Announcement

Collapse
No announcement yet.

Disciplina x Procrastinação

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Nogueira83
    • 13/09/08
    • 226

Disciplina x Procrastinação

Olá pessoal,

Qual a melhor saída para manter o estudo disciplinado e não deixar a procrastinação atrapalhar.

Eu, já faz alguns anos (desde o ensino médio. há mais de dez anos), tenho mantido uma rotina de estudar pouco. Muitas distrações: dança, amigos, baladas, internet...

Antes eu não era assim. Era focado nos estudos. Tudo bem que passei em faculdade pública e estou a terminando, que passei num concurso para banco... mas sinto muita dificuldade em sentar a bunda na cadeira e mandar ver nos livros!! Religiosamente. Todos os dias!!!

Este final de semana tinha planejado estudar contabilidade, português e dir. adm... quem disse que eu estudei!
  • Roger75
    • 19/04/08
    • 1489

Re: Disciplina x Procrastinação

A minha sugestão seria de você estudar numa biblioteca. Deste modo você fica longe da televisão e internet que tem em casa, coisas que podem te distrair mesmo, sem falar da própria família, cuja agitação em casa pode também desviar do foco de estudar.

Comentário

• Nogueira83
      • 13/09/08
      • 226

Originally posted by Roger75
      A minha sugestão seria de você estudar numa biblioteca. Deste modo você fica longe da televisão e internet que tem em casa, coisas que podem te distrair mesmo, sem falar da própria família, cuja agitação em casa pode também desviar do foco de estudar.
      É uma excelente dica, Roger!

Depois do carnaval a biblioteca da minha faculdade passa a funcionar no período integral e ela será minha segunda casa. A primeira é o curso!

Comentário

• arqclarissa
        • 24/08/08
        • 236

ajuda bastante!
        estudar em casa ou na sala de estudo dos cursinho não rende tanto!
        boa opção!
        leve tb fones de ouvido caso tenha que se concentrar por mais horas!

bjo gde

Comentário

• Diogo Chagas
          • 04/02/09
          • 518

O força de vontade é tudo, o que adianta voce estudar na biblioteca mas com a cabeça lá na lua?!
          Nada, não é?
          Então vejo como combustível a força de vontade e os sonhos...Sonhos de um melhor salário, viagens, segurança, lazer....A dor é temporária...
          Faça como eu...Eu arranquei a antena de cima de minha casa e só uso minha TV de 42" para ver aulas da Telejur e afins..
          Vendi o Ps2, vendi tudo que me tirava o tempo no qual tinha que ser direcionado para os estudos.
          A conclusão que tirei é que nada perdi, muito pelo contrário...

Comentário

• Silort
            • 08/11/08
            • 336

Confesso que tb me sinto como nosso amigo ai... Tenho tudo pra estudar mas os afazeres (fac, trab, casa, enteada, etc...) me atropelam e a noite tô um caco pra estudar...
            Não sei mais o que fazer... compro livros e eles ficam guardados na estante... assim fica difícil não é mesmo?
            Preciso me motivar!!!

Comentário

• astromar
              • 13/09/08
              • 64

Originally posted by Nogueira83
              Olá pessoal,

Qual a melhor saída para manter o estudo disciplinado e não deixar a procrastinação atrapalhar.

Eu, já faz alguns anos (desde o ensino médio. há mais de dez anos), tenho mantido uma rotina de estudar pouco. Muitas distrações: dança, amigos, baladas, internet...

Antes eu não era assim. Era focado nos estudos. Tudo bem que passei em faculdade pública e estou a terminando, que passei num concurso para banco... mas sinto muita dificuldade em sentar a bunda na cadeira e mandar ver nos livros!! Religiosamente. Todos os dias!!!

Este final de semana tinha planejado estudar contabilidade, português e dir. adm... quem disse que eu estudei!

Acho que vc precisa assumir p si mesmo que é concurseiro e se afastar das baladas, dança ... se isolar mesmo! É muito difícil no começo mas vc se acostuma. Se vc continuar estudando pouco, vai acabar aprendendo na mesma proporção que esquece o que já estudou, ou seja, não sairá do lugar! Pense nisso!!!
              Força

Comentário

• Big Bahia
                • 20/03/08
                • 1276

Fala Nogueira83, blz?

Estudar na boblioteca pra mim foi menos produtivo, pois eu ficava desconcentrado facilmente.

Em casa, tenho toda a estrutura de livros e internet com acesso fácil e rápido, mas este é um ponto muito pessoal.

O que considero crucial é a disciplina para o estudo - seja fora ou em casa!
                abraços!

Comentário

• Claremont
                  • 03/05/08
                  • 73

O que eu fiz foi o seguinte:
                  1 - falei para os amigos mais próximos (que sempre me chamavam para sair!) que preciso estudar pq quero passar no concurso.
                  2 - Mandei a "Carta aos parentes" do prof. Sergio Carvalho para minha mãe (que sempre me interrompia qdo eu começava a estudar) - http://www.euvoupassar.com.br/visao/art ... php?id=142
                  3 - Desliguei o celular.

Com isso consegui diminuir MUITO os estímulos externos que faziam com que eu me dispersasse... Então elaborei uma agenda, com os horários e as disciplinas que tinha que estudar (semelhante ao Quadro Horario do William Douglas) e colei isso na minha escrivaninha, ao lado do computador. Diariamente, ao acordar, já verificava quais seriam minhas matérias do dia e ia "treinando" a cabeça para me concentrar nos estudos (isso durante a semana, pq tenho que trabalhar e só posso estudar à noite. Assim, passava o dia fazendo uma espécie de "revisão mental" dos assuntos que já havia visto daquela disciplina que estudaria à noite).
                  No final de semana é mais complicado - todo mundo tá fazendo "alguma coisa" e a gente tendo que estudar - acho que o principal é pensar no que vamos colher depois... Estamos investindo nosso tempo agora para ter um futuro melhor... É isso que eu penso sempre que me vejo desanimada...
                  Além disso, tenho alguns "truques" para me "acordar" quando canso ou quando penso em desistir...

Quando bate o sono à noite (depois do trabalho) - pedalo na ergométrica por 15 min e depois tomo um banho gelado (vale qualquer outro exercício que "acorde" como dançar, pular corda, fazer flexões de braço ou abdominais).
                  Qdo bate sono no final de semana à tarde - tiro um cochilo de no máximo 30min. Alguém já me disse que durante o sono é que o conhecimento se fixa em nosso cérebro... De qq forma, prefiro tirar um cochilo de 30 min, acordar renovada e voltar a estudar com pique do que ficar lutando contra a natureza e não absorver nada do que estiver estudando.
                  Faço pausas periódicas - o tempo de "resistência" aos estudos varia de matéria para matéria (por exemplo, consigo estudar Tributário durante muito mais tempo do que Constitucional). Marco o tempo e qdo percebo que o rendimento tá caindo, dou uma pausa de uns 10 minutos e volto.

Comentário

• Lo Viana
                    • 15/09/08
                    • 529

Originally posted by Big Bahia
                    Fala Nogueira83, blz?

Estudar na boblioteca pra mim foi menos produtivo, pois eu ficava desconcentrado facilmente.

Em casa, tenho toda a estrutura de livros e internet com acesso fácil e rápido, mas este é um ponto muito pessoal.

O que considero crucial é a disciplina para o estudo - seja fora ou em casa!
                    abraços!
                    Concordo 100%!
                    Biblioteca pra mim é um transtorno...rs...tenho que levar todo o material que vou precisar. Isso se tornou inviável (inclusive pra minha coluna rsrsrs).
                    Em casa tá tudo à mão...biblioteca pessoal, água, internet...

Só que eu tenho um problema nos fins de semana. Como eu reservo as noites da semana pra estudar, chega o sábado estou atolada de coisas pra resolver...Além disso, moro numa rua super agitada e nem os abafadores de ouvido me livram da criançada gritando na rua...rsrs

Então fico esgotada e a concentraçãom vai pro espaço...Dessa forma, estudar mesmo, com a cara nos livros, só em casa e durante as noites da semana, à base de café mesmo pra espantar o sono.
                    No fim de semana, resolvo as pendências pessoais, assistos as aulas do EVP, edito e reviso os resumos.
                    E seja o que Deus quiser. Afinal, eu não sou de ferro.

Comentário

• alexandrekop
                      • 13/08/15
                      • 12

Infelizmente, procrastinar, é a tendência de quase todo ser humano. Meu pai me ensinou uma técnica que pode parecer tôla –de tão simples–, mas funciona.

Em resumo, para parar de procrastinar basta você obrigar seu cérebro a acreditar que você ama muito aquela tarefa específica (mesmo que este não seja o caso).

Eu postei um artigo falando da minha experiência, quando me preparava para o vestibular: https://blog.akop.com.br/tecnica-para-nao-procrastinar/

Comentário

• helderrios
                        • 25/05/16
                        • 14

Originally posted by Silort View Post

Confesso que tb me sinto como nosso amigo ai... Tenho tudo pra estudar mas os afazeres (fac, trab, casa, enteada, etc...) me atropelam e a noite tô um caco pra estudar...
                        Não sei mais o que fazer... compro livros e eles ficam guardados na estante... assim fica difícil não é mesmo?
                        Preciso me motivar!!!
                        Também estou nessa situação ...
                        Preciso organizar meu tempo e focar nos estudos

Comentário

• Um.Dia.Vai
                          • 10/11/17
                          • 2

Originally posted by Claremont View Post
                          Re: Disciplina x Procrastina??o

O que eu fiz foi o seguinte:
                          1 - falei para os amigos mais pr?ximos (que sempre me chamavam para sair!) que preciso estudar pq quero passar no concurso.
                          2 - Mandei a "Carta aos parentes" do prof. Sergio Carvalho para minha m?e (que sempre me interrompia qdo eu come?ava a estudar) - http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=142"]http://www.euvoupassar.com.br/visao/art ... php?id=142[/url]
                          3 - Desliguei o celular.

Com isso consegui diminuir MUITO os est?mulos externos que faziam com que eu me dispersasse... Ent?o elaborei uma agenda, com os hor?rios e as disciplinas que tinha que estudar (semelhante ao Quadro Horario do William Douglas) e colei isso na minha escrivaninha, ao lado do computador. Diariamente, ao acordar, j? verificava quais seriam minhas mat?rias do dia e ia "treinando" a cabe?a para me concentrar nos estudos (isso durante a semana, pq tenho que trabalhar e s? posso estudar ? noite. Assim, passava o dia fazendo uma esp?cie de "revis?o mental" dos assuntos que j? havia visto daquela disciplina que estudaria ? noite).
                          No final de semana ? mais complicado - todo mundo t? fazendo "alguma coisa" e a gente tendo que estudar - acho que o principal ? pensar no que vamos colher depois... Estamos investindo nosso tempo agora para ter um futuro melhor... ? isso que eu penso sempre que me vejo desanimada...
                          Al?m disso, tenho alguns "truques" para me "acordar" quando canso ou quando penso em desistir...

Quando bate o sono ? noite (depois do trabalho) - pedalo na ergom?trica por 15 min e depois tomo um banho gelado (vale qualquer outro exerc?cio que "acorde" como dan?ar, pular corda, fazer flex?es de bra?o ou abdominais).
                          Qdo bate sono no final de semana ? tarde - tiro um cochilo de no m?ximo 30min. Algu?m j? me disse que durante o sono ? que o conhecimento se fixa em nosso c?rebro... De qq forma, prefiro tirar um cochilo de 30 min, acordar renovada e voltar a estudar com pique do que ficar lutando contra a natureza e n?o absorver nada do que estiver estudando.
                          Fa?o pausas peri?dicas - o tempo de "resist?ncia" aos estudos varia de mat?ria para mat?ria (por exemplo, consigo estudar Tribut?rio durante muito mais tempo do que Constitucional). Marco o tempo e qdo percebo que o rendimento t? caindo, dou uma pausa de uns 10 minutos e volto.

Acho incr?vel dessas pessoas que fazem como nosso amigo de dar uma pedalada para dar um ?nimo.
                          No meu primeiro ano estudava de 8 a 9 horas por dia, infelizmente estudei muito errado, j? agora quando estudo 5 ? muito, salve as distra??es.
                          Achei as dicas do nosso amigo muito boas, desligar o celular, etc.
                          Ja li sobre tentar estudar sempre no mesmo lugar para n?o se distrair, ter um mural com imagens de coisas q sonha ter ou fazer qdo tiver o cargo almejado, se dar premia??es por metas de estudos alcan?ados.
                          Eu ando buscando livros motivacionais para ajudar, estou lendo A arte de fazer acontecer de David Allen e estou achando muito bom.

Comentário

• Carlos Monteiro
                            • 01/02/13
                            • 382

Sinceramente, estou pra ver motiva??o maior que os v?deos do Evandro Guedes do Alfa Con. Tem um canal do youtube s? de v?deos motivacionais, mas eu recomendo ver esses v?deos apenas se voc? gosta de ouvir verdades e n?o passadas de m?o na cabe?a, pois o Evandro ? bruto, mas sincero.

Exemplo:
                            https://www.youtube.com/watch?v=0irYRK1syBI

Na minha opiniao: toda a procrastinacao e devida a falta de vontade REAL em passar em um concurso bom. Se voce sente vontade de badalar ao inv?s de estudar, ent?o voc? n?o tem vontade REAL de passar, n?o quer pagar o pre?o.

Mas devemos notar que o entretenimento ? OBRIGAT?RIO em uma prepara??o de longo prazo para concursos. Voc? DEVE sair de vez em quanto, tomar umas geladas com os amigos, namorar etc. sen?o SURTA meu amigo! Por exemplo, o professor Diogo Nogueira, Auditor Fiscal da Receita, estudava como louco de segunda a s?bado e o domingo era ZERO estudos, era para relaxar e fazer outras coisas, simplesmente lazer. Sim, existem alguns fen?menos que estudam 10 horas por dia de domingo a domingo, mas sao a excecoes da excecoeso e nao e por excecoes que devemos basear nossa prepara??o.

Reitero, quando a pessoa tem a vontade REAL de estudar para concursos, a procrastina??o desaparece. Particularmente, assistir ou ler v?deos de aprovados em concursos, seus depoimentos, suas rotinas, ? o apice da motivacao. Como posso pensar em procrastinar, depois de ver exemplos como o do Evanildo, que era BOIA FRIA, SEM TERRA, estudou por 7 (!!!) anos e hoje ? Agente da Policia Federal?

https://www.youtube.com/watch?v=XPvagl6PApU

Que tal Lucas Neto?

https://www.youtube.com/watch?v=zKyvzgFwddA

Comentário

• Carlos Monteiro
                              • 01/02/13
                              • 382

PS: o forum esta com problemas para reconhecer acentos nas letras?? Apenas comigo ou mais alguem?

Comentário

• tcs87_tribunais
                                • 11/09/17
                                • 1

Estudo em casa, n?o vou dizer que ? sempre mil maravilhas, mas eu rendo bem. Contudo, como n?o trabalho, s? estudo, ajudo em casa como posso, com servi?os dom?sticos e isso toma sim um tempo, mas nada que prejudique muito. Estava vendo ai uma t?cnica de estudar compartilhando resultados com outras pessoas, como se fosse um coach mas sendo outro concurseiro, entretanto n?o achei ningu?m ainda para compartilhar minhas experi?ncias estudantis.

Comentário

• alexandrekop
                                  • 13/08/15
                                  • 12

Ol? tcs87_tribunais! Voce tem alguma ideia de como seria feita essa troca de experiencias? Eu fiquei bastante curioso. Compartilha essa tecnica conosco.

Comentário

Working...
                                  X