Announcement

Collapse
No announcement yet.

CIRETRAN ?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • FABINO
    • 28/08/09
    • 3

CIRETRAN ?

CTB

Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

Estou com dúvida se o artigo acima refere-se ao CIRETRAN. Pela estrutura do DETRAN , o CIRETRAN é orgão do DETRAN , ou seja , sobordinado a ele. Logo me parece que o art.24 do CTB se refere a municipalização do trânsito o que não inclui o CIRETRAN que é orgão ESTADUAL.

Alguma opinião?

__________________________________________________ ____________________________

“Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. Henry Ford
  • Guest's Avatar
    felsmanrio

Re: CIRETRAN ?

Boa pergunta! Estou iniciando meus estudos no CTB e, se caso enxergar alguma visão/resposta eu venho aqui lhe auxiliar amigo! Participo mais do portal recente que está em minha assinatura (que tem vários diferenciais) mas se der eu volto aqui! A ajuda tem que ocorrer em todos os lugares!

Abçs!

Comentário

• Tenere
      • 22/05/09
      • 43

Tua conclusão tá certa fabiano.
      Nas capitais há o Detran em si e na região metropolitana e interior as Ciretrans, mas de uma maneira geral todos fazem o mesmo basicão: habilitação e registro de veículos.
      .
      Obviamente também tem muita coisa que fica centralizada no Detran por questões de hierarquia e etc...
      .
      Mas não é uma verdade que, necessariamente, o serviço será realizado pelo Detran ou Ciretran. Aqui no RS é praticamente tudo privado e tem outros nomes:
      CRVA - Centro de Registro de Veículos Automotores
      CFC - Centro de Formação de Condutores
      CRD - Centro de Remoção e Depósito
      FPT - Fabricante de Placas e Tarjetas

Comentário

• Guest's Avatar
        felsmanrio

Opa pessoal,
        Então, resumindo, o "Ciretran" seria o orgão executivo de trânsito dos municípios (que tem o mesmo valor do DETRAN que seria o orgão executivo de trânsito das capitais)?

Eu estou tentando buscar/elaborar justamente uma "listinha" de todos os orgãos e entidades:
        . normativos e consultivos
        . coordenadores
        . executivos

Mas, assim como o Ciretran que nem é citada na lei (este nome), no CTB atual não há nada que vi até o momento separando dessa forma os orgãos (todos eles)!

Se alguém puder listar todos ai conforme citei acima (se é executivo, etc.) e/ou afirmar minha pergunta inicial, ficaria muito agradecido!

Grande abç a todos! Vlw!

Comentário

• Tenere
          • 22/05/09
          • 43

Não. Ciretran também é executivo ESTADUAL, pois faz parte do Detran.
          Sendo simplório, Ciretran é o nome do Detran fora das capitais.
          Usando outro exemplo, imagina um posto da PRF lá em Cacimbinhas: o fato do posto ficar em um município do interior não torna a PRF um órgão municipal.

Quanto à lista que tu falou, as competências de cada um estão bem no começo do CTB, se não me engano lá pelo artigo 20 mais ou menos, embora muitas vezes seja um pouco confuso.
          Last edited by Tenere; Tue, 01/12/09, 09:22 PM.

Comentário

• Guest's Avatar
            felsmanrio

Originally posted by Tenere View Post
            Não. Ciretran também é executivo ESTADUAL, pois faz parte do Detran.
            Sendo simplório, Ciretran é o nome do Detran fora das capitais.
            Usando outro exemplo, imagina um posto da PRF lá em Cacimbinhas: o fato do posto ficar em um município do interior não torna a PRF um órgão municipal.

Quanto à lista que tu falou, as competências de cada um estão bem no começo do CTB, se não me engano lá pelo artigo 20 mais ou menos, embora muitas vezes seja um pouco confuso.
            Opa Tenere,
            Vlw pelo retorno!

Entendi bem a sua colocação e exemplos! Ficou bem claro quando usou a PRF como exemplo (só que no caso do "Sistema Nacional de Trânsito" eles preferiram "dar" outro nome aos DETRANs que não são das capitais, ou seja, CIRETRAN, porém ambos são as mesmas coisas possuindo inclusive as mesmas competências)!

E sobre a listinha! Está certíssimo!

CAPÍTULO II
            DO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO
            Seção II
            Da Composição e da Competência do Sistema Nacional de Trânsito

Ficou somente uma dúvida =\ :
            Existe mesmo essa cidade chamada "Cacimbinhas"? Hshahshahshas..............

Abçs e vlw! Qualquer coisa estamos ai!

Comentário

Working...
            X