Announcement

Collapse
No announcement yet.

como conseguir estudar....

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Tiemy
    • 19/12/06
    • 2

como conseguir estudar....

Oi para todos, faz pouco tempo que comecei a estudar, vejo que as pessoas estudam várias horas por dia, mas eu infelizmente ainda não consegui ficar tanto tempo estudando, eu perco a concentração depois de umas 3h de estudo, e acabo me desligando, o que devo fazer?
    Tem alguém que passa ou ja passou por isso também.
    Grata pela atenção
  • Tata
    • 25/11/06
    • 11

Tiemy, tenha calma, estudar é como fazer musculação, se vc nunca fez antes, vc não consegue chegar lá e levantar pesos por 2 horas, isso vc só conseguiria depois de um certo tempo aumentando gradativamente. Outra coisa também é que não se deve estudar por mais de 1h30min seguidos, faça intervalos sempre.
    Quando eu comecei a estudar, estudava uma hora e ficava cansada, fui aumentando aos poucos minhas horas de estudo e hoje eu já consigo estudar tranquilamente umas 6h por dia.

Comentário

• Tiemy
      • 19/12/06
      • 2

Oi Tata, valeu pelas dicas.
      E sempre bom compartilhar experiencia com os outros.
      Estamos em uma batalha e acredito que a uniao aqui com certeza ajuda e mto, nos competimos com nos mesmos nao com os que estao ao nosso lado...

Comentário

• guerra_pe
        • 25/11/06
        • 244

Olá Galerinha,

outra coisa fundamental é alternar as matéias, exemplo:

1h30mim Dir Const.
        15mim intervalo
        1h30mim Contabilidade....

desta forma sua mente trabalha de forma diferente enquanto descansa a outra..dando maior produtividade

abraços

Comentário

• JeanMarcell
          • 25/11/06
          • 1009

Exatamente. E sempre dar uns 10min de descanso a cada 50min estudados

Comentário

• ragnerbm
            • 15/01/07
            • 14

Sou novato no forum e também em concursos públicos. Comecei no meio do ano passado. Até agora eu fiz somente dois concursos: Tribunal de justiça militar e o TRF. Fiz minha inscrição no MPU e também estou estudando. Meu problema é diferente, pois consigo estudar umas 8 horas em um dia, mas no outro eu já diminuo até não estudar nada. Mas vamos tentando que um dia serei capaz de manter o rítmo

Comentário

• guerra_pe
              • 25/11/06
              • 244

Caro ragnerbm,

sei como é isso!!!! acontece com todos...eu utilizo o método do pensamento motivacional, ou seja, sempre buscando algo que possa me estimular para não perder o rítmo.Nas horas de pouca concentração,tente resolver exercícios, comigo funciona.
              Vc divide o dia para várias matérias? isso ajuda bastante.

abraços e bons estudos

Comentário

• Arnaldo
                • 26/10/06
                • 646

É difícil mesmo.

Faz 10 dias que estou estudando em tempo integral e fazer 8horas/líquidas, líquidas mesmo, é muito difícil.

Começo às 8hrs e só consigo acabar às 22hrs. Tenho que parar a cada 40min, pois a concentração vai embora. Quando acabo o dia estou acabado mentalmente. Tb não consigo fazer 2 dias seguidos as 8hrs/líquidas.

Espero aos poucos conseguir ficar mais tempo sentado sem querer levantar e conseguir acabar minhas 8hrs mais cedo para conseguir fazer outras coisas à noite.

Comentário

• ragnerbm
                  • 15/01/07
                  • 14

Caro amigo guerra_pe, eu li faz pouco tempo uma frase no site do alexandre meirelles que me motiva bastante, eu a imprimi e coloquei na parede onde eu estudo. Ela diz o seguinte: NO FINAL TUDO COMPENSA. A cada momento que eu quero desanimar eu olho para ela e isso me motiva a continuar. Eu estou marcando na minha agenda quantas horas de estudo líquido eu faço por dia, dessa forma poderei tirar uma média no final do mês. Passei todas as férias estudando somente constitucional, administrativo e informática, pois são as matérias básicas para concurso e era as que eu mais tinha dificuldade. Espero estar fazendo a coisa certa. Primeiro as gerais para depois partir para as específicas. O que vocês acham?

Comentário

• PatNikit
                    • 26/11/06
                    • 12

Acho que já deram a dica, você precisa aumentar o tempo gradativamente. Pense que seu cérebro não está acostumado àquela atividade e precisa de tempo para adaptar-se. 3 horas pra começar já tá muito bom; depois acrescente mais 40 minutos, espere mais uma semana, mais quarenta minutos e assim por diante. Quando você menos esperar já tá liquidando oito horas por dia. O negócio é não deixar nunca de estudar naquele horário e mandar a preguiça embora.

Comentário

• DIL
                      DIL
                      • 29/11/06
                      • 184

E a luta continua...

Comentário

• Van F
                        • 09/01/07
                        • 24

Bom, sou novata aqui.
                        E apesar de estar tentando concursos desde 2002, ainda não consegui me firmar num modo de estudar.

Tenho muita facilidade pra aprender em aulas presenciais e me disperso muito fácil quando estou sozinha. Quer dizer, isso quando tento levar um estudo de 3, 4 horas seguidas: se páro e relaxo, não consigo continuar no mesmo pique.

No entanto, necessito de estímulo, pois vontade de mudar possuo e cada dia em mais alto grau.

Apenas não consigo planejar meu tempo ou planejar minha forma de estudar (por sinal, tempo tenho de sobra e sei que muitos concurseiros gostariam deste que disponibilizo: sou servidora pública municipal de manaus e tenho 6 horas diárias de trabalho - das 07 as 13h- e o restante é que divido muito mal.)

As vezes, tenho rompantes que levam a pensar até em estudar de madrugadam, afetar minhas 5h diárias de sono. Mas isso me maltraria, pois já tentei e não fui bem sucedida. Só me sobra das 15h as 00 (sem contar, afazeres que surjam do nada ou compromissos pré-agendados). Já consegui vitórias que antes pensei impossíveis: consigo viver bem sem TV em tempo integral (mas não vivo sem o noticiário), sem rádio ligado. Só me sobra a Internet, da qual não consigo passar muito tempo distante, e que hoje já sei fazer uso mais proveitoso em prol dos meus projetos. Mas sei que é insuficiente, se não me ajudo no real, naquele estudo e leitura necessários.

O fato é que pra melhorar preciso me sacrificar. Só não sei como tornar esse sacríficio recompensado por mim mesma. Pois, se sou concursada hoje, é porque em algum momento consegui êxito. Porém, tem sido difícil manter uma constância e, por conseguinte, ter êxito em alvos maiores.

A frase citada uns posts acima me fortaleceu:
                        No final, tudo compensa
                        !

E foi muito bom encontrá-los, encontrar este fórum que tem me ajudado e muito.

Abraçoss!

Comentário

• tomas santos
                          • 30/01/07
                          • 2

Eu to esdando pra o vestibular, e no meu planejamento de estudo pretendo estudar 3 ou 4 matérias em 3 horas e meia, tenho quase certeza que nao vai dar tempo para fazer leitura, resumo e exercícios. Mesmo não dando tempo para todo o processo de estudo de uma determinada matéria vcs acham que devo seguir rigorosamente o horário ou esquecer o tempo e fazer todo o processo de estudo?

Comentário

• SIMPATICO
                            • 25/11/06
                            • 1615

VOU COMENTAR A MESMA COISA QUE EU COMENTEI NUM FORUM SEMELHANTE.
                            VCS TEM QUE IR COM CALMA NAS HORAS DE ESTUDOS... EH COMO UMA PESSOA AQUI COMENTOU: ESTUDAR EH COMO SE VC FOSSE FAZER MUSCULACAO. NINGUEM FICA FORTE DE UM DIA PRO OUTRO.
                            E OUTRA COISA, A MAIORIA AQUI NAO TINHA ESTUDADO NADA ANTES DE DECIDIR PRESTAR CONCURSOS. MUITOS AQUI ENROLARAM (LEIA NUNCA ESTUDARAM) DO PRE-PRIMARIO ATE O FIM DA FACUL...
                            POR ISTO, VAI COM CALMA, SENAO VC PIRA!!!!!!!!
                            O APRENDIZADO EXIGE TEMPO... COMECE COM 30 MIN POR DIA, DEPOIS AUMENTE PARA UMA HORA, DEPOIS DUAS HORAS... EM ALGUMAS SEMANAS VC ESTARA ESTUDANDO FACIL FACIL 4 HORAS POR DIA!! E EM ALGUNS MESES VC ESTARA ESTUDANDO 9 HORAS POR DIA!!!!!
                            ABRAÇOS E BONS ESTUDOS

Comentário

• rgsampa
                              • 09/01/07
                              • 3

Site COMO ESTUDAR

Pessoal, vejam o site http://www.comoestudar.com.br. Tem uma pesquisa gratuita que faz uma avaliação legal da sua fomra de estudar. O endereço direto da pesquisa é http://www.comoestudar.com.br/enquete.php?cd_enquete=1. A pesquisa é grátis e quem responde o questionário recebe um comentário para todas as questões.

VAleu.

Comentário

• GROW
                                • 28/02/07
                                • 1

Como estudar...

Bem pessoal, esse assunto de como estudar é na verdade bem subjetivo, uma vez que temos realidades, hábitos e circunstâncias diferentes em momentos e locais diferentes.

Penso que cada um de nós deve observar seu habitat, seu pequeno mundo e, e possível adequar os estudos a essa realidade.

Por exemplo.. eu não consigo estudar em casa por diversos fatores: naum tenho um bom lugar para ler, tenho uma geladeira por perto, além da tv, computador com jogos, etc., então eu me isolo em uma biblioteca com salas de estudo onde fico sozinho. A propósito eu até o ano de 2002 naum conseguia estudar só, foi quando eu comecei a estudar para os concursos e perceber que em alguns casos e dependendo com quem vc estuda, só atrapalhava a minha assimilação.

O meu resultado? Aprovação em alguns concursos federais.

Acho que é por aí. Observar, adequar-se, e em alguns casos isolar-se, no mais relaxar entre os estudos com pequenos intervalos para recuperar as idéias e o não menos importante... procurar desenvolver sua própria técnica de estudo e se cercar da parte boa da família, isto é, da parte que apoia efetivamente seu sacrifício, como minha esposa que lia os pontos para mim mesmo quando eu não aguentava mais e dormia, e olha que isso era lá pela uma hora da manhã.

Bom estudo.

Comentário

• resolvedor de provas
                                  • 18/05/07
                                  • 18

Segredos do estudo

Pessoal, acredito que para se ter um bom local de estudo são necessários vários fatores : boa iluminação, mesa ampla, limpeza, organização e, principalmente um local que tenha CLIMA de estudo. Tenho minha sala de estudo mas às vezes vou à biblioteca para estudar e rende bem. Acredito que variar o ambiente de estudo descansa a mente. O fato de ver outras pessoas estudando te induz a estudar mais. É galera, é a MAGIA do estudo !

Comentário

• Gica Lilica
                                    • 25/11/06
                                    • 311

Re: Site COMO ESTUDAR

Originally posted by rgsampa
                                    Pessoal, vejam o site http://www.comoestudar.com.br. Tem uma pesquisa gratuita que faz uma avaliação legal da sua fomra de estudar. O endereço direto da pesquisa é http://www.comoestudar.com.br/enquete.php?cd_enquete=1. A pesquisa é grátis e quem responde o questionário recebe um comentário para todas as questões.

VAleu.
                                    Muito legal esse site hein!!!!
                                    valeu pela dicaaaaaa

Comentário

• bulkathos
                                      • 09/06/07
                                      • 27

Vai treinando aguentar a cada vez mais... como diz o WD " vá criando calos no traseiro de tanto estudar..."

Comentário

• patty
                                        • 25/11/06
                                        • 51

rgsampa,
                                        Valeu pela dica!

Comentário

Working...
                                        X