Announcement

Collapse
No announcement yet.

Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • zemane
    • 22/02/13
    • 141

Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

Originally posted by afrf-vander View Post
    A mesma coisa se aplica a profissão de médico. Ninguém é médico por amor a profissão, mas pelo status e salário que proporciona. Poucas pessoas optariam pela profissão se não hovesse um salário condizente, por isso os vestibulares mais procurados são normalmente Direito e Medicina, por proporcionarem salários mais altos. As pessoas que optam pela vocação são a minoria, seja para área fiscal, medicina etc. Logicamente uma criança não tem contato com um fiscal(a não ser que seja o pai ou a mãe), por isso, elas semprem dizem coisas como policial, médico, professor, pois é o que tem conhecimento. Só acho que devemos tentar gostar e fazer da melhor maneira possível aquilo que escolhermos.
    Quanto a medicina concordo, mas quanto ao Direito o salário de iniciantes é uma miséria devido à concorrência alta.

Comentário

• zemane
      • 22/02/13
      • 141

Originally posted by ronaldobasttos View Post
      Cada um sabe seu caminho. Se você tivesse metade da sua idade (18) eu diria: faça medicina e faça depois o concurso de auditor depois de formado. Dá para levar as duas coisas, dependendo da escala do trabalho e da sua especialização. O problema é que leva-se 8 anos para se formar um médico (tenho muitos médicos na família e meu primo se formou agora na UFRJ e já começou a residência). Pergunte-se: Você vai arriscar 8 anos da sua vida e se formar aos 44 desempregado e ainda devendo uma grana?
      É proibido o auditor fiscal exercer outra profissão que não o magistério.

Comentário

• zemane
        • 22/02/13
        • 141

Originally posted by Gibelli View Post
        Não costumo palpitar na conversa dos outros, mas dessa vez vou ter que "abrir o bico".

Veja essa comparação: "Fiscal" ou "Médico"...tem alguma coisa errada nisso, ou só eu estou ficando louco?

Pessoal, por que vcs querem virar fiscais ou médicos?
        Da forma como foi escrito parece que estão optando por uma roupa ou por outra.

Acorde! Vc está escolhendo uma profissão que irá exercer pro resto da vida...não se mensura Custo X Benefício financeiro/temporal em se tratando de algo que irá te realizar ou te frustrar profissionalmente pro resto da vida...

Do que adianta tira 20, 25, 30 K por mês se vc acorda de mau-humor, atende às pessoas como se fossem animais, desconta a insatisfação na sua família, e "tolera" sua profissão apenas por conta de cifras no final do mês?!

Fico triste quando vejo concurseiros, tanta gente com potencial intelectual bem maior que o meu, tanta gente que têm condições financeiras de estudar e se dedicar exclusivamente ao seu sonho, optar por uma carreira unicamente por causa do dinheiro.

E daí que um engenheiro, um advogado, um professor, um farmacêutico, ganha menos que um médico ou um fiscal?! Isso não importa!

A sua escolha vai refletir não somente em você, isso é egoísmo.

Pense só...se vc gostar do que faz, com certeza será um pai melhor, uma mãe melhor, um filho(a) melhor e acima de tudo, uma pessoa melhor!

Nossa busca pela felicidade como seres humanos não pode ser esteriotipada dessa maneira!
        Sua felicidade não será encontrada num carro do ano, num apartamente em frente a praia ou numa gorda conta de banco.

Sua felicidade estará em acordar feliz por ir trabalhar em algo que te possibilita acrescentar algo de bom a nossa sociedade...em olhar pra sua família e saber que não existe nada melhor nessa vida do que escolher as coisas pelo amor e não pelo dinheiro...

Escolha pelo seu coração e não pelo seu bolso.

Desculpe se ofendi algum amigo...não foi essa a intenção!

Estamos juntos!

Um forte abraço!

Gibelli
        Parabéns pelas palavras.
        Se todo mundo pensasse como você, teríamos um sistema de saúde pública muito melhor. (E, infelizmente, menos da metade dos médicos de hoje rs)

Comentário

• Rockfeller
          • 11/09/12
          • 124

Originally posted by Gibelli View Post
          Não costumo palpitar na conversa dos outros, mas dessa vez vou ter que "abrir o bico".

Veja essa comparação: "Fiscal" ou "Médico"...tem alguma coisa errada nisso, ou só eu estou ficando louco?

Pessoal, por que vcs querem virar fiscais ou médicos?
          Da forma como foi escrito parece que estão optando por uma roupa ou por outra.

Acorde! Vc está escolhendo uma profissão que irá exercer pro resto da vida...não se mensura Custo X Benefício financeiro/temporal em se tratando de algo que irá te realizar ou te frustrar profissionalmente pro resto da vida...

Do que adianta tira 20, 25, 30 K por mês se vc acorda de mau-humor, atende às pessoas como se fossem animais, desconta a insatisfação na sua família, e "tolera" sua profissão apenas por conta de cifras no final do mês?!

Fico triste quando vejo concurseiros, tanta gente com potencial intelectual bem maior que o meu, tanta gente que têm condições financeiras de estudar e se dedicar exclusivamente ao seu sonho, optar por uma carreira unicamente por causa do dinheiro.

E daí que um engenheiro, um advogado, um professor, um farmacêutico, ganha menos que um médico ou um fiscal?! Isso não importa!

A sua escolha vai refletir não somente em você, isso é egoísmo.

Pense só...se vc gostar do que faz, com certeza será um pai melhor, uma mãe melhor, um filho(a) melhor e acima de tudo, uma pessoa melhor!

Nossa busca pela felicidade como seres humanos não pode ser esteriotipada dessa maneira!
          Sua felicidade não será encontrada num carro do ano, num apartamente em frente a praia ou numa gorda conta de banco.

Sua felicidade estará em acordar feliz por ir trabalhar em algo que te possibilita acrescentar algo de bom a nossa sociedade...em olhar pra sua família e saber que não existe nada melhor nessa vida do que escolher as coisas pelo amor e não pelo dinheiro...

Escolha pelo seu coração e não pelo seu bolso.

Desculpe se ofendi algum amigo...não foi essa a intenção!

Estamos juntos!

Um forte abraço!

Gibelli
          onde eu assino??

Comentário

• Don Corleone
            • 24/08/12
            • 580

O lance é o seguinte: goste de uma profissão
            que dê muita grana, como é o caso de medicina, assim, vc
            exerce com paixão e dinheiro no bolso. Amor pela profissão
            não compra casa na praia nem viagem para a Europa...
            Conheço n pessoas (n tendendo ao infinito) que gostariam de ser
            professores e não são por razões óbvias.

Comentário

• Ca-Maro
              • 09/03/13
              • 7

medicina e concurso fiscal tudo a ver !

Comentário

• Stalin
                • 13/03/10
                • 289

Se tiver vocação Medicina sem dúvida!

Comentário

• cirurgista
                  • 31/12/09
                  • 17

"O lance é o seguinte: goste de uma profissão
                  que dê muita grana, como é o caso de medicina, assim, vc
                  exerce com paixão e dinheiro no bolso. Amor pela profissão
                  não compra casa na praia nem viagem para a Europa...
                  Conheço n pessoas (n tendendo ao infinito) que gostariam de ser
                  professores e não são por razões óbvias." e ninguém sempre sonhou em ser auditor fiscal pq acha a profissão "bonita" ou importante... o salário q é ótimo...

Bemmmmm de longe é mais fácil passar em medicina numa federal do que num concurso da área fiscal ( que às vezes se leva anos tentando e nem sempre se consegue)... na cidade onde moro um pediatra ou anestesista não ganham menos de R$ 30.000,00... e são cheios de mordomias, privilégios, facilidades, etc... qq coisinha que alguém fala/ faz eles simplesmente vão embora... medicina é desemprego zero... e garantia de um ótimo salário, principalmente se vc trabalhar no interior... fora o status, a moral...
                  Last edited by cirurgista; Mon, 08/04/13, 08:31 PM. Reason: acréscimo de citação

Comentário

• Pepesi
                    • 22/04/12
                    • 140

Caracas... Que discussão essa hein...

Bom, vou deixar minha opinião tb.. Não se iluda que a area da saude é um mar de rosas, muito dinheiro, vida facil, etc.. Tudo que exige autonomia e instabilidade pode ser bem mais complicado.. Médico?? Ok.. é a melhor delas.. MAs é fundamental, como disseram que vc se veja médico... Queira realmente ser.. Não por dinheiro.. Nenhuma faculdade é garantia de dinheiro.. Vou ser médico = vou ser rico - ERRADO. Tem muitos medicos matando cachorro a grito.. Nada é garantido.. Plantões?? Ganha-se uma grana com plantões?? Quem aguenta muito tempo??12, 24, 36h?? Nenhum medico leva a vida assim... NOssa, isso tudo sem contar nos estudos, investimento financeiro, tempo e dedicação.. Estuda-se menos?? vcs acham?? Tem ideia das exigencias de uma faculdade de medicina?? Da responsabilidade que é lidar com vidas?? Vc pode escolher uma area depois, mas antes terá que fazer oftalmo, gineco, uro, clinica geral, cardio, pneumo, ortopedia, etc, etc, etc...
                    Passar em concurso é mais dificil?? Eu não diria isso... se vc se dedicar, você consegue..
                    Experiencia propria: Eu sou da area da saude - não medicina.. e tb tive de escolher - ou estudo uma profissão que não me garantirá nada ou estudo tb só que pra um concurso que já me garante algo... Comecei a estudar pra area fiscal e em 1 ano estou aprovado em dois concursos fiscais municipais e praticamente certo de entrar num deles na próxima chamada... Me dediquei?? Sim.. Mas apenas 1 ano...
                    Não se escolhe as profissões por dinheiro - como muitos falaram - mas chega uma fase da vida - tb tenho 36 anos que temos que pensar nisso.. Mas acredito que medicina não seja este caso.. Ela envolve muito mais do que uma simples profissão.. Falo isso com conhecimento de causa..

Abraços a todos..

Comentário

• Pepesi
                      • 22/04/12
                      • 140

Originally posted by Pepesi View Post
                      Caracas... Que discussão essa hein...

Bom, vou deixar minha opinião tb.. Não se iluda que a area da saude é um mar de rosas, muito dinheiro, vida facil, etc.. Tudo que exige autonomia e instabilidade pode ser bem mais complicado.. Médico?? Ok.. é a melhor delas.. MAs é fundamental, como disseram que vc se veja médico... Queira realmente ser.. Não por dinheiro.. Nenhuma faculdade é garantia de dinheiro.. Vou ser médico = vou ser rico - ERRADO. Tem muitos medicos matando cachorro a grito.. Nada é garantido.. Plantões?? Ganha-se uma grana com plantões?? Quem aguenta muito tempo??12, 24, 36h?? Nenhum medico leva a vida assim... NOssa, isso tudo sem contar nos estudos, investimento financeiro, tempo e dedicação.. Estuda-se menos?? vcs acham?? Tem ideia das exigencias de uma faculdade de medicina?? Da responsabilidade que é lidar com vidas?? Vc pode escolher uma area depois, mas antes terá que fazer oftalmo, gineco, uro, clinica geral, cardio, pneumo, ortopedia, etc, etc, etc...
                      Passar em concurso é mais dificil?? Eu não diria isso... se vc se dedicar, você consegue..
                      Experiencia propria: Eu sou da area da saude - não medicina.. e tb tive de escolher - ou estudo uma profissão que não me garantirá nada ou estudo tb só que pra um concurso que já me garante algo... Comecei a estudar pra area fiscal e em 1 ano estou aprovado em dois concursos fiscais municipais e praticamente certo de entrar num deles na próxima chamada... Me dediquei?? Sim.. Mas apenas 1 ano...
                      Não se escolhe as profissões por dinheiro - como muitos falaram - mas chega uma fase da vida - tb tenho 36 anos que temos que pensar nisso.. Mas acredito que medicina não seja este caso.. Ela envolve muito mais do que uma simples profissão.. Falo isso com conhecimento de causa..

Abraços a todos..

Desculpem os varios erros de pontuação.. escrevi tudo isso com minha filha pequena me atazanando ao lado e não li de novo antes de publicar..
                      Mais uma coisa que não falei: Eu sou da area da saude.. sabe o que isso significa para estudar para area fiscal?? Não tenho base nenhuma de faculdade.. Nunca estudei direito ou contabiliadde ou matematica, ou todo o resto... Eu estudei este 1 ano iniciando do zero... estudei mais de 15 materias desconhecidas ao mesmo tempo... e consegui em pouco tempo eu acho.. Então.. Não acho que seja tão impossivel assim o mundo dos concursos... Só precisamos realmente saber o que queremos... e se dedicar...

falou de novo..

Comentário

• Purg
                        • 28/11/06
                        • 64

Sendo simplista ao extremo, vejamos:

1. Na melhor das hipóteses você levará 10 anos para começar a ganhar dinheiro como médico (acho que é consenso geral).

2. Prestando concurso para auditor, dando um prazo de 2 anos para passar, nestes 10 anos que você estaria na labuta para se tornar um médico rico, você teria acumulado R$ 960.000,00, isto é, sem gastar nada do seu salário e ganhando 10k limpo p/mês.

3. Como médico, em início de carreira, você terá que trabalhar mais que 12 horas por dia.

4. Se você resolver dar aulas no periodo da noite, fará 12 horas de trabalho/dia só que de segunda a sexta.

5. Se você investir este seu tempo em um mestrado + doutorado (6 anos), dá para pensar em ministrar aulas em universidades particulares e/ou nas pós da vida (que ganha muito mais).

6. Lembre-se que o seu salário de fiscal aumentará ao longo destes 10 anos que você gastaria para se tornar um médico risco.

7. Sempre dá para pensar em empreender. Pense que na pior das hipóteses, sendo fiscal, você terá 10k por mês para gastar e pagar pelo fracasso do seu empreendimento.

Enfim, é isto. Agora, se vc tiver tes*ão para ser médico, não posso fazer nada. Prefiro eu ficar é com uma médica

Abraços

Comentário

• etxaberri
                          • 01/02/13
                          • 176

Faz um teste vocacional.

Comentário

• ProdigY_BurN
                            • 03/01/07
                            • 147

Originally posted by RAMBOIV View Post
                            Hoje me deparo com essa dúvida.

Soube ontem que passei no vestibular pra medicina em uma universidade pública.

Estudo a uns 2 anos pra área fiscal, ainda sem sucesso. Minha formação não ajuda em nada para a área fiscal.

Faço 30 anos esse ano, casado e com um filho de 2 anos.

E agora? continuo focado na área fiscal ou largo os estudos pra áreas fiscal e entro de cara pra fazer medicina?

Não me decidi, mas tenho só até segunda para tomar uma decisão.

Qual foi sua decisão?

Comentário

• Carson
                              • 30/05/13
                              • 9

Editado

Só agora vi que o tópico é de 2012 rs
                              Last edited by Carson; Mon, 01/07/13, 08:49 PM.

Comentário

• rafaelhws
                                • 06/12/12
                                • 22

Olá, amigos!
                                Achei muito curioso o tópico, porque estava pensando exatamente neste dilema nas últimas semanas.
                                Tenho 27 anos, sou formado em Direito (2011), inscrito na OAB e trabalho com consultoria tributária.
                                Sou empregado em uma empresa de grande porte (Ernst & Young), com muita possibilidade de ascensão profissional. Alcançar um posto de diretor ou sócio na firma é apenas uma questão de tempo para quem vai bem e consegue atingir suas metas.
                                Entretanto, após quase dois anos no atual emprego, apesar de ter constatado que realmente é possível ganhar muito dinheiro (os diretores e sócios ganham mais de milhão por ano), percebi que trabalhar apenas por grana é algo muito vazio, além do fato de a iniciativa privada sugar a sua alma, de tanta demanda.
                                Por este motivo, resolvi tentar o mundo dos concursos. Fui aprovado recentemente no concurso do TJSP e estou estudando para o cargo de analista de tribunais.
                                Notei que o volume de estudo necessário para a aprovação nos concursos de nível superior é mais que suficiente para que alguém passe em qualquer vestibular de medicina e a ideia de efetivamente prestar o vestibular me veio à mente.
                                Contudo, embora a profissão de médico seja muito nobre, tenha status e dê um bom retorno financeiro, optei por seguir com os concursos, pelos seguintes motivos:
                                =>Medicina:
                                - No mínimo um ano de preparação para o vestibular, seguido de 6 anos de curso, 2 de residência e mais uns 3 de especialização, totalizando aproximadamente 12 anos até a formação almejada;
                                - O curso é integral, ocupando as manhãs e tardes e demandando auto-estudo na parte da noite, sendo praticamente impossível trabalhar durante o período;
                                - Muito sangue, doença, gente morta, plantões em horários absurdos, consequências devastadoras no caso de erro;
                                - Sem férias;
                                - Não é todo médico que ganha mais de 20 mil, ao contrário do que dizem.
                                =>Concursos:
                                - Qualquer pessoa com graduação pode prestar um bom concurso fiscal, que no topo da carreira paga mais de 20 mil, demandando de um a quatro anos de estudo;
                                - Pode-se também fazer um curso de Direito e prestar todos os demais concursos que pagam bem, como procuradorias (não requerem prática jurídica, inicial de 15k e final em torno de 2-k), MP e magistratura (+3 anos de prática jurídica, inicial de 22k e final de 26k, fora os inúmeros benefícios e ter mais status que medicina) e até mesmo para delegação de cartórios (alguns oficiais registradores de imóveis de grandes cidades chegam a ganhar 400k por mês);
                                - Férias de 60 dias para magistrados e membros do MP e de 30 dias para os demais; pontes nos feriados;
                                - Estabilidade, vitaliciedade e aposentadoria integral em alguns casos;
                                - Maior espaço para exercer atividade acadêmica e editorial (tem professor de cursinho famoso tirando mais de 200k por mês, fora o vencimento do cargo e o lucro pela venda de livros).

Como se nota, a menos que você tenha vocação para a medicina, a rota dos concursos é mais vantajosa.

Comentário

• Vivicarla
                                  • 05/06/13
                                  • 37

Tbm tenho a mesma dúvida, e pesquisando acabei achando esse tópico... mas ao que me parece a dúvida não é quanto à vocação profissional, mas qto à remuneração mais vantajosa...
                                  Pelos posts, parece que a galera do oba oba vai na medicina, e os mais ponderados apostam no concurso.
                                  Tbm sou dos ponderados, acho que qquer especialista, economista, contador, sei lá, vai dizer que é mais vantajoso nesse momento da sua vida o concurso público. Em questão de meses, vc pode simplesmente "resolver" sua vida, recebendo 5, 10 ou 15 mil mensais na conta, dependendo do concurso, com férias, 13°, adicionais, recessos, rs, estabilidade, enfim, enquanto medicina, como já foi mencionado aí, 6 anos de facu, mais 4 ou 5 para completar residência, mais fazer o nome no mercado, pelo menos uns 10 anos para começar ganhar razoavelmente bem... enquanto isso plantões intermináveis, fds pra trabalhar, SUS em péssimas condições...
                                  Isso nem mencionando a necessidade de vocação para o exercício da profissão (de médicos medíocres a população realmente está cheia), portanto, para o bem da população deixe sua vaga para alguém que possa ter dom para exercer a profissão.
                                  Mesmo que vc tenha realmente dom para a medicina, é preciso ponderar todos os percalços e dificuldades de fazer a faculdade nesse momento da vida (perto dos 40, com muito mais compromi$$o$ do que a galera dos 20 e poucos).
                                  Se estiver disposto a passar por tudo isso siga em frente!
                                  Caso contrário, o concurso público é mais seguro.
                                  Esse negócio de "tem anestesista ganhando 100 mil por mês" é o mesmo que dizer que tem advogado ganhando 100 mil, tem professor de cursinho preparatório ganhando 200 mil, e por aí vai... são os casos mais ou menos pontuais (dependendo da área) que existem em qquer profissão (conheço vendedor de hot dog de esquina que o negócio se multiplicou e hoje fatura mais do que nós todos juntos), e isso significa que se vc for vendedor de lanches vai faturar 200 mil/mês? Sem comentários.
                                  Portanto, vc não precisa fazer medicina para ficar rico, a média salarial de um médico no Brasil é de 7 mil reais, pra ter uma noção do tamanho da variação.
                                  Faça se essa for realmente sua paixão. Se for para melhorar de vida, o concurso da Receita está logo aí.
                                  Anestesista é uma das áreas mais bem remuneradas na medicina sim, mas será que qualquer pessoa serve para ser anestesista? Já tentou tirar sangue de alguém? De um animal que seja, um sapo, um peixe, um cachorro, um passarinho? Imagina pegar a medula espinhal de alguém (adulto, idoso, criança) que qquer erro pode deixar sequelas profundas na vida do paciente.
                                  Outra, a medicina tem "n" áreas, umas mais outras menos rentáveis, quem garante que vc ia ter a precisão de um anestesista ou cirurgião?
                                  Bom, esta é a minha opinião, avalie se é teu talento exercer a profissão.
                                  Gostaria de ser médica por vocação mesmo, mas não estou disposta ($$) a ficar 10 anos estudando para ganhar mais do que eu ganho hoje. Concurso público tem retorno mais rápido, ainda mais no meu caso, depois dos 30, que ainda preciso formar minha família, o que no meio de 10 anos de muito estudo seria algo realmente complicado.
                                  Bora concursar!
                                  Last edited by Vivicarla; Wed, 22/01/14, 01:40 PM.

Comentário

• Demolidor Jr
                                    • 13/04/12
                                    • 206

Originally posted by Vivicarla View Post
                                    Tbm tenho a mesma dúvida, e pesquisando acabei achando esse tópico... mas ao que me parece a dúvida não é quanto à vocação profissional, mas qto à remuneração mais vantajosa...
                                    Pelos posts, parece que a galera do oba oba vai na medicina, e os mais ponderados apostam no concurso.
                                    Tbm sou dos ponderados, acho que qquer especialista, economista, contador, sei lá, vai dizer que é mais vantajoso nesse momento da sua vida o concurso público. Em questão de meses, vc pode simplesmente "resolver" sua vida, recebendo 5, 10 ou 15 mil mensais na conta, dependendo do concurso, com férias, 13°, adicionais, recessos, rs, estabilidade, enfim, enquanto medicina, como já foi mencionado aí, 6 anos de facu, mais 4 ou 5 para completar residência, mais fazer o nome no mercado, pelo menos uns 10 anos para começar ganhar razoavelmente bem... enquanto isso plantões intermináveis, fds pra trabalhar, SUS em péssimas condições...
                                    Isso nem mencionando a necessidade de vocação para o exercício da profissão (de médicos medíocres a população realmente está cheia), portanto, para o bem da população deixe sua vaga para alguém que possa ter dom para exercer a profissão.
                                    Mesmo que vc tenha realmente dom para a medicina, é preciso ponderar todos os percalços e dificuldades de fazer a faculdade nesse momento da vida (perto dos 40, com muito mais compromi$$o$ do que a galera dos 20 e poucos).
                                    Se estiver disposto a passar por tudo isso siga em frente!
                                    Caso contrário, o concurso público é mais seguro.
                                    Esse negócio de "tem anestesista ganhando 100 mil por mês" é o mesmo que dizer que tem advogado ganhando 100 mil, tem professor de cursinho preparatório ganhando 200 mil, e por aí vai... são os casos mais ou menos pontuais (dependendo da área) que existem em qquer profissão (conheço vendedor de hot dog de esquina que o negócio se multiplicou e hoje fatura mais do que nós todos juntos), e isso significa que se vc for vendedor de lanches vai faturar 200 mil/mês? Sem comentários.
                                    Portanto, vc não precisa fazer medicina para ficar rico, a média salarial de um médico no Brasil é de 7 mil reais, pra ter uma noção do tamanho da variação.
                                    Faça se essa for realmente sua paixão. Se for para melhorar de vida, o concurso da Receita está logo aí.
                                    Anestesista é uma das áreas mais bem remuneradas na medicina sim, mas será que qualquer pessoa serve para ser anestesista? Já tentou tirar sangue de alguém? De um animal que seja, um sapo, um peixe, um cachorro, um passarinho? Imagina pegar a medula espinhal de alguém (adulto, idoso, criança) que qquer erro pode deixar sequelas profundas na vida do paciente.
                                    Outra, a medicina tem "n" áreas, umas mais outras menos rentáveis, quem garante que vc ia ter a precisão de um anestesista ou cirurgião?
                                    Bom, esta é a minha opinião, avalie se é teu talento exercer a profissão.
                                    Gostaria de ser médica por vocação mesmo, mas não estou disposta ($$) a ficar 10 anos estudando para ganhar mais do que eu ganho hoje. Concurso público tem retorno mais rápido, ainda mais no meu caso, depois dos 30, que ainda preciso formar minha família, o que no meio de 10 anos de muito estudo seria algo realmente complicado.
                                    Bora concursar!

Uhuuuu, bela explicação.

Eu também tenho vontade, mas dada a situação atual, eu tenciono seguir a carreira pública mesmo.

Médico tem que ter vocação, fora que precisa de todo um amparo, dá pra fazer do zero, mas tem que ter muito peito e raça para encarar, além de vocação para o exercício desta profissão tem que ser muito forte.

EDIT: só fazendo uma adição, como o rafa bem concluiu, "como se nota, a menos que você tenha vocação para a medicina, a rota dos concursos é mais vantajosa."
                                    Last edited by Demolidor Jr; Wed, 30/04/14, 06:06 PM. Reason: adição comentário rafael

Comentário

• Heisenberg
                                      • 24/01/12
                                      • 27

Acho essa história de vocação muito lugar-comum. Se for analisar bem, a maioria das profissões precisam de vocação. Imagina um bombeiro, policial, motorista de ambulância etc...esses caras não ficam pensando em vocação. Médico é mesma coisa, se a pessoa precisa, vai lá e encara qualquer cadáver.
                                      O que acontece é que tem muita gente que exagera nas comparações, usam o exemplo de um cunhado que se formou, aceitou trabalhar feito louco em cidade longe e tira mais de 25k, ok. Mas, o melhor é ir pela média, vc nunca sabe se depois de anos de curso vai ter esse mesmo pique pra encarar qualquer fim de mundo, pacientes revoltados etc. Medicina é uma carreira muito bem protegida e exclusiva em seus procedimentos, mas nem todos conseguem uma carreira tão boa assim.
                                      O mesmo serve para a maioria das outras profissões (direito, economia, adm, cont, engenharia) se o cara se dá bem, acha um bom emprego e se dedica feito louco, fica milionário em poucos anos.
                                      Acho que pra concurso tem que ter uma certa vocação tbm, nem todos se adaptam bem ao trabalho. A (des)vantagem é que o salário é +- previsível.

Comentário

• Rafa_Sorocaba
                                        • 16/10/14
                                        • 594

Cara,
                                        se vc tem saco para estudar as matérias de cursinho, e ficar 6 anos estudando sem ganhar um PUTO. Então eu recomendo que vc faça medicina. Agora se vc é macaco velho e sabe que não é a profissão que faz a pessoa ser feliz e sim o que ela faz fora do trabalho, então estude para a área fiscal. Eu particularmente quero passar em um concurso e ganhar dinheiro e tocar a minha vida, chega de ficar contando dinheiro. Quero minha liberdade, quero casar, ter filho, ter um trabalho que me dê tranquilidade no qual eu trabalhe 8 horas por dia e não fique acompanhando o mercado para ver se vou ser mandado embora. Essa de que a pessoa tem que fazer o que gosta é pura balela, vc tem que ter emprego e se divertir fora dele. Meu primo está a 3(cursinho) + 6 (faculdade) + 3 (residência) = 12 anos estudando SEM ganhar dinheiro, vai começar a trampar agora com 30 anos. Só sendo sustentado pelos pais. Vc quer isso para vc? Ou quer estudar 3 anos e ganhar 15 k. Com 15 k vc será muito feliz, não precisa ganhar mais do que isso para ser feliz.
                                        Agora se vc tem SONHO de ser médico, vai em frente, não seja uma pessoa frustada. Agora se não tem isso, bora estudar para ser fiscal e ser feliz =).

Comentário

• Contadora_23
                                          • 20/04/12
                                          • 135

Medicina:

1.Atenda em consultório compartilhado, os planos repassam em média R$ 60/consulta, os médicos atendem em média 12 pacientes em 1 hora se trabalhar 10 horas são 7200 em um dia, custos ficam baixos porque você divide sala com vários médicos. Aqui dificilmente você "salva vidas", o povão vai mesmo é pedir exame e encher o bolso dos médicos.
                                          Ou então seja anestesiologista, cada anestesia aplicada embolsa uns 250 ou mais.
                                          Pra mim médico mesmo é o açougueiro, cirurgião, emergencista ou que se dedica a estudar o paciente a fundo, esses merecem bons salários o resto, na minha opnião o salário não deveria passar dos 15000.

2. A única profissão que rejeita uma "bolsa" de 10000 alegando que as condições são ruins e não tem cobertura previdenciária, por 10000 sem concurso muita gente nem ligava pra esse fator.

3. Eles dizem que o curso é mais longo, 6 anos, vá fazer um curso de contabilidade numa federal e veja como a maioria acaba nesse tempo aí, porque trabalha pra ganhar 1000, 2000/ mês e depois, se não fizer concurso fica nessa faixa mesmo. Enquanto o curso deles são só 6 anos mesmo.

4. Hoje é bem mais fácil passar com esse negócio de enem você pode prestar pra qualquer lugar do país e passar, pega uma dessas bolsas de 10000, depois junta dois anos e se não gostar da profissão depois faz só uns plantões ou atende uns dias em clínica e monta um negócio ou faz o que quiser.

Me arrependo um pouco de não ter tentado o vestibular pra med., pela minha nota acho que mais 2 vestibulares e eu entrava numa pública acho que terminava ano que vem com uns 27 anos, porque esse negócio de FIES pra medicina tem de comprovar renda mínima do fiador igual ao valor da mensalidade. Agora só pelo lado financeiro mesmo, pela questão da pressão social de ter apartamento, carro, porque a minha realização é na àrea que tento atuar mesmo, controle e políticas públicas, que é o que ajudaria a desenvolver instrumentos para aproveitar melhor o orçamento com os nossos reais talentos e tantas pessoas pararem de viver vidas vazias, enchendo os bolsos dos médicos pra pedir atestados porque não aguentam mais fazer o que fazem, inclusive eles mesmos.

Comentário

• ndocontrabaia
                                            • 27/10/15
                                            • 2

afinal, o quê o dono do tópico fez ? Já se foram 3 anos, você fez o concurso 2014 AFRFB ? ou Tentou medicina 3x ? ou não fez nada ? kkkkkkkkkkkkk

Comentário

• ProdigY_BurN
                                              • 03/01/07
                                              • 147

Originally posted by ndocontrabaia View Post
                                              afinal, o quê o dono do tópico fez ? Já se foram 3 anos, você fez o concurso 2014 AFRFB ? ou Tentou medicina 3x ? ou não fez nada ? kkkkkkkkkkkkk

Nem um e nem outro acredita?
                                              Recebi um bom aumento no meu atual concurso. Mas vim visitar o topico, até hoje tenho esssa duvida.

Comentário

• ProdigY_BurN
                                                • 03/01/07
                                                • 147

Originally posted by Contadora_23 View Post
                                                Medicina:

1.Atenda em consultório compartilhado, os planos repassam em média R$ 60/consulta, os médicos atendem em média 12 pacientes em 1 hora se trabalhar 10 horas são 7200 em um dia, custos ficam baixos porque você divide sala com vários médicos. Aqui dificilmente você "salva vidas", o povão vai mesmo é pedir exame e encher o bolso dos médicos.
                                                Ou então seja anestesiologista, cada anestesia aplicada embolsa uns 250 ou mais.
                                                Pra mim médico mesmo é o açougueiro, cirurgião, emergencista ou que se dedica a estudar o paciente a fundo, esses merecem bons salários o resto, na minha opnião o salário não deveria passar dos 15000.

2. A única profissão que rejeita uma "bolsa" de 10000 alegando que as condições são ruins e não tem cobertura previdenciária, por 10000 sem concurso muita gente nem ligava pra esse fator.

3. Eles dizem que o curso é mais longo, 6 anos, vá fazer um curso de contabilidade numa federal e veja como a maioria acaba nesse tempo aí, porque trabalha pra ganhar 1000, 2000/ mês e depois, se não fizer concurso fica nessa faixa mesmo. Enquanto o curso deles são só 6 anos mesmo.

4. Hoje é bem mais fácil passar com esse negócio de enem você pode prestar pra qualquer lugar do país e passar, pega uma dessas bolsas de 10000, depois junta dois anos e se não gostar da profissão depois faz só uns plantões ou atende uns dias em clínica e monta um negócio ou faz o que quiser.

Me arrependo um pouco de não ter tentado o vestibular pra med., pela minha nota acho que mais 2 vestibulares e eu entrava numa pública acho que terminava ano que vem com uns 27 anos, porque esse negócio de FIES pra medicina tem de comprovar renda mínima do fiador igual ao valor da mensalidade. Agora só pelo lado financeiro mesmo, pela questão da pressão social de ter apartamento, carro, porque a minha realização é na àrea que tento atuar mesmo, controle e políticas públicas, que é o que ajudaria a desenvolver instrumentos para aproveitar melhor o orçamento com os nossos reais talentos e tantas pessoas pararem de viver vidas vazias, enchendo os bolsos dos médicos pra pedir atestados porque não aguentam mais fazer o que fazem, inclusive eles mesmos.

Um médico ganhar em consulta dos planos de saúde 7.200 reais por dia esta um pouco exagerado, não?

Comentário

• Contadora_23
                                                  • 20/04/12
                                                  • 135

Originally posted by ProdigY_BurN View Post

Um médico ganhar em consulta dos planos de saúde 7.200 reais por dia esta um pouco exagerado, não?
                                                  Não, se o repasse for de R$ 60 por paciente, está correto. Agora não sei precisar quantos planos repassam ou que categoria repassa esse valor, confesso que foi uma informação que repassaram pra mim.
                                                  Me refiro ao atendimento nos "consultórios populares", que estão se disseminando em várias cidades, o atendimento é feito em 5, 10 minutos, não sei de que serve, mas...

Comentário

• ICMS-zeiro
                                                    • 16/11/15
                                                    • 240

Originally posted by ProdigY_BurN View Post

Nem um e nem outro acredita?
                                                    Recebi um bom aumento no meu atual concurso. Mas vim visitar o topico, até hoje tenho esssa duvida.
                                                    Boa tarde amigo! como esta? ainda trabalhando ou fez vestibular pra MEDICINA?? passo por essa duvida como vc... tmbm tenho 36 anos, estudo pra área fiscal ha uns 3 anos sem sucesso, atualmente desempregado. Me arrependendo muito de nao ter feito medicina quando tinha uns 20 anos....Com o passar dos anos a gente acaba tendo uma visão melhor das coisas, do mundo. e sempre estamos fazendo projetos pro futuro, planos, etc.... faz uns 3 meses que to nessa duvida..ou continuo os estudos fortes pra area fiscal (ja que é o máximo que eu posso chegar no serviço publico pois não tenho diploma de direito) ou mudo a chave e presto medicina...... sempre falo pra quem tem duvida em que carreira seguir: falo assim: na vida tudo é difícil, vc vai sofrer em todas as areas, mas quer sofrer menos? então faça medicina..

Os Concursos da área fiscal todos nos sabemos que estão parados! não tem nenhuma previsão no curto prazo... talvez em 2018 começe a caminhar...no meu caso só interessa ISS SP, ICMS SP, ICMS RJ, ISS RJ, e Receita Federal...não vou fazer outros fiscos. Só que quando tiver concurso, vc tera que matar ou morrer, pq esses concursos demoram em media 3 anos pra ocorrer e cada vez mais são disputados....já medicina a cada 6 meses tem vestibulares em todo o brasil!
                                                    Medicina vc tem que ficar 6 anos dependendo de ajuda da família pra pagar as despesas da republica e despesas pessoais (acho que é o único ponto negativo) para so então apos 6 anos começar a trabalhar como clinico geral (a partir de 2015 o governo federal exige que TODO recem formado precisa obrigatoriamente fazer 2 anos de residencia no SUS para só então conseguir seu CRM...no entanto essa residencia é remunerada aproximadamente 5k por mes)..depois se quiser se especializar vc pode estudar mais 3 anos, ganhando bolsa de 3k por mês) mas depende de cada um....resumindo vc so fica sem MONEY os 6 anos da graduação mesmo...vc nao vai ficar sem $$ 12 anos como alguns estão falando.

é aquele negocio... daqui 6 anos vc pode não trabalhar como fiscal, não vai ganhar nem 18k nem 15k, nem 12k...pode estar do mesmo jeito sem passar em nada, também pode estar ganhado ai por volta de 3 k, 6k,7k como fiscal de tributos de alguma cidade do interior... ou daqui 6 anos vc pode ter 100% de certeza que vai trabalhar como médico em algum lugar no minimo ganhando uns 8k (salario + plantões...cada plantão de 12 horas dá R$1000,00)..podendo chegar a 20K, 30k se conseguir ser medico com salario bruto + plantões) é fácil de ganhar isso, só ver o numero de médicos que faltam nos plantões. só não vai quem não quer. serviço sempre tem....não to falando que todo medico ganha isso, só falo que ganhar 30k como médico é muito, mas muito mais fácil de acontecer do que 30 k como fiscal, haja vista que são pouquíssimas vagas pra fiscal se comparados a médicos....alem disso pra sujeito chegar nos 30 k como fiscal tem que ter muitos anos de casa...ao contrario de um medico que qualquer novato pode ganhar isso...

em 6 anos vc escolhe trocar 30% de chances de trabalhar num fisco e ganhar acima de 15k ...ou 100% de chances de trabalhar como medico tudo bem que no começo vai ganhar pouco, mas ja esta encaminhado e poderá ganhar 20K muito facil depois.

vc olha os sites de concursos e ta la: CONCURSO PRA MEDICO 30 VAGAS, CONCURSO PRA MEDICO 20 VAGAS, CONCURSO PRA MEDICO 45 VAGAS, etc só tem concurso pra MEDICO ou PROFESSOR...e concurso pra fiscal??? não tem..quando tem é 1 vaguinha pra iss (com 800 candidatos por vaga) salario baixo,, ou uma ou duas vezes por ano algum fisco top com 30 vagas (EM MÉDIA)

concurso pra medico quando tem 5 vagas são 100 inscritos, 50 não fazem a prova e 25 não acertam nem metade...sobram 25 pra 5 vagas...e sempre chamam todos os 25..até o ultimo da lista ....é isso.

Se vc não decidir logo vc nunca vai realizar seu sonho, vai viver, morrer, e nunca vai ter a chance de tentar.. EU to pensando seriamente em fazer o vestibular pra medicina mas ainda nao me decidi. abraço

Comentário

• ICMS-zeiro
                                                      • 16/11/15
                                                      • 240

Originally posted by Rafa_Sorocaba View Post
                                                      Cara,
                                                      se vc tem saco para estudar as matérias de cursinho, e ficar 6 anos estudando sem ganhar um PUTO. Então eu recomendo que vc faça medicina. Agora se vc é macaco velho e sabe que não é a profissão que faz a pessoa ser feliz e sim o que ela faz fora do trabalho, então estude para a área fiscal. Eu particularmente quero passar em um concurso e ganhar dinheiro e tocar a minha vida, chega de ficar contando dinheiro. Quero minha liberdade, quero casar, ter filho, ter um trabalho que me dê tranquilidade no qual eu trabalhe 8 horas por dia e não fique acompanhando o mercado para ver se vou ser mandado embora. Essa de que a pessoa tem que fazer o que gosta é pura balela, vc tem que ter emprego e se divertir fora dele. Meu primo está a 3(cursinho) + 6 (faculdade) + 3 (residência) = 12 anos estudando SEM ganhar dinheiro, vai começar a trampar agora com 30 anos. Só sendo sustentado pelos pais. Vc quer isso para vc? Ou quer estudar 3 anos e ganhar 15 k. Com 15 k vc será muito feliz, não precisa ganhar mais do que isso para ser feliz.
                                                      Agora se vc tem SONHO de ser médico, vai em frente, não seja uma pessoa frustada. Agora se não tem isso, bora estudar para ser fiscal e ser feliz =).
                                                      cara concordo que vc fala sobre o que faz a pessoa feliz é o que tu faz fora do trabalho e não dentro...mas discordo quando vc se refere a ser normal, como (1+1=2 ) que estudar três anos automaticamente alguem pode passar num concurso fiscal...negocio é que não ha uma data..vc pode estudar a vida inteira e NUNCA passar sequer em concurso pra iss de interior. a formula não é tão simples assim.... Já no caso de medicina só não trabalha quem não quer! digamos que depois de formado 95% das pessoas conseguem trabalho apos no maximo 1 ano.... é complicado mesmo ficar anos sem ganhar dinheiro só estudando, mas a pessoa tem que analisar bem antes de decidir, não da pra começar medicina e no meio do caminho falar, para,vou voltar a prestar concursos... vc vai perder tempo. eu não sou hipocrita! dinheiro faz muita diferença sim!! todos nos chegaremos a meia idade...e quando chegar vamos olhar pra tras e penrguntar pra si mesmo, pq eu não fiz isso? as pessoas nao deixam de estudar, vai ter muita gente que vai ler esse tópico daqui 10 anos e perguntar pra mim e pra vc como estão nossas vidas...e vamos responder o que? eu continuo estudando, ainda nao consegui meu objetivo, ou podemos dizer..eu consegui meu sonho passei num concurso fiscal top, ou eu comecei a fazer medicina e hj trabalho num hospital e ganho razoavelmemte bem.... quanta gente com 35, 40, 45 anos fazendo faculdade, não medicina, mas administração, direito, etc.meio periodo é claro...o unico problema de medicina é esse: AULA EM HORARIO INTEGRAL.

posso nunca ser medico, mas vou fazer vestibular de medicina nem que seja apenas pra ter o gostinho...mas preciso ver pros e contras. (concurso fiscal x medicina)..não é simples essa analise.

Comentário

• Rafa_Sorocaba
                                                        • 16/10/14
                                                        • 594

Originally posted by ICMS-zeiro View Post
                                                        cara concordo que vc fala sobre o que faz a pessoa feliz é o que tu faz fora do trabalho e não dentro...mas discordo quando vc se refere a ser normal, como (1+1=2 ) que estudar três anos automaticamente alguem pode passar num concurso fiscal...negocio é que não ha uma data..vc pode estudar a vida inteira e NUNCA passar sequer em concurso pra iss de interior. a formula não é tão simples assim.... Já no caso de medicina só não trabalha quem não quer! digamos que depois de formado 95% das pessoas conseguem trabalho apos no maximo 1 ano.... é complicado mesmo ficar anos sem ganhar dinheiro só estudando, mas a pessoa tem que analisar bem antes de decidir, não da pra começar medicina e no meio do caminho falar, para,vou voltar a prestar concursos... vc vai perder tempo. eu não sou hipocrita! dinheiro faz muita diferença sim!! todos nos chegaremos a meia idade...e quando chegar vamos olhar pra tras e penrguntar pra si mesmo, pq eu não fiz isso? as pessoas nao deixam de estudar, vai ter muita gente que vai ler esse tópico daqui 10 anos e perguntar pra mim e pra vc como estão nossas vidas...e vamos responder o que? eu continuo estudando, ainda nao consegui meu objetivo, ou podemos dizer..eu consegui meu sonho passei num concurso fiscal top, ou eu comecei a fazer medicina e hj trabalho num hospital e ganho razoavelmemte bem.... quanta gente com 35, 40, 45 anos fazendo faculdade, não medicina, mas administração, direito, etc.meio periodo é claro...o unico problema de medicina é esse: AULA EM HORARIO INTEGRAL.

posso nunca ser medico, mas vou fazer vestibular de medicina nem que seja apenas pra ter o gostinho...mas preciso ver pros e contras. (concurso fiscal x medicina)..não é simples essa analise.
                                                        Ok, mas não se esqueça que vc pode estudar 3 anos e não passar em um concurso fiscal, mas tb vc tb pode estudar 3 anos e não passar em medicina. Minha prima está no quinto ano de cursinho e ainda não passou. Ela persegue um sonho, e isso que a motiva. Ela quer ser médica. Agora se ela não tivesse essa ambição, ela quisesse uma vida de boa, eu creio que tem outras possibilidades. Como por exemplo o concurso na área fiscal. Minha dica, se vc quer ser médico, mergulhe de cabeça nisso. Quem presta para ver o gostinho não passa, vc tem que estar focado.

Comentário

• itabra
                                                          • 03/09/12
                                                          • 9

INCRIVEL

Quero acreditar que muitos se sentem igual. A verdade: não sabemos o que queremos ! Ou, na verdade, temos MEDO de mergulhar em algo e perder a outra alternativa.

Tenho 30 e poucos anos, sou concursado (otimo concurso para engenheiro) e este ano pensei em fazer Direito para passar num concurso melhor (meu amigo é procurador e está super bem) e voltar para perto de minha cidade em SP.
                                                          Já havia pensado diversas vezes em medicina, arrependo-me gigantemente de nao te la cursado (fiz engenharia - deve ser bem mais dificil e ganhamos menos rs) e vejo muitos amigos beeem fraquinhos intelectualmente que são médicos hoje em dia ( e muitos cranios tb! mas estes em geral pelas publicas). E estão bem! Quase nenhum amava medicina, mas quase todos tinham algum médico na família e ouviram seus pais - sejam "ricos"!

O ponto é que este tipo de dúvida existencial acompanha há tempos e todos os anos passam voando e nunca tomamos UMA atitude; aliás, eu pessoalmente tomo várias, inicio tudo, me debato, gasto energia, faço Pós, inicio estudos, mas sempre interrompo, olho pro lado e inicio outra coisa. Se tivesse tomado uma decisao UNICA e a SEGUIDO quando comecei com as duvidas, hoje já estaria na boca do gol. Isto pelo visto serve para voce tambem - imagine se tivesse prestado medicina há 3 anos, quando postou.
                                                          Achei interessantissimo ver esse topico e acompanhar que já faz 3 anos. Acredito que ainda tenha a duvida!

Hoje estou analisando fisco ICMS SP. Iria ganhar menos , mas iria para SP e dizem (é verdade?!) que na função externa trabalha-se apenas um dia por semana . (CONFIRMAM?).
                                                          Isso seria muito legal. Sempre ouço aquela musica "Vilarejo" quando penso nisso rs.

Traria felicidade? Não sei. Seria um profissão animal?Certamtente não pois é mega burocratica, sem estrutura física boa e o de hoje é bem legal. Mas pelo visto Fisco Estadual traria muito tempo e daria valor ao pouco/medio dinheiro que ganhamos (cidades mais baratas). E Quem sabe assim uma base para se ter uma familia bonita.

Pensei em entrar no Direito e estudar pro fisco durante as aulas (assim, se nao passasse, já teria iniciado o curso e estaria mais perto de ter esse ativo que é a graduação em direito - garantindo avançar nas duas frentes), mas estou achando que isso só faria com que de novo perdesse o tal "foco único". Estou quase fazendo um acordo comigo: um ano de dedicação (apos o trabalho, do qual saio as 19:30 20:00 ) para o ICMS e ver no que vai dar.
                                                          Bora pular nessa?!
                                                          Encontrar alguem que esteja no mesmo objetivo motiva.

Abraços a todos,

Deem seus 1 centavo na discussão bonita sobre a vida

Comentário

• ProdigY_BurN
                                                            • 03/01/07
                                                            • 147

Atualizando, como sempre me perguntam por pm. Decidi estudar para concursos. Ano passado. Essa discussão julgo interessante até hoje.

Comentário

Working...
                                                            X