Announcement

Collapse
No announcement yet.

Termo + capitalização contínua

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Louise08
    • 22/07/12
    • 109

Termo + capitalização contínua

Gente, gostaria de ajuda na seguinte questão, por favor: (ESAF – INSS – 2002) – Um contrato a termo de câmbio de reais por dólares americanos vence daqui a dois meses e está sendo negociado a R$ 3,08. No presente momento, a taxa de juros livre de risco, no regime de capitalização
    contínua, é igual a 4% ao ano nos Estados Unidos. Por sua vez, a taxa de
    câmbio no mercado à vista é igual a R$ 3,00 por dólar americano.
    Conseqüentemente, a taxa de juros livre de risco, também de capitalização
    contínua, no mercado brasileiro, que faria com que não houvesse qualquer
    oportunidade de arbitragem nesta situação, seria igual a
    a) 19,79% ao ano
    b) 18,55% ao ano
    c) 18,36% ao ano
    d) 2,67% ao ano
    e) 4% ao ano

Estou com uma resolução do César Frade, mas acho que ele tá sendo bem direto e eu ainda to aprendendo finanças.
  • CleitonSilva
    • 08/01/11
    • 518

Re: Termo + capitalização contínua

Não sei qual sua dúvida exatamente. Admitindo que sabes a fórmula de cálculo do preço a termo:

preço a termo = preço à vista do ativo subjacente x e^(taxa livre de risco*tempo até o vencimento).

Nesse caso, como se trata de um termo de câmbio, terás que utilizar não a taxa livre de risco no Brasil, mas sim a diferença entre ela e a taxa livre de risco nos EUA:

preço a termo = preço à vista do ativo subjacente x e^[(taxa livre de risco no Brasil - taxa livre de risco nos EUA) *tempo até o vencimento].

3,08 = 3,00 x e^(taxa livre de risco no Brasil - 4%)*2/12

Agora é só desenvolver usando logs e isolar para a taxa livre de risco no Brasil. Veja que o tempo até o vencimento é 2/12 porque as taxas livre de risco são anuais e o contrato está em meses, então tu tens que deixar na mesma periodicidade.

Não sei se sua dúvida é anterior a isso. Essa fórmula na verdade é uma condição de arbitragem. Não tenho o material do Frade, então não sei como ele explica.
    Last edited by CleitonSilva; Wed, 28/11/12, 11:48 PM.

Comentário

• Louise08
      • 22/07/12
      • 109

Re: Termo + capitalização contínua

Brigada CleitonSilva! te mandei uma MP!

Comentário

Working...
      X