Announcement

Collapse
No announcement yet.

afrf 2002.1 pag 184

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Cachorro Loko

    afrf 2002.1 pag 184

    Os principais pilares do Sistema de Bretton Woods foram:

    a) O Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, o Acordo Geral de Tarifas e Comércio
    b) O Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, a Organização Internacional do Comércio


    Gabarito no livro do Rodrigo Luz: A
    Eu achei que fosse a letra B porque na página 169 diz assim: Ficou decidida a criação de três instituições: A OIC, o FMI e o BIRD.

    Alguém poderia me ajudar ?

    Grato.
  • Guest's Avatar
    julieandersen

    #2
    Re: afrf 2002.1 pag 184

    Na verdade, a Conferência de Bretton Woods buscava restaurar o comércio internacional. Após a Crise de 29, o mundo vivenciou uma "onda de protecionismo". Para reduzir o protecionismo e estimular o comércio internacional, foi elaborado um o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio - GATT - que visava combater as medidas protecionistas que existiam até então.

    Resolveram também criar o FMI e o BIRD.

    Foi até pensado em criar uma organização (a OIC) que pudesse fiscalizar se os países continuavam a adotar políticas protecionistas, mediante a fiscalização periódica das leis comerciais dos países signatários, a fim de detectar práticas protecionistas. No entanto, a OIC nunca chegou a ser efetivamente criada, pois os países com maior participação no comércio internacional não a ratificaram - os EUA não a enviaram para aprovação no Congresso.

    Portanto, no meu entender, os pilares do Sistema de Bretton Woods (sistema que regeria a política econômica mundial) foram o GATT, o FMI e o BIRD. A OIC também seria se tivesse sido criada, mas nunca chegou a sê-lo.

    Espero ter ajudado,

    Um abraço!

    Comentário

    • RAFAMP
      • 08/08/11
      • 177

      #3
      Re: afrf 2002.1 pag 184

      Originally posted by julieandersen View Post
      os EUA não a enviaram para aprovação no Congresso.
      Se não me engano, os EUA enviaram a proposta ao Congresso americano sim, mas esta foi rejeitada porque os congressistas acharam que a OIC iria diminuir o poder americano sobre o resto do mundo.

      Comentário

      • CarlosGuimarães
        • 05/04/11
        • 7

        #4
        Re: afrf 2002.1 pag 184

        Conferência de Bretton Woods

        1929 - crash da bolsa de NY

        Motivo: superprodução americana com o subconsumo europeu.

        Consequência: volta às barreiras protecionistas.

        Política adotada: “Política do Empobrecimento do Vizinho” que visava a desvalorização da moeda nacional com o objetivo de aumentar as exportações e reduzir as importações.

        Resultado: esta disputa comercial perdurou por toda a década de 30 e foi um dos fatores para a segunda guerra mundial (1939-1945).
        Retomada das negociações: ao final de 1941, os EUA entram na guerra, mas ao mesmo tempo começam a planejar juntamente com a Inglaterra o que fazer ao final desta em termos econômicos. A intenção era voltar ao liberalismo, eliminando as barreiras protecionistas levantadas durante a década de 30.

        1944: Conferência de Bretton Woods

        Motivo: Nova ordem econômica que idealizava 3 instituições:
        FMI: Fundo Monetário Internacional.
        BIRD: Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento.
        OIC: Organização Internacional do Comércio.

        Competência:
        FMI: responsável por fiscalizar as taxas de câmbio dos países. Estes não poderiam mais desvalorizar seu câmbio em prol das exportações. Responsável também por emprestar recursos aos países que tivessem déficits temporários no Balanço de Pagamentos.
        BIRD: função de financiar a reconstrução da Europa e o desenvolvimento mundial.
        OIC: responsável pela fiscalização do comércio e do cumprimento dos acordos que visavam sua liberação.

        27 de dezembro de 1945: foram criados somente o FMI e o BIRD.

        Causa: A OIC teve a sua criação barrada pelos EUA. Os estatutos da OIC estavam consignados na carta de Havana de 1948 que, para entrar em vigor, precisava ser ratificada pelos países signatários.

        1949: o governo dos EUA enviou os estatutos para aprovação pelo congresso americano.

        1950: em dezembro deste ano, retirou-os. A maioria dos deputados americanos temia que a nova instituição (OIC) iria restringir a soberania dos EUA na área do comércio internacional.

        Conclusão: a OIC não saiu do papel.
        Em 1947, enquanto se escreviam os estatutos da OIC, os países-membros do sistema concordaram em fazer uma antecipação da redução das tarifas alfandegárias e celebrar regras comerciais para a manutenção desta política de redução tarifária.
        Portanto, em 1947, em Genebra na Suíça, foram firmados o acordo geral sobre tarifas aduaneiras e comercio (GATT –47).

        Portanto, o acordo sobre as regras comerciais que seria a base da fiscalização por parte da OIC, foi criado, mas não a instituição.

        Em 1994, surgiu a OMC (organização mundial do comércio) para preencher a lacuna criada com o não surgimento da OIC.

        Fonte:
        LUZ, Rodrigo. Relações econômicas internacionais:teoria e questões/ Rodrigo Luz. - 3. ed. - Rio de Janeiro: Campus, 2011.

        Comentário


        Working...
        X