Announcement

Collapse
No announcement yet.

Var. - Reservas Internacionais

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • ramenzoni
    • 18/08/11
    • 14

Var. - Reservas Internacionais

Questão FUNPRESP-JUD, CESPE, 2016
    O balanço de pagamentos mostrado a seguir corresponde ao resultado das contas externas brasileiras, até o mês de junho, para os anos de 2015 e 2016.

Dados de Jun/2016 (não dá para colocar a tabela)
    Transações correntes------(2478,57)
    Conta capital-------10,62
    Conta financeira------(2246,67)
    Erros e omissões-------221,28

Houve, em junho de 2016, variação negativa das reservas internacionais. (certo)

Pelas minhas contas o saldo BP = -4493,34. Se var. reservas internacionais é igual ao BP com sinal trocado, então a variação não deveria ser positiva?
  • Rafa_Sorocaba
    • 16/10/14
    • 593

Cara, é meio bizarro essa parte.
    Mas assim, BP negativo, A variação dos haveres é positivo. Esse valor positivo significa que houve decréscimo das reservas internacionais.
    BP positivo, a variação dos haveres é negativa, e significa que houve aumenta das reservas internacionais.

O motivo disso, acho que é pq, quando eu importo, ele entra como negativo no BP, pq significa uma obrigação. Só que o importador brasileiro não tem dólares, e os contratos de importação são todos feitos em contas da União no exterior, as chamadas reservas internacionais. Aí é como se essas reservas internacionais enviassem dólares para o importador pagar a mercadoria, logo se está entrando dólares no país o sinal é positivo. Mas da onde veio esses dólares, da conta de reservas internacionais, o q as diminui. Por isso que o sinal é positivo nos haveres (entrada de dólares no país para o importador pagar a importação) e isso significa a diminuição das reservas internacionais. Mas assim, se quiser pegar esse parágrafo e joga fora, fica só com a informação do primeiro parágrafo. Aí vc me pergunta, e na exportação? Quem recebe os dólares é uma conta internacional do governo, o exportador recebe em reais. Então a reserva internacional aumenta, recebeu os dólares da exportação. É como se o exportador desse os dólares para a reserva internacional, e recebê-se os reais, logo tem dólar saindo do país (negativo) e isso significa aumento da reserva internacional.

Comentário

• vinicstavares
      • 08/06/17
      • 8

Os lançamentos nas contas de caixa (capitais compensatórios) obedecem à sistemática usual de contabilidade das empresas para as contas de ativo: lança-se a débito (ou seja, com sinal menos) o aumento e a crédito (sinal mais) a diminuição no saldo.

O que estou querendo dizer é que se o saldo tem sinal "+" houve diminuição do saldo e, portanto, variação negativa das reservas internacionais.

Ou ainda, se quiser entender como o amigo explicou ae em cima fica perfeito também, mas eu geralmente "penso" assim: "Se houve houve um déficit do BP (se eu fiquei no vermelho no fim do mês na minha conta corrente), é preciso cobrir esse "rombo" diminuindo as reservas internacionais, portanto, variação negativa das reservas (preciso cobrir o meu saldo na conta corrente diminuindo o saldo da minha poupança)."

Abraços!!

Comentário

• ramenzoni
        • 18/08/11
        • 14

Caras, acho que entendi. A questão é contabilidade mesmo...Como todo balanço deve ser zerado e temos saldo negativo no BP, a compensação é um lançamento a crédito em reservas internacionais, o que é o mesmo que dizer que elas estão diminuindo. Obrigado!

Comentário

• ramenzoni
          • 18/08/11
          • 14

Pondo mais polêmica. Achei uma questão do TCDF comentada pelo estrategia: "145 A variação negativa das reservas internacionais implica retração da base monetária.
          Comentários:
          Vimos durante nosso curso que o saldo da variação das reservas internacionais sempre iguala, com o sinal trocado, o saldo do balanço de pagamentos.
          Assim, se houve variação negativa das reservas internacionais, isso significa que o saldo do BP foi positivo e, portanto, esse saldo positivo deve ser compensado com a saída de meios de pagamento internacionais, ou seja, retração da base monetária.
          Gabarito: Certo"

Resumo: o comentário diz justamente o contrário: variação NEGATIVA das reservas internacionais associada a saldo POSITIVO no BP.

Comentário

• Rafa_Sorocaba
            • 16/10/14
            • 593

O deslize está no comentário do estratégia. Saldo positivo do BP vc não precisa de entrada de pagamentos internacionais, é até estranho, se vc tem superávit, vc não precisa de saída de meios de pagamentos internacionais, na verdade vc aumenta a sua reserva internacional.

Comentário

• vinicstavares
              • 08/06/17
              • 8

Também acho que foi deslize e só... Eu mesmo já encontrei alguns deslizes inclusive nas videos aulas da Amanda Aires, que são muito boas por sinal.

Comentário

Working...
              X