Announcement

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - questão ACE 2008

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • fcalmeida
    • 21/02/10
    • 206

Ajuda - questão ACE 2008

A ausência de um sistema financeiro eficiente, que permita canalizar a
    poupança dos setores tradicionais para as novas indústrias, por representar
    uma falha de mercado, justifica o uso de restrições comerciais, tais como
    tarifas e subsídios, para proteger a indústria nascente.

(não consigo visualizar o porque da questão estar verdadeira já que falhas de mercado não são argumentos protecionistas amparados pela OMC)
  • pedropedreiro
    • 15/11/11
    • 224

Re: Ajuda - questão ACE 2008

Bom. Pra mim a questão também estaria errada. O Prof. Ricardo Vale dá essa justificativa:

A existência de falhas de mercado é argumento para a utilização é
    um de práticas protecionistas que tenham como objetivo proteger a indústria
    nascente. Com efeito, um sistema financeiro ineficiente impede que os
    recursos disponíveis sejam canalizados para o desenvolvimento de
    novas indústrias. Por tudo isso, a questão está correta

Comentário

• GilbertoSGF
      • 06/09/08
      • 142

Olá fcalmeida, complementado a resposta do colega pedro, eu havia enviado um e-mail para o professor Ricardo Valo com a mesma dúvida, veja a resposta:

1) A OMC não aceita as falhas de mercado como argumento para a imposição de práticas protecionistas.

2) A doutrina econômica aceita as falhas de mercado como argumento para a imposição de práticas protecionistas.

Se a questão se referir expressamente à OMC, considere o que eu disse no número "1".

Se a questão não se referir expressamente à OMC, considere o que eu disse no número "2".

É isso aí!

Bons estudos!

Comentário

• fcalmeida
        • 21/02/10
        • 206

Originally posted by GilbertoSGF View Post
        Olá fcalmeida, complementado a resposta do colega pedro, eu havia enviado um e-mail para o professor Ricardo Valo com a mesma dúvida, veja a resposta:

1) A OMC não aceita as falhas de mercado como argumento para a imposição de práticas protecionistas.

2) A doutrina econômica aceita as falhas de mercado como argumento para a imposição de práticas protecionistas.

Se a questão se referir expressamente à OMC, considere o que eu disse no número "1".

Se a questão não se referir expressamente à OMC, considere o que eu disse no número "2".

É isso aí!

Bons estudos!
        Obrigado GilbertoSGF!

Comentário

• pedropedreiro
          • 15/11/11
          • 224

Mesmo assim, isso ainda é discutível. Só parte dos economistas (minoria) aceitam o argumento protecionista. Esse é o tipo de questão que qualquer resposta estaria ao mesmo tempo certa e errada.

O negócio é torcer pra não cair uma dessas na prova.

Originally posted by GilbertoSGF View Post

É isso aí!

Bons estudos!

Comentário

Working...
          X