Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como vocês estudam o material de leitura de vocês?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • SamLeal
    • 19/11/17
    • 13

Como vocês estudam o material de leitura de vocês?

Boa tarde amigos concurseiros! Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Eu ainda não descobri a forma correta para estudar o meu material de leitura. Vocês leem e vão marcando e enquanto marcam escrevem? Fazem uma leitura preliminar de tudo? Como fazer para memorizar as informações que encontram no meio do caminho? Me ajudem aÃ* com a experiência de vocês! Please!!!!
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 2682

Originally posted by SamLeal View Post
    Boa tarde amigos concurseiros! Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Eu ainda não descobri a forma correta para estudar o meu material de leitura. Vocês leem e vão marcando e enquanto marcam escrevem? Fazem uma leitura preliminar de tudo? Como fazer para memorizar as informações que encontram no meio do caminho? Me ajudem aÃ* com a experiência de vocês! Please!!!!
    Como eu faço: Primeira leitura + lenta, com marcação/esquematização do conteúdo. Leituras subsequentes cada vez mais rápidas.
    Como gente do quilate do Alex Meirelles já falou uma vez: Leitura preliminar + rápida.
    Como você vai fazer: como vc quiser!

Como eu memorizo o que eu leio:
    1- Leitura + de uma vez. Você só memoriza aquilo que você vê e utiliza constantemente.
    2- Primeira leitura mais lenta, pra esquematizar o conteúdo, pra adaptar meu "modelo mental" ao texto e fixá-lo através das leituras subsequentes.
    3- Uso algumas técnicas de memorização, mas mesmo técnicas não substituem uma leitura constante e regular dos assuntos. Ou seja, não tem milagre ou macete. É trabalho duro mesmo.
    4- Fazer exercÃ*cios dos assuntos que você estudou (e esta dica eu já te dei da outra vez).

Técnicas de memorização que eu particularmente utilizo:
    Relacionar palavras com sons (rimas, cadência musical de frases ou expressões), com imagens, com anagramas
    Leitura ativa, em voz alta
    Leitura reiterada
    ExercÃ*cios
    Resumo esquematizado
    Marcação de conteúdo em livros, com destaque de palavras ou expressões que eu considere importantes
    Fazer provas, simulados pra errar e relembrar o conceito correto através do "trauma" do erro
    Etc.

Como você vai memorizar: Só você sabe!
    Só você que sabe como sua mente funciona. Descubra como você memoriza seus conteúdos e utilize isso.
    Memorização é algo muito pessoal.

Forma correta de estudar com o material de leitura: lendo.
    Prática. Repetição.
    Quem nunca estudou lendo vai sofrer mesmo. É um estilo de estudos dos mais cansativos e, por isso, é um dos mais eficazes.

Se quiser uma fonte da net, tá aÃ* uma:
    https://geekiegames.geekie.com.br/bl...izacao-textos/
    Se te interessar, leia.

Comentário

• SamLeal
      • 19/11/17
      • 13

henkkantebellum obrigada! Você tem respondido a todas as minhas perguntas e me ajudado bastante. Eu percebi que faço a leitura preliminar antes de ir para vÃ*deo aula e quando chego lá já sei bastante o assunto. Eu estava fazendo assim, mas quero que saiba que não tenho sentido que essas duas maneiras em que estava fazendo tem me ajudado muito:
      Primeiro eu tentei o seguinte: fui lendo e marcando e tentava me fazer perguntas mentais para ver se acertava o assunto. Percebi que gastava mais de duas horas com essa técnica em seis páginas.
      Depois eu tentei ir apenas lendo e fazendo marcações e tentando compreender, e percebi que gastava a mesma média de tempo.
      É normal demorar assim no começo?
      Quando você fala "
      esquematizar o conteúdo" o que quer dizer com isso? Não entendi bem essa parte. Você marca o texto na leitura preliminar?

Comentário

• henkkantebellum
        • 22/01/14
        • 2682

henkkantebellum obrigada! Você tem respondido a todas as minhas perguntas e me ajudado bastante. Eu percebi que faço a leitura preliminar antes de ir para vÃ*deo aula e quando chego lá já sei bastante o assunto. Eu estava fazendo assim, mas quero que saiba que não tenho sentido que essas duas maneiras em que estava fazendo tem me ajudado muito:
        Primeiro eu tentei o seguinte: fui lendo e marcando e tentava me fazer perguntas mentais para ver se acertava o assunto. Percebi que gastava mais de duas horas com essa técnica em seis páginas.
        Depois eu tentei ir apenas lendo e fazendo marcações e tentando compreender, e percebi que gastava a mesma média de tempo.
        É normal demorar assim no começo?
        Quando você fala "
        esquematizar o conteúdo" o que quer dizer com isso? Não entendi bem essa parte. Você marca o texto na leitura preliminar?
        Cara, não é normal você levar tudo isso pra ler só seis páginas. E você sabe disso.
        Sua preocupação é dar fluidez ao conteúdo, e não travá-lo desse jeito.

Tá, vou te mostrar um exemplo de uma esquematização de conteúdo.
        Não é marcar texto. Não é isso.
        Perceba.

Esse é o inÃ*cio da CF/88, sem o preâmbulo

"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e MunicÃ*pios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo polÃ*tico.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princÃ*pios:

I - independência nacional;

II - prevalência dos direitos humanos;

III - autodeterminação dos povos;

IV - não-intervenção;

V - igualdade entre os Estados;

VI - defesa da paz;

VII - solução pacÃ*fica dos conflitos;

VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

X - concessão de asilo polÃ*tico.

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, polÃ*tica, social e cultural dos povos da América Latina, visando Ã* formação de uma comunidade latino-americana de nações".

Agora, como eu esquematizo:

Art 1
        A República Federativa do Brasil
        Formada pela união indissolúvel
        U, E, M e DF = se é união indissolúvel destes entes, então é uma Federação, forma de ESTADO, com entes autônomos entre si
        Constitui-se em Estado Democrático de Direito = Democrático = Regime de Governo = Democracia
        Estado Democrático de Direito = Estado se submete as próprias leis que este cria. E, no caso, as leis advém dos representantes do povo OU do próprio povo.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição (definições de República + Regime democrático)

Fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania

IV- e da livre iniciativa
        (primeira parte eu juntei considerando as rimas)

III - a dignidade da pessoa

IV - trabalho

V - pluralismo polÃ*tico.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (check and balances, modelo de Montesquieu)

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
        COGEP
        Construir uma sociedade (...)
        OBJETIVOS
        Garantir o desenvolvimento (...)
        Erradicar a pobreza (...)
        Promover o bem de (...)

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princÃ*pios:

I - independência nacional (soberania interna)

II - prevalência dos direitos humanos (exemplo: pacto da Costa Rica)

III - autodeterminação dos povos (respeito a soberania externa)

IV - não-intervenção (respeito a soberania externa)

V - igualdade entre os Estados (respeito a soberania externa)

VI - defesa da paz (paz)

VII - solução pacÃ*fica dos conflitos (paz)

VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo (paz)

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade (cooperação)

X - concessão de asilo polÃ*tico (artigo que faz referência direta ao espÃ*rito pós ditadura existente na época da CF 88, o qual revelava certos traumas daquela época)
        Você consegue juntar princÃ*pios com ideias parecidas e armazenar menos informações para memorização

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, polÃ*tica, social e cultural dos povos da América Latina, visando Ã* formação de uma comunidade latino-americana de nações (Use o Mercosul como referência, por exemplo)

Expliquei como faz?

Leia o texto mas deixe as informações fluÃ*rem.
        Esquematização necessita de um pouco de "background". Não é tão simples assim, mas você pega o jeito.

Comentário

• SamLeal
          • 19/11/17
          • 13

Valeeeeuuu! Deus te abençoe! Tu tem me ajudado um bocado!

Comentário

• henkkantebellum
            • 22/01/14
            • 2682

Valeeeeuuu! Deus te abençoe! Tu tem me ajudado um bocado!
            De nada!

Como eu disse, esquematização e formas de memorização são pessoais.
            Você que tem que usar os seus esquemas.

Não trave suas leituras. Deixe o conteúdo respirar.
            A primeira leitura não é pra você forçar memorização assim. Isto está errado! Isto te toma muito tempo, o conteúdo não anda, você se cansa sem necessidade.
            Fora que é ineficaz, porque se você não revê/pratica o que leu nos outros dias, você vai esquecer!
            Ficou um tempão forçando memorização de um conteúdo curto (num único dia) pra esquecer logo mais.
            Memorização vem com leituras repetidas. E no decorrer dos dias.

Pra leitura, normalmente eu vou rascunhando nos livros.
            Eu preciso de papel. Preciso de lápis e caneta.
            Não curto tablets pra fazer marcação de conteúdo.
            Mas isso não te impede de usar tablets ou coisas parecidas. Você que sabe o que melhor atenda seus anseios.

Comentário

• SamLeal
              • 19/11/17
              • 13

henkkantebellum poderia me ajudar com mais uma coisa? Quando vai estudar a lei seca, você lê antes ou depois da doutrina?

Comentário

Working...
              X