Announcement

Collapse
No announcement yet.

RioPrevidência - Finanças

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Inference
    • 03/08/11
    • 155

RioPrevidência - Finanças

Amigos, poderiam me ajudar nessa questão?

78. Suponha que um empregado paga 10% de contribuição ao INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, e seu empregador, outros 20%. Suponha também que uma reforma previdenciária fosse proposta de forma a transformar a contribuição de seu empregador em aumento do salário bruto do empregado. O aumento de alíquota na contribuição do empregado para que houvesse a manutenção da receita ao INSS deveria ser de:
    A) 10% B) 15% C) 20% D) 25% E) 30%

Gabarito: B

Obrigado!
  • Vcontrol
    • 15/01/14
    • 2

Re: RioPrevidência - Finanças

Meu raciocínio na hora (não sei se eh o correto ou mais fácil):
    Atualmente: 10% de contribuição do empregado e 20% do empregador= inss recebe 30% do salário x em contribuições.
    Com a alteração proposta: o salário passaria a ser 1,2 x ( aumento de 20% q antes era contribuição do empregador). Para o inss continuar recebendo 30% de x, a alíquota agora existente (somente do empregado) deverá ser de 25% (25% de 1, 2x equivale a 30% de x). Porém a questão pede qual seria o aumento da alíquota do empregado q antes sendo de 10%, aumentando 15% chegaria aos 25% suficientes.
    Espero ter sido clara e ajudado

Comentário

• Inference
      • 03/08/11
      • 155

Originally posted by Vcontrol View Post
      Meu raciocínio na hora (não sei se eh o correto ou mais fácil):
      Atualmente: 10% de contribuição do empregado e 20% do empregador= inss recebe 30% do salário x em contribuições.
      Com a alteração proposta: o salário passaria a ser 1,2 x ( aumento de 20% q antes era contribuição do empregador). Para o inss continuar recebendo 30% de x, a alíquota agora existente (somente do empregado) deverá ser de 25% (25% de 1, 2x equivale a 30% de x). Porém a questão pede qual seria o aumento da alíquota do empregado q antes sendo de 10%, aumentando 15% chegaria aos 25% suficientes.
      Espero ter sido clara e ajudado
      Vcontrol, primeiramente obrigado pela sua resposta.
      Achei o enunciado confuso desta questão. Fiquei com uma dúvida: onde que fica a contribuição do empregador para o cálculo do aumento de alíquota na contribuição do empregado? Obrigado!
      Last edited by Inference; Wed, 02/04/14, 05:05 PM.

Comentário

• belvilla1
        • 16/03/12
        • 14

VControl,eu havia chegado na mesma resposta, pois a questao soh pede qual seria o aumento da aliquota, no entanto, a banca alterou o gabarito dessa questao para D (25%), sem justificar. Alguem saberia explicar:::

Comentário

Working...
        X