Announcement

Collapse
No announcement yet.

Crase - verbo VAMOS

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Joy AM
    • 22/08/16
    • 18

Crase - verbo VAMOS

Quando escrevo: Vamos as correções, ocorre crase? Minha dúvida é que a palavra "correções" não é lugar! No caso, poderia usar o macete? Volto das correções, aí teria crase! Confusa!
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 2837

Originally posted by Joy AM View Post
    Quando escrevo: Vamos as correções, ocorre crase? Minha dúvida é que a palavra "correções" não é lugar! No caso, poderia usar o macete? Volto das correções, aí teria crase! Confusa!
    "Vamos às correções" tem crase sim.
    Primeiro, eu nunca ouvi falar desse macete aí que você falou. O que eu uso é o da troca da palavra feminina por uma masculina para verificar se tem a preposição.
    "Vamos às correções" indo para "Vamos aos exercícios". Logo, há a preposição.
    Considerando que a regência verbal do verbo "ir" pede a preposição "a", tem a crase sim.

Quando dizemos "Vamos às correções", não é para você fazer a correspondência com "lugar" né. "Correções" não tem qualquer referência com lugar, mas com instante ou "local no tempo".
    Quando falamos "Vamos às correções", o que queremos dizer é:
    1-Por exemplo, se estamos corrigindo exercícios, estamos inicialmente saindo de um estado em que os exercícios ainda não foram corrigidos.
    2-Você vai sair de um estado de exercícios não corrigidos e IRÁ corrigi-los.
    3-Os exercícios estarão corrigidos e você retornará ao estado de não ter mais exercícios para corrigir.

A preposição "a" dá a entender essa "ida e volta". Como, por exemplo, "Vou ao mercado".
    "Vou ao mercado" = Vou ao mercado, sem intenção de permanecer nele. Logo, irei retornar ao local onde estava antes.

Tome cuidado com macetes. O ideal neste caso é você se atentar para as regências verbais (e nominais) aplicáveis aos casos.

Comentário

• Joy AM
      • 22/08/16
      • 18

Grata!

Comentário

Working...
      X