Announcement

Collapse
No announcement yet.

FERIDA: concreto ou abstrato?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Agostiniano
    • 20/04/17
    • 7

FERIDA: concreto ou abstrato?

Caros,

FERIDA e/ou MACHUCADO: acaso podem explicar-me por que estes substantivos são o que são?

Muito obrigado.
  • mathias
    • 22/08/16
    • 9

Substantivo concreto. Tem existência própria.

Comentário

• Agostiniano
      • 20/04/17
      • 7

Mathias,

Como posso saber o que tem exatamente “existência própria”? Digo isto porque interpreto “ferida” como coisa que subsiste nalguma outra coisa: a ferida existe porque o homem foi ferido, ou porque o pássaro foi ferido etc. Quero dizer: a ferida subsiste naquilo que se feriu. Ela não existe por si só.

Esta é minha interpretação. Você pode esclarecer a sua para eu entender melhor?

Muito obrigado pela resposta!

Comentário

• mathias
        • 22/08/16
        • 9

Eu entendo que para responder sua questão, é necessário a análise de uma série de fatores linguísticos e semânticos. Embora a gramática não seja filosofia, há uma certa dificuldade em explicar ou definir objetivamente as classes dos substantivos.

Primeiro, ferida tem existência concreta. Segundo, você pode tocar nela (embora esse atributo não seja o definidor, veja o caso de Deus, que é substantivo concreto). Terceiro, ferida, diferente de dor, não é um estado, ação, sentimento ou sensação, atributos comuns para se definir substantivo abstrato....
        Se alguém tiver uma forma objetiva de responder a questão, por favor...

Comentário

• Agostiniano
          • 20/04/17
          • 7

Mathias,

Muito obrigado. Assim já aproveitei bastante. Tenho duas gramáticas, a do prof. Napoleão de Almeida, que diz que cabe mais à Filosofia que à Gramática definir os abstratos e os concretos, e a do prof. Carlos Nougué, que é filosoficamente farta mas que gerou em mim esta dúvida. Espero só que isto não me prejudique nalgum concurso.

Muito obrigado outra vez!

Comentário

Working...
          X