Announcement

Collapse
No announcement yet.

CURSO DE ECONOMIA DO PONTO PARA O ICMS/RJ

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Marlos
    • 22/08/07
    • 238

    CURSO DE ECONOMIA DO PONTO PARA O ICMS/RJ

    Olá, pessoal!
    Tendo em vista o edital do concurso de ICMS/RJ, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que trouxe a disciplina Economia, com 16 questões de um total de 100, pretendemos esboçar aqui uma breve interpretação do conteúdo das mesma no edital. Vamos, então, a ela:
    Interpretação do conteúdo de Economia (Micro e Macro)
    Macroeconomia: Conceitos fundamentais de Economia. Conceitos básicos de contabilidade nacional. Deflacionamento do produto. Contas Nacionais do Brasil. Formação Econômica do Brasil. Políticas de comércio internacional: instrumentos tarifários e não-tarifários. Balanço de Pagamentos e relações com o resto do mundo. Teoria elementar de determinação da renda. Renda nacional de equilíbrio. Noções sobre as teorias da inflação. Inflação de demanda. Inflação de custos. Inflação inercial. Inflação monetária. Políticas fiscal, monetária e cambial. Conceito de déficit público: a dívida pública no Brasil. Política fiscal: equilíbrio orçamentário; estabilização da dívida.
    Comentários:
    Para quem possui o meu livro Economia para Concursos – Ed. Campus ou outros similares, recomendo a leitura dos seguintes capítulos e temas:
    Ø Capítulo 01: Introdução aos agregados macroeconômicos.
    Ø Capítulo 02: Contas Nacionais ( não se preoucupar com as questões de conta tipo ESAF, a FGV faz questões mais curtas, diretas. É importante observas as relações das identidades poupança=investimento, ótica do déficit público e conta capital, principalmente).
    Ø Capítulo 03: Macroeconomia Keynesiana ( em função do tópico do edital Teoria elementar de determinação da renda e Renda nacional de equilíbrio).
    Ø Capítulo 04: Teoria monetária, inflação e Curva de Phillips ( priorizem o texto que fala dos diversos tipos de inflação e, embora o edital não traga explicitamente, vale a pena conferir e entender a Curva de Phillips, pois a FGV já elaborou questão recente sobre o assunto (embora muito fácil!) A primeira parte do capítulo sobre os parâmetros da teoria monetária, base monetária, multiplicador, fórmulas, criação e destruição de moeda bem como contabilidade do BC não foram solicitadas no edital).
    Ø Capítulo 05: Modelos de oferta e demanda agregada ( não se faz necessário, só se der tempo, o que é difícil).
    Ø Capítulo 06: Modelo IS-LM ( embora aparentemente não contemplado, deve ser estudado em razão do tópico do edital Políticas de comércio internacional: instrumentos tarifários e não tarifários, BP e relações com o resto do mundo. Além disso, a FGV sempre elabora uma questão de IS-LM ou Mundell-Fleming, mesmo sem se referir aos modelos).
    Ø Capítulo 07: Balanço de Pagamentos ( estudar na íntegra, mas não se preocupar com as questões de várias contas como as elaboradas pela ESAF; o apelo aqui é mais conceitual tipo relações entre conta corrente e capital).
    Ø Capítulo 08: Modelo Mundell-Fleming ( mesmas recomendações observadas para o modelo IS-LM).
    Ø Capítulo 09: Economia Intertemporal ( não foi solicitado no edital).
    Ø Capítulo 10: Modelo de Solow ( não foi solicitado).

    Microeconomia: Noções básicas de microeconomia. Teoria do Consumidor. Preferências. Curvas de Indiferença. Limitação orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Classificação de bens: normais, inferiores, bens de Giffen, substitutos e complementares. Excedente do consumidor. Fatores de produção. Função de produção e suas propriedades isoquantas. Elasticidade de substituição. Rendimentos de fator, rendimentos de escala. Curvas de isocusto. Teoria elementar de equilíbrio do mercado. Fatores que influenciam a oferta e a procura por bens e serviços. Efeitos de deslocamentos das curvas de procura e oferta. Elasticidades – preço da procura e da oferta. Elasticidade – renda da procura. Teoria elementar da produção. Custos de produção. Equilíbrio da firma nas estruturas de mercado, no curto prazo, em concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio. Função de custo: curto e longo prazo, custo fixo e variável. Custo marginal e custo médio. Curva de oferta.
    Comentários:
    Como a prova de Economia e Finanças Públicas apresenta 16 questões, acredito que a banca realize cinco ou seis questões dos tópicos de Microeconomia. Até o momento, as questões elaboradas pela FGV seguiram a mesma linha observada em Macroeconomia: poucas contas, conceituais e literais. O que pretendemos então?
    Elaboramos um curso de Economia para o ICMS/RJ em questões comentadas, contendo tanto a parte de Microeconomia como Macroeconomia, levando-se em conta as questões elaboradas pela FGV da prova de Economista para a Companhia de Gás/RN, elaborada em 2007, além de várias questões das bancas NCE/UFRJ, FCC, questões modificadas do CESPE/UNF e da ESAF bem como questões inéditas, especialmente, confeccionadas, tendo em vista os tópicos e a forma de condução da banca examinadora até o momento.
    Infelizmente, o histórico recente de provas de concursos públicos da FGV é bastante reduzido (acessem http://www.fgv.br/fgvprojetos/) de forma que temos a POTIGAS-RN 2006, Ministério das Comunicações 2006, Ministério da Cultura 2006, Secretaria de Estado de Receita e Controle do MS 2006 e Tribunal de Justiça do Estado do MS 2006.
    De qualquer maneira, formatamos um curso de Economia em Questões Comentadas para o ICMS/RJ com mais de 100 exercícios da seguinte forma:
    AULA 01: TÓPICOS DE MACRO Conceitos Fundamentais de Economia. Conceitos básicos de contabilidade nacional. Deflacionamento do produto. Formação Econômica do Brasil. Contas Nacionais do Brasil. Balanço de Pagamentos e relações com o resto do mundo. Noções sobre as teorias da inflação. Inflação de demanda. Inflação de custos.
    AULA 02: TÓPICOS DE MACRO Teoria elementar de determinação da renda. Renda nacional de equilíbrio. Políticas fiscal, monetária e cambial. Conceito de déficit público: a dívida pública no Brasil. Política fiscal: equilíbrio orçamentário; estabilização da dívida. Políticas de comércio internacional: instrumentos tarifários e não-tarifários.
    AULA 03: TÓPICOS DE MICRO Noções básicas de microeconomia. Teoria do Consumidor. Preferências. Curvas de Indiferença. Limitação orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Classificação de bens: normais, inferiores, bens de Giffen, substitutos e complementares. Excedente do consumidor. Teoria elementar de equilíbrio do mercado. Fatores que influenciam a oferta e a procura por bens e serviços. Efeitos de deslocamentos das curvas de procura e oferta. Elasticidades – preço da procura e da oferta. Elasticidade – renda da procura.
    AULA 04: TÓPICOS DE MICRO Excedente do consumidor. Fatores de produção. Função de produção e suas propriedades isoquantas. Elasticidade de substituição. Rendimentos de fator, rendimentos de escala. Curvas de isocusto. Teoria elementar da produção. Custos de produção. Equilíbrio da firma nas estruturas de mercado, no curto prazo, em concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio. Função de custo: curto e longo prazo, custo fixo e variável. Custo marginal e custo médio. Curva de oferta.
    AULA 05: COMBINADO: MICRO E MACRO Todos os tópicos do edital com questões preferencialmente inéditas e aquelas já elaboradas por outras bancas, mas com grande probabilidade de aparecerem no certame que se aproxima.

    As matrículas estão abertas no pontodosconcursos.com.br e o curso ocorre no período de 24/10/07 a 21/11/07.
    Grande abraço e bons estudos!
    Marlos [/b]

Working...
X