Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre reservas do país, BACEN e balança comercial

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Daniel F
    • 14/01/07
    • 915

    Dúvidas sobre reservas do país, BACEN e balança comercial

    Ola professor e pessoal...minhas dúvida são as seguintes:

    1 - Muito se ouve falar que as reservas do Brasil são de 150 bilhões de reais por ex, gostaria de saber daonde vem esse dinheiro, se são receitas originárias (e de quais tipos?), ou se são receitas derivadas ou seja, se parte da tributação vai compor essas reservas? Ou abordando por otro lado, se são receitas correntes ou de capital, e de quais tipos?

    2 - No caso do BACEN, ou do FED, daonde vem o dinheiro também, que eles tanto injetam na economia quando preciso, esses bilhões de dólares?...são depósitos compulsórios dos bancos, lucro de juros e taxas de redesconto quando eles emprestam pros bancos, venda de títulos, etc etc?

    3 - E por último, no caso da balança comercial, exportações e importações, como funciona, exportações de uma multinacional instalada no Brasil conta pra nossa balança, ou conta pra balança comercial do país da matriz?...e exportações de uma empresa brasileira situada nos EUA por ex, conta pra nossa balança ou pra balança deles?

    Obrigado
  • Marlos
    • 22/08/07
    • 238

    #2
    Daniel,

    Boa tarde!
    Vou reproduzir aqui fragmentos do livro de Economia para Concursos - Teoria - que irão auxiliar nos questionamentos postados. Então, vamos a eles:

    Sobre Reservas, cabe repisar que pela lógica da contabilidade, sabemos que a todo crédito corresponde um débito, e isso faz com que o saldo de todas as contas seja, necessariamente, igual a zero. No balanço de pagamentos total o que garante essa igualdade são os capitais compensatórios, compostos de reservas, empréstimos de regularização do FMI e atrasados.
    BP + KC = 0 ou BP = - KC
    Se houver superávit no balanço de pagamentos total (BP >0), as reservas têm acréscimo no período analisado. Se houver déficit (BP<0), uma possibilidade é o país perder reservas. Se não dispuser de reservas suficientes para cobrir o déficit ou não quiser dispor delas, pode receber empréstimo de regularização do FMI, desde que se submeta a um programa de ajuste de acordo com as regras impostas pelo Fundo. Se nem isso é possível ou desejável, as obrigações vencidas e não pagas são lançadas como atrasados. Quando vence um empréstimo e o país não paga, debita-se na conta amortizações, como se fosse pago e credita-se na conta atrasados. Quando o pagamento for feito, debita-se na conta atrasados e credita-se na conta de caixa.

    Sobre Exportações, importações, balança comercial, segue o registro abaixo:
    Quando um importador local contrata serviços de transporte com uma companhia de navegação turca, quando turistas brasileiros cruzam o Atlântico em uma linha aérea italiana, ou quando um produtor de televisão genuinamente nacional contrata japoneses para um trabalho de filmagem, ocorre uma importação de serviços pelo Brasil sendo registrada como um débito na conta de serviços nacional.

    Já quando um jovem europeu vem fazer um intercâmbio no Brasil ou um paciente da Venezuela vem para um hospital brasileiro realizar um cirurgia, ocorre uma exportação de serviços pelo Brasil sendo registrada a crédito na conta de serviços. Situação idêntica ocorre quando turistas estrangeiros vem passar as férias na costa brasileira ou quando empresas multinacionais contratam cargueiros nacionais.

    Veja esses dois exemplos:
    1 O Brasil exporta mercadorias para a Europa escandinávia com pagamento à vista: a operação é registrada da seguinte forma: crédito (+) na conta exportações porque implica entrada de divisas para o país. A contrapartida é o recebimento pela exportação, que será lançada a débito (-) em razão do aumento das reservas internacionais.
    2 O Brasil importa equipamentos de Israel financiados a longo prazo: a conta importação leva um lançamento a débito (-) porque implica saída de divisas do país, mas como a importação foi feita através de financiamento, esta conta recebe um lançamento a crédito (+).

    Bons estudos!
    Marlos

    Comentário


    Working...
    X