Announcement

Collapse
No announcement yet.

Questão 12 ibge 2009

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • marioliveira
    • 14/02/14
    • 31

Questão 12 ibge 2009

"Um determinado americano recebe dividendos de ações de uma empresa brasileira." Marque a alternativa que mostra como esta transação afeta o PIB e o PNB:
    a) Não altera o PIB nem o PNB.
    b) Não altera o PIB, porém altera o PNB.
    c) Altera o PIB, porém não altera o PNB.
    d) Altera o PIB e o PNB.
    e) Tem efeito indeterminado no PIB ou no PNB.

Eu sei que pode parecer fácil essa questão, mas a alteração do PIB e PNB é do ponto de vista da economia brasileira ou americana? Como resolver com os conceitos do Balanço de Pagamentos?
    Alguém me ajuda?
  • Picasso
    • 14/11/12
    • 285

d) ???

Comentário

• marioliveira
      • 14/02/14
      • 31

O gabarito oficial trouxe como correta a alternativa b.

Comentário

• Palio Velho
        • 10/09/16
        • 6

É o mesmo que uma empresa multinacional remetendo lucros ao exterior. Considera como produção interna (PIB), ou seja, não altera o cálculo do PIB se ele manda ou não para fora; e desconta do produto nacional pois não é de propriedade de um brasileiro.
        Indiferente se é na economia americana ou brasileira. Não mudaria o PIB em nenhuma, mas mudaria o PNB das duas (sai da brasileira e entra na americana).

Comentário

• marioliveira
          • 14/02/14
          • 31

Se pensarmos em conceitos econômicos, o PNB considera todas as riquezas que um país recebe ou envia ao exterior, tendo mais a ver com uma ideia de nacionalidade. Já o PIB só considera a mensuração de todos os bens e serviços produzidos internamente. Até aí,ok.
          Mas se considerarmos a identidade Pib = PNB +RLEE pode-se dizer que houve alteração em qualquer uma dessas variáveis, pois é fácil rearranjarmos as variáveis a fim de se concluir que houve variação no PIB, se aumentarmos a RLEE, por exemplo.
          Então, nesse caso o que mais importa é maneira como interpretamos a questão do ponto de vista dos conceitos econômicos e não simplesmente pensando na identidade do PIB, PNB, CERTO?

Comentário

Working...
          X