Announcement

Collapse
No announcement yet.

Questao Cesgranrio

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • JJMMTT
    • 12/05/15
    • 12

Questao Cesgranrio

Pessoal, alguém me ajuda nessa?
    Julgue os itens a seguir, relacionados a empréstimos e financiamentos, considerando, em todas as situações apresentadas, que o regime de juros praticado é o de juros compostos, à taxa mensal de 2%, e tomando 1,3 como valor aproximado para 1,0212: A taxa de juros compostos de 2% ao mês é proporcional à de 25% ao ano.

O gabarito é ERRADO.

O meu raciocínio é o seguinte:

Como a questão mencionou juros compostos, estamos diante de uma taxa equivalente.
    Então a taxa anual equivalente a 0,02 a.mês é:
    (1 + i )^t = (1,02)^12 = 1,3

taxa equivalente = 30% ano

Isso está correto?
    Por que a questão fala em PROPORCIONAL? Entendo que proporcional significa que estamos trabalhando com regime de juros simples.

Pra mim, seria correto afirmar que a taxa de juros compostos de 2% ao mês é equivalente à de 30% ao ano.
    Correto?

Abs
  • SuzanaFreitas
    • 17/04/15
    • 80

JJ, o que acontece é que nos juros simples, uma taxa equivalente é também proporcional, o que não acontece com os juros compostos. Mas não há problema em se falar de taxa proporcional para juros compostos, pois duas taxas são proporcionais quando

i1/n1 = i2/n2 (com os n´s na mesma unidade)

então só basta que isso seja cumprido, nada mais.

A razão da questão estar errada é pq 2/1 é diferente de 25/12, ou seja, elas não são proporcionais!

E realmente, 2% ao mês é equivalente a 30% ao ano, mas como eu disse, esta não é a justificativa da questão

Abcs!

Comentário

• JJMMTT
      • 12/05/15
      • 12

Entendi.

Valeu pela sua ajuda!

Bons estudos.

Abs

Comentário

Working...
      X