Announcement

Collapse
No announcement yet.

Vunesp, raciocínio lógico

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Malu2016
    • 14/04/16
    • 10

Vunesp, raciocínio lógico

(Como começa a resolver?)
    Em uma festa à fantasia, os convidados deveriam assumir, por toda a festa, um comportamento singular: ou falariam somente verdades, ou apenas mentiriam. Pessoas com a mesma fantasia combinariam com antecedência quais falariam verdades e quais falariam mentiras e saberiam, portanto, qual o comportamento de cada um deles. Um garçom, desconhecedor do comportamento dos convidados, teve o seguinte diálogo com quatro rapazes fantasiados de pirata:

Garçom: Quais de vocês estão mentindo?

Pirata 1: – Nenhum.

Pirata 2: – Nenhum.

Pirata 3: – Esses 3 ao meu lado.

Pirata 4: – Os 4.

Garçom: Quem quer cerveja?

Pirata 1: – Eu quero.

Pirata 2: – Eu não quero.

Pirata 3: – Eu quero.

Pirata 4: – Eu quero.

Raciocinando logicamente sobre esse diálogo, o garçom serviu cerveja para os piratas

a)
    1 e 3.

b)
    1 e 4.

c)
    1, 3 e 4.

d)
    2 e 3.

e)
    2 e 4.

• Sagess
    • 05/05/12
    • 1109

Você precisa analisar os diálogos e verificar qual hipótese é possível.

Por exemplo:
    Garçom: Quais de vocês estão mentindo?

Pirata 1: – Nenhum.

Pirata 2: – Nenhum.

Pirata 3: – Esses 3 ao meu lado.

Pirata 4: – Os 4.
    Se todos tivessem falando a verdade, as afirmações dos Piratas 3 e 4 seriam falsas.
    Conclui-se que há pelo menos um pirata mentindo.

Como há pelo menos um pirata mentindo, segue que os Piratas 1 e 2 são mentirosos. Isso porque eles afirmaram que não há piratas mentindo, mas já provamos que há.

Resta saber se o Pirata 3 ou o Pirata 4 dizem a verdade ou se ambos mentem.

O Pirata 4 não pode estar dizendo a verdade, pois ele se incluiu no rol dos mentirosos. Seria contraditório para um Pirata que diz a verdade afirmar que "nós quatro (eu incluso) somos mentirosos". Então necessariamente o Pirata 4 está mentindo.

Como os Piratas 1, 2 e 4 estão mentindo, segue que a afirmação do Pirata 3 é verdadeira.

Logo, o garçom trouxe cerveja para os Piratas 2 e 3.

Comentário

• Yurik Scarcela
      • 10/01/14
      • 468

Os piratas 1, 2 e 4 estão mentindo enquanto o pirata 3 fala a verdade. Analisando as falas, vc conclui que alguém tem que estar mentindo entre os 4, já que os piratas 1 e 2 falaram que ninguém está mentindo enquanto o pirata 4 disse que todos eram mentirosos.

Como o pirata 3 disse que teriam 3 mentirosos ao lado dele, vc conclui então que os piratas 1 e 2 são mentirosos (ambos disseram a mesma resposta) e o pirata 4 tbm é mentiroso, pois o pirata 3 fala a verdade.

Logo, os piratas 2 e 3 querem cerveja.

Comentário

• Malu2016
        • 14/04/16
        • 10

Sagess e Yurik, muito obrigada pelas respostas, me ajudaram muito!

Comentário

Working...
        X