Announcement

Collapse
No announcement yet.

Explicação sobre relação de investidores e risco. Decorar ou entender?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Shugyo
    • 29/01/13
    • 223

Explicação sobre relação de investidores e risco. Decorar ou entender?

Eai pessoal,

Não tenho muito contato com a matéria de finanças em Concursos, apesar de gostar muito do tema.

Achei essa afirmação na aula do Raul :

"Se a utilidade do investidor aumenta com o aumento da riqueza, mas aumenta de forma decrescente (U’’(W)<0), o investidor é avesso ao risco. Se o mesmo acontece só que de forma constante (U’’(W)=0), o investidor é neutro ao risco. Porém, caso a utilidade do investidor aumente com a renda a taxas crescentes (U’’(W)>0), o investidor é tendente a risco. Essa lógica precisa ser gravada"

Alguém saberia me explicar, lembrando que sou iniciante no assunto, como funciona essa lógica? Ou é algo que só tem que decorar sem compreender mesmo?

Abraçoss
  • jpestilla
    • 14/03/13
    • 53

Re: Explicação sobre relação de investidores e risco. Decorar ou enten

Oi Shugyo,
    também tenho estudado pelo material do Raul, e acho que eh o caso de voce compreender mesmo, ja temos tanta coisa pra memorizar, ne?!

Aquele quadro do material me ajudou bastante em:

U''(W)<0, a utilidade aumenta de forma decrescente quer dizer que quando a renda aumenta, o investidor vai gastando cada vez menos em ativos de risco (avesso ao risco)

U"(W)=0 mesmo com o aumento da renda o investidor gasta a mesma parcela em ativos de risco

U"(W) >0 com o aumento da renda, a satisfação do investidor aumenta investindo mais de sua renda em ativos de risco (propenso ao risco)

Mais ou menos isso..

Comentário

• jpestilla
      • 14/03/13
      • 53

Tem a ver com a satisfacao do investidor. Se a Utilidade e negativa, significa que a satisfacao dele em investir com risco diminui com o aumento de sua renda, ou seja, um investidor temeroso.