Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida Cruel Próclise/ênclise

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Darirous
    • 03/02/12
    • 219

Dúvida Cruel Próclise/ênclise

Saudações, prezados!

Estudando resolvendo um simulado me de parei com essa questão e estou há longas horas me debruçando diante de livros de gramática para tentar entender o gabarito da questão sem sucesso...

Apenas uma das alternativas não está correta quanto à colocação dos pronomes átonos. Assinale-a:

a) Ele me quis contar toda a história.
    b) Ele quis me contar toda a história.
    c) Ele quis-me contar toda a história.
    d) Ele quis contar-me toda a história.
    e) Ele contar-me-á toda a história.

Alguém, por gentileza poderia me explicar por que a resposta não poderia ser a letra A? Cansei de procurar fundamento e não encontrar. Alguem ajuda ai, por favor!!! Abçs.

GABARITO : letra "B"

• Rafa_Sorocaba
    • 16/10/14
    • 593

Cara, a rigidez estrutural diz que tem que usar o hífen, mas vários letrados e influentes dizem que é facultativo o uso do hífen no verbo auxiliar. A Cespe considera facultativo o uso, tanto que tem várias questões de provas dela reiterando isso. Minha dica é vc ver de qual banca é essa questão, e bitolar assim. Mas saiba que na Cespe e creio que em outras bancas tb, o uso é facultativo.

Comentário

• Darirous
      • 03/02/12
      • 219

Originally posted by Rafa_Sorocaba View Post
      Cara, a rigidez estrutural diz que tem que usar o hífen, mas vários letrados e influentes dizem que é facultativo o uso do hífen no verbo auxiliar. A Cespe considera facultativo o uso, tanto que tem várias questões de provas dela reiterando isso. Minha dica é vc ver de qual banca é essa questão, e bitolar assim. Mas saiba que na Cespe e creio que em outras bancas tb, o uso é facultativo.
      Fala, irmão!
      Obrigado pela atenção e esclarecimentos!!

eu fiquei sem entender a questão achei que o problema era mais complexo acerca da colocação pronominal. Que questão idiota e mal feita... só agora que me dei conta que a letra B e C excluem todas as outras, questão medíocre e rasteira....

Cai nessa questão resolvendo simulados de portugues do PCI- concursos.
      A questão "de procedência duvidosa" é oriunda de um concurso municipal de Prefeitura para professor (http://docplayer.com.br/15395049-Car...-infantil.html)

Comentário

• Rafa_Sorocaba
        • 16/10/14
        • 593

Originally posted by Darirous View Post

Fala, irmão!
        Obrigado pela atenção e esclarecimentos!!

eu fiquei sem entender a questão achei que o problema era mais complexo acerca da colocação pronominal. Que questão idiota e mal feita... só agora que me dei conta que a letra B e C excluem todas as outras, questão medíocre e rasteira....

Cai nessa questão resolvendo simulados de portugues do PCI- concursos.
        A questão "de procedência duvidosa" é oriunda de um concurso municipal de Prefeitura para professor (http://docplayer.com.br/15395049-Car...-infantil.html)

Então, tem que ver se não houve anulação da questão.
        Vc disse que ficou em dúvida da letra A, mas veja que é caso de próclise em uma locução verbal, o que é aceito. Em uma locução normal, temos as seguintes colocações:

...a economia se vai estabilizar.
        ...a economia vai-se estabilizar.
        ...a economia vai se estabilizar. (Aceito pela maioria dos gramáticos, mas na rigidez clássica, ela ñ é aceita. A Cespe considera CORRETA, para a banca da Prefeitura de Biritiba Mirim está errada.)
        ...a economia vai estabilizar-se.

Detalhes importantes para a locução verbal:
        1) infinitivo e gerúndio aceitam ênclise, mesmo em caso de próclise obrigatória.
        2) particípio NÃO aceita ênclise.
        3) Futuro do presente ou no futuro do pretérito - mesóclise no verbo auxiliar. Exceto se houver palavra atrativa.

Comentário

Working...
        X