Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como melhorar a concentração à noite?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Êda
    • 25/11/06
    • 112

Como melhorar a concentração à noite?

Olá Wallysou...

Primeiramente parabéns pela sua trajetória vitoriosa em concursos.
    Você é um exemplo para mim... =D>
    Adorei sua entrevista, pois me identifiquei em muitos pontos com a sua história.

Gostaria de lhe pedir algumas dicas de como otimizar minhas horas de estudo noturna, tendo em vista que como sou mãe, esposa, trabalho o dia todo fora de casa, e nos finais de semana estou fazendo curso, só me resta a noite para estudar...mas as vezes o cansaço é tão grande que só consigo estudar umas duas horas, pois o sono impede a minha concentração, e isso tá me deixando estressada.
    Preciso estar mais disposta, e sei que com essas poucas horas de estudo não vou muito longe.
    O que posso fazer? Você tem alguma fórmula mágica?

Obrigada pela atenção.

Muito sucesso para vc!

Abraço.
  • wallysou
    • 26/11/06
    • 761

oi Êda,

vou pensar um pouco e já te respondo sobre o q acho q pode ser útil e repasso o q descobrir, ok?

ps.: gostei mto desse seu questionamento, vou me esforçar para tentar achar uma saída viável para esse dilema.

Comentário

• wallysou
      • 26/11/06
      • 761

olha Êda, depois de refletir um pouco cheguei à seguinte conclusão:

não posso te ajudar com esses dados q vc me passou. Sabe pq? é pq acho q não posso te aconselhar uma solução sem saber a causa.

na verdade, acho q tudo isso q foi mencionado são sintomas, mas sem saber a causa fica difícil dizer o q pode ser útil e adequado.

te aconselho o seguinte: faça uma reflexão e tente descobrir o q pode estar causando isso - o cansaço e a falta de concentração - q pode ter inúmeras fontes: má alimentação, estresse no trabalho, sobrecarga de trabalho, falta de apoio/compreensão, etc.

eu NÃO posso te dizer: dê menos atenção à sua família - isso vai contra o q eu acredito e não seria justo onerar sua família atribuindo a ela uma culpa q pode ter origem diversa.

espero q me entenda, mesmo pq o fato de ter passado em alguns concursos não me eleva a status de "guru infalível" com receitas mirabolantes.

optei por não te dar uma resposta fácil e curta, e desejo sinceramente q vc saiba encontrar o caminho certo para vencer essa batalha.

desc se te decepcionei n te dando a solução, mas seria desonesto tentar te iludir.

no mais, estou à disposição para te ajudar.

ps. se for só dificuldade de concentração mesmo, no tópico da profª Nanci Cavaco deve ter algo útil para isso, além de outros textos disponíveis no site da Ed Ferreira e no próprio site dela.

Comentário

• Êda
        • 25/11/06
        • 112

Originally posted by wallysou
        olha Êda, depois de refletir um pouco cheguei à seguinte conclusão:

não posso te ajudar com esses dados q vc me passou. Sabe pq? é pq acho q não posso te aconselhar uma solução sem saber a causa.

na verdade, acho q tudo isso q foi mencionado são sintomas, mas sem saber a causa fica difícil dizer o q pode ser útil e adequado.

te aconselho o seguinte: faça uma reflexão e tente descobrir o q pode estar causando isso - o cansaço e a falta de concentração - q pode ter inúmeras fontes: má alimentação, estresse no trabalho, sobrecarga de trabalho, falta de apoio/compreensão, etc.

eu NÃO posso te dizer: dê menos atenção à sua família - isso vai contra o q eu acredito e não seria justo onerar sua família atribuindo a ela uma culpa q pode ter origem diversa.

espero q me entenda, mesmo pq o fato de ter passado em alguns concursos não me eleva a status de "guru infalível" com receitas mirabolantes.

optei por não te dar uma resposta fácil e curta, e desejo sinceramente q vc saiba encontrar o caminho certo para vencer essa batalha.

desc se te decepcionei n te dando a solução, mas seria desonesto tentar te iludir.

no mais, estou à disposição para te ajudar.

ps. se for só dificuldade de concentração mesmo, no tópico da profª Nanci Cavaco deve ter algo útil para isso, além de outros textos disponíveis no site da Ed Ferreira e no próprio site dela.

Obrigado Wallysou...creio que sua resposta é mais do que sensata. O meu baixo desepenho pode ter inúmeras causas e a solução tem que surgir apartir da reflexão cada uma delas, não é mesmo?

Creio que uma multidão de concurseiros passa por este mesmo dilema, mas a gente sempre está esperando encontrar uma solução salvadora para isso.

Já li duas vezes o livro da profª Nanci, e o testemunho de vários concurseiros que passaram por isto...acho que só preciso por em prática.

Com certeza a baixa concentração deve-se à cansaço...a mais de um mês parei de fazer caminhada( isso deve estar influenciando muito)...creio tb que preciso aderir a alimentos mais leves à noite e evitar os carboidratos (o açúcar com certeza aumenta a sensação de sono) ...e acho que o maior estimulante para manter a concentração é constantemente lembrar dos meus objetivos e sonhos a serem realizados se conseguir passar no concurso desejado...acho que este, sim, turbina qualquer cerebro sonolento.
        Diminuir a atenção dispensada à família com certeza não é a saída, pois já tenho tão pouco tempo para ela...daí isso realmente não se cojita.

Obrigado Wallysou...sua atenção já foi compensadora e de forma alguma vc me decepcionou, pelo contrário foi um conselho muito sábio.
        Este problema é muito pessoal mesmo...então vou tentar encontrar a melhor solução.

Obrigadíssimo. Qualquer coisa eu volto aqui, tá?

Abraço pra vc.

Comentário

• Êda
          • 25/11/06
          • 112

Obrigado Wallysou, vc e o resolvedor de prova refletem verdadeiramente o espírito deste forum, "amizade, doação e solidariedade".

Muito obrigado a vcs dois.

Tenham uma boa semana.

Abraços.

Comentário

• wallysou
            • 26/11/06
            • 761

Originally posted by Êda
            Obrigado Wallysou, vc e o resolvedor de prova refletem verdadeiramente o espírito deste forum, "amizade, doação e solidariedade".

Muito obrigado a vcs dois.

Tenham uma boa semana.

Abraços.

Comentário

• Petruskinha®
              • 26/10/06
              • 743

Querida amiga!!! Me engana q eu gosto e até finjo que acredito, Caminhada?!?!?

Relaxa Edinhaaa!!! Vc conseguirá atingir seu objetivo com as horas q têm disponíveis sim!!! Vc é guerreira, determinada e inteligente, e é disso q vc precisa prá passar, o resto é só uma questão de organização, disciplina e tempo!!!

Força aí!!!!

Beijãozão grandão procê!!!

Comentário

• rsalves
                • 21/12/06
                • 462

quando estou com sono, dou uma parada e durmo 30 minutos no máximo 1 hora e volto a estudar, depois de dar uma cochilada o sono vai embora

Comentário

• wallysou
                  • 26/11/06
                  • 761

Originally posted by rsalves
                  quando estou com sono, dou uma parada e durmo 30 minutos no máximo 1 hora e volto a estudar, depois de dar uma cochilada o sono vai embora
                  se for à tarde funciona bem, mas se for de noite n sei dizer se dá o msm resultado.

de qquer forma, estudar c/ sono n dá! é melhor dar uma parada msm, tirar um cochilo rápido, tomar um banho gostoso, etc., e depois voltar ao batente revigorado.

Comentário

Working...
                  X