Announcement

Collapse
No announcement yet.

Iniciando os estudos - AFRFB

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • tstocco
    • 26/07/10
    • 21

Iniciando os estudos - AFRFB

Bom dia, pessoal

Sou novo aqui no fórum, conheci por indicação de um amigo que também está iniciando seus estudos. Sou formado em Engenharia Mecatrônica e pretendo iniciar os estudos por uma vaga AFRFB. Inclusive meu pai foi AFRFB há alguns bons anos atrás, nunca imaginei que um dia estaria seguindo os mesmos passos dele haha

O grande problema que estou enfrentando é que realmente não sei por onde começar. Como nunca estudei Direito tenho certa dificuldade com os termos técnicos, por isso gostaria de saber por qual parte do Direito eu deveria começar para me adaptar melhor a esses termos. Se existir alguma bibliografia bem básica mesmo, que passe uma visão bem contextual, seria ótimo.

Cheguei a ler algo sobre direito tributário na wikipedia apenas para me interar do assunto e ter uma noção básica, porém foi realmente complicado interpretar tudo o que li haha

Não sei se devo começar diretamente assistindo aulas de algum cursinho. Tenho certo receio de não conseguir absorver muita coisa, preferia ter um pouco de conhecimento a respeito do assunto antes de assistir aulas que creio eu não seriam tão básicas assim.

Quero começar o quanto antes pois já percebi que o tempo de estudo é algo muito precioso!

No que puderem ajudar ficarei muito grato.

Bom estudo a todos!
  • JeanMarcell
    • 25/11/06
    • 1009

Re: Iniciando os estudos - AFRFB

Dá uma lida no meu blog de como comecei. Mas em regra é o quinteto: direitos constitucional, administrativo, tributário, contabilidade geral e lingua portuguesa. Estude os 5 um ano. Depois vai adicionando economia, finanças publicas, comércio internacional, contabilidade avançada e as demais. Nessa ordem.

Comentário

• gillclinton
      • 19/02/09
      • 80

Já que você tá começando agora, eu recomendo fazer um curso no LFG, agora ta na 2ª semana, e como a 1ª disponibilizaram online, nem vai perder nada.
      Digo isso porque tenho história similar, sai de um curso de exatas (Ciência da Computação), sem saber nada de direito, e foi essencial fazer o curso pacotão, pra ter noção das coisas.

Comentário

• ricardodl
        • 21/09/09
        • 63

Não há receitas prontas para estudo, e sim míseras dicas. Tudo depende da realidade de cada um.

Pense que o concurso provavelmente vai demorar um pouco, tipo 1 ano e meio ainda. Mesmo se você trabalha, dá tempo de fazer um cursinho e estudar tudo em casa antes desse prazo. Se não trabalha, dá tempo de fazer cursinho e estudar 2 vezes toda a matéria em 1 ano e meio.

Acho que vale a pena, então, fazer um cursinho pacotão que, ao contrário do que você pensa, vai te dar uma base um pouco melhor para, daí sim, você conseguir absorver a matéria na principal parte do estudo - sozinho, em casa.

E, cara, você é formado em mecatrônica, nem estressa, você não tem que ter receio nenhum, você vai achar as matérias tranquilas, principalmente as de direito.

O grande problema do concurso de Auditor é, em geral, o volume de matéria, e não a dificuldade. Há grandes dificuldades em alguns pontos de contabilidade e raciocínio lógico (e, para mim, direito comercial), mas nada que um cérebro de engenheiro mecatrônico não resolva com o tempo. No mais, é só ler, entender, decorar (muito) e fazer muitos exercícios (muitos mesmo, sei lá, uns 1500 a 2000 por matéria).

Ah, e quanto às discursivas, acho melhor pensar nelas depois... mas, quando for estudar, tente entender um pouco mais do que se fosse simplesmente estudar pra fazer uma prova objetiva... isso o ajudará no futuro.

Abraço e boa sorte.
        Last edited by ricardodl; Wed, 28/07/10, 07:21 PM.

Comentário

• johnnyhunter
          • 26/11/06
          • 1042

Originally posted by tstocco View Post
          Bom dia, pessoal

Sou novo aqui no fórum, conheci por indicação de um amigo que também está iniciando seus estudos. Sou formado em Engenharia Mecatrônica e pretendo iniciar os estudos por uma vaga AFRFB. Inclusive meu pai foi AFRFB há alguns bons anos atrás, nunca imaginei que um dia estaria seguindo os mesmos passos dele haha

O grande problema que estou enfrentando é que realmente não sei por onde começar. Como nunca estudei Direito tenho certa dificuldade com os termos técnicos, por isso gostaria de saber por qual parte do Direito eu deveria começar para me adaptar melhor a esses termos. Se existir alguma bibliografia bem básica mesmo, que passe uma visão bem contextual, seria ótimo.

Cheguei a ler algo sobre direito tributário na wikipedia apenas para me interar do assunto e ter uma noção básica, porém foi realmente complicado interpretar tudo o que li haha

Não sei se devo começar diretamente assistindo aulas de algum cursinho. Tenho certo receio de não conseguir absorver muita coisa, preferia ter um pouco de conhecimento a respeito do assunto antes de assistir aulas que creio eu não seriam tão básicas assim.

Quero começar o quanto antes pois já percebi que o tempo de estudo é algo muito precioso!

No que puderem ajudar ficarei muito grato.

Bom estudo a todos!
          É recomendável vc comprar um dicionário jurídico...ajuda bastante.

Comentário

• Carimbador
            • 22/11/08
            • 97

Além da recomendação de começar pelo quinteto mágico - direito constitucional, administrativo, tributário, contabilidade geral e lingua portuguesa -, sem dúvida um cursinho básico pode ser de grande valia.. Só recomendo cursinhos preparatórios para quem está na sua situação. Começando do zero absoluto! Fora isso na maioria dos casos é jogar dinheiro fora!

Boa sorte e bons estudos!

Comentário

• tstocco
              • 26/07/10
              • 21

Muito obrigado pelas dicas, pessoal!

Fui ver sobre o cursinho LFG mas tem alguns poréns hehe

Eu moro em Campo Largo, bem próximo à Curitiba. Aqui abriu recentemente uma unidade da LFG e eu nem sabia, fui descobrir ontem. Passei lá me informar sobre os cursos porém não formou turma para o Intensivo Regular da área fiscal =/ E mesmo que tivesse formado as aulas já começaram, parece que não daria pra entrar. A previsão é que tenha outro com início em outubro, tomara que mais pessoas se interessem.
              Até pensei em fazer na unidade de Curitiba porém eu perderia muito tempo me deslocando até lá, seria bem despendioso. O ideal seria se as aulas fossem transmitidas também online, aí eu acompanharia tranquilamente em casa.

Ainda estou lendo o relato do Alexandre Meirelles que o kspov. postou, talvez fosse interessante começar como ele sugere ali, contabilidade, direito const e tributário. Vou procurar também um dicionário jurídico.
              Alguma indicação de bibliografia de direito constitucional?

Tenho praticamente tempo integral pra estudar, tenho uma empresa junto com a minha noiva porém ela cuidaria tranquilamente sozinha. Em apenas 1 ano e meio eu consigo estudar tudo? Espero que sim, mas temo que não haha

Obrigado a todos novamente, vou começar a me mexer

Comentário

• ON.LINE
                • 24/07/10
                • 142

Bom, também sou novo por aqui, mas estou estudando a mais de 1 ano. Tô aproveitando todas as dicas dos colegas. Já consegui passar em concurso simples. No meu caso, não tive técnica e nem os melhores materiais, mas tive muita garra e estudei dia e noite com o que tinha. Hoje já conseguigo me manter e comprar melhores materiais para ir atrás dos melhores concursos.

Portanto, a minha dica é: Comece com um cargo simples para ter estabilidade financeira e a partir daí lance voo mais longe.

Comentário

• tstocco
                  • 26/07/10
                  • 21

Pessoal, estou adquirindo alguns livros, por favor avaliem se estou fazendo uma boa escolha!

Contabilidade Geral - 10a edição
                  Ed Luiz Ferrari

Direito Constitucional Descomplicado - 5ª edição
                  Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

Direito Tributário - 24ª edição
                  Claudio Borba

Pretendo posteriormente comprar o livro do Ricardo Alexandre para complementar o estudo em Dir. Tributário.

Pra começar seria isso?

Comentário

• gillclinton
                    • 19/02/09
                    • 80

Originally posted by tstocco View Post
                    Pessoal, estou adquirindo alguns livros, por favor avaliem se estou fazendo uma boa escolha!

Contabilidade Geral - 10a edição
                    Ed Luiz Ferrari

Direito Constitucional Descomplicado - 5ª edição
                    Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

Direito Tributário - 24ª edição
                    Claudio Borba

Pretendo posteriormente comprar o livro do Ricardo Alexandre para complementar o estudo em Dir. Tributário.

Pra começar seria isso?
                    Acrescentaria também o Dir. Administrativo Descomplicado.

Comentário

• tstocco
                      • 26/07/10
                      • 21

Originally posted by gillclinton View Post
                      Acrescentaria também o Dir. Administrativo Descomplicado.
                      Bem observado!

Também ouvi falar das aulas do euvoupassar, certamente darei uma olhada nelas

obrigado novamente e bom estudo

Comentário

• concorrente
                        • 15/12/09
                        • 86

Para mim o livro do Ricardo Ferreira foi uma mão na roda em Contabilidade.

Comentário

• tstocco
                          • 26/07/10
                          • 21

O Contabilidade Geral do Ed Luiz Ferrari foi atualizado esse mês com a 10a edição, por isso acho que vou optar por ele, dizem que é muito bom

Estou pesquisando bibliografia de várias áreas ainda pra poder comprar os livros

Ouvi dizer que pra RL um muito bom é o Raciocínio Lógico Simplificado Vol. I

Ainda estou pesquisando livros de Auditoria, Adm. Pública, Economia e Fin. Públicas, se alguém tiver alguma dica pra adiantar ficarei grato. Olhei no fórum de bibliografia mas às vezes os livros recomendados não são exatamente esaf ou área fiscal

Comentário

• ZANKKO-AFRF
                            • 21/08/07
                            • 87

eu já iniciei e parei diversas vezes por diversos motivos reais e desculpites...

meu erro foi comprar livros e nao usar

recomendo comprar só as basicas

contabilidade
                            constitucional
                            administrativo
                            tributário
                            portugues e pronto.

os que vc falou são bons.
                            Last edited by ZANKKO-AFRF; Thu, 29/07/10, 07:02 PM.

Comentário

• manowar
                              • 21/04/09
                              • 771

Também comprei muitos livros no início e só perdi dinheiro. Ficaram desatualizados antes mesmo de eu poder ler. Pra começar só foca nas 5 principais que dá muuuuito trabalho pra aprender bem. Depois de mais ou menos um ano vai acrescentando outras matérias.

Comentário

• ricardodl
                                • 21/09/09
                                • 63

Não recomendo Ricardo Alexandre e Ed Luiz Ferrari para iniciantes. Somente depois de fazer, no mínimo, um cursinho.

Estudei pelo Ed Luiz. Acho o livro dele bem mais completo que o do Ferreira, tem muito mais exemplos, e Contabilidade é uma matéria em que necessitamos de exemplos para entender. Mas tb estudei um livro de Avançada, um de Análise de Balanços e 2 de exercícios comentados, além de muitos textos de sites e provas avulsas.

Em Direito Trib., estudei pelo João Marcelo, DT na CF e no STF, livro de exercícios do João Marcelo e, depois, Ricardo Alexandre. Destes, o último é realmente melhor, mas é muuuuito confuso para um iniciante. O Ricardo Alexandre mistura matérias mais avançadas nos capítulos iniciais, por ex.

Dir. Adm e Dir. Const: só ler os descomplicados. Nessas duas, prestem atenção para não estudar o que não cai (parte considerável do livro não cai para Auditor, diria que uns 30% de cada).

Português: só estudei um de exs comentados e fiz todas as provas anteriores da esaf.

Acho que, além dessas 5, vale a pena estudar Raciocínio Lógico desde o começo. É bom pq é mais uma exata para intercalar com esse monte de direitos, e acho que deve continuar caindo RLQ na Receita.

Como o colega acima falou, não compre mais material do que para as matérias que vai estudar no momento, pois em alguns meses pode ser lançada outra edição.

Comentário

• tstocco
                                  • 26/07/10
                                  • 21

Qual então seria bom pra iniciar em Contabilidade?
                                  Ricardo Ferreira ou Moraes Jr.?

Tributário estou entre João Marcelo e Cláudio Borba. Dizem que o do Borba para iniciantes é excelente. Mais tarde comprarei o do Ricardo Alexandre.

Raciocíno Lógico pretendo estudar desde o começo mesmo, pensei em comprar o Raciocínio Lógico Simplificado Vol. I.

As outras matérias (economia, auditoria, etc) não vou comprar os livros ainda, apenas estava fazendo uma pesquisa pra colocar na minha planilha de livros a serem comprados

Comentário

• JeanMarcell
                                    • 25/11/06
                                    • 1009

Atualizei meu blog com uma breve análise matéria a matéria, tendo em vista o último edital. Se der tempo hoje a noite posto sobre os cursinhos de uma maneira geral.

Comentário

• Fonseca
                                      • 27/11/06
                                      • 211

TSTOCCO, as dicas do ricardodl estão muito boas, naturalmente, o cara passou no último AFRFB super bem colocado.
                                      Bicho, deixar de começar Direito Tributário por João Marcelo Rocha é um pecado, um dos melhores livros que já li em termos de didática. O do Borba comecei e logo larguei.
                                      Valeu.

Originally posted by ricardodl View Post
                                      Não recomendo Ricardo Alexandre e Ed Luiz Ferrari para iniciantes. Somente depois de fazer, no mínimo, um cursinho.

Estudei pelo Ed Luiz. Acho o livro dele bem mais completo que o do Ferreira, tem muito mais exemplos, e Contabilidade é uma matéria em que necessitamos de exemplos para entender. Mas tb estudei um livro de Avançada, um de Análise de Balanços e 2 de exercícios comentados, além de muitos textos de sites e provas avulsas.

Em Direito Trib., estudei pelo João Marcelo, DT na CF e no STF, livro de exercícios do João Marcelo e, depois, Ricardo Alexandre. Destes, o último é realmente melhor, mas é muuuuito confuso para um iniciante. O Ricardo Alexandre mistura matérias mais avançadas nos capítulos iniciais, por ex.

Dir. Adm e Dir. Const: só ler os descomplicados. Nessas duas, prestem atenção para não estudar o que não cai (parte considerável do livro não cai para Auditor, diria que uns 30% de cada).

Português: só estudei um de exs comentados e fiz todas as provas anteriores da esaf.

Acho que, além dessas 5, vale a pena estudar Raciocínio Lógico desde o começo. É bom pq é mais uma exata para intercalar com esse monte de direitos, e acho que deve continuar caindo RLQ na Receita.

Como o colega acima falou, não compre mais material do que para as matérias que vai estudar no momento, pois em alguns meses pode ser lançada outra edição.

Comentário

• Alessa
                                        • 28/05/10
                                        • 27

Originally posted by Fonseca View Post
                                        TSTOCCO, as dicas do ricardodl estão muito boas, naturalmente, o cara passou no último AFRFB super bem colocado.
                                        Bicho, deixar de começar Direito Tributário por João Marcelo Rocha é um pecado, um dos melhores livros que já li em termos de didática. O do Borba comecei e logo larguei.
                                        Valeu.
                                        Olá Pessoal

Concordo em Gen, Num e grau Fonseca

Comecei a ler o do Joao Marcelo e já estou no cap 3, é empolgante e gostoso de ler. A didática é mto boa e tudo q ele cita de outras matérias ele explica.
                                        Estou gostando msm.

Abç

Comentário

• Fonseca
                                          • 27/11/06
                                          • 211

Pessoal, há muito tempo li os Livros grandões de Constitucional e Administrativo Descomplicados VP/MA, achei-os enormes e levei muito tempo para teminá-los.
                                          Agora estou retornando aos estudos depois de muito tempo, terei que relembrar os conceitos básicos, e pensei na seguinte estratégia: estudarei pelos RESUMOS de Constitucional e Administrativo Descomplicados do VP/MA junto com os de exercícios comentados do Gustavo Barchet, da seguinte forma - leio um capítulo do livro RESUMO e logo a seguir faço os exercícios deste capítulo no livro de exercícios do Barchet (estes livros do Barchet vêm divididos por capítulos).
                                          O QUE ACHAM? POR SEREM RESUMOS PODEM COMPROMETER MINHA PREPARAÇÃO?
                                          Abraços.

Comentário

• Carimbador
                                            • 22/11/08
                                            • 97

Originally posted by Fonseca View Post
                                            Pessoal, há muito tempo li os Livros grandões de Constitucional e Administrativo Descomplicados VP/MA, achei-os enormes e levei muito tempo para teminá-los.
                                            Agora estou retornando aos estudos depois de muito tempo, terei que relembrar os conceitos básicos, e pensei na seguinte estratégia: estudarei pelos RESUMOS de Constitucional e Administrativo Descomplicados do VP/MA junto com os de exercícios comentados do Gustavo Barchet, da seguinte forma - leio um capítulo do livro RESUMO e logo a seguir faço os exercícios deste capítulo no livro de exercícios do Barchet (estes livros do Barchet vêm divididos por capítulos).
                                            O QUE ACHAM? POR SEREM RESUMOS PODEM COMPROMETER MINHA PREPARAÇÃO?
                                            Abraços.
                                            Com uma overdose de exercícios e uma boa leitura da lei seca, sua preparação não estará prejudicada com os resumos.

Comentário

• Paulo
                                              • 07/01/07
                                              • 118

Originally posted by blondie
                                              oi, pessoal!

gostaria de entender por que sempre que o assunto é "matérias básicas" não vejo ninguém incluir direito previdenciário. isso sem falar em comercial, civil e penal. quanto às últimas acho discutível - embora não acredite que elas possam sair -, mas previdenciário não passou a ser considerada matéria básica desde a fusão dos fiscos??
                                              qual a opinião de vocês?

um abraço.
                                              Creio que, quando se fala "básico", a intenção é mostrar o núcleo comum de matérias comuns aos fiscos federal, estaduais e municipais. Nessa linha, previdenciário não é cobrado fora da esfera federal, na área fiscal.

E, sim, caso o foco seja só Receita Federal, previdenciário é disciplina básica (a menos que o próximo certame tenha especialidades, como tributos internos e aduana).

Comentário

• tstocco
                                                • 26/07/10
                                                • 21

Acabei comprando o do Borba mesmo

Espero que eu me adapte!

Olha, recomendo fortemente a livraria Siciliano...

Os preços são os melhores que encontrei (junto com a IstoDistribuidora) e a entrega é absurdamente rápida. Comprei os livros na sexta a tarde e hoje cedo o tiozinho da transportadora tava batendo aqui com a caixa na mão, fiquei impressionado! Ah, e o frete ainda foi gratuito!

Agora não tenho mais desculpa pra não estudar :P

Chegou aqui Dir. Administrativo, Dir. Constitucional (ambos VP/MA) e Gramática da Língua Port. para Concursos (Nilson)

E lá vamos nós

Comentário

• RFB: lá vou eu!
                                                  • 26/07/10
                                                  • 7

Também estou iniciando meus estudos para a Receita Federal, e como acredito que tenho tempo suficiente, achei legal investir em um cursinho.
                                                  Gostaria de saber se alguém tem uma opinião sobre os cursos da Vestconcursos, seus professores e etc.
                                                  Desde já fico grata.

Comentário

• Cintia_
                                                    • 22/02/10
                                                    • 33

Dir. Constitucional na saraiva está mais em conta do que na ultima instância...
                                                    Pesquisei na siciliano, e também com o mesmo preço da saraiva.

Comentário

• tstocco
                                                      • 26/07/10
                                                      • 21

Originally posted by kspov.
                                                      os melhores preços estão aqui.

www.livrariaultimainstancia.com.br

abs e bons estudos

Desculpe mas tenho que discordar hehe

Pesquisei em diversas livrarias pela internet e os melhores preços são da Siciliano (que ainda tem frete grátis) e da IstoDistribuidora (que cobra frete assim como a UltimaInstancia)

Direito Constitucional Descomplicado, por exemplo, está por R$99,20 + frete na Última Instância, enquanto que na Siciliano sai por apenas R$76,36 (c/ desconto de 16% sobre o preço normal) e frete grátis!

Direito Administrativo Descomplicado sai R$103,20 + frete na UI e R$83,75 (-16%) com frete grátis na Siciliano

Além do frete ser grátis ele é feito por transportadora, ou seja, muito mais rápido do que os correios (a não ser, claro, que você pague mais caro pelo sedex)

A Saraiva e a Siciliano são na verdade a mesma empresa, porém alguns livros que eu pesquisei na Saraiva não tinham o desconto de 16% como na Siciliano.

Atentem que é necessário colocar o produto no carrinho para visualizar o desconto de 16%!
                                                      Last edited by tstocco; Wed, 04/08/10, 10:30 AM.

Comentário

• Cintia_
                                                        • 22/02/10
                                                        • 33

coloquei no carrinho e pra mim não apareceu esse desconto de 16%...

Comentário

eu também tenho parentes ARFBR , vai demorar bastante esse concurso mas acho que compensa porque há muitas vagas no âmbito federal .Eu acho que tá certo , tem que começar com poucas matérias básicas e depois ir ampliando

Comentário

• tstocco
                                                            • 26/07/10
                                                            • 21

Originally posted by Cintia_ View Post
                                                            coloquei no carrinho e pra mim não apareceu esse desconto de 16%...
                                                            Estranho, Cintia_, aqui eu estou conseguindo

Seguems os links dos livros que comprei com desconto na Siciliano:

Direito Administrativo Descomplicado
                                                            http://www.siciliano.com.br/produto/...213&FIL_ID=102

Direito Constitucional Descomplicado
                                                            http://www.siciliano.com.br/produto/...213&FIL_ID=102

Quando eu os coloco no carrinho aparece escrito embaixo do preço: "Leve 1 e Ganhe 16%"

Comentário

Working...
                                                            X