Announcement

Collapse
No announcement yet.

Nervosismo durante a prova.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • kenkem
    • 17/01/13
    • 91

Nervosismo durante a prova.

Pessoal, tudo bem?

Estou tendo um problema muito chato durante as provas: tremedeira incontrolável nas mãos devido, eu creio, ao nervosismo do momento - o que faz eu ter um desconforto enorme tanto para passar o gabarito como para fazer uma prova discursiva. Já tive apuros por isso, e poderia ter tido um resultado muito melhor caso eu me controlasse e não ficasse "refém" das minhas próprias mãos.
    Então, gostaria de saber se alguém já passou por isso e se conseguiu resolver o problema? O que vocês fazem para se sentir mais tranquilos durante a prova? O que eu poderia fazer antes da prova (além de uma boa preparação, é claro) para ter mais controle?

Desde já, obrigado.
  • I_marchesini
    • 21/06/10
    • 21

Originally posted by kenkem View Post
    Pessoal, tudo bem?

Estou tendo um problema muito chato durante as provas: tremedeira incontrolável nas mãos devido, eu creio, ao nervosismo do momento - o que faz eu ter um desconforto enorme tanto para passar o gabarito como para fazer uma prova discursiva. Já tive apuros por isso, e poderia ter tido um resultado muito melhor caso eu me controlasse e não ficasse "refém" das minhas próprias mãos.
    Então, gostaria de saber se alguém já passou por isso e se conseguiu resolver o problema? O que vocês fazem para se sentir mais tranquilos durante a prova? O que eu poderia fazer antes da prova (além de uma boa preparação, é claro) para ter mais controle?

Desde já, obrigado.
    Cara, atividades físicas ajudam muito a manter o equilíbrio emocional, não deixe de fazê-las, principalmente nos dias que antecedem a prova. As aeróbicas (caminhada, corrida, ciclismo, etc.) te dão energia e aumentam a concentração, foco e disposição para os estudos. Além disso, procure fazer práticas como Yoga, respirar corretamente para controlar a ansiedade. Meditar é uma poderosa ferramenta, experimente sentar com a coluna ereta e, de olhos fechados, apenas observar a sua respiração. Comece com poucos minutos por dia e, gradativamente, aumente o tempo até sentir que consegue aquietar a mente. Sugiro que assista a este vídeo no YT: https://www.youtube.com/watch?v=269gBm0eh0Y&t=262s

Se for o caso, experimente tomar medicamentos fitoterápicos à base de passiflora incarnata (maracujá) que também ajudam nesses casos, o Sintocalmy é excelente!

Bons estudos!

Comentário

• fcoleti
      • 19/03/15
      • 17

Eu procuro fazer uns exercícios de respiração por alguns minutos, naquele tempo que antecede a prova (quando você já está na sala, mas o fiscal ainda não entregou a prova). Algo como, inspirar enchendo a barriga, segurar por uns 5 segundos e soltar bem lentamente. Dá uma sensação muito boa. Treine em casa. Tem um app chamado "Prana Breath" muito legal sobre isso.

Comentário

• MajinBoo
        • 19/09/14
        • 203

De repente seria bom voc? ter uma consulta com algum profissional (um psic?logo, por exemplo)

Comentário

Working...
        X