Announcement

Collapse
No announcement yet.

Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Beckenkamp
    • 26/02/10
    • 79

Re: Estudar por resumos ou só ler e fazer exercícios?

Oi Angela!
    Quanto aos resumos, sei que é difícil enfrentar a "preguiça" de começar a fazê-los...eu, de início, fazia à mão e achava extremamente cansativo e demorado, mas via que os resultados valiam a pena!
    Um bom jeito de começar com os resumos é ir fazendo-os de uma forma não tão aprofundada. Vá resumindo os pontos principais do conteúdo, deixando bastantes espaços nas folhas para ir incrementando depois. Posteriormente, após ter esse primeiro esquema bem internalizado, passe a completar seus resumos com os detalhes e atualizações, os quais serão percebidos numa segunda lida do conteúdo ou mesmo na resolução das questões.
    A vantagem de fazer os resumos na ponta do lápis é a grande possibilidade de chamar a atenção com coloridos, flechas, tabelas, esquemas...a outra possibilidade (que eu utilizei bastante na parte final do meu estudo) é fazer tudo direto no computador, no bom e velho Word. Eu notei um grande ganho na velocidade da elaboração do resumo, mas diminuem um pouco as possibilidades de fazer gráficos, esquemas, destaques que facilitam a memorização (tem que apelar para o negrito, sublinhado, colorido)...sem contar que algumas pessoas só conseguem estudar mesmo quando escrevem!

Quanto à sua preparação para a RFB, acredito que essas matérias sejam realmente as mais importantes para começar. Talvez possa tentar encaixar Auditoria, pois vale 40 pontos (não é um conteúdo tão complexo, mas pela pontuação que vale talvez seja interessante uma atenção especial). Mas esse seu programa está legal.
    Só não concordo muito com a calma para estudar...rsrsrsrs...claro, a ansiedade não resolve nada, temos que manter a tranquilidade, mas você vai ver que esse um ano e meio (se se confirmar) passa muito rápido! Eu recomendaria apertar o ritmo desde agora. É nesse momento que muitos vão com calma nos estudos, por falta de uma perspectiva próxima para o concurso; mas, por outro lado, é agora que você pode tirar vantagem e "se adiantar". Pois o edital é interminável. Sempre que eu achava que estava cobrindo quase tudo, percebia que tinha um mundo de coisas para estudar e aprimorar...nunca é demais estudar "a todo vapor"!

É isso! Qualquer coisa, é só escrever.
    Bons estudos! Não desista, e se der, aperte o passo...rsrsrs...
    Abraço,

Carlos

Originally posted by angela View Post
    Olá Carlos!
    Preciso de algumas dicas...
    Tô mudando meu foco de estudo, deixei dos tribunais para iniciar minha preparação para a RFB.
    Pensei neste primeiro momento em começar com Português, Raciocínio Lógico, D Tributário, Administrativo, Constitucional e Contabilidade.
    Tenho disponibilidade de 8h em média por dia para o estudo, e considerando que deve faltar pelo menos um ano e meio para o concurso, acredito que possa ir estudando sem muita ansiedade estas matérias básicas p poder gradativamente ir incluindo as demais.
    .
    Confesso que to meio perdida.

Comentário

• Beckenkamp
      • 26/02/10
      • 79

Valeu! Realmente, depois dessa não tenho direito de pedir mais nada a Ele, só agradecer mesmo!
      Boa sorte nos concursos!

Originally posted by NICA View Post
      Também penso que é com justiça, apesar de que definitivamente(mas com prazer), terei de pegar intimidades com os números.

Muito, muito obrigada pela atenção!
      Vc já nasceu um vitorioso, é, e será cada vez mais! Mesmo assim, desejo que DEUS te devolva tudo no mínimo em dobro da sua dedicação em nos escrever!
      EU NÃO DESISTIREI!

NiCA

Comentário

• dreanmaker
        • 13/09/10
        • 6

Pessoal, vocês costumam utilizar mais de uma obra por matéria? Por exemplo, usam uma, duas ou mais obras de direito tributário, administrativo e constitucional? Será que usando uma única obra de um autor de renome é suficiente pra exaurir a maioria dos temas abrangidos pelo concurso?
        Abraços!

Comentário

• angela
          • 18/11/09
          • 36

Beckenkamp
          Muito obrigada pelos comentários!
          É verdade, a gente acha q tem muito tempo pela frente, quando vê, chegou a prova!!!
          Não sei nem por onde começar com Auditoria.
          Tenho o material do Ponto p a Receita, tb tenho acesso às aulas do EVP, livros do Ricardo Alexandre, MA e VP.
          Tô em dúvida sobre iniciar o curso Regular Fiscal no LFG (início dia 04/10), vc o conhece? Q acha desse investimento?
          Obrigada pela ajuda. Que Deus continue sempre te abençoando.
          Se puder mandar alguns modelos de resumos, agradeço.
          angelped06@hotmail.com

Comentário

• Beckenkamp
            • 26/02/10
            • 79

Oi Angela,

Eu não fiz o Regular do LFG, apenas o Avançado e o Reta Final.
            Mas eu acho muito válido um curso regular. A gente se obriga a ir lá na aula, e isso dá uma motivada, ajuda a aproveitar melhor o tempo...e acabamos passando por todo o conteúdo do edital. Dá até para ir fazendo um resumo durante cada aula, para chegar no fim do curso com os resumos prontinhos para revisar em casa.
            E, conhecendo a qualidade do LFG, com certeza o investimento vale a pena.
            Lembro-me de alguns sábados e domingos de manhã, aulas das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. O café era sagrado na aula, senão acabaria dormindo...rsrsrs...Jamais estudaria nesse ritmo se estivesse em casa. Mas como era lá no LFG, me obrigava a levantar às 7h30 nos fins de semana, em vez de descansar e puxar um fôlego pro início da semana.
            E esses livros do VP, MA e Ricardo Alexandre são os melhores, na minha opinião. Para auditoria eu estudei basicamente pelo Davi Barreto, no LFG, e por ele e o prof. Fernando Graeff, no Ponto. São muito bons. O livro do Ferreira eu acabei comprando pras discursivas. Acho que é bom e completo, mas não deu tempo para lê-lo pras objetivas.
            Abraço!

Carlos

Originally posted by angela View Post
            Beckenkamp
            Muito obrigada pelos comentários!
            É verdade, a gente acha q tem muito tempo pela frente, quando vê, chegou a prova!!!
            Não sei nem por onde começar com Auditoria.
            Tenho o material do Ponto p a Receita, tb tenho acesso às aulas do EVP, livros do Ricardo Alexandre, MA e VP.
            Tô em dúvida sobre iniciar o curso Regular Fiscal no LFG (início dia 04/10), vc o conhece? Q acha desse investimento?
            Obrigada pela ajuda. Que Deus continue sempre te abençoando.
            Se puder mandar alguns modelos de resumos, agradeço.
            angelped06@hotmail.com

Comentário

• Bruno_SP
              • 28/03/10
              • 454

E ae Carlos!

Pode deixar, vou procurar continuar com essa metodologia, inclusive Português e RLQ são as próximas da lista.

Na verdade, minha maior preocupação é um dia desmotivar e deixar de cumpri-la, por isso to sempre buscando inspirações e você é uma delas. Um cara que trabalhava, tinha esposa, um filho e foi simplesmente o 1º colocado AFRFB, provavelmente o cargo mais concorrido/desejado do nosso país! Taí pra mostrar pra todos que tudo é possível pra quem acredita, tem foco, empenho e dedicação.

Mais uma vez parabéns e obrigado por continuar ajudando nós aqui do FC!

Abraços
              Bruno_SP

Originally posted by Beckenkamp View Post
              Tá beleza, Bruno! Se conseguir manter esse ritmo aí tá excelente. Principalmente esse ritmo de revisões. Confesso que eu sempre tinha planos de revisar os resumos periodicamente, mas quase nunca conseguia cumprir, pois ficava naquela ânsia de tentar estudar "tudo" de uma vez, e ia deixando os resumos para depois.
              É que com essa quantidade de matérias, e sem saber o exato tempo disponível até o próximo concurso, ficava sempre com pressa para estudar todas as matérias e fazer os resumos faltantes. E eu que não adivinhava que, de última hora, apareceriam 6 matérias novas, e mais a famosa discursiva!
              Mas o negócio é esse mesmo. Faça uma escala e vá estudando as matérias pela ordem de importância na prova e de "certeza" de não serem tiradas do edital...essas quatro aí estão excelentes para começar.
              E tem outras duas matérias que assumiram uma importância muito grande neste último concurso e que merecem uma atenção especial, conforme a sua situação. Português e Raciocínio Lógico, juntas, representaram 180 pontos, de um total de 550, no AFRFB 2009! E o detalhe é que são conteúdos muito extensos, que demandam muito estudo e exercícios para quem tem dificuldade. São daquele tipo que quem tem uma base boa consegue fazer a diferença e obter vantagem, e quem tem dificuldade vai ter que ralar muito. Por isso, para quem tem dificuldade, é bom começar desde o início da preparação a exercitar essas duas.
              Grande abraço!

Carlos

Comentário

• Robwood
                • 14/03/11
                • 47

Oi Angela!
                Quanto aos resumos, sei que é difícil enfrentar a "preguiça" de começar a fazê-los...eu, de início, fazia à mão e achava extremamente cansativo e demorado, mas via que os resultados valiam a pena!
                Um bom jeito de começar com os resumos é ir fazendo-os de uma forma não tão aprofundada. Vá resumindo os pontos principais do conteúdo, deixando bastantes espaços nas folhas para ir incrementando depois. Posteriormente, após ter esse primeiro esquema bem internalizado, passe a completar seus resumos com os detalhes e atualizações, os quais serão percebidos numa segunda lida do conteúdo ou mesmo na resolução das questões.
                A vantagem de fazer os resumos na ponta do lápis é a grande possibilidade de chamar a atenção com coloridos, flechas, tabelas, esquemas...a outra possibilidade (que eu utilizei bastante na parte final do meu estudo) é fazer tudo direto no computador, no bom e velho Word. Eu notei um grande ganho na velocidade da elaboração do resumo, mas diminuem um pouco as possibilidades de fazer gráficos, esquemas, destaques que facilitam a memorização (tem que apelar para o negrito, sublinhado, colorido)...sem contar que algumas pessoas só conseguem estudar mesmo quando escrevem!
                Gostei muito de tudo que foi dito. Estava estudando essa semana, me organizei e fiz um cronograma para o concurso de delegado, mas estava com dúvida se eu fazia o resumo ou não e se fizesse, se seria bom pelo computador ou digitado. E realmente, acabei concordando que amanha vou comprar um caderno para começar a fazer a mão mesmo.

Comentário

• renatomateusx
                  • 07/10/14
                  • 62

Oi Angela!

Quanto à sua preparação para a RFB, acredito que essas matérias sejam realmente as mais importantes para começar. Talvez possa tentar encaixar Auditoria, pois vale 40 pontos (não é um conteúdo tão complexo, mas pela pontuação que vale talvez seja interessante uma atenção especial). Mas esse seu programa está legal.
                  Só não concordo muito com a calma para estudar...rsrsrsrs...claro, a ansiedade não resolve nada, temos que manter a tranquilidade, mas você vai ver que esse um ano e meio (se se confirmar) passa muito rápido! Eu recomendaria apertar o ritmo desde agora. É nesse momento que muitos vão com calma nos estudos, por falta de uma perspectiva próxima para o concurso; mas, por outro lado, é agora que você pode tirar vantagem e "se adiantar". Pois o edital é interminável. Sempre que eu achava que estava cobrindo quase tudo, percebia que tinha um mundo de coisas para estudar e aprimorar...nunca é demais estudar "a todo vapor"!

É isso! Qualquer coisa, é só escrever.
                  Bons estudos! Não desista, e se der, aperte o passo...rsrsrs...
                  Abraço,

Carlos
                  Nesse caso, é melhor fazer o resumo enquanto faz o primeiro contato, ou após ler todo o pdf e fazer a segunda leitura ?

Comentário

• jcssantos
                    • 09/08/16
                    • 4

Boa noite galera!
                    estou perdido em relação a fazer resumos, alguém tem alguma dica, ou uma técnica de fazer isso, pois já procurei alguns modos na internet e fico 1 hora em frente a um pdf, e não consigo fazer nada, existe algum tipo de pergunta que se deve fazer para elabora este negócio que está tomando meu tempo todo de estudo e não rende nada. Obrigado a todo

Comentário

Working...
                    X