Announcement

Collapse
No announcement yet.

curso ead

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • luizrt
    • 17/12/09
    • 31

curso ead

Boa tarde, pessoal.

Sou servidor público do Estado de SP, em cargo que exige escolaridade de nível médio. No serviço estadual desenvolvi o interesse de permanecer na administração pública, mais precisamente na área fiscal, e comecei então meus projetos nesse rumo.

A partir desse contato com a área fiscal surgiu meu interesse pelo curso superior de Ciências Contábeis.
    Devido a conveniências de horário, a modalidade EAD (ensino à distância) é a mais adequada para mim.
    Observei então, no website da UNICID (www.unicid.br), a matriz curricular do curso de C. Contábeis EAD e achei interessante, bem adequado a minhas pretensões na área fiscal.
    (http://www.eadunicid.com.br/graduaca...tabeis-via-web)

Decidi então iniciar o curso!
    Porém, fiquei com algumas dúvidas.

Consultei o site do Ministério da Educação e, no sistema de informações sobre instituições e cursos de ensino superior, o curso de C. Contábeis EAD da UNICID consta somente como "autorizado", e não como "reconhecido".
    Entendo a diferença entre a autorização e o reconhecimento pelo MEC, e que o reconhecimento só pode ser obtido a partir de concluídos, pela instituição, 50% da carga horária do curso. O mesmo foi autorizado no final de 2008, portanto ainda não houve tempo hábil para o "reconhecimento" pelo MEC.
    No entanto, o curso presencial de Ciências Contábeis da UNICID, autorizado em 1972 e reconhecido em 1976, tem tradição e nunca teve nenhum problema com regulamentação.

Minhas preocupações surgem da necessidade de saber se o diploma de bacharel obtido no curso EAD da UNICID atenderão às exigências dos editais de concursos públicos da área fiscal, muitos dos quais exigem "Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Fiscalização do exercício profissional", ou mesmo "graduação, em qualquer área, de nível superior". Será que o Diploma do curso de C. Contábeis EAD da UNICID é válido para esses casos?
    Aliás, existe algum posicionamento ou opinião dos Conselhos Regional e Federal de Contabilidade (CRC-SP e CFC) sobre os cursos de Ciências Contábeis EAD? A obtenção do registro profissional ocorre da mesma forma que para portadores de diploma de curso presencial?
    E nos concursos públicos? Alguém aqui no fórum sabe a respeito da validade dos cursos de bacharelado na modalidade EAD para os concursos públicos?

Enviei email para a o canal de contato da UNICID e para a Diretoria.
    Estou aguardando a resposta, e "postarei" a mesma aqui para esclarecer quem leu minha mensagem e também ficou na dúvida.

Porém, caso alguém do fórum tenha alguma informação a respeito dos cursos de EAD, eu ficaria extremamente agradecido.

Muito obrigado pela atenção de vocês.
    Abraços e até breve,

Luiz Arthur
  • Roger75
    • 19/04/08
    • 1489

Re: Curso Superior de Ciências Contábeis EAD na UNICID em São Paulo

Por que você não procura por um curso "reconhecido" pelo MEC, então, ao invés desse que é só "autorizado"?

Comentário

• luizrt
      • 17/12/09
      • 31

Grande Roger75, bom dia!

A resposta pra sua pergunta é fácil: não existe ainda nenhum curso no Brasil em EAD (educação à distância) de Ciências Contábeis "reconhecido" pelo MEC.

Esse lance de EAD é novo e os cursos de C. Contábeis começaram por volta de 2008/2009, ainda não tiveram tempo de concluir 50% de uma turma pra iniciar o processo de "reconhecimento" no MEC. Por isso, são todos apenas "autorizados".

Mas beleza, entendo que meu "post" acima foi bem complicado. Vou simplificar o questionamento:

Alguém aqui no fórum sabe sobre a validade dos diplomas superiores de graduação, bacharelado, modalidade EAD (educação à distância) nos concursos públicos?
      Alguém já teve experiência parecida? Alguém já optou por uma graduação EAD?

No momento, devido a conveniências de vida pessoal (trabalho, família e etc), só consigo horário pra fazer uma graduação EAD. Será que rola?

Abraços e muito obrigado!

Luiz Arthur

Comentário

• sulminêro
        • 06/01/10
        • 107

Luiz, não há discriminação entre cursos presenciais e à distância. O curso à distância vale como se fosse um curso presencial. Apesar de não conhecer nenhum caso prático de alguém que tenha passado em um concurso com diploma à distância, na teoria o valor do diploma à distância é o mesmo.

Faço Ciências Contábeis à distância na Unip. Sou da primeira turma desse curso, que termina no final deste ano. Quando li sua dúvida liguei na Unip e perguntei sobre o processo de reconhecimento, e me disseram que o curso será reconhecido quando se formar a primeira turma. Só que como vc disse no site do MEC fala que completando 50% do curso, este já pode ser reconhecido. Então de noite vou falar com o coordenador do curso para saber melhor sobre isso.

Sobre o curso na Unip, te indico se você está atrás do diploma para poder prestar concurso (que a meu ver é o que importa). Digo isso porque se você quer prestar concurso, o estudo pesado para a prova de contabilidade vai ter que se feito por material voltado para concurso, e não com o material da Unip, que como eu disse é básico. E acho que é assim em qualquer faculdade, mesmo nas presenciais.
        E se você está decidido a fazer concursos fiscais, e está atrás somente do diploma reconhecido para poder prestar os concursos, de repente poderia até optar com um curso mais curto, como letras, que é de 3 anos. A maioria dos concursos fiscais não exigem formação específica em contábeis, pedem só curso superior, como Receita, ICMS SP, RJ, RS, SC, ISS SP, ISS RJ, entre outros. Mas se não estiver com pressa vá de contábeis mesmo para se garantir, o curso leva 4 anos.

O sistema da Unip é o seguinte: você só faz as provas presencialmente, o resto é online. São 6 matérias por semestre, divididas em 3 matérias por bimestre. As matérias são divididas em unidades semanais, toda quarta-feira é disponibilizado uma video aula de 1h:30 e um questionário de 14 perguntas de múltipla escolha. Bimestralmente tem 1 matéria com 4 unidades, e 2 matérias de menor carga horária que tem 2 unidades. E todo bimestre você recebe uma apostila dessas 3 matérias.
        É simples assim, você assiste a aula da semana, de 1:30, e faz o questionário de 14 perguntas online. No final do bimestre vai presencialmente na faculdade fazer a prova, que tem 10 questões de múltipla escolha de cada uma das 3 matérias.

Site - www.sepi.unip.br

Depois escrevo a resposta do coordenador sobre o reconhecimento do curso.

Até mais.

Comentário

• sulminêro
          • 06/01/10
          • 107

Então, o tutor do curso disse que o processo de reconhecimento acontece quando a primeira turma se forma mesmo. E disse que é rápido.

Comentário

• luizrt
            • 17/12/09
            • 31

Boa tarde, Sulminêro.

Obrigado pela informação quanto ao reconhecimento.
            Também pesquisei e descobri que, embora conste no site do MEC que o reconhecimento pode se iniciar após 50% da carga da primeira turma, ele normalmente termina quando esta se forma.

Também descobri o seguinte: acho difícil o MEC deixar os estudantes na mão quando percebem que algum curso vai mal.
            Veja o caso abaixo:
            http://www.eadcon.com.br/LinkClick.a...ZA%3D&tabid=63
            Se entendi corretamente, a Unitins ia mal com o curso de Contábeis. Então o MEC tentou impor um termo de saneamento de deficiências, que eram tantas que a Unitins não conseguiria cumprir.
            Aí o MEC descredenciou a Unitins da modalidade EAD, impedindo de admitir novos alunos, mas... reconheceu previamente o curso em andamento (de Contábeis e outros) para garantir a validade do diploma dos atuais alunos.

Aliás, com o peso que tem a UNIP e a UNICID, acho difícil dar algo errado com os cursos deles no MEC.

Já quanto a sua recomendação pelo curso da UNIP... a UNICID fica a dois quarteirões de onde moro. Sei que não devia levar isso em conta, mas a falta de tempo é grande mesmo. Embora eu vá fazer o curso por EAD, a proximidade ajuda nos dias das provas presenciais.

Obrigado e até a próxima,

Luiz Arthur

Comentário

• sulminêro
              • 06/01/10
              • 107

Interessante esse caso, podemos ficar tranquilos quanto ao reconhecimento do curso então.

A mensalidade da Unicid é a metade do que pago na Unip, vale mais a pena mesmo.

Mas aconselho você a pegar livros de contabilidade voltados para concurso, são bem mais didáticos, tanto para te ajudar na faculdade quanto para se preparar para os concursos fiscais. Eu estudo pelo curso do Luiz Eduardo, do site www.pontodosconcursos.com.br, que é excelente. O pessoal aqui do fórum gosta dos livros do Ricardo Ferreira, praticamente todo mundo estuda por ele.

Até mais.

Comentário

• luizrt
                • 17/12/09
                • 31

Pessoal, bom dia!

A equipe do curso de C. Contábeis da UNICID respondeu ao meu email citado acima.
                Como prometido, coloco a resposta aqui no fórum, para que sejam esclarecidas as dúvidas semelhantes às minhas.
                Desculpem-me pela demora em 'postar' a resposta aqui, mas eu estava sem tempo.

Vale também ressaltar que foram super atenciosos e responderam meus questionamentos nos mínimos detalhes.
                Fiz minha matrícula no curso e inicio aqui o novo caminho, mais focado, rumo aos fiscos do Brasil!

Segue abaixo a resposta da UNICID. Tomei a liberdade de transcrever apenas os trechos relevantes.

Abraços e muito obrigado aos que leram este tópico.

A UNICID "tem uma tradição de quase 40 anos no ensino superior e até hoje nunca teve um curso não reconhecido ou fechado pelo MEC.
                (...)
                A UNICID tomou todas as providências possíveis para o reconhecimento e acreditamos passar pelo processo sem problemas, a Universidade possui um espelho em cursos presenciais para cada curso ofertado a distância , a metodologia e materiais que utilizamos já são utilizados por outras instituições de ensino superior que obtiveram o reconhecimento.
                A primeira turma de EAD em Ciências Contábeis iniciou em março de 2.009, sendo assim deverá atingir os 2/3 do curso exigidos para a solicitação do reconhecimento em novembro de 2.011, momento a partir do qual a Universidade poderá e irá solicitar o reconhecimento junto ao MEC. Independente deste fato, todo aluno regularmente matriculado até a data da publicação do processo de reconhecimento do curso tem seu direito preservado e garantido pelo MEC, ou seja , indiferentemente do parecer que vier a ser obtido estes alunos tem seus diplomas reconhecidos pelo MEC. Mesmo que os alunos regularmente matriculados tenham a garantia de seus diplomas reconhecidos, ninguém tem interesse de realizar um curso que foi fechado ou não reconhecido, por isso trabalhamos para manter nosso padrão e sempre dispomos aos alunos recursos e conteúdos para que possam desenvolver-se durante a vida acadêmica e obter um bom aproveitamento no ENADE garantindo a continuidade do curso. É muito importante a participação dos alunos e a compreensão do importância dos mesmos nos processo de aprendizagem, e acreditamos que devido o perfil dos alunos de EAD (Perfil médio dos nossos alunos de EAD : Casados, com filhos, idade média 34 anos, já trabalham na área que estão estudando, maior maturidade) é responsável pelos bons desempenhos que eles estão obtendo. O Sr. deve ter acompanhado algumas matérias recentes mostrando que os alunos de EAD vem obtendo um resultado melhor no ENADE que os dos cursos presenciais."
                (...)
                Como mencionado anteriormente, todos os cursos oferecidos na modalidade EAD da Unicid tem seus espelhos presenciais, e todos sem exceção foram reconhecidos. Parte do reconhecimento diz respeito a avaliação da Instituição Superior de Ensino, de sua estrutura, gestão , corpo docente , e a UNICID já foi exaustivamente avaliada e aprovada pelo MEC, (...)
                Não existe nenhum problema com relação a participação em concursos públicos e registro no CRC e CFC, não há nenhuma diferenciação entre um diploma da modalidade presencial e EAD. A competência para regulamentar o ensino superior é federal e está a cargo do Ministério da Educação (MEC), sendo assim não existe a possibilidade de legislações e regulamentações Estaduais ou Municipais. Para participar de concursos públicos ou obter o registro no CRC e CFC é necessário que o candidato realize um curso Autorizado pelo MEC, independentemente se for na modalidade presencial ou EAD, e nosso curso cumpre este pré requisito.
                (...)"
                (Resposta da Equipe da UNICID - por email, em 16/04/10)

Comentário

• luizrt
                  • 17/12/09
                  • 31

Sulminêro,

Obrigado pelas dicas.
                  Conheço os materiais do Ponto dos Concursos. Realmente dizem que são ótimos.
                  E tenho o livro do Ricardo Ferreira de Contabilidade Básica. Uau... se essa é só a básica, hehehe! Brincadeirinha. E tenho também o de Contabilidade de Custos, do mesmo autor.
                  Ambos são ótimos e ajudaram a me atrair para a área de Ciências Contábeis.

Abraços,

Luiz Arthur

Comentário

• FabiGraci
                    • 10/11/11
                    • 25

Caros concurseios,
                    Vejo que este tópico é antigo, mas a dúvida sobre o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis na modalidade EAD permanece. Gostaria de saber se já existe algum curso de Ciências Contábeis EAD no Brasil reconhecido pelo MEC. Eu andei procurando e não encontrei.
                    Meu objetivo é prestar os concursos como os dos Tribunais de Contas e Bancos que exijam formação superior em Ciências Contábeis (por isso o meu interesse pelo curso), mas se este não for reconhecido pelo MEC, de nada adianta. Estou errada?
                    Alguém tem alguma informação sobre o reconhecimento dos cursos EAD?!?!?
                    Att,
                    FabiGraci

Comentário

• HulkBalboa
                      • 20/03/08
                      • 13

Originally posted by FabiGraci View Post
                      Caros concurseios,
                      Vejo que este tópico é antigo, mas a dúvida sobre o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis na modalidade EAD permanece. Gostaria de saber se já existe algum curso de Ciências Contábeis EAD no Brasil reconhecido pelo MEC. Eu andei procurando e não encontrei.
                      Meu objetivo é prestar os concursos como os dos Tribunais de Contas e Bancos que exijam formação superior em Ciências Contábeis (por isso o meu interesse pelo curso), mas se este não for reconhecido pelo MEC, de nada adianta. Estou errada?
                      Alguém tem alguma informação sobre o reconhecimento dos cursos EAD?!?!?
                      Att,
                      FabiGraci
                      Cursos reconhecidos:
                      - Unisul: Curso reconhecido pelo CEE-SC, decreto Nº 2930 de 21/12/2009 (DO/SC, Nº 18.756, p.23). http://www.unisul.br/unisulvirtual/inscricoes.html

- Unopar: http://www.unoparvirtual.com.br/

- UFSC e demais federais que oferecem o curso e já tem turma formada.

Comentário

• and bruno
                        • 22/09/09
                        • 410

Re: curso ead

Pessoal, pretendo fazer o curso de Tecnologia em Gestão Pública - Ead, o qual tem duração de 2 anos. Daí, pergunto aos senhores: poderia usar esse diploma, caso seja aprovado em concurso da área fiscal (notadamente, AFRFB) ?

Comentário

• Carlucio
                          • 31/08/11
                          • 15

A pessoa motivida só precisa de um norte, muitas vezes nem isso, pra conseguir realizar seus objetivos, esse negocio de que pra aprender precisa estar em contato com algum professor é uma muleta, um mito.

Comentário

• denysconcursero
                            • 02/09/10
                            • 45

Pessoal, faço dois cursos EAD (Bacharelado em Administração Pública pela UnB e Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Unifran) e confesso que foi uma das melhores decisões que já tomei na minha vida.

Sempre tive certo receio do EAD mas hoje sou um grande defensor desta modalidade.

Tenho aprendido bem mais que um curso presencial e o grau de exigência eu acho até maior, pois temos que administrar o tempo e possuir grande disciplina nos estudos.

Comentário

• gobisjoao
                              • 14/02/18
                              • 2

teste vocacional acho que ? uma das melhores maneiras de achar qual a profiss?o ideal ai depois ? focar no curo para a forma??o profissional mais adequada e sucesso. O que acham disso? Acho que por este caminho ? bem mais simples saber se temos que fazer um ead ou um curso presencial!
                              J? sabe qual curso vai fazer? Nosso teste vocacional aponta quais cursos mais combinam com suas habilidades. Topa testar?

Comentário

• gobisjoao
                                • 14/02/18
                                • 2

Pessoal algu?m me indica algum curso ead? Fiz <p><a href="https://querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis">Teste vocacional</a></p> para ver quais carreiras tem mais haver com meu perfil e deu educa??o f?sica, mas como isso n?o ? ead, gostaria de op??es online que sejam destinadas a condicionamento fisico.
                                EaD - Como funciona? | Vale a Pena? | Guia Completo - Quero Bolsa. Veja como cursos EaD funcionam; se s?o Reconhecidos pelo MEC, Vantagens, Desvantagens e encontre Bolsas de Estudo de at? 70%

Comentário

Working...
                                X