Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como fazer resumos?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • João Costa
    • 08/01/18
    • 6

Como fazer resumos?

Caros colegas na batalha do concurso, me encontro num empasse.

J? venho estudando para concursos h? algum tempo e sempre me encontro com a quest?o de como fazer um resumo da mat?ria ou algo semelhante se em um concurso p?blico pode cair qualquer coisa que est? no edital, e muitas vezes em minucias. N?o me refiro a apenas a resumos mas anota?oes, esquemas, mapas mentais e demais outras formas de estudo.

Por exemplo, Regimento Interno o Superior Tribunal Militar, como se faz o resumo das compet?ncias do Plen?rio quando o art 4? que trata do assunto tem 30 incisos, v?rios deles com sub-itens? Isso sem falar das compet?ncias do relator e do presidente. Artigos que s?o basicamente listas e listas de assuntos e qualquer uma deles pode cair na prova. Como se resume isso, se ? que pode ser resumido para um estudo mais eficiente.

Em outra situa??o, temos artigos como o 316, do CPPM. "A autoridade que determinar per?cia formular? os quesitos que entender necess?rios. Poder?o, igualmente, faz?-lo: no inqu?rito, o indiciado; e, durante a instru??o criminal, o MP e o acusado, em prazo que lhes for marcado para aquele fim, pelo auditor".

Isso aqui ? o assunto inteiro e, aos meus olhos, n?o tem o que resumir, e ? claro, ? apenas uma por?ao da mat?ria inteira, cheia de artigos de 2 ou 3 linhas que dizem tudo que precisam dizer e eu n?o entendo como posso transformar isso em um conte?do mais eficiente para estudos.

? uma situa??o que me ilude muito, porque TUDO tem chance de ser cobrado na prova, e eu n?o entendo como ? poss?vel resumir esse conte?do, mas ao mesmo tempo ler a legisla??o por inteira n?o ? ideal.

Ent?o colegas que est?o tamb?m nessa luta, lhes pergunto, como voc?s fazem seus resumos, anota??es, etc? Como voc?s conseguem condicionar legisla??es de dezenas e centenas de artigos, incisos e par?grafos para um melhor estudo?
  • ldeabreusantana
    • 15/06/17
    • 2

Saudacoes, amigo.

Eu faoo sempre a seguinte pergunta a mim mesmo: Sera que vou lembrar disso amanha?
    Se nao... anoto e procuro revisar sempre em horarios ou situacoes nao muito propicias para estudar algo novo (dentro de um onibus por ex)
    Depois de algumas revisoes.. aquilo ja esta no sangue e me desapego desse resumo aos poucos.

Evidentemente nao da pra guardar ou anotar tudo... os "profissionais dos concursos" ate recomendam voce marcar mais do que anotar pois perde muito tempo escrevendo (cada pessoa e diferente, eu me dou bem com os resumos e minhas pontuacoes sao mais altas justamente nas disciplinas que nao economizei a tinta da caneta)

Gosto de usar canetas coloridas.. associar o vermelho com negacao.. fazer fluxogramas (quando o que voce quer decorar representa uma cadeia ou sequencia.. ps: faco muito isso em Tributario que e uma disciplina cheia dos "porens") e adoto um resumo por PDF (livros costumo somente marcar)

Conclusao: ainda nao fui aprovado, mas decidi ir na contramao do que muitos dizem ser "a maneira correta de estudar" e melhorei MUITO escrevendo. Tente fazer o mesmo.

Bons estudos

Comentário

• jonovato
      • 24/10/14
      • 112

A resposta do idea eh boa, e acrescento mais um questionamento que voce precisa se fazer. Alem de se perguntar se a informacao sera lembrada amanha, pergunte-se: Eu vou querer rever esse resumo amanha?

Por que se fazer esta pergunta? Simples. Voce deve resumir de uma forma que vc sinta vontade de reler novamente. Para resolver isso, soh na tentativa e erro. Uma hora vc vai achar o metodo de resumo que te faz sentir vontade de reler.

Por exemplo, eu resumo leis no marco-texto mesmo, jah tenho as manhas de saber o que normalmente pode ser cobrado, entao marco tudo na lei seca. Para outras coisas, como materias mais teoricas, redijo mapas mentais bem suscintos, as vezes no Xmind, as vezes no caderno.

Mas sinceramente, depois de um tempo parta soh para resolucao de questoes. Chega uma hora que vc nem vai olhar resumo mais, soh um ponto ou outro, portanto nao exagere na elaboracao de resumos, mantenha simples e agradavel de reler.

Eu consegui minhas aprovacoes e devo grande parte do sucesso aos resumos, sobretudo no inicio dos estudos. Boa sorte!

Comentário

• jcssantos
        • 09/08/16
        • 4

Boa noite galera!
        tenho um grande problema em elaborar um resumo, leio e releio, e não consigo desencanar quase nada de um PDF. Existe alguma técnica a ser seguidas, tipo perguntas a serem feitas para tirar algo?

Comentário

• MajinBoo
          • 19/09/14
          • 209

Originally posted by Joo Costa View Post
          Caros colegas na batalha do concurso, me encontro num empasse.

J? venho estudando para concursos h? algum tempo e sempre me encontro com a quest?o de como fazer um resumo da mat?ria ou algo semelhante se em um concurso p?blico pode cair qualquer coisa que est? no edital, e muitas vezes em minucias. N?o me refiro a apenas a resumos mas anota?oes, esquemas, mapas mentais e demais outras formas de estudo.

Por exemplo, Regimento Interno o Superior Tribunal Militar, como se faz o resumo das compet?ncias do Plen?rio quando o art 4? que trata do assunto tem 30 incisos, v?rios deles com sub-itens? Isso sem falar das compet?ncias do relator e do presidente. Artigos que s?o basicamente listas e listas de assuntos e qualquer uma deles pode cair na prova. Como se resume isso, se ? que pode ser resumido para um estudo mais eficiente.

Em outra situa??o, temos artigos como o 316, do CPPM. "A autoridade que determinar per?cia formular? os quesitos que entender necess?rios. Poder?o, igualmente, faz?-lo: no inqu?rito, o indiciado; e, durante a instru??o criminal, o MP e o acusado, em prazo que lhes for marcado para aquele fim, pelo auditor".

Isso aqui ? o assunto inteiro e, aos meus olhos, n?o tem o que resumir, e ? claro, ? apenas uma por?ao da mat?ria inteira, cheia de artigos de 2 ou 3 linhas que dizem tudo que precisam dizer e eu n?o entendo como posso transformar isso em um conte?do mais eficiente para estudos.

? uma situa??o que me ilude muito, porque TUDO tem chance de ser cobrado na prova, e eu n?o entendo como ? poss?vel resumir esse conte?do, mas ao mesmo tempo ler a legisla??o por inteira n?o ? ideal.

Ent?o colegas que est?o tamb?m nessa luta, lhes pergunto, como voc?s fazem seus resumos, anota??es, etc? Como voc?s conseguem condicionar legisla??es de dezenas e centenas de artigos, incisos e par?grafos para um melhor estudo?
          Se qualquer item do regimento pode cair na prova, então acho que não haveria motivo para resumir, então...
          Acho que vale uma reflexão para tentar entender o que de fato é mais importante, num contexto geral desse seu concurso.

Comentário

Working...
          X