Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida questão 5 do simulado 3

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Sinistro
    • 04/10/07
    • 30

Dúvida questão 5 do simulado 3

Professor,

A seguinte afirmativa foi considerada correta na questão 5 do simulado:

Tanto a prescrição como a decadência têm como fator determinante da extinção do cré-dito tributário o decurso de tempo por inação do credor. Tais institutos decorrem dos prin-cípios da segurança jurídica e da estabilidade das relações jurídicas e do sistema.

Não sei se estou certo, mas me parece que ela está incorreta porque a decadência é justamente o término prazo para a constituição do crédito tributário (ou não?). Portanto, não seria somente a prescrição que seria fator determinante para a extinção do crédito tributário? (já que seria impossível a decadência afetar o crédito, visto que o mesmo ainda não foi constituído?)

Eu pensava que havendo a decadência restaria apenas uma obrigação tributária, da qual não poderia ser constituído crédito.

Espero ter sido claro ao expor minha dúvida.

Um abraço
  • Luciano Ribeiro (O PEIXE)
    • 25/11/06
    • 3883

Re: Dúvida questão 5 do simulado 3

VEJA QUE É LITERAL(CTN)

Art. 156. Extinguem o crédito tributário:

I - o pagamento;

II - a compensação;

III - a transação;

IV - remissão;

V - a prescrição e a decadência;

VI - a conversão de depósito em renda;

VII - o pagamento antecipado e a homologação do lançamento nos termos do disposto no artigo 150 e seus §§ 1º e 4º;

VIII - a consignação em pagamento, nos termos do disposto no § 2º do artigo 164;

IX - a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória;

X - a decisão judicial passada em julgado.

XI – a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei. (Inciso incluído pela Lcp nº 104, de 10.1.2001)

Parágrafo único. A lei disporá quanto aos efeitos da extinção total ou parcial do crédito sobre a ulterior verificação da irregularidade da sua constituição, observado o disposto nos artigos 144 e 149.

ESPERO TER AJUDADO!!

A seguinte afirmativa foi considerada correta na questão 5 do simulado:

Tanto a prescrição como a decadência têm como fator determinante da extinção do cré-dito tributário o decurso de tempo por inação do credor. Tais institutos decorrem dos prin-cípios da segurança jurídica e da estabilidade das relações jurídicas e do sistema.

Não sei se estou certo, mas me parece que ela está incorreta porque a decadência é justamente o término prazo para a constituição do crédito tributário (ou não?). Portanto, não seria somente a prescrição que seria fator determinante para a extinção do crédito tributário? (já que seria impossível a decadência afetar o crédito, visto que o mesmo ainda não foi constituído?)

Eu pensava que havendo a decadência restaria apenas uma obrigação tributária, da qual não poderia ser constituído crédito.

Espero ter sido claro ao expor minha dúvida.

Um abraço

Comentário

• Sinistro
      • 04/10/07
      • 30

Valeu Peixe...

Verdade... e eu nem pensei nisso.

Mais uma "lei burra" que temos que decorar!!!! Não faz sentido mas contra a lei não podemos fazer nada... só decorar... hehehe

Abração

Comentário

• Luciano Ribeiro (O PEIXE)
        • 25/11/06
        • 3883

oi

Sucesso!!!

Originally posted by Sinistro
        Valeu Peixe...

Verdade... e eu nem pensei nisso.

Mais uma "lei burra" que temos que decorar!!!! Não faz sentido mas contra a lei não podemos fazer nada... só decorar... hehehe

Abração

Comentário

• Sereno
          • 25/11/06
          • 519

Re: Dúvida questão 5 do simulado 3

Sinistro, essas quetões de concursos são tb sinistras, rsrs! Agente tem que lembrar da letra da lei; se fosse pela interpretação doutrinária estaria errada a questão pelo o que vc já disse acima
          bons estudos

Comentário

Working...
          X