Announcement

Collapse
No announcement yet.

CGU

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Curinga-PE
    • 25/11/06
    • 156

CGU

Prof Marlos, Sei que o senhor é mais direcionado para a RF, mas para o CGU, qual livro ou livros indicaria? Abaixo está o programa

Obrigado pela Atenção

FINANÇAS PÚBLICAS: 1. Conceitos básicos – Teoria das Finanças Públicas: As falhas de mercado. Objetivos da política fiscal. 2. Visão clássica das funções do Estado, evolução das funções do Governo. 3. Finanças Públicas no Brasil: de 1970 à fase de estabilização. 4. A Dinâmica da Dívida Pública e o caso Brasileiro. Déficit e dívida pública. A condição de equilíbrio da relação dívida pública/PIB. 5. Federalismo fiscal. O Sistema Federativo e o Fenômeno da descentralização. Fundamentos teóricos. Evolução de receita disponível. Controle de endividamento. 6. A Economia do Ajuste Fiscal: a teoria do ciclo político. Impasse distributivo e paralisia fiscal. 7. O Estado Regulador. 8. Bens públicos, semi-públicos ou meritórios e privados. 9. Instrumentos e recursos da economia pública (política fiscal, regulatória, cambial e monetária). 10. Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo finalidade, natureza e agente. 11. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. 12. O ótimo das dimensões do Governo. 13. O financiamento dos gastos públicos-tributação e eqüidade. Incidência tributária. 14. Os princípios teóricos da tributação: tipos de impostos; progressividade, regressividade e neutralidade. 15. Estrutura e dimensão do setor público brasileiro. 16. Equilíbrio orçamentário. Conceitos de déficit público, financiamento do déficit. Economia da Dívida Pública. 17. Privatização: experiência brasileira e internacional.
  • Marlos
    • 22/08/07
    • 238

Curinga,
    Bom dia!
    Estou, inclusive, na sua bela região de Recife/PE. até sábado.
    Bem, sobre o edital de Finanças Públicas, do CGU, note que é bastante similar ao da Receita Federal. Mesmo possuindo tópicos como Privatização: experiência brasileira e internacional, O Estado REgulador e políticas macroeconômicas (monetária, cambial, fiscal) - esse matéria típica do Curso de Economia bem como o tópico de Federalismo Fiscal, à exceção do Federalismo Fiscal, todos os tópicos foram abordados no curso de Finanças Públicas, ministrado no site pontodosconcursos.com.br, encerrado essa semana.
    Utilizei até de alguns exercícios do concurso da CGU de 2004 sobre os citados tópicos. E, mais, a prova do CGU foi bem mais fácil do que a observada na Receita pela ESAF.
    Provavelmente, em meados de setembro, terá início o curso de Finanças Públicas em Questões Comentadas no site pontodosconcursos.com.br. Acho que é um bom caminho.
    Ah, não deixe de estudar também tópico importantíssimo que é a Lei de Responsabilidade Fiscal ou Gestão Fiscal, com tem aparecido em alguns concursos.
    De qualquer forma, rogo a gentileza que indique os livros que possuem sobre o assunto para que possa dar minha contribuição e você não tenha que comprar material sem a devida necessidade.
    Saudações,
    Marlos

Comentário

• Curinga-PE
      • 25/11/06
      • 156

Oi Prof,

O livro que possuo é do Giambiagi. Dentre os livros que eu já vi (Resek, Edson Ronaldo) ele é um excelente livro e mais completo pra o CGU. Entretanto este livro é acadêmico e não é de fácil leitura em alguns momentos pois o autor exige do leitor conhecimento em outras materias. Mesmo assim, acho ele bom, mas sinto que falta uma complementação.

Se puder visitar o Castelo de Brennand seria uma boa. A sala de Armas é show de Bola Entre no site abaixo, fica localizado no bairro da Varzea, perto da UFPE.

http://www.institutoricardobrennand.org.br/castelo.htm

Abraços e obrigado pelos esclarecimentos

Comentário

Working...
      X