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Como devo revisar o que estudei?

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  • SamLeal
    started a topic Como devo revisar o que estudei?

    Como devo revisar o que estudei?

    Boa noite guerreiros e colegas concurseiros. Gostaria de saber como voc√™ revisam o material de voc√™s. Eu uso aquele aplicativo online "ciclo de estudo" e quando monto o cronograma sempre ficam algumas disciplinas com 1 hora. Todavia, eu estudo por video aulas + os exerc√*cios. Isso vai me consumir umas seis a oito horas por dia. S√≥ consigo estudar duas disciplinas por dia. Poderiam me dar uma dica de como posso revisar meus conte√ļdos? Grata e que Deus vos aben√ßoe sempre!

  • karolsique
    replied
    henkkantebellum e LSkywalker obrigada pela atenção pessoal!

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  • henkkantebellum
    replied
    Originally posted by LSkywalker View Post

    Eu usei o Leone, mas estou usando o do Lucas pra revisar e aprender aqueles tópicos especiais lá de auditoria.
    Eh isso ai meu guri
    =)

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  • LSkywalker
    replied
    Originally posted by henkkantebellum View Post

    Pior que é kkkk
    O Lucas é meu professor de Auditoria de "mil anos" kkkk
    Acho que a esquematização meio que fica automática quando vc tem aula com ele

    Vc assiste aulas de outros professores e já vai fazendo a esquematização direto kkk

    D√° uma olhada mesmo karolsique
    Eu usei o Leone, mas estou usando o do Lucas pra revisar e aprender aqueles tópicos especiais lá de auditoria.

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  • henkkantebellum
    replied
    Originally posted by LSkywalker View Post

    Olha uma aula do Lucas Salvetti no Exponencial Concursos, eu esquematizo tipo aquilo que ele faz...
    Pior que é kkkk
    O Lucas é meu professor de Auditoria de "mil anos" kkkk
    Acho que a esquematização meio que fica automática quando vc tem aula com ele

    Vc assiste aulas de outros professores e já vai fazendo a esquematização direto kkk

    D√° uma olhada mesmo karolsique

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  • LSkywalker
    replied
    Originally posted by karolsique View Post
    Pode dar exemplos de resumos esquematicos?
    Olha uma aula do Lucas Salvetti no Exponencial Concursos, eu esquematizo tipo aquilo que ele faz...

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  • henkkantebellum
    replied
    Originally posted by karolsique View Post

    nossa, adorei as dicas. Estou aprendendo a estudar agora, ainda me sinto perdida, principalmente quando a demanda é grande como no mundo fiscal. Agora é aplicar na próxima e aprender no que errei nessa.
    vc me ajudou mais uma vez! Primeiro No post sobre mat. Financeira, segui sua dica e estou adorando o livro do Sérgio Carvalho. E agora nesse, obrigada de novo.
    Sérgio Carvalho é meu porto seguro kkkk Só ele pra segurar certas "bombas" dos concurseiros kkkk
    Professor da minha total confiança
    Em exatas, s√≥ ele e o Thiago Pac√*fico tem meu amor. kkkkk
    Que bom que gostou dele
    O Sérgio é didático que só a porra! kkkk
    =)

    O espirito é este mesmo guria.
    Manter a tranquilidade.
    E aprender com a experiência presente pra aplicar na próxima. Até a aprovação.

    O primeiro passo sempre é manter a "cabeça" em ordem.
    Depois, estudar até calejar.
    Por √ļltimo, n√£o desmaiar quando conseguir ser aprovada. kkkk
    A√*, s√≥ curtir.

    Vai pegando os esquemas com a galera aqui e desenvolvendo suas técnicas.
    N√£o sei qual prova de fisco vc vai encarar, mas bons estudos e boa prova.

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  • karolsique
    replied
    Originally posted by henkkantebellum View Post

    Primeira coisa: desesperou, j√° era!
    Controle emocional é tão importante quanto conseguir conhecimento a todo custo. E outra coisa, conhecimento "a todo custo" não existe.
    Conhecimento se ganha com estudo cadenciado.

    Segunda coisa: Desespero leva a "tempo morto" nos estudos.
    Pode perceber.
    Tem tempo que √© perdido em "preocupa√ß√Ķes", ao inv√©s de estudar. Fora a concentra√ß√£o que √© mitigada pela preocupa√ß√£o.
    Tempo, ainda mais em pós edital, é precioso demais.

    Se tem muita coisa pra pouco tempo, das duas uma:
    1- Estuda do jeito que der. Veja se você passa ou não. Se você não passar, levar a experiência (positiva ou negativa) para a próxima prova.
    2- Desista.

    Se tem muita coisa pra estudar, veja se isso se traduz em matérias novas que todos os candidatos terão que estudar desde o começo também.
    Se acontece algo assim, ent√£o n√£o vale a pena se desesperar. Estude bem e tente se destacar dos demais, afinal, todos estar√£o nas mesmas condi√ß√Ķes.

    Mas se tiver muita coisa pra estudar por falta de preparo anterior, a√*...se desesperar pelo que voc√™ n√£o fez n√£o tem o m√*nimo sentido.
    Faça as coisas dentro da sua realidade.
    Se você não passar, aprenda com os erros e recomece "melhor" pra próxima prova do seu interesse.

    Eu estou estudando exatamente do jeito que t√ī falando.
    A revis√£o de um conte√ļdo trabalhado em 1h tem que levar (no m√°ximo) 5 min pra ser revisto no pr√≥ximo dia. Pra isso, resumos tem que ser sucintos. Igual o LSkywalker falou.
    Se você não resume ou esquematiza direito, você praticamente tem que rever tudo novamente. E isso é totalmente contraproducente.

    Um esquema de ciclo de revis√£o
    1 h estudada num dia => material esquematizado => próximo dia 5 min de revisão do que foi visto no dia anterior + 1h do que será visto no presente dia
    A√* coloca a√* o esquema de revis√£o de 7 dias, de um m√™s..
    E assim por diante.

    Quando tiver um outro p√≥s edital, fa√ßa o ciclo de revis√Ķes corretamente.
    Pós edital é pra revisar e aprender uma ou outra matéria nova.
    Pós edital é pra manter (a grosso modo) as coisas já aprendidas ANTES na memória de curto prazo.
    nossa, adorei as dicas. Estou aprendendo a estudar agora, ainda me sinto perdida, principalmente quando a demanda é grande como no mundo fiscal. Agora é aplicar na próxima e aprender no que errei nessa.
    vc me ajudou mais uma vez! Primeiro No post sobre mat. Financeira, segui sua dica e estou adorando o livro do Sérgio Carvalho. E agora nesse, obrigada de novo.

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  • henkkantebellum
    replied
    Originally posted by karolsique View Post

    eu comecei fazendo isso, mas depois q saiu o edital foi um desespero só. Muita coisa pra vencer em pouco tempo, como inserir a revisão de tudo e ainda andar rápido? Esse tem sido meu dilema, talvez pela falta de experiência.
    Primeira coisa: desesperou, j√° era!
    Controle emocional é tão importante quanto conseguir conhecimento a todo custo. E outra coisa, conhecimento "a todo custo" não existe.
    Conhecimento se ganha com estudo cadenciado.

    Segunda coisa: Desespero leva a "tempo morto" nos estudos.
    Pode perceber.
    Tem tempo que √© perdido em "preocupa√ß√Ķes", ao inv√©s de estudar. Fora a concentra√ß√£o que √© mitigada pela preocupa√ß√£o.
    Tempo, ainda mais em pós edital, é precioso demais.

    Se tem muita coisa pra pouco tempo, das duas uma:
    1- Estuda do jeito que der. Veja se você passa ou não. Se você não passar, levar a experiência (positiva ou negativa) para a próxima prova.
    2- Desista.

    Se tem muita coisa pra estudar, veja se isso se traduz em matérias novas que todos os candidatos terão que estudar desde o começo também.
    Se acontece algo assim, ent√£o n√£o vale a pena se desesperar. Estude bem e tente se destacar dos demais, afinal, todos estar√£o nas mesmas condi√ß√Ķes.

    Mas se tiver muita coisa pra estudar por falta de preparo anterior, a√*...se desesperar pelo que voc√™ n√£o fez n√£o tem o m√*nimo sentido.
    Faça as coisas dentro da sua realidade.
    Se você não passar, aprenda com os erros e recomece "melhor" pra próxima prova do seu interesse.

    Eu estou estudando exatamente do jeito que t√ī falando.
    A revis√£o de um conte√ļdo trabalhado em 1h tem que levar (no m√°ximo) 5 min pra ser revisto no pr√≥ximo dia. Pra isso, resumos tem que ser sucintos. Igual o LSkywalker falou.
    Se você não resume ou esquematiza direito, você praticamente tem que rever tudo novamente. E isso é totalmente contraproducente.

    Um esquema de ciclo de revis√£o
    1 h estudada num dia => material esquematizado => próximo dia 5 min de revisão do que foi visto no dia anterior + 1h do que será visto no presente dia
    A√* coloca a√* o esquema de revis√£o de 7 dias, de um m√™s..
    E assim por diante.

    Quando tiver um outro p√≥s edital, fa√ßa o ciclo de revis√Ķes corretamente.
    Pós edital é pra revisar e aprender uma ou outra matéria nova.
    Pós edital é pra manter (a grosso modo) as coisas já aprendidas ANTES na memória de curto prazo.

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  • karolsique
    replied
    Originally posted by henkkantebellum View Post

    Se você não revisa, vc não vai lembrar de nada mesmo pessoa.
    A√* os assuntos que voc√™ estudou (e se esfor√ßou para aprender) ser√£o esquecidos.

    Sugest√£o (√© um exemplo, mas a√* vc adapta a ideia para a sua realidade)

    Faça um ciclo de até 6 matérias/dia

    1-Considere uma carga de estudos de 9h/dia (por exemplo)
    2-Logo, uma hora e meia para cada assunto
    3-Esquematize cada assunto estudado
    4-O que vc estudou num dia deve ser revisto no posterior, antes de iniciar um conte√ļdo novo
    5-Cumpra os ciclos de revis√Ķes, principalmente aquele das 24h
    6-Fazer exerc√*cios constantemente
    eu comecei fazendo isso, mas depois q saiu o edital foi um desespero só. Muita coisa pra vencer em pouco tempo, como inserir a revisão de tudo e ainda andar rápido? Esse tem sido meu dilema, talvez pela falta de experiência.

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  • henkkantebellum
    replied
    Originally posted by karolsique View Post

    Obrigada pela ajuda, deu pra clarear. Estou lutando contra um edital aberto, sem praticamente revisar nada so pra poder cobrir a maior qntidade de assunto possivel, sendo a primeira vez que sento pra estudar de verdade. J√° estou sofrendo com o esquecimento do q estudei h√° alguns meses, ta fogo.
    Se você não revisa, vc não vai lembrar de nada mesmo pessoa.
    A√* os assuntos que voc√™ estudou (e se esfor√ßou para aprender) ser√£o esquecidos.

    Sugest√£o (√© um exemplo, mas a√* vc adapta a ideia para a sua realidade)

    Faça um ciclo de até 6 matérias/dia

    1-Considere uma carga de estudos de 9h/dia (por exemplo)
    2-Logo, uma hora e meia para cada assunto
    3-Esquematize cada assunto estudado
    4-O que vc estudou num dia deve ser revisto no posterior, antes de iniciar um conte√ļdo novo
    5-Cumpra os ciclos de revis√Ķes, principalmente aquele das 24h
    6-Fazer exerc√*cios constantemente

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  • karolsique
    replied
    Originally posted by MajinBoo View Post

    Apenas um exemplo: http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...axa-tributario

    Mas o importante é que você tem que fazer o seu próprio resumo, buscando na matéria o que de fato é importante.
    Geralmente em cursos pdf também há alguns desses resumos no meio do material.
    Obrigada pela ajuda, deu pra clarear. Estou lutando contra um edital aberto, sem praticamente revisar nada so pra poder cobrir a maior qntidade de assunto possivel, sendo a primeira vez que sento pra estudar de verdade. J√° estou sofrendo com o esquecimento do q estudei h√° alguns meses, ta fogo.

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  • MajinBoo
    replied
    Originally posted by karolsique View Post
    Pode dar exemplos de resumos esquematicos?
    Apenas um exemplo: http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...axa-tributario

    Mas o importante é que você tem que fazer o seu próprio resumo, buscando na matéria o que de fato é importante.
    Geralmente em cursos pdf também há alguns desses resumos no meio do material.

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  • karolsique
    replied
    Originally posted by Tanelorn View Post

    Karolsique, n√£o tenho certeza, me corrijam por favor se eu estiver errado. Mas, acho que seria algo semelhante a este exemplo aqui abaixo:

    https://www.mindmeister.com/pt/435941334/o-mapa-do-itil

    O CMapTools que indiquei acima faz algo semelhante. O Mindmeister trabalha com mapas mentais e o CMapTools com mapas conceituais. Esses dois tipos de mapas s√£o um pouco diferentes.
    mt obg.

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  • Tanelorn
    replied
    Originally posted by karolsique View Post
    Pode dar exemplos de resumos esquematicos?
    Karolsique, n√£o tenho certeza, me corrijam por favor se eu estiver errado. Mas, acho que seria algo semelhante a este exemplo aqui abaixo:

    https://www.mindmeister.com/pt/435941334/o-mapa-do-itil

    O CMapTools que indiquei acima faz algo semelhante. O Mindmeister trabalha com mapas mentais e o CMapTools com mapas conceituais. Esses dois tipos de mapas s√£o um pouco diferentes.

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  • karolsique
    replied
    Pode dar exemplos de resumos esquematicos?

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  • LSkywalker
    replied
    Resumos esquemáticos que vc faz das aulas é ctz a melhor técnica.

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  • SamLeal
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    Tanelorn valeu! Vou dar uma olhada, grande abraço e fica com Deus!

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  • Tanelorn
    replied
    Utilize também ferramentas ou softwares para a gestão do conhecimento. Um bom exemplo é o aplicativo chamado ANKI. Ele praticamente me fez repensar meu jeito de estudar as coisas.

    Tutoriais sobre o ANKI:

    https://www.youtube.com/watch?v=xldr...jT4_lrS6D_7EEL

    Recomendo também a utilização do CMapTools uma ferramenta para elaboração de mapas conceituais que você pode utilizar em conjunto com o ANKI.

    Tutorial para o CMapTools:

    https://www.youtube.com/watch?v=W4fN...8ILoh0WCpo9lg3

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  • MajinBoo
    replied
    O ideal seria fazer resumos esquem√°ticos de todas as mat√©rias, e usar isto para fazer as revis√Ķes. √Č muito √ļtil, principalmente quando sai o edital e voc√™ n√£o tem muito tempo para ler tudo.

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