Announcement

Collapse
No announcement yet.

Livro de Economia e preparação para o BACEN

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Vórtice
    • 20/04/07
    • 69

Livro de Economia e preparação para o BACEN

Caro Prof. Marlos,

Primeiramente seja bem vindo ao fórum.
    É sempre bom ter professores do seu gabarito aqui, ainda mais nesta disciplina.

Eu estou me preparando para fazer o concurso do BACEN e lendo sua resenha lá no Ponto dos Concursos sobre seus livros recentemente publicados "Economia para Concursos"e "Economia - Série de Questões", percebi que o Sr. cita que o conteúdo dos livros atende o que é exigido para realizar uma prova como a BACEN.

Agora eu fiquei na dúvida se os livros atendem apenas o conteúdo de Macroeconomia e se são suficientes para se preparar para uma prova como a do cargo de analista (área 3), onde essa disciplina é específica.

Também gostaria de saber se o Sr. poderia indicar um material de finanças.

Grato pela atenção,

Vórtice
  • Marlos
    • 22/08/07
    • 238

Caro Vórtice,

O livro em comento cobra com rigor todos os tópicos de macroeconomia e o curso do ponto de Finanças Pública aborda bem a questão de externalidades e bens públicos situado no edital como Microeconomia.

Sobre Microeconomia (diria "Micromatemática", pois a parte é bem carregada em parâmetros matemáticos, o que posso te indicar é o seguinte:
    Isso vale para a Teoria do Consumidor, Equilíbrio Geral/Teoria do Bem Estar , Teoria da Firma/Produção e Teoria dos Jogos.

1. VARIAN, H. MICROECONOMIA: Princípios Básicos. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1994 (capítulo 28 para Teoria dos Jogos, capítulo 31 para Teoria do Bem Estar).

2. PINDYCK,Robert S. RUBINFELD,Daniel L. MICROECONOMIA. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002 (capítulo 13 para Teoria dos Jogos) Vale a pena também para equilíbrio geral.

3. VASCONCELLOS, M.A.S. e OLIVEIRA, R.G. MANUAL DE MICROECONOMIA. SÃO PAULO, Atlas, 2000. (capítulo 19 - teoria do bem estar) Vale para teoria da firma e do consumidor.

Infelizmente, sobre o material de FINANÇAS exposto no edital como mercados financeiros, risco, retorno, aversão ao risco, gerência de carteiras, derivativos, etc, o BC é quase o único concurso que solicita tal material e conheço alguns livros quando atuei como estagiário na Bolsa de Valores do RJ, mas não servem para concursos públicos, com certeza.

Se souber te algum material, informo aqui o mais breve possível.

Bons estudos!
    Marlos

Comentário

• Vórtice
      • 20/04/07
      • 69

Obrigado Prof. Marlos pela atenção.
      Fico aguardando sua sugestão sobre o material de finanças.
      O material que estou estudando no momento é muito denso e fica difícil filtrar o que é realmente importante para concursos.

Vórtice.

Comentário

Working...
      X