Announcement

Collapse
No announcement yet.

Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • ProdigY_BurN
    • 03/01/07
    • 147

    Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

    Bom dia a todos.

    Por favor, gostaria de algumas opniões sobre uma decisão que tenho que tomar para começar a implementar em julho, próximo semestre.

    Li todo o tópico sobre qual a melhor opção de concurso para quem não tem curso de direito no topico "Qual o(s) concurso(s) com melhor remuneração (Não direito!)?"
    ( http://www.forumconcurseiros.com/for...=316677&page=5 )

    Em cima da inspiração desse tópico, gostaria de pedir a opinião de vocês em relação a opção de estudar para um vestibular de medicina.

    Ja tenho duas graduações, analise de sistemas e ciencias contabeis, ja estou com 36 anos e gostaria de buscar algo definitivo, acertar na escolha.

    No momento sou concursado, ganho em torno de 5 mil reais onde posso estudar no trabalho tranquilamente, também tenho uma empresa, do meu pai, que aumentava consideravelmente minha renda, mas para estudar, vou ter que me afastar, tendo que vivier com esses 5k mensais, mas estudando...

    Venho pensando em voltar a estudar para concursos na área fiscal e gostei muito desse topico que coloquei acima mas ando pensando o seguinte...

    Vocês ja pensaram que o tanto que teremos que estudar para passar em um concurso na receita federal ou fisco estadual, daria para passar em um vestibular para medicina? Talvez até com menos estudo? (Até universidade privadas são 100% financiáveis pelo fies).

    Oque voces acham melhor, estudar pra medicina e ver um retorno financeiro daqui 6 ~10 anos, porem maior e talvez com mais status ou estudar para concurso na área fiscal e ter um retorno financeiro em menos tempo, porem menor?

    Uma coisa que esta pesando na minha escolha é, se eu voltar a estudar pra concurso público, sou ciente que nunca mais volto a morar na minha cidade, Campo Grande - MS, pois provavelmente sera para fiscal de renda de algum estado no Brasil.

    Agradeço desde ja sua resposta e seu tempo lendo esse topico, sua resposta sera muito bem vinda.



    PS: Peço a moderação que não mova meu topico caso não faça parte dessa sala, gostaria de ouvir opnião do pessoal que esta se preparando para área fiscal. Pois essa sera minha meta caso não estude pra medicina. Essas opniões serão importantes.
    Last edited by ProdigY_BurN; Fri, 22/06/12, 06:00 PM.
  • CMGFISCAL
    • 21/02/07
    • 192

    #2
    Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

    Prodigy Burn....

    Também tive esta dúvida em julho de 2010...
    Estava cansado de estudar pra concurso e conversei com um primo meu recém formado em medicina que ganhava 18 mil...

    Pensei em fazer medicina tbm, mas ninguem me apoiou.... acho que fiz besteira, pois usei o fies pra fazer direito, agora nao posso fazer outro curso com o fies.

    Tem que pensar direito, pq pra passar pra um desses concursos que vc falou vc vai ter que muita muita muita disciplina e muito estudo.
    Eu arrependo de nao ter feito medicina qunado eu tinha 18 anos, pois tenho certeza que nao precisaria ter estudado metado do que tem que estudar pra concurso, só que eu nao tinha a consciencia que tenho hj.

    Medicina realmente é a coisa mais garantida que tem, acho que é a unica profissao que o sujeito tem certeza que fica rico, embora alguns professores de cursos pré vestibular falem que tem médico vendendo hotdog... kkk que loucura...nao tem mesmo, só se o cara ficou doido, cassaram o diploma dele ou algo assim...

    E essa historia de tem que gostar pra ser medico, tbm acho que é balela, pelo menos nos 15 últimos anos que fui ao medico, nenhum viu sangue. ficam sentando numa mesa, faz 3 perguntas sem mal olhar na sua cara, pedem dois ou tres exames e pronto, embolssam R$ 250,00 em uma consulta de 10 minutos. Os mais preocupados com vc pega o estotoscópio... ouve seu coração, mede a pressao, dá uma olhadinha no seu olho, bate no seu joelho e pronto.... pode ir emboraa....
    Sem contar que nesta profissão ainda pode-se optar por ser ginecologista!!!

    Outra coisa, nao vá pensando que se tirar dois anos pra estudar pra ocncurso vc vai passar..pq isso nao eh garantido....pode acontecer de nao passar....
    Last edited by CMGFISCAL; Tue, 29/05/12, 01:17 PM. Reason: outras

    Comentário

    • manuseigner
      • 25/01/11
      • 151

      #3
      Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

      Prodigy, medicina realmente não é minha praia senão com certeza teria entrado nessa. Tenho 4 cunhados, todos médicos. Eles não têm dificuldade nenhuma em arrumar trabalho: chove. Um cunhado só faz plantão e chega a tirar de 20 a 30 mil por mês. Outro trabalha de seg a sex, só meio período e ganha 12 mil. Acho muito legal isso, pois se vc tá precisando de grana, vai lá num fim de semana, faz um plantão de 12 horas e já são mil reais na conta...
      E o tanto que temos que estudar pra passar num concurso TOP pode ser o mesmo tempo que fazer uma faculdade de medicina, com a diferença de que o emprego como médico estará garantido... já o de fiscal, é complicado.
      Enfim, é o que eu acho. Boa sorte na sua escolha, seja ela qual for!

      Comentário

      • teciane
        • 15/02/11
        • 32

        #4
        Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

        Olha só vou te expor uma opinião, se vc odiar o serviço público, burocrático e não conseguir se imaginar fazendo as mesmas coisas pelos próximos 30 anos, vc deve ser médico!

        Eu e meu namorado somos servidores públicos hj, técnicos judiciários TRE. Eu estou estudando p Receita (sou formada em Contábeis). Ele não quer saber de passar +40 anos no serviço público. Ele tem 30 anos e está estudando para vestibular de medicina.

        Pois bem se vc não morre de amores pelo serviço público, e gosta de medicina, medicina é o seu caminho, mas saiba q até chegar nestes 18 de salário de médico serão no mínimo uns 6 anos sem dinheiro. (ou até 8 anos: 6 curso+2 residencia/especialização). Esteja preparado para este aperto! Bem, vc tendo 36 anos, se levar uns 8 até começar a ganhar dinheiro como médico, vai começar a trabalhar com 44. E vai poder trabalhar no mínimo uns 30 anos naquilo q vc realmente gosta.

        Agora vamos imaginar q vc estude para uma cargo fiscal e q goste do serviço público. Daí vamos colocar uns 4 anos de estudo (previsão máxima, por ex). Com 40 anos vc vai estar num bom cargo com salário bom, vai poder curtir todo seu dinheiro. Agora se vc não suportar o serviço burocrático, vai passar uns 30 anos ganhando bem, mas sendo infeliz no trabalho! 30 anos sendo infeliz é muito tempo...

        Eu sempre falo isso p meu namorado! E acho q esta decisão deve estar muito acima do financeiro, muito acima de "satus" mas vc tem q se descobrir do q realmente gosta! Vc q já é concursado sabe q nem tudo são flores no serviço público e q com esta onda de "concursos", as pessoas nunca param p pensar se realmente vão ser felizes no seu trabalho, só pensam no salário do cargo. E, considerando que passamos pelo menos 8 horas no trabalho e isso é 1/3 do nosso dia, passar 1/3 do dia fazendo algo q vc não gosta não é bom!

        Seja feliz na sua decisão! Abraços e sucesso!

        Comentário

        • Coringa
          • 30/05/07
          • 387

          #5
          Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

          Medicina e' profissao que deveria ser pensada por vocacao e nao por "status".

          Se voce gostaria de ser medico ,mesmo trabalhando em um posto de saude lotado,cheio de pessoas pra atender e gratuitamente em um sabado de madrugada,parabens seu caminho e' sim se tornar medico. Acho que e' o melhor exemplo de como encontrar seu oficio vocacional e' se imaginar nele nas piores condicoes e se faria mesmo assim, se nao fosse nem remunerado pra isso, e faria ele de bom tom.

          Caso contrario,nao va ser mais um doutor que trata mal os pacientes porque nao entende o vies vocacional do oficio , pense entao em ganhar dinheiro ou status com outra coisa,

          So mais um detalhe , muito frustrado com Analise de Sistemas? +1.Bem vindo ao clube.

          Comentário

          • teciane
            • 15/02/11
            • 32

            #6
            Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

            Ah, mais um detalhe. Como primeiro concurso pensar só no dinheiro é até bom, pq vc tem q garantir algo, viver liso e na insegurança não é bom.

            Mas depois de um primeiro concurso, tendo estabilidade, um dinheirinho e tranquilidade vc vai poder decidir fazer o que realmente gosta! Quando a grana não é mais problema e vc quer mais que contas pagas aí seu trabalho tem q fazer sentido e trazer satisfação pessoal para vc! Abraços
            Last edited by teciane; Tue, 29/05/12, 01:44 PM.

            Comentário

            • Dante86
              • 05/05/11
              • 698

              #7
              Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

              Eu nunca pautaria uma decisão de ser médico pelo retorno financeiro apenas.

              Medicina pra mim é questão de profunda vocação..

              Comentário

              • ProdigY_BurN
                • 03/01/07
                • 147

                #8
                Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                Obrigado pelas respostas, estou acomanhando.

                @CMGFISCAL

                Minha estória é parecida com a sua. Em 2009 saiu o edital da receita federal e no edital tinha a obrigação de ficar 5 anos sem poder pedir transferencia, sem falar que virou regional, não era mais local, ou seja, teria que sair da minha cidade por pelo menos 5 anos. Então parei de estudar pra concurso e fui me formar em ciencias contabeis, ja que meu pai tem um escritório muito bem sucedido a mais de 20 anos. Cancei de estudar pra concursos.

                Tambem me arrepende demais por nao ter feito medicina com 18 anos, não tinha a cabeça que eu tenho hoje. Prioridade era amigos e mulheres. Quantos anos vc tem?

                Esta historia que tem que gostar de ser médico, tambem cheguei a conclusao que não é assim, conversei com alguns amigos que se formaram em medicina e ja estao no mercado há 10 anos e se nao quiser ver gente morta e sangue, nao precisa não.


                @manuseigner Onde seus cunhados trabalham? É interior ou capital?


                Não sei se medicina continuara a ser boa daqui uns 10 anos, nesse quesito, acho que o concurso é mais garantido... Quanto a medicina te dar a certeza de ficar rico, tenho minha duvidas para os próximos anos.

                Esta abrindo muita faculdade privada, o PT parece querer aumentar a quantidade de médicos no mercado para baratear a mão de obra médica. Quando eu tinha 18 anos, tinha apenas uma universidade que dava medicina no meu estado, hoje temos 5.

                Obrigado pelas respostas, estou acompanhando.

                Comentário

                • ProdigY_BurN
                  • 03/01/07
                  • 147

                  #9
                  Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                  Originally posted by Coringa View Post

                  So mais um detalhe , muito frustrado com Analise de Sistemas? +1.Bem vindo ao clube.
                  Até hoje eu penso, o que que eu tinha na cabeça pra fazer área de informática. De todos que fizeram área de informatica comigo, ninguem ficou bem ou ja trabalham em área completamente fora da informatica.

                  Comentário

                  • ProdigY_BurN
                    • 03/01/07
                    • 147

                    #10
                    Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                    Originally posted by teciane View Post
                    Olha só vou te expor uma opinião, se vc odiar o serviço público, burocrático e não conseguir se imaginar fazendo as mesmas coisas pelos próximos 30 anos, vc deve ser médico!

                    Eu e meu namorado somos servidores públicos hj, técnicos judiciários TRE. Eu estou estudando p Receita (sou formada em Contábeis). Ele não quer saber de passar +40 anos no serviço público. Ele tem 30 anos e está estudando para vestibular de medicina.

                    Pois bem se vc não morre de amores pelo serviço público, e gosta de medicina, medicina é o seu caminho, mas saiba q até chegar nestes 18 de salário de médico serão no mínimo uns 6 anos sem dinheiro. (ou até 8 anos: 6 curso+2 residencia/especialização). Esteja preparado para este aperto! Bem, vc tendo 36 anos, se levar uns 8 até começar a ganhar dinheiro como médico, vai começar a trabalhar com 44. E vai poder trabalhar no mínimo uns 30 anos naquilo q vc realmente gosta.

                    Agora vamos imaginar q vc estude para uma cargo fiscal e q goste do serviço público. Daí vamos colocar uns 4 anos de estudo (previsão máxima, por ex). Com 40 anos vc vai estar num bom cargo com salário bom, vai poder curtir todo seu dinheiro. Agora se vc não suportar o serviço burocrático, vai passar uns 30 anos ganhando bem, mas sendo infeliz no trabalho! 30 anos sendo infeliz é muito tempo...

                    Eu sempre falo isso p meu namorado! E acho q esta decisão deve estar muito acima do financeiro, muito acima de "satus" mas vc tem q se descobrir do q realmente gosta! Vc q já é concursado sabe q nem tudo são flores no serviço público e q com esta onda de "concursos", as pessoas nunca param p pensar se realmente vão ser felizes no seu trabalho, só pensam no salário do cargo. E, considerando que passamos pelo menos 8 horas no trabalho e isso é 1/3 do nosso dia, passar 1/3 do dia fazendo algo q vc não gosta não é bom!

                    Seja feliz na sua decisão! Abraços e sucesso!
                    Sua opnião é de grande ajuda ja que estuda pra área fiscal e tem um namorado estudando pra vestibular de medicina. Obrigado pela resposta. Imparcial e para boa reflexão.


                    Voce poderia perguntar para seu namorado se ele ja pesquisou qual vai ser o retorno financeiro dele como médico em relação a concurso e à área fiscal? Ele planeja quanto ganhar como médico?
                    Last edited by ProdigY_BurN; Tue, 29/05/12, 02:11 PM.

                    Comentário

                    • pauloricardo.aju
                      • 27/11/06
                      • 576

                      #11
                      Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                      Originally posted by Dante86 View Post
                      Eu nunca pautaria uma decisão de ser médico pelo retorno financeiro apenas.

                      Medicina pra mim é questão de profunda vocação..


                      Certíssimo. Já ouvi muito falar que na classe médica o índice de suicídio é maior que em outras. E já cansei de ver médicos torcendo para que os filhos escolhessem outra profissão. Tem coisas que o dinheiro não preenche... é melhor pensar bem...


                      Além do mais tome muito cuidado com conselhos em ambientes genéricos. Seria de bom alvitre conversar com pessoas mais velhas que já passaram por esse caminho, pois é algo muito sério o aconselhamento sobre questões tão pessoais... Outra dica legal que eu tomaria se estivesse passando por essas dúvidas - procuraria a ajuda de um psicólogo, a resposta está dentro de você, e ele o ajudará a encontrar.


                      Espero ter ajudado!
                      Last edited by pauloricardo.aju; Tue, 29/05/12, 02:03 PM.

                      Comentário

                      • Adriano___
                        • 10/01/12
                        • 17

                        #12
                        Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                        Originally posted by ProdigY_BurN View Post
                        Até hoje eu penso, o que que eu tinha na cabeça pra fazer área de informática. De todos que fizeram área de informatica comigo, ninguem ficou bem ou ja trabalham em área completamente fora da informatica.
                        Eu também estou nesse clube, a diferença é que ainda estou cursando,sofrendo para passar as matérias.... nem me passa pela cabeça trabalhar com TI, prefiro vender cachorro quente na praia.Estou continuando só pelo diploma e os concursos.
                        Na época que eu escolhi o curso não tinha dinheiro, autoconfiança e nem acesso a informação para prestar medicina, mais se eu voltasse no tempo concerteza era esse o curso que escolheria.

                        Comentário

                        • teciane
                          • 15/02/11
                          • 32

                          #13
                          Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                          Recebi sua MP e vou responder aqui pelo fórum pq pode ajudar outras pessoas.

                          Eu pedi para que ele mesmo respondesse sua pergunta, lá vai:

                          " No meu caso eu nem cheguei a cogitar concursos fiscais, pq não tenho interesse em continuar num serviço burocrático, pq não gostei da experiência, claro que está sendo muito útil trabalhar no TRE, pois me ajudou a organizar minha vida financeira e traçar novos planos para o futuro e vou poder fazer uma poupança para me bancar durante a faculdades. Mas daqui para frente quero investir em algo que me satisfaça.

                          Então, após a peleja dos 6 anos de curso eu planejo ganhar entre R$ 10 e 15 mil de imediato, mas com uma residencia em alguma área boa como cirurgia ou obstetricia vc poderia passar pra cima dos 20. Se vc estiver disposto a morar em interior vc poderá ganhar mais. Em capitais vc teria q penar pra chegar a 12 sendo recém-formado
                          só dando plantão direto em cidades próximas a capitais. Tem vários tipos de interior... alguns bonzinhos sobe um pouco o salário e trabalha-se menos, mas nos fins de mundo é onde estão as melhores remunerações, o salário base pra 40h/semana no norte do TO é 12 paus com plantoes bate em 20. E o MELHOR da carreira: liberdade total!!! Tem vaga em qualquer lugar do país.

                          Minha mãe é médica, mas ela é concursada do Ministério da Fazenda, não teve grandes ambições na carreira, quis seguir uma vida tranquila só com o salário do concurso mesmo, ela não atende em clínicas. Houve um tempo em que ela tirou uma licença não remunerada e foi trabalhar no interior do Ceará, cidade praiana Trairi, foi tudo muito simples, analisaram o curriculum dela e chamaram. Trabalhou lá por 6 meses, um paraíso. O salário era pequeno pq ela resolveu mesmo tirar umas "férias". Era 4500 o salario base, mas o plantão na epoca era 720, hoje é 1100, ela poderia dar 10 plantoes por mes e ganhar 15.000,00."

                          É isso. Espero ter ajudado!"

                          Comentário

                          • Gigifeitosa
                            • 04/05/11
                            • 41

                            #14
                            Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                            Originally posted by pauloricardo.aju View Post
                            Certíssimo. Já ouvi muito falar que na classe médica o índice de suicídio é maior que em outras. E já cansei de ver médicos torcendo para que os filhos escolhessem outra profissão. Tem coisas que o dinheiro não preenche... é melhor pensar bem...


                            Além do mais tome muito cuidado com conselhos em ambientes genéricos. Seria de bom alvitre conversar com pessoas mais velhas que já passaram por esse caminho, pois é algo muito sério o aconselhamento sobre questões tão pessoais... Outra dica legal que eu tomaria se estivesse passando por essas dúvidas - procuraria a ajuda de um psicólogo, a resposta está dentro de você, e ele o ajudará a encontrar.


                            Espero ter ajudado!
                            Concordo. Acho q o autoconhecimento é a melhor forma de tomar uma decisão acertada.
                            Acho q poucos medicos chegam a ganahar 30 mil, e isso leva um tempo. Ja vi medicos fazendo concurso pq no trabalho deles nao tem ferias e outros direitos. Conheço alguns q passaram no INSS e q detestam o trabalho. Eu tenho uma irmã q é medica e ela msm ja tentou fazer concurso. Se o cara tira ferias ele deixa de ganhar. Tem q trabalhar fds, feriado.

                            Comentário

                            • ProdigY_BurN
                              • 03/01/07
                              • 147

                              #15
                              Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                              Originally posted by teciane View Post
                              Recebi sua MP e vou responder aqui pelo fórum pq pode ajudar outras pessoas.

                              Eu pedi para que ele mesmo respondesse sua pergunta, lá vai:

                              " No meu caso eu nem cheguei a cogitar concursos fiscais, pq não tenho interesse em continuar num serviço burocrático, pq não gostei da experiência, claro que está sendo muito útil trabalhar no TRE, pois me ajudou a organizar minha vida financeira e traçar novos planos para o futuro e vou poder fazer uma poupança para me bancar durante a faculdades. Mas daqui para frente quero investir em algo que me satisfaça.

                              Então, após a peleja dos 6 anos de curso eu planejo ganhar entre R$ 10 e 15 mil de imediato, mas com uma residencia em alguma área boa como cirurgia ou obstetricia vc poderia passar pra cima dos 20. Se vc estiver disposto a morar em interior vc poderá ganhar mais. Em capitais vc teria q penar pra chegar a 12 sendo recém-formado
                              só dando plantão direto em cidades próximas a capitais. Tem vários tipos de interior... alguns bonzinhos sobe um pouco o salário e trabalha-se menos, mas nos fins de mundo é onde estão as melhores remunerações, o salário base pra 40h/semana no norte do TO é 12 paus com plantoes bate em 20. E o MELHOR da carreira: liberdade total!!! Tem vaga em qualquer lugar do país.

                              Minha mãe é médica, mas ela é concursada do Ministério da Fazenda, não teve grandes ambições na carreira, quis seguir uma vida tranquila só com o salário do concurso mesmo, ela não atende em clínicas. Houve um tempo em que ela tirou uma licença não remunerada e foi trabalhar no interior do Ceará, cidade praiana Trairi, foi tudo muito simples, analisaram o curriculum dela e chamaram. Trabalhou lá por 6 meses, um paraíso. O salário era pequeno pq ela resolveu mesmo tirar umas "férias". Era 4500 o salario base, mas o plantão na epoca era 720, hoje é 1100, ela poderia dar 10 plantoes por mes e ganhar 15.000,00."

                              É isso. Espero ter ajudado!"
                              Ajudou sim, obrigado!

                              Comentário

                              • eduorem
                                • 23/11/11
                                • 166

                                #16
                                Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                Ola amigo, se for fazer medicina que seja por amor ao próximo, pois para ser mais um médico medíocre que não dá bola para o paciente e só pensa no dinheiro, o mundo está cheio, não precisa de mais um. Sem contar que encarar 5 anos ou mais, contando especializações etc, em algo que não tem afinidade é duríssimo, tremenda prostituição mental. Não é honesto com você e nem com os seus futuros pacientes.
                                Conheço pessoas que são felizes com R$1000 por mês e outras que são depressivas ganhando R$20 000.
                                Se é um sonho, corra atrás e o realize. Se for por dinheiro apenas, acho que irá continuar insatisfeito. Existem profissões que a pessoa tem que fazer por amor ao próximo, se for o seu caso, parabéns, pois é é dotado de espirito público elevado, e grande compaixão.
                                Espero ter ajudado

                                Comentário

                                • probur
                                  • 28/05/12
                                  • 2

                                  #17
                                  Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                  Tem que ser avaliado que hoje o Brasil tem mais faculdades para medicina que os EUA e a China, e mais serão abertos (fonte google). Imagina como estara o mercado daque seis ou dez anos.

                                  Comentário

                                  • alcides
                                    • 14/12/06
                                    • 768

                                    #18
                                    Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                    Apesar de esta ser uma escolha subjetiva, e depender de muitas coisas além da questão financeira. Analisando objetivamente, e se fosse eu que estivesse na sua situação.
                                    Os concursos da Receita Federal e os bons concursos do ICMS acontecem geralmente em um ciclo de 03 a 04 anos, o último ciclo foi em 2009, o próximo ciclo está vindo agora. Eu cairia de cabeça e estudaria para a área fiscal, como se não tivesse outra alternativa. E aí sim com o resultado se aprovado ou não tomaria a decisão.
                                    Se não aprovado, até sair novo ciclo de concursos dá quase para se formar em medicina. Aí sim dá para ter dúvidas. Hj, não com o ciclo de concursos se aproximando, é cair de cabeças nos livros.

                                    Comentário

                                    • tcu2006devolta
                                      • 15/05/12
                                      • 289

                                      #19
                                      Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                      te mandei uma mp alcides

                                      Comentário

                                      • probur
                                        • 28/05/12
                                        • 2

                                        #20
                                        Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                        http://colunas.imirante.com/platb/ga...e-eua-e-china/

                                        Em 2007 Brasil tinha mais cursos de medicina que EUA e China. Isso que são paíse maiores. Não sei como esta hoje, 5 anos depois...

                                        Comentário


                                        • #21
                                          Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                          Tô na correria e nem li os posts anteriores.

                                          Medicina é claro.

                                          Se tiver alguém que te banque $$$$ durante 6 anos.

                                          E depois se quiser ficar na moleza é só entrar no PCI, tem concurso pra médico todo final de semana 10000 no mínimo.

                                          Agora fazer uma boa residência em Cirurgia Plástica no exterior , dependendo do talento fica rico. Vai pra Beverly Hills.

                                          Comentário

                                          • matuto
                                            • 14/02/11
                                            • 35

                                            #22
                                            Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                            Nas capitais há uma enorme concorrência. Médico não tem essa vida fácil - plantões muitas vezes tendo que virar noites e fora a responsabilidade. Se manda para o interior e volta rico, amazônia tá cheia de concurso para médico 20.000 por mês ( cai dentro) rs.

                                            Comentário

                                            • Puru Osso
                                              • 28/05/12
                                              • 23

                                              #23
                                              Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                              Como um colega disse, procure um psicólogo que te ajude a descobrir o seu perfil, isso poderá fazer uma diferença considerável na sua escolhe.

                                              Mas se quiser uma vida mais tranquila, vire concursado.

                                              P.S: Você jogava Darkfall?

                                              Comentário

                                              • rfmacedo
                                                • 27/01/11
                                                • 320

                                                #24
                                                Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                A experiência que vejo dos dois médicos que conheço é muito antagônica.

                                                Minha "tia", esposa de meu tio, é pediatra, mora em um bairro de classe média baixa no Rio, tem 4 empregos, 1 municipal, 1 estadual, 2 particulares e montou 1 consultório em Duque de Caxias onde ela dá atendimento alguns dias da semana. Tem 1 filhinha de 2 anos.

                                                Vive reclamando que tem mta despesa, pergunta pra mim se a prefeitura tá pra sair aumento, etc. Não a vejo com vida tão próspera assim, mas não passa nenhum tipo de necessidade. Já tem quase 50 anos. Não a vejo em carros luxuosos nem nada, somente vi carro popular na mão dela.

                                                O outro que conheço, gineco, mora em Campo Grande - MS. Deve ter uns 4 empregos também. Tem um bom carro, uma casa excelente, ele a esposa e a filha de 1 ano viajam a hora que querem, inclusive para o exterior.

                                                Particularmente eu acho que medicina não é local pra quem quer só ganhar dinheiro. Por causa desse pensamento tá faltando médico em hospital público, porque o cara ganha pra fazer 20h/semana e faz 4h semanais. Falta, se atrasa (padrão em qualquer consulta que eu vou), trata mal o povo, não investiga direito as doenças, sai prescrevendo qualquer remédio pra dispensar o paciente, etc.

                                                Sem falar no corporativismo que atrapalha o bom andamento dos hospitais, já que se acobertam quando uma merda acontece, só o médico pode ser diretor, chefe, coordenador, etc., não deixando espaço para os demais profissionais de saúde(enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, biomedicina...), que tambem se tornam frustrados por serem subjugados por uma elite (quantos médicos conhecemos que são negros?) que não deixa as demais carreiras crescer.

                                                Medicina é pra quem tem vocação.

                                                Comentário

                                                • Lucas Salvetti
                                                  • 16/03/09
                                                  • 1845

                                                  #25
                                                  Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                  Olá amigo.

                                                  Na minha opinião, acho que a sua decisão deve se basear em fatores mais complexos do que simplesmente o valor financeiro.
                                                  Digo isso pois a medicina em si é desgastante (afinal, esta lidando com a morte, muito de perto). No entanto, estudar para concurso também é algo penoso (depende de muitos fatores, por exemplo: concorrência, autorizaçaõ de concurso, fraude, sorte, etc).

                                                  Meu irmão faz medicina e ele estuda há 5 anos no mesmo ritmo que eu estudei em 1 para ser aprovado. (mas foi um tempo curto, comparado com a média dos aprovados).
                                                  Com certeza ele terá muito mais "tesão", vai se sentir muito mais gratificado com o trabalho desempenhado (pela nobreza da profissão) do que eu na função de auditor fiscal.

                                                  Eu, particularmente, gostei de medicina mas não fiz faculdade dela pois tive "preguiça".

                                                  Além disso, servidor público fica sempre a mercê do governo (seja ele qual for). Ou seja, uma vontade política pode complicar a remuneração do cargo (é só não atualizar o salário durante 5 anos que lá se vão 40% da renda), enquanto o médico está sempre no mercado e consegue um milhão de opções.

                                                  Enfim, como abordei incialmente, julgue mais pela vontade e pela sua aptidão do que pelo retorno financeiro e do que parece ser "mais fácil".

                                                  abraços,

                                                  Lucas Salvetti

                                                  Comentário

                                                  • ProdigY_BurN
                                                    • 03/01/07
                                                    • 147

                                                    #26
                                                    Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                    @Lucas Salvetti

                                                    Obrigado pela resposta no tópico.


                                                    Originally posted by rfmacedo View Post

                                                    O outro que conheço, gineco, mora em Campo Grande - MS. Deve ter uns 4 empregos também. Tem um bom carro, uma casa excelente, ele a esposa e a filha de 1 ano viajam a hora que querem, inclusive para o exterior.
                                                    Eu também moro em campo grande - ms. Conversei com alguns meéicos da área. O que eles mais reclamam em relação a concurso é o lance das férias. Quando eles saem de ferias ou ficam doentes, ficam sem receber e ainda gastam nas ferias.

                                                    O lance de ser concurseiro é que terei de morar longe da minha cidade se fizer um icms fiscal. Mas tem férias...


                                                    Originally posted by Puru Osso View Post

                                                    P.S: Você jogava Darkfall?
                                                    Sim, sou eu mesmo, quem era você? Acho que te vi no dayz

                                                    Comentário

                                                    • lua239
                                                      • 17/10/12
                                                      • 1

                                                      #27
                                                      Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                      E aí, me conta o que você fez? Eu tenho 28 anos e gostaria de fazer medicina agora, depois de ter feito 1 faculdade... Bjo

                                                      Comentário

                                                      • Hyranor
                                                        • 21/08/09
                                                        • 146

                                                        #28
                                                        Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                        Medicina?

                                                        1 ano de muito estudo para o vestibular
                                                        6 anos de faculdade
                                                        1 ano estudando bem para a residência (prova)
                                                        2 anos de residência (2k/mês de bolsa)
                                                        = 10 anos de investimento

                                                        Depois, conte aí mais uns 3 anos para montar o consultório e começar a viver bem

                                                        Médico não tem:

                                                        Férias
                                                        Sossego
                                                        Estabilidade
                                                        Aposentadoria

                                                        Se for só o financeiro, acho burrice. Se for paixão, não perca seu tempo com concursos e vá estudar para o vestibular!

                                                        Tem +: quem vai te sustentar esse tempo todo?

                                                        Medicina não é só o vestibular. O caminho é longo. Eu tenho vontade de fazer, mas por fazer mesmo pois já sou concursado. Só que é um curso para quem não trabalha. É o dia todo.
                                                        Last edited by Hyranor; Fri, 19/10/12, 01:29 AM.

                                                        Comentário

                                                        • ProdigY_BurN
                                                          • 03/01/07
                                                          • 147

                                                          #29
                                                          Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                          Originally posted by lua239 View Post
                                                          E aí, me conta o que você fez? Eu tenho 28 anos e gostaria de fazer medicina agora, depois de ter feito 1 faculdade... Bjo
                                                          Oi Lua. Quando postei essa duvida, eu queria começar a estudar esse semestre, mas como não me decidi, acabei postergando pra inicio do ano que vem. Como o ano que vem é daqui dois meses, voltei a refletir e passei hoje aqui pra ver se alguem mais tinha postado nesse tópico.

                                                          Pesquisando no google sobre concurso vs medicina, só tem esse topico com opniões a respeito em toda internet. Por causa disso recebi varias pms do pessoal me perguntando oque eu decidi.

                                                          Esperei o resultado desse ultimo concurso da receita federal pra ter uma idéia. Recebi pms de pessoas que estudaram muito pro concurso de 2009 e nao passaram, continuaram estudando pro concurso da receita federal e prestaram novamente pra esse concurso de agora, de 2012, e tambem nao passaram.

                                                          Entao imagina como é dificil esse mundo de concurso, nada garante voce entrar, mesmo essa atual prova ter sido exageradamente dificil.... Tem pessoas que ja estao há 4 ou 5 anos e não passaram pro concurso.

                                                          Medicina ja é muito mais facil de entrar do que um concurso. Todo ano tem "concurso" pra medicia certeza e o "edital" nunca muda. É muito mais facil passar em medicina e provavelmente você ira ganhar mais que em um concurso público, fora a liberdade de poder ir morar onde você quiser no país...

                                                          Por outro lado, vão ser mais ou menos 10 anos de investimento da sua vida pra começar a ver um retorno financeiro. Concurso ja vai uns 4 ou 5 anos de investimento pra passar em algo, mas nada certo de passar.

                                                          Outro fato que chama a atenção, é que em um forum de concurseiros, uma boa parte acha melhor estudar pra medicina que concurso...

                                                          É uma decisão complicada que estou voltando a pensar nela...

                                                          Quem sabe mais alguns amigos nos ajudem nessa decisão.

                                                          Comentário

                                                          • Bancário26
                                                            • 22/01/08
                                                            • 58

                                                            #30
                                                            Re: Ajuda em uma decisão. Concurso Fiscal ou Medicina.

                                                            Meu caro ainda tenho esse sonho mas sem grana não dá por isso tentar PRF, DEPEN to se matando ANAC (dizem que se trabalha em escala),como caminho intemediário aqui no meu estado tem uns 4 5 agentes penitenciários e policiais que fizeram medicina na federal é puxado, mas com 6 paus de salário da até de pagar 3 na particular......

                                                            Comentário


                                                            Working...
                                                            X