Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre Crase

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Guerreiradebh
    • 12/07/11
    • 17

Dúvida sobre Crase

Pessoal, boa noite! Estou com dúvida na questão abaixo:

(UFPI) Ainda ... pessoas no mundo que veem muito pouco ... própria volta.
    a) há – a.
    b) há – Ã*.
    c) a – Ã*.
    d) a – a.
    e) Ã* – há

A resposta do gabarito é B. A primeira parte (há) não tenho dúvidas. O que não consegui compreender foi o motivo de ocorrer a crase na segunda parte. Havia entendido que o verbo ver não exigia preposição.
    Alguém poderia me explicar?
    Agradeço desde já! Abraço!
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 2712

Originally posted by Guerreiradebh View Post
    Pessoal, boa noite! Estou com dúvida na questão abaixo:

(UFPI) Ainda ... pessoas no mundo que veem muito pouco ... própria volta.
    a) há – a.
    b) há – Ã*.
    c) a – Ã*.
    d) a – a.
    e) Ã* – há

A resposta do gabarito é B. A primeira parte (há) não tenho dúvidas. O que não consegui compreender foi o motivo de ocorrer a crase na segunda parte. Havia entendido que o verbo ver não exigia preposição.
    Alguém poderia me explicar?
    Agradeço desde já! Abraço!
    Não necessariamente!
    O verbo "ver" tem vários tipos de regência. Cuidado com os "havia entendido" da vida. Certinho guria?
    Sempre tem algo novo pra aprender. Hehe. E a graça de fazer exercÃ*cios é justamente essa, achar aqueles pontos que só você vai saber.
    =)
    Vou colocar aqui uma referência que achei na net. Inclusive, quando tiver algum tipo de dúvida sobre regências, tente dar uma vasculhada na net também.

Fonte:
    https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-ver/

Tem um "macete" bem batido para crase que é a alteração do núcleo, no caso, do adjunto adverbial. Mudar o núcleo, substituindo a palavra "feminina" por uma palavra "masculina".
    O verbo "ver", aÃ*, está com intransitividade. E, no caso, "ver" adquire o significado de "compreender".

Ainda há pessoas no mundo que veem muito pouco Ã* própria volta. "Ainda há pessoas no mundo que compreendem muito pouco Ã* própria volta".
    Mudando o núcleo do adjunto adverbial, temos que "Ainda há pessoas no mundo que veem muito pouco ao próprio lado". Logo, fica bem evidente aÃ* que tem a preposição "a".

Acho que é isso.
    Tirei sua dúvida?

Comentário

• Guerreiradebh
      • 12/07/11
      • 17

Olá, boa noite! Respondeu, sim! Muito obrigada! Abraços!

Comentário

Working...
      X