e mais ainda quando misturamos as quase 20 matérias da prova da RFB!
    Mas, como falei, você deve encarar os dois lados da questão. Sua média está muito boa, mas é preciso sempre continuar a estudar, mesmo esses conteúdos que já foram estudados e bem assimilados, para que essa média seja mantida depois, em meio a quase duas dezenas de matérias!
    Quanto a esse seu método, de ler duas vezes e, na segunda lida, ir sublinhando os aspectos principais, também já o utilizei muito. Parti para a estratégia dos resumos porque tinha bastante tempo disponível até a prova, mas gastei uma porção de canetas marca-texto subinhando livros...! Ah, uma vez ouvi dizer que apenas a caneta amarela é que tem mais efeito na memorização...não sei se é verdade ou não, mas, na dúvida, mudei do azul para o amarelo!!!rsrsrsrs

    Quanto às suas perguntas:
    1) Essa segunda lida eu fazia de duas maneiras. Quando eram as aulas do Ponto, normalmente uma por semana, eu dava uma primeira lida mais rápida, sem marcar nada. Durante a semana eu lia novamente a aula, de forma mais criteriosa, sublinhando as partes importantes ou fazendo o resumo delas. Assim, como as aulas eram semanais, e cada curso durava em torno de 3 meses, procurava ir esgotando o conteúdo de cada aula na sua respectiva semana, chegando ao fim do curso com tudo lido e relido.
    Já com os livros eu fazia diferente. Como tinha todo o conteúdo ali, de vez, pronto para estudar, eu quase sempre lia todo o livro, já sublinhando algumas coisas ou fazendo um resumo (mesmo que não tão completo). Quando terminava, eu partia para outras matérias, tentando às vezes reler o resumo. Num momento futuro eu novamente lia este livro e ia comparando com o resumo que já tinha feito, a fim de, agora com mais "conhecimento da coisa", ir incrementando este resumo e atualizando-o.
    2) Quando terminava o livro, normalmente partia para outra matéria, mas tentava continuar relendo os resumos. Sempre achei que esse era um método interessante. Você lê o livro, faz um resumo, e depois parte para outra matéria, tentando reler este resumo periodicamente (o dificil é conseguir tempo para essas relidas...rsrsrs). Lá na frente, quando for reestudar a matéria, já estará com o resumo bem memorizado, e, na nova leitura, poderá reafirmar estes pontos e acrescentar muitos outros detalhes que antes passaram despercebidos.
    Outra forma muito boa de rever o conteúdo é fazer os exercícios comentados. Existem cursos específicos de exercícios, livros que abordam somente questões comentadas, inclusive por bancas, e cursos como o LFG (Módulo Avançado), que englobam a resolução de exercícios de todas as matérias do edital.
    E quanto a DT, duas boas opções seriam você partir para o livro do Ricardo Alexandre (completíssimo), ou o de questões comentadas da ESAF, do Barchet (este faz muito tempo que estudei, e não vi as novas versões como estão, mas o cara é bom). Você pode também partir para outras matérias, e deixar esses outros materiais para mais à frente, quando revisar o conteúdo.

    Acho que era isso. Qualquer coisa, pergunte! Podendo ajudar, estamos aí!
    Abraço!

    Carlos
    Last edited by Beraca; Wed, 22/09/10, 10:16 AM.

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Tá beleza, Bruno! Se conseguir manter esse ritmo aí tá excelente. Principalmente esse ritmo de revisões. Confesso que eu sempre tinha planos de revisar os resumos periodicamente, mas quase nunca conseguia cumprir, pois ficava naquela ânsia de tentar estudar "tudo" de uma vez, e ia deixando os resumos para depois.
    É que com essa quantidade de matérias, e sem saber o exato tempo disponível até o próximo concurso, ficava sempre com pressa para estudar todas as matérias e fazer os resumos faltantes. E eu que não adivinhava que, de última hora, apareceriam 6 matérias novas, e mais a famosa discursiva!
    Mas o negócio é esse mesmo. Faça uma escala e vá estudando as matérias pela ordem de importância na prova e de "certeza" de não serem tiradas do edital...essas quatro aí estão excelentes para começar.
    E tem outras duas matérias que assumiram uma importância muito grande neste último concurso e que merecem uma atenção especial, conforme a sua situação. Português e Raciocínio Lógico, juntas, representaram 180 pontos, de um total de 550, no AFRFB 2009! E o detalhe é que são conteúdos muito extensos, que demandam muito estudo e exercícios para quem tem dificuldade. São daquele tipo que quem tem uma base boa consegue fazer a diferença e obter vantagem, e quem tem dificuldade vai ter que ralar muito. Por isso, para quem tem dificuldade, é bom começar desde o início da preparação a exercitar essas duas.
    Grande abraço!

    Carlos

    Originally posted by Bruno_SP View Post
    Fala Carlos!

    Muito legais suas dicas cara, o lance das questões faz todo sentido! De vez enquando até refaço exercícios de capítulos já lidos, peço para minha esposa (coitada, a faço de secretária, rs) apagar as respostas do livro e mando ver. Realmente, acerto um pouco menos.

    Sobre as marcações, também já gastei muuuuitas marca-texto, até compro em caixas de 12 direto da distribuidora, rs. Também vi esse lance da caneta amarela, então marco nesta cor o que considero importante numa releitura e em laranja o que considero MUITO importante. Também uso o vermelho para destacar algumas poucas coisas, que provavelmente o livro já teria feito se não fosse preto e branco, com por exemplo alguns títulos e sub-títulos.

    Sobre o esquema de inclusão de matérias, pretendo fazer o seguinte. Veja se você tem sugestão pra melhorar:

    Comecei com 4 disciplinas (DC, DA, DT e CONT). Como tenho umas 25h semanais, estudo cerca de 6h semanais cada uma. A cada disciplina que eu acabar a teoria, pretendo iniciar de outra, mas ao invés de substituí-la totalmente, dedico 4h para nova disciplina e mantenho 2h para revisão da que terminei. E vou fazendo isso, ao menos com as primeiras 8 disciplinas. Não será mais possível manter esse esquema (4h teoria / 2h revisão) quando precisar incluir a 9ª disciplina, a não ser que eu aumente minha carga horária semanal. Então começo a dedicar 3h semanais para a teoria de novas disciplinas e aproximadamente 1:30h para matérias de revisão. Quando tiverem muitas matérias neste ciclo precisarei reduzir ainda mais o tempo para as matérias novas, mas isso não será tão ruim, visto que naturalmente deixarei pra depois as matérias menos importantes e/ou com menor conteúdo. Imagino isso como uma bola de neve, onde vou sempre acumulando disciplinas, sem nunca abandonar nenhuma, além de estar dando uma prioridade nas principais. Claro que não vejo possível nem viável seguir 100% essa divisão de horas, mas é mais ou menos esta a noção do meu planejamento, pelo menos até que provem o contrário, rs.

    phil_adm,

    Particularmente gostei muito do seu método, na verdade o meu é um pouco parecido, porém é teoria de 2ª à Sabado (fazendo as marcações e exercícios dos livros) e Domingo revisão da semana. O problema é que sempre que inicio a semana estabeleço uma meta semanal para cada matéria, e quase sempre no Domingo tenho que ficar terminando as metas que não consegui alcançar, não sobrando tempo para as revisões. Mas isso é um erro meu, que preciso melhorar.

    Abraços aos 2 e mais uma vez, obrigado!
    Bruno_SP

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Pô, com certeza é válida! Como sempre digo, cada um tem que descobrir a estratégia a que melhor se adapta. Eu nunca tive grandes estratégias...muitas vezes pegava um livro e lia do início ao fim, sem intercalar com outros conteúdos. O negócio é conseguir manter a motivação e o entusiasmo pelo concurso, seja estudando um único assunto, seja intercalando vários conteúdos.
    Mas esse seu esquema é muito bom, pois assim você consegue estudar, revisar e ainda exercitar as matérias que está estudando. Sem contar que ao final você terá o resumo de todas as matérias, o que é muito importante!
    Siga firme! Abraço!

    Carlos

    Originally posted by phil_adm View Post
    Carlos,

    Primeiramente, queria agradecer por vc ainda ajudar a gente com dicas e etc, mesmo dps da sua aprovação no AFRFB/09, valeu mesmo!

    Em relação a pergunta do BRUNO, eu adoto o seguinte método:
    Tenho disponivel 5h/dia para estudar e os fins de semana o dia inteiro, estou estudando por ciclos de 5 matérias.

    1- faço somente leitura e vou grifando os temas mais importantes, isso durante a semana;
    2- No sábado, faço os resumos das matérias que estudei na semana.

    3- no domingo faço exclusivamente exercicios comentados acerca das materias estudadas na semana, isso para evitar oq vc falou, que qdo fazemos exercicios logo após estudar, é natural que a % de acerto seja maior.

    Queria saber na sua opinião se essa estratégia é válida

    desde já agradeço

    abraços

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  • Bruno_SP
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Fala Carlos!

    Muito legais suas dicas cara, o lance das questões faz todo sentido! De vez enquando até refaço exercícios de capítulos já lidos, peço para minha esposa (coitada, a faço de secretária, rs) apagar as respostas do livro e mando ver. Realmente, acerto um pouco menos.

    Sobre as marcações, também já gastei muuuuitas marca-texto, até compro em caixas de 12 direto da distribuidora, rs. Também vi esse lance da caneta amarela, então marco nesta cor o que considero importante numa releitura e em laranja o que considero MUITO importante. Também uso o vermelho para destacar algumas poucas coisas, que provavelmente o livro já teria feito se não fosse preto e branco, com por exemplo alguns títulos e sub-títulos.

    Sobre o esquema de inclusão de matérias, pretendo fazer o seguinte. Veja se você tem sugestão pra melhorar:

    Comecei com 4 disciplinas (DC, DA, DT e CONT). Como tenho umas 25h semanais, estudo cerca de 6h semanais cada uma. A cada disciplina que eu acabar a teoria, pretendo iniciar de outra, mas ao invés de substituí-la totalmente, dedico 4h para nova disciplina e mantenho 2h para revisão da que terminei. E vou fazendo isso, ao menos com as primeiras 8 disciplinas. Não será mais possível manter esse esquema (4h teoria / 2h revisão) quando precisar incluir a 9ª disciplina, a não ser que eu aumente minha carga horária semanal. Então começo a dedicar 3h semanais para a teoria de novas disciplinas e aproximadamente 1:30h para matérias de revisão. Quando tiverem muitas matérias neste ciclo precisarei reduzir ainda mais o tempo para as matérias novas, mas isso não será tão ruim, visto que naturalmente deixarei pra depois as matérias menos importantes e/ou com menor conteúdo. Imagino isso como uma bola de neve, onde vou sempre acumulando disciplinas, sem nunca abandonar nenhuma, além de estar dando uma prioridade nas principais. Claro que não vejo possível nem viável seguir 100% essa divisão de horas, mas é mais ou menos esta a noção do meu planejamento, pelo menos até que provem o contrário, rs.

    phil_adm,

    Particularmente gostei muito do seu método, na verdade o meu é um pouco parecido, porém é teoria de 2ª à Sabado (fazendo as marcações e exercícios dos livros) e Domingo revisão da semana. O problema é que sempre que inicio a semana estabeleço uma meta semanal para cada matéria, e quase sempre no Domingo tenho que ficar terminando as metas que não consegui alcançar, não sobrando tempo para as revisões. Mas isso é um erro meu, que preciso melhorar.

    Abraços aos 2 e mais uma vez, obrigado!
    Bruno_SP

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  • phil_adm
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Beleza Bruno!

    Cara, essa sua média de acertos, quando você faz as questões após ler os capítulos, deve ser avaliada sob dois aspectos. Por um lado, a média é realmente muito boa, pois, como disse, está fazendo questões pela primeira vez. Mas, por outro lado, é importante ter em mente, ao menos do meu ponto de vista, que é sempre mais fácil fazer questões específicas, de um dado capítulo de uma matéria, após acabar de estudá-lo, tendo tudo "fresquinho" na memória. A média tende a ser mais baixa quando encaramos todos os conteúdos da matéria, e mais ainda quando misturamos as quase 20 matérias da prova da RFB!
    Mas, como falei, você deve encarar os dois lados da questão. Sua média está muito boa, mas é preciso sempre continuar a estudar, mesmo esses conteúdos que já foram estudados e bem assimilados, para que essa média seja mantida depois, em meio a quase duas dezenas de matérias!
    Quanto a esse seu método, de ler duas vezes e, na segunda lida, ir sublinhando os aspectos principais, também já o utilizei muito. Parti para a estratégia dos resumos porque tinha bastante tempo disponível até a prova, mas gastei uma porção de canetas marca-texto subinhando livros...! Ah, uma vez ouvi dizer que apenas a caneta amarela é que tem mais efeito na memorização...não sei se é verdade ou não, mas, na dúvida, mudei do azul para o amarelo!!!rsrsrsrs

    Quanto às suas perguntas:
    1) Essa segunda lida eu fazia de duas maneiras. Quando eram as aulas do Ponto, normalmente uma por semana, eu dava uma primeira lida mais rápida, sem marcar nada. Durante a semana eu lia novamente a aula, de forma mais criteriosa, sublinhando as partes importantes ou fazendo o resumo delas. Assim, como as aulas eram semanais, e cada curso durava em torno de 3 meses, procurava ir esgotando o conteúdo de cada aula na sua respectiva semana, chegando ao fim do curso com tudo lido e relido.
    Já com os livros eu fazia diferente. Como tinha todo o conteúdo ali, de vez, pronto para estudar, eu quase sempre lia todo o livro, já sublinhando algumas coisas ou fazendo um resumo (mesmo que não tão completo). Quando terminava, eu partia para outras matérias, tentando às vezes reler o resumo. Num momento futuro eu novamente lia este livro e ia comparando com o resumo que já tinha feito, a fim de, agora com mais "conhecimento da coisa", ir incrementando este resumo e atualizando-o.
    2) Quando terminava o livro, normalmente partia para outra matéria, mas tentava continuar relendo os resumos. Sempre achei que esse era um método interessante. Você lê o livro, faz um resumo, e depois parte para outra matéria, tentando reler este resumo periodicamente (o dificil é conseguir tempo para essas relidas...rsrsrs). Lá na frente, quando for reestudar a matéria, já estará com o resumo bem memorizado, e, na nova leitura, poderá reafirmar estes pontos e acrescentar muitos outros detalhes que antes passaram despercebidos.
    Outra forma muito boa de rever o conteúdo é fazer os exercícios comentados. Existem cursos específicos de exercícios, livros que abordam somente questões comentadas, inclusive por bancas, e cursos como o LFG (Módulo Avançado), que englobam a resolução de exercícios de todas as matérias do edital.
    E quanto a DT, duas boas opções seriam você partir para o livro do Ricardo Alexandre (completíssimo), ou o de questões comentadas da ESAF, do Barchet (este faz muito tempo que estudei, e não vi as novas versões como estão, mas o cara é bom). Você pode também partir para outras matérias, e deixar esses outros materiais para mais à frente, quando revisar o conteúdo.

    Acho que era isso. Qualquer coisa, pergunte! Podendo ajudar, estamos aí!
    Abraço!

    Carlos
    Carlos,

    Primeiramente, queria agradecer por vc ainda ajudar a gente com dicas e etc, mesmo dps da sua aprovação no AFRFB/09, valeu mesmo!

    Em relação a pergunta do BRUNO, eu adoto o seguinte método:
    Tenho disponivel 5h/dia para estudar e os fins de semana o dia inteiro, estou estudando por ciclos de 5 matérias.

    1- faço somente leitura e vou grifando os temas mais importantes, isso durante a semana;
    2- No sábado, faço os resumos das matérias que estudei na semana.

    3- no domingo faço exclusivamente exercicios comentados acerca das materias estudadas na semana, isso para evitar oq vc falou, que qdo fazemos exercicios logo após estudar, é natural que a % de acerto seja maior.

    Queria saber na sua opinião se essa estratégia é válida

    desde já agradeço

    abraços

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Beleza Bruno!

    Cara, essa sua média de acertos, quando você faz as questões após ler os capítulos, deve ser avaliada sob dois aspectos. Por um lado, a média é realmente muito boa, pois, como disse, está fazendo questões pela primeira vez. Mas, por outro lado, é importante ter em mente, ao menos do meu ponto de vista, que é sempre mais fácil fazer questões específicas, de um dado capítulo de uma matéria, após acabar de estudá-lo, tendo tudo "fresquinho" na memória. A média tende a ser mais baixa quando encaramos todos os conteúdos da matéria, e mais ainda quando misturamos as quase 20 matérias da prova da RFB!
    Mas, como falei, você deve encarar os dois lados da questão. Sua média está muito boa, mas é preciso sempre continuar a estudar, mesmo esses conteúdos que já foram estudados e bem assimilados, para que essa média seja mantida depois, em meio a quase duas dezenas de matérias!
    Quanto a esse seu método, de ler duas vezes e, na segunda lida, ir sublinhando os aspectos principais, também já o utilizei muito. Parti para a estratégia dos resumos porque tinha bastante tempo disponível até a prova, mas gastei uma porção de canetas marca-texto subinhando livros...! Ah, uma vez ouvi dizer que apenas a caneta amarela é que tem mais efeito na memorização...não sei se é verdade ou não, mas, na dúvida, mudei do azul para o amarelo!!!rsrsrsrs

    Quanto às suas perguntas:
    1) Essa segunda lida eu fazia de duas maneiras. Quando eram as aulas do Ponto, normalmente uma por semana, eu dava uma primeira lida mais rápida, sem marcar nada. Durante a semana eu lia novamente a aula, de forma mais criteriosa, sublinhando as partes importantes ou fazendo o resumo delas. Assim, como as aulas eram semanais, e cada curso durava em torno de 3 meses, procurava ir esgotando o conteúdo de cada aula na sua respectiva semana, chegando ao fim do curso com tudo lido e relido.
    Já com os livros eu fazia diferente. Como tinha todo o conteúdo ali, de vez, pronto para estudar, eu quase sempre lia todo o livro, já sublinhando algumas coisas ou fazendo um resumo (mesmo que não tão completo). Quando terminava, eu partia para outras matérias, tentando às vezes reler o resumo. Num momento futuro eu novamente lia este livro e ia comparando com o resumo que já tinha feito, a fim de, agora com mais "conhecimento da coisa", ir incrementando este resumo e atualizando-o.
    2) Quando terminava o livro, normalmente partia para outra matéria, mas tentava continuar relendo os resumos. Sempre achei que esse era um método interessante. Você lê o livro, faz um resumo, e depois parte para outra matéria, tentando reler este resumo periodicamente (o dificil é conseguir tempo para essas relidas...rsrsrs). Lá na frente, quando for reestudar a matéria, já estará com o resumo bem memorizado, e, na nova leitura, poderá reafirmar estes pontos e acrescentar muitos outros detalhes que antes passaram despercebidos.
    Outra forma muito boa de rever o conteúdo é fazer os exercícios comentados. Existem cursos específicos de exercícios, livros que abordam somente questões comentadas, inclusive por bancas, e cursos como o LFG (Módulo Avançado), que englobam a resolução de exercícios de todas as matérias do edital.
    E quanto a DT, duas boas opções seriam você partir para o livro do Ricardo Alexandre (completíssimo), ou o de questões comentadas da ESAF, do Barchet (este faz muito tempo que estudei, e não vi as novas versões como estão, mas o cara é bom). Você pode também partir para outras matérias, e deixar esses outros materiais para mais à frente, quando revisar o conteúdo.

    Acho que era isso. Qualquer coisa, pergunte! Podendo ajudar, estamos aí!
    Abraço!

    Carlos

    Originally posted by Bruno_SP View Post
    Carlos, penso da mesma forma, entendo ser importante termos uma forma rápida de revisar um conteúdo sem ter que lê-lo inteiro novamente, pois demandaria muito tempo e leríamos inclusive as passagens não tão importantes. Sei que isso é conseguido com os resumos, mas como não tenho tanto tempo pra estudar (~4h diárias), estou fazendo um paliativo, leio um tópico ou sub-tópico uma vez (sem muito aprofundamento) e na sequência já releio, fazendo marcações do mais importante, de forma que estas sirvam como uma espécie de resumo.
    Ainda não cheguei na "fase" de exercícios em nenhuma matéria para avaliar bem a qualidade do meu aprendizado, mas ao menos nos exercícios que a maioria dos livros tem no final dos capítulos tenho acertado em média 80% à 90%, o que considero até que bom por ser as primeiras questões que respondo do assunto, então estou imaginando que o método esteja sendo no mínimo razoável.

    Aproveitando (ou abusando) da sua boa vontade (hehe), tenho duas dúvidas e na atualidade não vejo ninguém melhor que você pra respondê-las:

    1) Essa sua segunda leitura, você fazia depois de ler o livro todo ou depois de ler um capítulo, um tópico, etc?

    2) Quando você terminava um livro, o que fazia na sequência? Relia o livro? Relia seus resumos? Fazia exercícios comentados? Estou terminando o livro do JMR (DT) e estou meio na dúvida do que faço agora, rs.

    Valeu Carlos!

    Abraço.
    Bruno_SP

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  • Beraca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    up

    .

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  • Bruno_SP
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Originally posted by Beckenkamp View Post
    É bem isso Bruno, essa é uma questão muito pessoal. Depende da forma como a pessoa estuda, do tempo disponível até a prova, do tamanho do edital...
    Enfim, eu sempre gostei de ler rapidamente os conteúdos para poder reler, ao menos mais uma vez, cada matéria. Eu percebi que memorizava as coisas com muito mais facilidade lendo duas vezes o conteúdo rapidamente do que lendo uma vez com calma. Assim, procurava fazer os resumos para poder reler várias vezes, de uma forma rápida e dinâmica, o "cerne" da matéria, para facilitar a memorização. Mas que os resumos demandam um tempo razoável para sua elaboração, isso é a mais pura verdade! Às vezes batia aquele desânimo...
    Abraço a todos!

    Carlos
    Carlos, penso da mesma forma, entendo ser importante termos uma forma rápida de revisar um conteúdo sem ter que lê-lo inteiro novamente, pois demandaria muito tempo e leríamos inclusive as passagens não tão importantes. Sei que isso é conseguido com os resumos, mas como não tenho tanto tempo pra estudar (~4h diárias), estou fazendo um paliativo, leio um tópico ou sub-tópico uma vez (sem muito aprofundamento) e na sequência já releio, fazendo marcações do mais importante, de forma que estas sirvam como uma espécie de resumo.
    Ainda não cheguei na "fase" de exercícios em nenhuma matéria para avaliar bem a qualidade do meu aprendizado, mas ao menos nos exercícios que a maioria dos livros tem no final dos capítulos tenho acertado em média 80% à 90%, o que considero até que bom por ser as primeiras questões que respondo do assunto, então estou imaginando que o método esteja sendo no mínimo razoável.

    Aproveitando (ou abusando) da sua boa vontade (hehe), tenho duas dúvidas e na atualidade não vejo ninguém melhor que você pra respondê-las:

    1) Essa sua segunda leitura, você fazia depois de ler o livro todo ou depois de ler um capítulo, um tópico, etc?

    2) Quando você terminava um livro, o que fazia na sequência? Relia o livro? Relia seus resumos? Fazia exercícios comentados? Estou terminando o livro do JMR (DT) e estou meio na dúvida do que faço agora, rs.

    Valeu Carlos!

    Abraço.
    Bruno_SP

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  • Beckenkamp
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    É bem isso Bruno, essa é uma questão muito pessoal. Depende da forma como a pessoa estuda, do tempo disponível até a prova, do tamanho do edital...
    Enfim, eu sempre gostei de ler rapidamente os conteúdos para poder reler, ao menos mais uma vez, cada matéria. Eu percebi que memorizava as coisas com muito mais facilidade lendo duas vezes o conteúdo rapidamente do que lendo uma vez com calma. Assim, procurava fazer os resumos para poder reler várias vezes, de uma forma rápida e dinâmica, o "cerne" da matéria, para facilitar a memorização. Mas que os resumos demandam um tempo razoável para sua elaboração, isso é a mais pura verdade! Às vezes batia aquele desânimo...
    Abraço a todos!

    Carlos

    Originally posted by Bruno_SP View Post
    Poxa, que felicidade ver os aprovados (ainda mais este) ainda ajudando os colegas, nessas horas é que descobrimos quem realmente são as pessoas do bem, dispostas a ajudar simplesmente por serem solidárias, sem querer absolutamente nada em troca - Valeu Carlos!

    Eu concordo com todos os outros colegas, percebi que algumas pessoas NECESSITAM de resumos para fixar, outras não. Minhas esposa é um exemplo, se não estuda escrevendo, pra ela é o mesmo que não estudar.

    Principalmente nós, que trabalhamos, precisamos investir nosso tempo de forma muito racional e acredito que tanto pras fichas quanto pros resumos, cabe uma avaliação de custo/benefício individual pra cada matéria.

    Abraços.
    Bruno_SP.

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  • concorrente
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Originally posted by Bruno_SP View Post
    Poxa, que felicidade ver os aprovados (ainda mais este) ainda ajudando os colegas, nessas horas é que descobrimos quem realmente são as pessoas do bem, dispostas a ajudar simplesmente por serem solidárias, sem querer absolutamente nada em troca - Valeu Carlos!

    Eu concordo com todos os outros colegas, percebi que algumas pessoas NECESSITAM de resumos para fixar, outras não. Minhas esposa é um exemplo, se não estuda escrevendo, pra ela é o mesmo que não estudar.

    Principalmente nós, que trabalhamos, precisamos investir nosso tempo de forma muito racional e acredito que tanto pras fichas quanto pros resumos, cabe uma avaliação de custo/benefício individual pra cada matéria.

    Abraços.
    Bruno_SP.
    É isso aí, Beckenkamp é o cara!

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  • Bruno_SP
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Originally posted by Beckenkamp View Post
    Eu acho que os resumos são fundamentais. Me ajudaram muito a rever os conteúdos, fixar as matérias e dar aquela estudada de última hora na véspera e até no dia da prova.
    Mas essas dicas e técnicas de estudo são muito pessoais mesmo.
    Outra coisa que eu praticamente não fazia era resolver questões não comentadas. Acho que as questões comentadas são aquelas que realmente nos ensinam. Testam o conhecimento e, ao mesmo tempo, acrescentam informações. Isso porque muitas vezes podemos acertar uma questão por sorte, por eliminação, ou por meio de um raciocínio incorreto. E, lendo os comentários (de bons professores, claro), podemos aprender o conteúdo e ver se realmente estávamos seguindo o raciocínio correto, mais rápido e adequado para resolver a questão na hora da prova.
    É isso aí! Abraço!

    Carlos
    Poxa, que felicidade ver os aprovados (ainda mais este) ainda ajudando os colegas, nessas horas é que descobrimos quem realmente são as pessoas do bem, dispostas a ajudar simplesmente por serem solidárias, sem querer absolutamente nada em troca - Valeu Carlos!

    Eu concordo com todos os outros colegas, percebi que algumas pessoas NECESSITAM de resumos para fixar, outras não. Minhas esposa é um exemplo, se não estuda escrevendo, pra ela é o mesmo que não estudar.

    Principalmente nós, que trabalhamos, precisamos investir nosso tempo de forma muito racional e acredito que tanto pras fichas quanto pros resumos, cabe uma avaliação de custo/benefício individual pra cada matéria.

    Abraços.
    Bruno_SP.

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  • matuca
    replied
    Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

    Eu particurlamente acho resumo muito trabalhoso e acaba-se perdendo muito tempo, até mesmo pq o resumo que tu faz a primeira vez não serve quando tu tiver no nível mais avançado da matéria, eu prefiro fazer as revisões pela lei seca com as devidas anotações daquilo que acho mais importante, isso para as matérias de direito, para contabilidade prefiro selecionar exercícios que acabam dando uma revisão na matéria toda, mas isso é muito pessoal, respeito quem diz que só com resumos fixa a matéria , agora pra quem não tem essa necessidade considero resumos dispensáveis.

    Falores

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