Announcement

Collapse
No announcement yet.

Estamos apanhando para aprender economia...

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • tuliosiqueira
    • 19/10/07
    • 42

Estamos apanhando para aprender economia...

Olá. Eu e vários de meus colegas estamos apanhando para aprender economia para o AFRF. Já tentamos o livro do Paulo Viceconti, alguns livros do Mozart Foschette e outros. Atualmente, estamos com o livro do Marlos Ferreira. Devo dizer que a matéria é apresentada de uma maneira muito abrupta, as conclusões são apressadas, e muitas coisas a gente fica boiando. Faltaram gráficos para melhor visualização dos assuntos, bem como algumas fórmulas não têm a legenda para saber do que se tratam as variáveis. E há coisas importantes que o autor não apresenta dentro do capítulo de teoria, sendo que ele só as comenta nas questões resolvidas. Para novatos no assunto, não é fácil aprender por esse livro. Apesar dos pesares, é a obra mais completa no mercado. Queria uma sugestão de leitura de mais fácil assimilação, mesmo que seja um livro acadêmico. Qual livro o senhor sugeriria para quem está com dificuldades no aprendizado da Economia, especificamente para o AFRF?
    Obrigado.
  • Madruga
    • 17/10/07
    • 22

Prezado Tulio, permita-me discordar das suas críticas ao livro do Marlos Ferreira. Estudei por ele já ciente de que se tratava de um livro para concursos: essa proposta fica bem clara no "site" da Editora, como podemos ler no trecho abaixo (retirado do site da Editora Campus/Elsevier).

"Na presente obra a Economia é tratada pelo autor de forma menos matemática (as equações só são apresentadas quando indispensáveis ao entendimento), sendo também evitada a ênfase excessiva em análises gráficas, sem deixar de lado, todavia, a investigação e a especulação sobre os grandes agregados econômicos."

Assim, o livro é útil para quem deseja ter noções de alguns assuntos, úteis para concursos, e seu mérito está justamente nisso.
    Outra coisa: o professor Marlos responde às dúvidas levantadas aqui no Fórum com uma considerável regularidade, o que é outro ponto positivo.

Agora, se você pretende se aprofundar no assunto (e, como leigo em Economia, aviso desde já que se trata de uma disciplina das mais complexas), sugiro livros de autores consagrados como o Varian (Microeconomia) e o Mankiw (Macroeconomia), dependendo na banca examinadora. Eu particularmente tive dificuldades em vários assuntos, principalmente quando havia fórmulas e gráficos em profusão.

Comentário

• tuliosiqueira
      • 19/10/07
      • 42

Respeito sua opinião. Não tive intenção de menosprezar totalmente o livro do Marlos. Pelo contrário, eu até disse que sua obra é a mais completa no mercado. Entretanto, não é perfeita.
      Sei da proposta da obra, que é centrada para concursos, onde foi "evitada a ênfase excessiva em análises gráficas, sem deixar de lado, todavia, a investigação e a especulação sobre os grandes agregados econômicos". No entanto, há coisas imprescindíveis para o bom aprendizado da Economia que foram suprimidas no livro. Por exemplo, como estudar a curva de Laffer se nem o gráfico da curva é mostrado? Concordo que há gráficos e fórmulas que só servem para atrapalhar, mas o mínimo é necessário para aclarar as situações.
      No Brasil, arrisco a dizer que não há nenhum livro ou apostila de Economia específico para concursos que atinge seu objetivo, que é o de orientar o aluno de forma clara e eficiente sobre os pontos que caem nas provas. Sempre restam dúvidas no ar...
      Minha opinião pessoal é a de que essa matéria nem devia ser cobrada para os cocursos 'gerais', ou seja, aqueles que não exigem diplomação específica. Mas fazer o que, né?
      Uma sugestão que eu deixo para o Marlos: na 2ª edição do livro, dê uma 'ajeitada' nos textos apressados, e apresente a matéria em um ritmo menos alucinado, nem que o livro dobre o número de páginas. Eu faria questão de o adquirir novamente se isso fosse providenciado.
      Obrigado pelas sugestões das obras. Vou pesquisá-las na internet.

Comentário

• Marlos
        • 22/08/07
        • 238

Caro Túlio,
        Obrigado pelas críticas! É sempre positivo recebê-las!
        Sobre livros recomendados, o colega já se pronunciou.
        Sobre a Curva de Laffer, exposta por você, isso estará no livro de Finanças Públicas como citado gráfico orientado,pois aí não há como lidar com o assunto sem o gráfico. É matéria cobrada em Finanaças Públicas e, por isso, não está no livro de Economia.
        Só procurei citar os assuntos cobrados literalmente em cada divisão da matéria. E curva de Laffer, embora seja assunto interessante para Economia, está em Finanças Públicas.
        Vou procurar obras que tenham gráficos e fórmulas matemáticas, que são sua preferência, para te informar.
        Te desejo sucesso e bons estudos em sua caminhada!
        Marlos

Comentário

Working...
        X