Announcement

Collapse
No announcement yet.

MUITA ANSIEDADE

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Celina Duque
    • 20/03/07
    • 6

MUITA ANSIEDADE

Willian, estudo para concursos há algum tempo, mais focado para Receita Federal, não deixo de fazer outros concursos que pintam. Mas o desespero está tomando conta de mim, a ansiedade é muito grande. Adquiri o seu livro "Como Passar em Provas e Concursos", me ajudou muito, mas, assim mesmo não estou conseguindo segurar a ansiedade, e sinto que isso já está me atrapalhando.
    Devido o concurso para Receita Federal não ter nenhuma previsão para sair, hoje eu adquirir uma apostila do concurso para o MAPA (Ministério da Agricultura), e comecei a estudar, para fazer um trampolin, enquanto o outro não sai. Mas, são áreas totalmente diferentes e me desistimula um pouco estudar coisas de animais.

Willian, por favor, me direcione. Uma palavra vinda de você, com certeza, vai me confortar, e muito mesmo. Pois você como ninguèm sabe o que é vida de concurseiro, e eu não posso deixar a peteca cair, preciso de um estímulo.

Um grande abraço,

Celina
  • relemos
    • 21/03/07
    • 18

Desculpe Celina, pois apesar de ser direcionada ao prof. Willian, resolvi dar uma "apitada" no seu problema:

Como vc, também estou focada em um concurso, mas ao contrário do que vc conta, a espera não me cria ansiedade e sim mais segurança, pois sei que terei mais tempo para me preparar do que muitos que concorrerão comigo. Tente ver por esse ângulo.

Além disso, acho que não foi uma boa opção fazer um trampolim, muito menos com um concurso tão fora da sua área. No fina isso só te afastará do seu foco.

Espero ter sido útil.

Abr.

Re

Comentário

• Celina Duque
      • 20/03/07
      • 6

Ao colega acima que respondeu ao meu recado, eu agradeço de coração as suas palavras de conforto. Parei para refleti um pouco e realmente consegui enxergar que eu estava fora de órbita.

Um abraço,

Celina

Comentário

• concurseira_superpoderosa
        • 25/11/06
        • 68

Celina, pode acreditar, nao é so vc que anda nessa pilha.
        a maioria dos Concurseiros "profissionais" como nos estao nessa situação de stresse e indecisao.

pelo numero de mensagens vc começou aqui no forum agora, acessar bastante este forum e ler os depoimentos dos concurseiros vitoriosos faz muito bem, e da um gas arretado!

nunca desista, como diz o nosso idolo WD, a dor é temporario mas o cargo é para sempre!

Comentário

• concurseira_superpoderosa
          • 25/11/06
          • 68

leia esse texto da lia salgado:

06/03/2007 - Contrate um treinador!

Olá!

Caramba! Não sei o que aconteceu com os concurseiros, mas parece que está todo mundo em desespero. As mensagens da semana foram todas na linha: “estudo, estudo e não aprendo nada”, “não consigo me concentrar”, “esqueço o que já estudei”, “choro o tempo todo”, “será que algum dia eu vou passar?”... e por aí vai.

Você também está se sentindo assim? Bem vindo ao mundo dos concursos públicos! É pessoal, infelizmente, a estrada é muito longa e o prêmio só está lá no final. Muitas vezes, nem conseguimos ver onde é o fim e isso aumenta ainda mais a insegurança... Mas, pode ter certeza, a vaga está lá e esperando por você.

Bem, fui obrigada, então, a falar um pouquinho sobre a importância de se organizar a vida para poder seguir na preparação com equilíbrio.

Sempre gosto de comparar o concurso a uma maratona (não são 100 metros rasos!). Isso significa que precisamos ter resistência e planejamento, porque não é uma prova rápida. Então, se somos atletas, precisamos de um treinador, certo? Contrate um, agora! Quem? Você mesmo (a), claro! Ou melhor, um “duplo” seu, com quem poderá discutir as melhores estratégias de treinamento e que poderá “puxar suas orelhas” ou encorajá-lo, conforme a necessidade do momento. Se ele não for bacana, despeça-o e contrate outro, porque “atormentadores de plantão” não faltam. Precisamos de um amigo e não de um carrasco.

Assim, se somos atletas, precisamos cuidar da nossa preparação. De que forma? Veja:

. sono suficiente - De quantas horas você precisa para ficar bem? Não adianta querer dormir pouco e não render no dia seguinte (é maratona, lembra?);

. alimentação adequada – É o que você come que servirá de combustível para o seu cérebro; troque o “refri” por um suco, o industrializado pelo natural, beba muita água, etc.

. atividade física – Pelo menos uma caminhada de 40 minutos, 3 vezes por semana. Melhora concentração, memória, reduz o stress. Tudo isso é comprovado cientificamente. Experimente! Se não tiver tempo livre, “roube” 20 minutos do sono e 20 do estudo; sairá no lucro, garanto!

. lazer – Um dia livre por semana (pelo menos, a tarde de domingo), quando você não vai pensar em estudo, obrigações, nada. Vai, simplesmente, curtir a vida! E começará a semana bem mais feliz...

. equilíbrio emocional – Afaste o baixo-astral, não dê ouvidos a cobranças, notícias ruins. Enfrente as dificuldades com objetividade e contorne o que não tiver solução. Mantenha-se com a disposição de um atleta em campo, porque é isso o que você é quando senta para estudar ou vai para a aula.

E agora? Será que suportamos uma vida assim até passar? Conseguiremos estudar durante o tempo que for preciso, sem “morrer na praia”? Claro! Por que achamos que precisamos nos impor tanto sofrimento, cobrança?! Xô! Quanto mais felizes e dispostos, melhores atletas seremos. Então, a partir de agora, treinadores e atletas, juntos, rumo à faixa de chegada e à vaga!

É claro que precisamos, ainda, do roteiro de treinamento. Darei uma idéia de como fazê-lo na próxima matéria.

Grande beijo!

Lia

Comentário

• Celina Duque
            • 20/03/07
            • 6

Caramba!!!! estou gostando deste site, as pessoas se ajudam, olha só o quanto de palavras de conforto estou recebendo, isso é muito bom. Estou conseguindo me achar de novo.
            Colegas, agradeço o carinho recebido de vocês, somente um concurseiro sabe o quanto é angustiante a vida que levamos, chega um momento que temos vontade de jogar tudo para o espaço, mas não podemos deixar a peteca cair, enfins, foram grana, tempo que deixamos de estar com a família e amigos e até lágrimas, e muitas, empregados nisso tudo.
            Acredito que o melhor caminho é juntar-se aos colegas que estão nessa mesma situação e pedir muito conforto e calma a Deus.

Abraço a todos

Celina

Comentário

• relemos
              • 21/03/07
              • 18

Celina,

Estamos aqui pra isso, se precisar e só pedir "help".

Abr.

Regina

Comentário

• MYLILLA
                • 15/02/07
                • 16

Originally posted by relemos
                Celina,

Estamos aqui pra isso, se precisar e só pedir "help".

Abr.

Regina
                Tb quero HEEELLLPPPP!!!! Já sou funcionária pública, mas extremamente infeliz, desanimada e sem motivação para continuar aqui. Ano passado prestei dois concursos para outros cargos, mas daquele jeito, sabe: comecei a estudar depois q saiu o edital. Estou tentando fazer diferente agora, comecei a me preparar para um concurso q nem saiu ainda, Polícia Federal, tava até indo bem, mas de repente, me bateu um desânimo... puxa vida, não tô conseguindo me concentrar em mais nada... ontem mesmo, só conegui estudar um única horinha... Sei q é preciso motivação, paciência, etc, etc, etc... Já li o livro do WD, fiquei motivada, mas agora...
                Colegas, me dêem um helpezinho... Preciso voltar a me animar...
                Conto com vcs...

Comentário

• relemos
                  • 21/03/07
                  • 18

Mylilla,

Não se desespere . Acredito que está te faltando mesmo é motivação, e isso só vc para descobrir onde tem para ir buscar, dentro de vc. Vc conhece o Alexandre Meirelles? Conheci em um site de concursos, ele é um ex-concurseiro de plantão. Aqui no fórum tem texto dele, aconselho vc a procurar. Foi o texto dele que me motivou, assim como vc estava sem motivação e sem método de estudo, e ele me trouxe as duas coisas.
                  Torço para que vc consiga. Se puder se útil em alguma coisa, conte comigo.

Abr.

Regina

Comentário

• MYLILLA
                    • 15/02/07
                    • 16

Oi Regina,
                    Obrigada pela resposta. Já li sim algumas coisas do Alexandre Meirelles, realmente é bastante motivador. Tô precisando de uma "chacoalhadas" pra ver se acordo. Ontem até consegui estudar um pouquinho mais, mas ainda acho q não é o suficiente... Problemas pessoais, entende??? Conseguem tirar o foco da gente... Mas tô tentando, não desisti ainda!!!

Abraços!

Comentário

• Malthus
                      • 01/12/06
                      • 146

Oi Celina!!

Realmente Celina me senti igual a vc com as últimas notícias sobre a receita....quem está a mais tempo na caminhada conta os dias ...os segundos pra sair dessa vida e voltar a ser "normal"....e realmente o que me motiva é a expectativa de voltar a ser "normal"...e depois dessa notícia a casa caiu só de pensar que vou ficar mais um ano assim...

Mas depois de um tempo sempre acho uma saída pras minhas crises de angustia...tenho certeza que em algum momento da nossa vida batemos o pé com o destino e não aceitamos os acontecimentos...passa o tempo e descobrimos que foi bom aquilo pois possibilitou que situações melhores se criassem...

É nisso que me apego...talvez Deus queira que eu aprenda algo mais..e passe por mais situações que vão me fazer crescer....

Sobre estudar para o fiscal agropecuário eu não sei que falar.....eu protego muito o que aprendi até aqui das matérias...todo mundo que me conhece e sabe que estou fazendo concurso fica me falando sobre concurso lá de não sei das quantas....concurso pra isso e aquilo....eu defendo com unhas e dentes a posição de estudar por área....e acho que um dos patrimônios que constitui nessa vida de 1 ano e 5 meses de concurseiro foi meu conhecimento nas matérias...eu cuido isso muito agora...Sabemos que basta um mês sem estudo pra perder rendimento em uma matéria...no meu caso até menos....então eu não entraria num concurso pra sair do zero compromentendo ainda por cima meu rendimento nas matérias que estudei até aqui...

Vamos confiar...Deus sabe que faz!!!

Comentário

• PatNikit
                        • 26/11/06
                        • 12

Celina, uma coisa legal para combater a ansiedade é você passar a dominar seu cérebro. Na hora em que ele começar a mandar aquelas mensagens desanimadoras você simplesmente se programa pra pensar em outra coisa. Isso sempre deu muito certo comigo. E saiba que você não está sozinha, todos nós fazemos muito esforço e temos diferentes razões para sermos aprovados LOGO. Mas isso é algo que a gente tem que merecer, e só virá depois de fazermos nossa parte. Então é procurar afastar os pensamentos ruins e colocar na cabeça que tudo tem hora pra acontecer.
                        Outra coisa boa são exercícios. Uma hora de atividade aeróbica por dia faz maravilhas pelo nosso bem-estar.
                        Bons Estudos !

Comentário

Working...
                        X