Announcement

Collapse
No announcement yet.

Financeira

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Patricia Penha
    • 23/03/13
    • 8

Financeira

Bom dia a todos, preciso de ajuda com esta questão:

Você está analisando o desempenho da ação da Good Luck Corporation. A previsão da sua corretora é que a ação desta empresa pague um dividendo de $ 1,95 durante o ano e que seu preço ao final do ano será de $ 53,00. Atualmente as ações da Good Luck Corporation estão sendo negociadas a $ 69,00. Qual o retorno percentual total proporcionado por esta ação?

a) -23,19%
    b) 23,19%
    c) 20,36%
    d) 2,83%
    e) -20,36%
  • EDOM-SP
    • 25/03/13
    • 1

Re: Financeira

2.1. RETORNO ABSOLUTO (TOTAL) DE UMA AÇÃO

Quando um investidor faz uma aplicação em uma ação ou qualquer outro modo de aplicação financeira, é natural que deseje saber qual o retorno de sua aplicação, afim de poder tomar decisões em relação à esta ou outras aplicações e consequentemente necessita de métodos que possibilitem mensurar a rentabilidade das aplicações que realizou.

Retorno total de uma ação (ou de uma aplicação financeira) : É o desempenho (a rentabilidade ou performance) dessa aplicação. O retorno absoluto é decomposto nos dividendos e nos ganhos (ou perdas) de capital:

RETORNO TOTAL = DIVIDENDOS + GANHOS (OU PERDAS) DE CAPITAL

DIVIDENDOS (OU RENDIMENTOS CORRENTES) : São as partes do lucro distribuídas entre os proprietários das ações ou de qualquer outro ativo que distribua lucros.

GANHOS (OU PERDAS) DE CAPITAL : É a diferença entre o preço do ativo no início de um período e o preço do ativo no final desse período. Haverá um ganho de capital caso essa diferença seja positiva e uma perda de capital caso essa diferença seja negativa, isto é, uma perda de capital é um ganho negativo.

Exemplo. Suponha que você comprou no início do ano 1000 ações de uma empresa de telefonia fixa ao preço de R$ 2,00 a unidade e que ao final desse ano essa ação esteja valendo R$ 3,50 e que distribuiu um dividendo de R$ 0,30 pôr ação. Qual o retorno absoluto do seu investimento?

Solução:

DIVIDENDOS = 0,30 X 1000 = 300

GANHO DE CAPITAL = (3,50 – 2,00)X 1000 = 1500

RETORNO ABSOLUTO = 300 + 1500 = 1800

2.2 RETORNOS PERCENTUAIS

Retornos percentuais: Os retornos absolutos dependem do capital aplicado, portanto é interessante calcular o retorno de uma aplicação em termos percentuais que podem ser aplicados para qualquer capital inicial. Um retorno percentual negativo significa que houve perda para o investidor.

TAXA DE DIVIDENDO (TD) : É o dividendo expresso em termos percentuais. É a razão entre o dividendo pago pela ação no final do período de aplicação e o preço pela qual a ação foi adquirida no início do período.

onde: Divt+1 = Dividendo unitário (pôr ativo) no período t+1 ou no final do período t

Pt = Preço do ativo no início do período t

GANHO DE CAPITAL PERCENTUAL (GC) : É a variação do preço da ação no período dividida pelo preço da ação no início desse período. Se o preço da ação é menor ao final do período então essa variação é negativa e haverá uma perda de capital.

onde: Pt+1 = Preço do ativo no período t+1 ou no final do período t.

Pt = Preço do ativo no início do período t.

TAXA DE RETORNO PERCENTUAL ( R ) : É a soma da taxa de dividendo com o ganho de capital percentual.

onde Rt+1 = Retorno total percentual ao final do período t ou no período t+1.

Exemplo. Com os dados do exemplo anterior calcule o retorno percentual total.

Solução:

Taxa de rendimento : = (0,30/2) = 0,15 (15 %)

Ganho de Capital : = (3,5/2,0)-1= 0,75 (75%)

Retorno total percentual = 15% + 75% = 90%

Acredito que seja os 2,83%....

Mais detalhes em
    http://www.vemconcursos.com/opiniao/...5&page_print=1
    Last edited by EDOM-SP; Tue, 26/03/13, 01:40 PM.

Comentário

• Aieslin_na_luta
      • 24/07/13
      • 18

Olá para todos os guerreiros!!! Eu resolvi postar neste tópico pq não achei outro q se enquadrasse melhor sobre o assunto. É que estou indignada pois estou estudando finanças pela apostila do ponto do professor Cesar de Oliveira Frade e não entendo o motivo dele ensinar uma questão que ele precisou lançar fórmula no excel pra resolver, e eu não faço a mínima idéia de como resolver aquilo sem calculadora, meu Deus, será que só eu sou tão burrinha assim??? Pq explicar uma questão impossível de se resolver em um concurso? Vou postar a questão aqui e se alguem souber resolver de forma simples por favor dá um help. Tô quase abandonando de estudar essas formulas e ficando só com a teoria mesmo! Ah, e se alguem tiver uma sugestão de curso mais fácil de entender eu aceito!!!
      Last edited by Aieslin_na_luta; Thu, 01/08/13, 04:38 PM. Reason: digitação errada

Comentário

• Aieslin_na_luta
        • 24/07/13
        • 18

Eis a questão: vamos supor que queremos calcular o preço de uma opção de compra e outra de venda cujo ativo-subjacente seja a ação VALE5. Vamos imaginar que o preço do ativo esteja cotado em R$49,00 e que o preço de exercícios das duas opções seja de R$50,00. Portanto, utilizaremos os seguintes dados para o cálculo dos prêmios das
        opções:
        S = 49,00
        X = 50,00
        r = 12% ao ano
        t = 18 dias úteis
        volatidade = 40% ao ano
        Bom, aí ele transforma a taxa e diária (por aí já acho impossível sem calculadora, pois ele eleva a 1/252) e tb a volatidade: 0,40/raíz de 252 (não sei por raíz aqui) depois calcula d1 e d2 e aplica aquela formula enorme e fala pra usar uma função no excel... nem vou por td aqui, mas ele chega a conclusão que a opção de compra é R$ 1,81 e venda R$ 50,00, mas enfim eu não achei fundamento pra aprender td isso pra fazer no concurso, pois lá não vou poder usar o excel... To achando esse curso mto comprido e com coisas desnecessárias, será que estou errada? :/

Comentário

Working...
        X