Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como devo revisar o que estudei?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • SamLeal
    • 19/11/17
    • 13

Como devo revisar o que estudei?

Boa noite guerreiros e colegas concurseiros. Gostaria de saber como você revisam o material de vocês. Eu uso aquele aplicativo online "ciclo de estudo" e quando monto o cronograma sempre ficam algumas disciplinas com 1 hora. Todavia, eu estudo por video aulas + os exercÃ*cios. Isso vai me consumir umas seis a oito horas por dia. Só consigo estudar duas disciplinas por dia. Poderiam me dar uma dica de como posso revisar meus conteúdos? Grata e que Deus vos abençoe sempre!
  • MajinBoo
    • 19/09/14
    • 209

O ideal seria fazer resumos esquemáticos de todas as matérias, e usar isto para fazer as revisões. É muito útil, principalmente quando sai o edital e você não tem muito tempo para ler tudo.

Comentário

• Tanelorn
      • 02/05/11
      • 193

Utilize também ferramentas ou softwares para a gestão do conhecimento. Um bom exemplo é o aplicativo chamado ANKI. Ele praticamente me fez repensar meu jeito de estudar as coisas.

Tutoriais sobre o ANKI:

https://www.youtube.com/watch?v=xldr...jT4_lrS6D_7EEL

Recomendo também a utilização do CMapTools uma ferramenta para elaboração de mapas conceituais que você pode utilizar em conjunto com o ANKI.

Tutorial para o CMapTools:

https://www.youtube.com/watch?v=W4fN...8ILoh0WCpo9lg3

Comentário

• SamLeal
        • 19/11/17
        • 13

Tanelorn valeu! Vou dar uma olhada, grande abraço e fica com Deus!

Comentário

• LSkywalker
          • 07/03/14
          • 1825

Resumos esquemáticos que vc faz das aulas é ctz a melhor técnica.

Comentário

• karolsique
            • 17/08/17
            • 11

Pode dar exemplos de resumos esquematicos?

Comentário

• Tanelorn
              • 02/05/11
              • 193

Originally posted by karolsique View Post
              Karolsique, não tenho certeza, me corrijam por favor se eu estiver errado. Mas, acho que seria algo semelhante a este exemplo aqui abaixo:

https://www.mindmeister.com/pt/435941334/o-mapa-do-itil

O CMapTools que indiquei acima faz algo semelhante. O Mindmeister trabalha com mapas mentais e o CMapTools com mapas conceituais. Esses dois tipos de mapas são um pouco diferentes.

Comentário

• karolsique
                • 17/08/17
                • 11

Originally posted by Tanelorn View Post

Karolsique, não tenho certeza, me corrijam por favor se eu estiver errado. Mas, acho que seria algo semelhante a este exemplo aqui abaixo:

https://www.mindmeister.com/pt/435941334/o-mapa-do-itil

O CMapTools que indiquei acima faz algo semelhante. O Mindmeister trabalha com mapas mentais e o CMapTools com mapas conceituais. Esses dois tipos de mapas são um pouco diferentes.
                mt obg.

Comentário

• MajinBoo
                  • 19/09/14
                  • 209

Apenas um exemplo: http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...axa-tributario

Mas o importante é que você tem que fazer o seu próprio resumo, buscando na matéria o que de fato é importante.
                  Geralmente em cursos pdf também há alguns desses resumos no meio do material.

Comentário

• karolsique
                    • 17/08/17
                    • 11

Originally posted by MajinBoo View Post

Apenas um exemplo: http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...axa-tributario

Mas o importante é que você tem que fazer o seu próprio resumo, buscando na matéria o que de fato é importante.
                    Geralmente em cursos pdf também há alguns desses resumos no meio do material.
                    Obrigada pela ajuda, deu pra clarear. Estou lutando contra um edital aberto, sem praticamente revisar nada so pra poder cobrir a maior qntidade de assunto possivel, sendo a primeira vez que sento pra estudar de verdade. Já estou sofrendo com o esquecimento do q estudei há alguns meses, ta fogo.

Comentário

• henkkantebellum
                      • 22/01/14
                      • 2682

Obrigada pela ajuda, deu pra clarear. Estou lutando contra um edital aberto, sem praticamente revisar nada so pra poder cobrir a maior qntidade de assunto possivel, sendo a primeira vez que sento pra estudar de verdade. Já estou sofrendo com o esquecimento do q estudei há alguns meses, ta fogo.
                      Se você não revisa, vc não vai lembrar de nada mesmo pessoa.
                      AÃ* os assuntos que você estudou (e se esforçou para aprender) serão esquecidos.

Sugestão (é um exemplo, mas aÃ* vc adapta a ideia para a sua realidade)

Faça um ciclo de até 6 matérias/dia

1-Considere uma carga de estudos de 9h/dia (por exemplo)
                      2-Logo, uma hora e meia para cada assunto
                      3-Esquematize cada assunto estudado
                      4-O que vc estudou num dia deve ser revisto no posterior, antes de iniciar um conteúdo novo
                      5-Cumpra os ciclos de revisões, principalmente aquele das 24h
                      6-Fazer exercÃ*cios constantemente

Comentário

• karolsique
                        • 17/08/17
                        • 11

Originally posted by henkkantebellum View Post

Se você não revisa, vc não vai lembrar de nada mesmo pessoa.
                        AÃ* os assuntos que você estudou (e se esforçou para aprender) serão esquecidos.

Sugestão (é um exemplo, mas aÃ* vc adapta a ideia para a sua realidade)

Faça um ciclo de até 6 matérias/dia

1-Considere uma carga de estudos de 9h/dia (por exemplo)
                        2-Logo, uma hora e meia para cada assunto
                        3-Esquematize cada assunto estudado
                        4-O que vc estudou num dia deve ser revisto no posterior, antes de iniciar um conteúdo novo
                        5-Cumpra os ciclos de revisões, principalmente aquele das 24h
                        6-Fazer exercÃ*cios constantemente
                        eu comecei fazendo isso, mas depois q saiu o edital foi um desespero só. Muita coisa pra vencer em pouco tempo, como inserir a revisão de tudo e ainda andar rápido? Esse tem sido meu dilema, talvez pela falta de experiência.

Comentário

• henkkantebellum
                          • 22/01/14
                          • 2682

eu comecei fazendo isso, mas depois q saiu o edital foi um desespero só. Muita coisa pra vencer em pouco tempo, como inserir a revisão de tudo e ainda andar rápido? Esse tem sido meu dilema, talvez pela falta de experiência.
                          Primeira coisa: desesperou, já era!
                          Controle emocional é tão importante quanto conseguir conhecimento a todo custo. E outra coisa, conhecimento "a todo custo" não existe.
                          Conhecimento se ganha com estudo cadenciado.

Segunda coisa: Desespero leva a "tempo morto" nos estudos.
                          Pode perceber.
                          Tem tempo que é perdido em "preocupações", ao invés de estudar. Fora a concentração que é mitigada pela preocupação.
                          Tempo, ainda mais em pós edital, é precioso demais.

Se tem muita coisa pra pouco tempo, das duas uma:
                          1- Estuda do jeito que der. Veja se você passa ou não. Se você não passar, levar a experiência (positiva ou negativa) para a próxima prova.
                          2- Desista.

Se tem muita coisa pra estudar, veja se isso se traduz em matérias novas que todos os candidatos terão que estudar desde o começo também.
                          Se acontece algo assim, então não vale a pena se desesperar. Estude bem e tente se destacar dos demais, afinal, todos estarão nas mesmas condições.

Mas se tiver muita coisa pra estudar por falta de preparo anterior, aÃ*...se desesperar pelo que você não fez não tem o mÃ*nimo sentido.
                          Faça as coisas dentro da sua realidade.
                          Se você não passar, aprenda com os erros e recomece "melhor" pra próxima prova do seu interesse.

Eu estou estudando exatamente do jeito que tô falando.
                          A revisão de um conteúdo trabalhado em 1h tem que levar (no máximo) 5 min pra ser revisto no próximo dia. Pra isso, resumos tem que ser sucintos. Igual o LSkywalker falou.
                          Se você não resume ou esquematiza direito, você praticamente tem que rever tudo novamente. E isso é totalmente contraproducente.

Um esquema de ciclo de revisão
                          1 h estudada num dia => material esquematizado => próximo dia 5 min de revisão do que foi visto no dia anterior + 1h do que será visto no presente dia
                          AÃ* coloca aÃ* o esquema de revisão de 7 dias, de um mês..
                          E assim por diante.

Quando tiver um outro pós edital, faça o ciclo de revisões corretamente.
                          Pós edital é pra revisar e aprender uma ou outra matéria nova.
                          Pós edital é pra manter (a grosso modo) as coisas já aprendidas ANTES na memória de curto prazo.

Comentário

• karolsique
                            • 17/08/17
                            • 11

Primeira coisa: desesperou, já era!
                            Controle emocional é tão importante quanto conseguir conhecimento a todo custo. E outra coisa, conhecimento "a todo custo" não existe.
                            Conhecimento se ganha com estudo cadenciado.

Segunda coisa: Desespero leva a "tempo morto" nos estudos.
                            Pode perceber.
                            Tem tempo que é perdido em "preocupações", ao invés de estudar. Fora a concentração que é mitigada pela preocupação.
                            Tempo, ainda mais em pós edital, é precioso demais.

Se tem muita coisa pra pouco tempo, das duas uma:
                            1- Estuda do jeito que der. Veja se você passa ou não. Se você não passar, levar a experiência (positiva ou negativa) para a próxima prova.
                            2- Desista.

Se tem muita coisa pra estudar, veja se isso se traduz em matérias novas que todos os candidatos terão que estudar desde o começo também.
                            Se acontece algo assim, então não vale a pena se desesperar. Estude bem e tente se destacar dos demais, afinal, todos estarão nas mesmas condições.

Mas se tiver muita coisa pra estudar por falta de preparo anterior, aÃ*...se desesperar pelo que você não fez não tem o mÃ*nimo sentido.
                            Faça as coisas dentro da sua realidade.
                            Se você não passar, aprenda com os erros e recomece "melhor" pra próxima prova do seu interesse.

Eu estou estudando exatamente do jeito que tô falando.
                            A revisão de um conteúdo trabalhado em 1h tem que levar (no máximo) 5 min pra ser revisto no próximo dia. Pra isso, resumos tem que ser sucintos. Igual o LSkywalker falou.
                            Se você não resume ou esquematiza direito, você praticamente tem que rever tudo novamente. E isso é totalmente contraproducente.

Um esquema de ciclo de revisão
                            1 h estudada num dia => material esquematizado => próximo dia 5 min de revisão do que foi visto no dia anterior + 1h do que será visto no presente dia
                            AÃ* coloca aÃ* o esquema de revisão de 7 dias, de um mês..
                            E assim por diante.

Quando tiver um outro pós edital, faça o ciclo de revisões corretamente.
                            Pós edital é pra revisar e aprender uma ou outra matéria nova.
                            Pós edital é pra manter (a grosso modo) as coisas já aprendidas ANTES na memória de curto prazo.
                            nossa, adorei as dicas. Estou aprendendo a estudar agora, ainda me sinto perdida, principalmente quando a demanda é grande como no mundo fiscal. Agora é aplicar na próxima e aprender no que errei nessa.
                            vc me ajudou mais uma vez! Primeiro No post sobre mat. Financeira, segui sua dica e estou adorando o livro do Sérgio Carvalho. E agora nesse, obrigada de novo.

Comentário

• henkkantebellum
                              • 22/01/14
                              • 2682

nossa, adorei as dicas. Estou aprendendo a estudar agora, ainda me sinto perdida, principalmente quando a demanda é grande como no mundo fiscal. Agora é aplicar na próxima e aprender no que errei nessa.
                              vc me ajudou mais uma vez! Primeiro No post sobre mat. Financeira, segui sua dica e estou adorando o livro do Sérgio Carvalho. E agora nesse, obrigada de novo.
                              Sérgio Carvalho é meu porto seguro kkkk Só ele pra segurar certas "bombas" dos concurseiros kkkk
                              Professor da minha total confiança
                              Em exatas, só ele e o Thiago PacÃ*fico tem meu amor. kkkkk
                              Que bom que gostou dele
                              O Sérgio é didático que só a porra! kkkk
                              =)

O espirito é este mesmo guria.
                              Manter a tranquilidade.
                              E aprender com a experiência presente pra aplicar na próxima. Até a aprovação.

O primeiro passo sempre é manter a "cabeça" em ordem.
                              Depois, estudar até calejar.
                              Por último, não desmaiar quando conseguir ser aprovada. kkkk
                              AÃ*, só curtir.

Vai pegando os esquemas com a galera aqui e desenvolvendo suas técnicas.
                              Não sei qual prova de fisco vc vai encarar, mas bons estudos e boa prova.

Comentário

• LSkywalker
                                • 07/03/14
                                • 1825

Olha uma aula do Lucas Salvetti no Exponencial Concursos, eu esquematizo tipo aquilo que ele faz...

Comentário

• henkkantebellum
                                  • 22/01/14
                                  • 2682

Originally posted by LSkywalker View Post

Olha uma aula do Lucas Salvetti no Exponencial Concursos, eu esquematizo tipo aquilo que ele faz...
                                  Pior que é kkkk
                                  O Lucas é meu professor de Auditoria de "mil anos" kkkk
                                  Acho que a esquematização meio que fica automática quando vc tem aula com ele

Vc assiste aulas de outros professores e já vai fazendo a esquematização direto kkk

Dá uma olhada mesmo karolsique

Comentário

• LSkywalker
                                    • 07/03/14
                                    • 1825

Pior que é kkkk
                                    O Lucas é meu professor de Auditoria de "mil anos" kkkk
                                    Acho que a esquematização meio que fica automática quando vc tem aula com ele

Vc assiste aulas de outros professores e já vai fazendo a esquematização direto kkk

Dá uma olhada mesmo karolsique
                                    Eu usei o Leone, mas estou usando o do Lucas pra revisar e aprender aqueles tópicos especiais lá de auditoria.

Comentário

• henkkantebellum
                                      • 22/01/14
                                      • 2682

Originally posted by LSkywalker View Post

Eu usei o Leone, mas estou usando o do Lucas pra revisar e aprender aqueles tópicos especiais lá de auditoria.
                                      Eh isso ai meu guri
                                      =)

Comentário

• karolsique
                                        • 17/08/17
                                        • 11

henkkantebellum e LSkywalker obrigada pela atenção pessoal!

Comentário

Working...
                                        X