Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida cruel - CRASE

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Darirous
    • 03/02/12
    • 219

Dúvida cruel - CRASE

Saudações guerreiros de estudo...
    estudando esse assunto infeliz, me deparei com uma problemática no emprego de crase diante da palavra terra...
    superados os diversos empregos
    __________________________________________________ ____________________________
    - voltei à terra natal (empregada com sentido específico)
    - os astronautas voltaram à Terra ( justifica-se por terra referir-se a Planeta)
    - os marinheiros voltaram a terra ( não empregada por referir-se a TERRA FIRME)
    __________________________________________________ ____________________________
    quando resolvi uma questão sobre o emprego da crase nessa frase fiquei inseguro:

- o pequeno avião voava bem rente (A/À) terra.

o gabarito da questão é que o uso da crase era obrigatório nessa frase. Fiquei sem entender nada! Uma vez que terra na frase "voar rente à terra" não era um vocábulo especificado, não significava planeta, mas sim "chão", assim no meu entendimento não deveria ter sido empregada a crase, de modo similar ao que ocorre em "terra firme" (ex. os navegantes deixaram o barco e pisaram a terra (firme).] - inclusive o professor Sérgio Nogueira afirma que "A palavra TERRA, no sentido de “terra firme, chão” (= oposto de bordo), não recebe artigo definido, logo não haverá crase."
    Entretanto fui pesquisar a explicação e encontrei essa justificativa (estapafúrdia e esfarrapada)

Nos casos em que não houver oposição ao sentido de mar, e a palavra firme não fizer sentido ou alterar o significado da frase, poderá ocorrer a crase, pois o artigo a deverá ser utilizado

Pois bem... Em sendo assim, na seguinte expressão "No feudalismo, o servo estava preso à terra"estaria correto o emprego da crase???
    Segundo esse raciocinio, "estar preso à terra" não traduz OPOSIÇÃO AO SENTIDO DE MAR, e A PALAVRA FIRME notadamente ALTERARIA O SENTIDO OU SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO.... muito embora não refira-se a uma terra ESPECIFICADA, tão somente com base nesse entendimento o emprego da crase deveria ocorrer. Alguém, por gentileza poderia me ajudar??
  • renatoorigami
    • 26/04/14
    • 136

darirorus, nessa sua frase a terra está no sentido próprio mesmo, bastaria trocar por uma palavra em masculino para saber se tem a crase. por exemplo: "no feudalismo, o servo estava preso ao feudo". espero ter ajudado!

Comentário

• Darirous
      • 03/02/12
      • 219

Originally posted by renatoorigami View Post
      darirorus, nessa sua frase a terra está no sentido próprio mesmo, bastaria trocar por uma palavra em masculino para saber se tem a crase. por exemplo: "no feudalismo, o servo estava preso ao feudo". espero ter ajudado!
      Meu caro, a priori, muito obrigado pela atenção dispensada!

Mas veja bem...

nesse exemplo: "os marinheiros voltaram a terra" (em que, pela razão de "terra" ter sido empregada com o sentido de "terra firme" não há emprego da crase....) se eu usar essa dica sua e substituir a palavra "terra" pela masculina "porto" surgiria um problema....

- os marinheiros voltaram ao porto
      - os marinheiros voltaram a terra firme .... entretanto, aqui não levaria crase (eu sei que não leva! só exemplificando que as vezes eu escorrego com essa dica).... compreende?

de repente, esgotando as regras gerais mais especificas , o jeito é usar a sua dica mesmo...Mas nesse caso aqui, por outro lado também seria útil

ex:
      -
      o pequeno avião voava bem rente (A/À) terra.
      -o pequeno avião voava bem rente ao chão

logo haveria crase....

As vezes fica incerto mesmo, esse assunto é capcioso...Mas enfim. Obrigado pela Luz. Bons estudos.

Comentário

Working...
      X