Announcement

Collapse
No announcement yet.

15 Dicas para discursivas ESAF

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Boina Azul
    • 13/10/08
    • 350

    15 Dicas para discursivas ESAF

    Pessoal, elaborei uma lista com 15 dicas para provas discursivas da ESAF. Algumas delas podem ser lógicas demais para alguns, mas no momento das provas a tensão é forte e corremos o risco de cometermos erros imperdoáveis, então nunca é demais fixar alguns procedimentos importantes.

    Espero que essas orientações sejam úteis a vocês, pois são fruto da minha experiência no AFRFB/2009, onde consegui média 92,5% no somatório das 6 questões exigidas no concurso. Com a utilização dessas dicas, eu ganhei 400 posições no resultado final do concurso e graças a Deus tomei posse, encerrando uma fase de muita luta e dedicação, mas que valeu muito a pena.

    1. NÃO TENHA MEDO: Não vá para a prova imaginando que a banca exigirá um tema complexo. Geralmente os temas da ESAF são de conhecimento geral, o que dá margem a muitos argumentos na hora de escrever. A banca costuma exigir assuntos não muito complicados e difíceis, justamente para avaliar a capacidade argumentativa do candidato. Nos temas (40 a 60 linhas) e nas questões (15 a 30 linhas), o avaliador expõe o que deseja, na forma de subtópicos nos enunciados. Aborde absolutamente tudo o que está sendo exigido, na ordem que o enunciado trouxer.

    2. ENTENDA O QUE TERÁ DE ESCREVER: Leia atentamente o enunciado de cada tema (ou questão) e procure entender o que o examinador pretende ler na resposta, para a partir daí começar a sua discursiva. Não saia respondendo às pressas na folha definitiva, pois isso pode ser desastroso. Cuidado para não fazer o seu rascunho na folha definitiva (no último concurso da CGU não houve folha separada de rascunho; o local para rascunhar era o verso da folha definitiva).

    3. NÃO DEIXE DE RESPONDER: Tudo, absolutamente tudo que está no enunciado pode – e deve – ser respondido, sobretudo aqueles tópicos que você não sabe. O que o candidato não pode, em hipótese alguma, é deixar de responder. É claro que você não vai responder algo absurdamente incorreto, né? O que estou dizendo é que você pode "enrolar" e conseguir parte da nota (resposta incompleta, argumentação fraca etc) em vez de não responder nada e levar ZERO no quesito. Imaginemos, por exemplo, um tema X, totalmente atípico e desconhecido. Você poderá abordar aspectos como os seguintes:
    - O tema X possui características próprias e incomuns (tudo nessa vida possui características próprias e incomuns);
    - O tema X tem sido objeto de discussões e tem gerado grandes expectativas aos diversos setores interessados (qualquer tema pode provocar discussões e gerar expectativas aos setores interessados);
    - Alguns estudiosos e doutrinadores adotam uma postura cética sobre o correto aproveitamento do tema X, todavia outros profissionais trabalham no sentido de maximizar os benefícios e potencialidades do tema (há estudiosos e doutrinadores que defendem todo e qualquer ponto de vista);
    Talvez você não consiga enganar o examinador, mas ele não poderá atribuir nota ZERO ao seu texto, pois foi desenvolvido, ainda que forma meio “capenga”, algo a respeito do tema, o que garantirá, no mínimo, a pontuação relativa ao idioma.

    4. PLANEJE SEU TEMPO E ORGANIZE SEU TEXTO: Faça a distribuição do tempo para as questões a serem respondidas e tente cumprir à risca cada minuto proposto. Na distribuição, dedique 10 minutos iniciais para relacionar tudo o que você sabe a respeito dos pontos que irá responder (brainstorm). RESUMO DA TÉCNICA DO BRAINSTORM (com adaptações minhas): leia o que o examinador deseja (todos os itens de um tema ou questão) e comece a listar tudo o que você sabe sobre ele. Faça em forma de lista (tópicos) todos os pontos que vier à mente. Escreva tudo, tudo mesmo, esprema seu cérebro para extrair o que você estudou acerca do assunto. Após listar tudo no rascunho, compare a sua lista de itens com o que foi pedido no enunciado. Elimine o que não tem nada a ver com o que foi cobrado e agrupe os outros tópicos da lista por assunto, numerando cada tópico de acordo com o que você escreverá em cada parágrafo argumentativo. Ex: se o 1º argumento (ou item a ser respondido) for “o efeito do câmbio”, marque com o nº "1" ao lado esquerdo de cada item correspondente que você listou... se o 2º argumento for “Medidas de Defesa Comercial”, coloque o nº "2" ao lado esquerdo de cada item relativo ao assunto, e assim por diante, entendeu? Isso fará com que você agrupe organizadamente as ideias de acordo com o assunto específico e evitará a repetição do que foi abordado e escrito em linhas anteriores. Se você conseguir treinar essa técnica, dará show e não deixará passar nada em branco na hora da resposta.

    5. DISTRIBUA OS PARÁGRAFOS EQUILIBRADAMENTE: Procure fazer uma distribuição equilibrada dos parágrafos em relação aos tópicos exigidos. Exemplo: se a questão pede para abordar 4 aspectos de um tema, não escreva 3 parágrafos para um aspecto e 1 parágrafo para cada um dos outros. Provavelmente eles valem a mesma quantidade de pontos na grade de avaliação e o avaliador buscará as palavras-chave nas suas respostas em cada parágrafo.

    6. SEJA CLARO E SIMPLES: Ao iniciar um parágrafo, deixe claro sobre qual item você estará abordando. Não vejo problema algum em repetir alguma expressão do enunciado, pois isso deixará bem claro o assunto que será tratado. Utilize linguagem simples e evite o uso de termos rebuscados ou jargões jurídicos. Se souber o conceito literal, melhor ainda.

    7. OPTE POR PARÁGRAFOS CURTOS E OBJETIVOS: Procure escrever em parágrafos curtos (é preferível, pois um parágrafo muito extenso pode deixar o texto prolixo), mas cuidado para não exagerar na quantidade deles, pois pode tornar a leitura muito cansativa para o avaliador. Pense sempre como se você fosse corrigir 1.000 discursivas... quando chegar na 200ª, certamente já estará cansado. Se o avaliador não encontrar a expressão em um parágrafo, já se sentirá frustrado e seguirá para o próximo com uma pré-disposição de avaliar abaixo do esperado. Da mesma forma, não faça parágrafos muito extensos em relação aos demais. Procure distribuir suas argumentações em parágrafos regulares (mais ou menos com a mesma quantidade de linhas escritas), o que dá uma aparência muito melhor ao texto como um todo.

    8. SIGA A SEQUÊNCIA DO ENUNCIADO: Muitas vezes o corretor não é especialista da matéria que está avaliando; ele possui uma lista de “termos” e “expressões” que necessariamente devem ser escritas pelo candidato nas respostas. Além disso, há uma grade que geralmente tem os tópicos na exata sequência exigida no comando da questão. Não inverta a ordem das suas respostas. Isso pode “emputecer” o avaliador, pois ele terá de procurar em qual parágrafo você respondeu determinado quesito. Tente seguir a exata sequência solicitada, ou seja, facilite a vida de quem está corrigindo!

    9. NÃO REPITA AS IDEIAS: Evite a repetição de algumas ideias, pois o examinador pode interpretar que você está "espalhando" determinado conceito por todo o texto em detrimento de outros tópicos solicitados. O brainstorm auxilia muito para que isso não ocorra.

    10. TREINE SUA LETRA: Ao fazer dissertações como treinamento, faça tudo à mão mesmo, não faça no computador.

    11. NÃO CRIE NOVAS PERGUNTAS: Não crie perguntas na sua discursiva. Por exemplo: no decorrer da discursiva você resolve abordar um assunto na forma de pergunta. Ainda que você a responda logo em seguida, você não está ali para perguntar, pois já há um tema que deve ser respondido. Não usurpe a função do avaliador, você já tem muita coisa para responder.

    12. EXEMPLIFIQUE: Na medida do possível, coloque exemplos (leis, acordos, dados numéricos, percentuais etc). Isso garante pontos com o examinador, pois mostra que você tem “argumento de autoridade” no assunto e sabe a aplicação prática dos conceitos.

    13. POSICIONE-SE COMO SE JÁ ESTIVESSE OCUPANDO O CARGO: Responda aos quesitos como se já estivesse ocupando o cargo pretendido, mostrando segurança nos termos e certeza daquilo que está defendendo.

    14. CUIDADO NA QUANTIDADE DE LINHAS: Muito cuidado com a folha de rascunho e a folha definitiva que a ESAF fornece. Na folha de rascunho cabe muita coisa (as linhas são mais extensas), mas na hora de passar a limpo, certamente faltará espaço. Se o seu rascunho deu 30 linhas, tenha certeza de que na hora de passar a limpo, serão umas 40 linhas, a não ser que você passe a limpo com uma letra minúscula. Portanto, não faça um rascunho com 60 linhas; você pode ter problemas na hora de passar a limpo, por falta de espaço. Geralmente os espelhos (rascunho e definitivo) são idênticos nos diversos concursos que a ESAF aplica. No link a seguir há um modelo de espelho para provas discursivas que a ESAF aplicou em 2006, no concurso de ACE-TCU.: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pag...A_ACE_2006.pdf .

    15. REVISE COM ATENÇÃO ANTES DE PASSAR A LIMPO: Revise seu texto antes de passar para a folha definitiva. Faça as modificações necessárias para então escrever com a letra bem caprichada na folha definitiva. Caso você erre alguma palavra, não rabisque ou tente apagar; basta passar um risco simples (de caneta) sobre a palavra ou expressão errada e escrever corretamente logo em seguida, continuando normalmente.


    Bom, era isso.

    Sucesso a todos e um grande abraço.


    Boina Azul
    Last edited by Boina Azul; Fri, 02/05/14, 11:15 AM.
  • melquisedex
    • 18/02/11
    • 657

    #2
    Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

    Vlw..

    Comentário

    • novataDMF
      • 13/05/12
      • 297

      #3
      Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

      Obrigada! É meu primeiro concurso e, com certeza, o nervosismo vai pesar. Essas dicas me ajudarão muito.
      Abs.

      Comentário

      • -PUCCA-
        • 11/07/08
        • 366

        #4
        Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

        Boina Azul,

        Obrigada! E sucesso como AFRFB.

        Comentário

        • lrcassola
          • 12/01/12
          • 184

          #5
          Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

          Vlw mesmo cara. Esse é o espirito do FC.

          Comentário

          • gustavoche
            • 16/08/11
            • 100

            #6
            Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

            Muito bom mesmo! Valeu, cara.

            Pra quem tem experiência em discursivas Esaf, dá tempo de fazer um rascunho bonitinho ou só um esboço mesmo? Porque eu sou meio 'parnasiano' em relação aos meus textos, aí escrevo, reescrevo, adiciono daqui, tiro de lá, mudo a ordem, pontuação etc. Aí tô com medo de faltar tempo na hora de passar pra folha de resposta.

            Comentário

            • ankhor108
              • 11/01/12
              • 1

              #7
              Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

              Valeu mesmo!

              Comentário

              • lah aft
                • 19/06/12
                • 3

                #8
                Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                seguirei seu conselho à risca. obg

                Comentário

                • Genial Fighter
                  • 06/09/11
                  • 38

                  #9
                  Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                  Boina Azul, mandou muito bem, viu? Lembrarei das dicas na hora da prova...obrigado!

                  Comentário

                  • Leandro_PB
                    • 01/06/10
                    • 223

                    #10
                    Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                    Muito obrigado pelas valiosas informações Boina Azul... Parabéns pela atitude!!! Gostei muito mesmo dessa compilação!

                    Comentário

                    • CAMAFALU
                      • 28/03/12
                      • 426

                      #11
                      Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                      Grande Boina Azul! Muito obrigado pelas valiosas dicas. Isso é que é um exemplo de pessoa que tem prazer em ajudar, já que não precisava tá fazendo nada disso. Grande abraço e um excelente fds pra vc..
                      Last edited by CAMAFALU; Fri, 22/06/12, 10:46 PM. Reason: Erro de português

                      Comentário

                      • Fair_Juca
                        • 13/02/12
                        • 118

                        #12
                        Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                        Very nice guy

                        Comentário

                        • fabiop
                          • 28/05/12
                          • 17

                          #13
                          Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                          Muito boas dicas, Boina! Lembrarei delas na hora da prova!
                          Obrigado!

                          Comentário

                          • linda smith
                            • 13/04/12
                            • 56

                            #14
                            Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                            Originally posted by gustavoche View Post
                            Muito bom mesmo! Valeu, cara.

                            Pra quem tem experiência em discursivas Esaf, dá tempo de fazer um rascunho bonitinho ou só um esboço mesmo? Porque eu sou meio 'parnasiano' em relação aos meus textos, aí escrevo, reescrevo, adiciono daqui, tiro de lá, mudo a ordem, pontuação etc. Aí tô com medo de faltar tempo na hora de passar pra folha de resposta.
                            Tenho a mesma curiosidade do Gustavo. Aliás, essa é minha maior insegurança! Sou mto perfeccionista e tenho certeza que na hora nós não vamos ter tempo pra isso...

                            Comentário

                            • linda smith
                              • 13/04/12
                              • 56

                              #15
                              Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                              ah, e muuuuuito legal esse post! foi bem útil!! Obrigada!

                              Comentário

                              • AdrianoTT
                                • 24/02/11
                                • 1890

                                #16
                                Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                Algumas dicas sao ineditas para mim! Obrigado.

                                Comentário

                                • Boina Azul
                                  • 13/10/08
                                  • 350

                                  #17
                                  Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                  Gustavo, o tempo é reduzido.

                                  O único remédio para essa situação é o treino, aliado ao controle do tempo.
                                  No meu caso, eu deixei 20 minutos para escrever a resposta na folha definitiva.

                                  Uma sugestão de distribuição para as discursivas do MDIC é a seguinte:
                                  - 2 horas para o tema (40 a 60 linhas);
                                  - 1 hora para a questão (15 a 30 linhas).

                                  No tema, você pode fazer o seguinte:
                                  - 20 minutos para leitura inicial, compreensão do que foi pedido e brainstorm
                                  - 60 minutos para organizar as ideias e agrupá-las em parágrafos
                                  - 10 minutos para um rápido rascunho da discursiva
                                  - 30 minutos para passar o texto na folha definitiva.

                                  Na questão, pode ser o seguinte:
                                  - 10 minutos para leitura inicial e brainstorm
                                  - 30 minutos para organizar ideias, paragrafação e esboço definitivo da resposta
                                  - 20 minutos para passar a limpo na folha definitiva.

                                  Essa distribuição é apenas uma sugestão, cada um se adapta da melhor forma, o importante é treinar bastante nesta próxima semana.

                                  Abraço.

                                  Boina Azul

                                  Originally posted by gustavoche View Post
                                  Muito bom mesmo! Valeu, cara.

                                  Pra quem tem experiência em discursivas Esaf, dá tempo de fazer um rascunho bonitinho ou só um esboço mesmo? Porque eu sou meio 'parnasiano' em relação aos meus textos, aí escrevo, reescrevo, adiciono daqui, tiro de lá, mudo a ordem, pontuação etc. Aí tô com medo de faltar tempo na hora de passar pra folha de resposta.

                                  Comentário

                                  • gustavoche
                                    • 16/08/11
                                    • 100

                                    #18
                                    Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                    Brigadão de novo, Boina. Já me deixou mais confiante pro dia 1°.

                                    Comentário

                                    • Jogador_PE
                                      • 15/12/06
                                      • 198

                                      #19
                                      Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                      Grande Boina,

                                      Show de bola as suas dicas. Depois que passar pra auditor da receita, tomara que seja logo, tenta entrar no ponto pra ensinar aquele pessoal a fazer as discursivas, pois são brincadeira as propostas da maioria do pessoal, sem nenhuma estratégia o metodologia de escrita.

                                      Olha, sem querer abusar muito, mas se vc criasse umas possíveis questões nós aqui agradeceríamos muito, pois estamos precisando de temas para treinar.

                                      Valeu

                                      Comentário

                                      • cihwang
                                        • 28/05/12
                                        • 92

                                        #20
                                        Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                        Alguem sabe se pode fazer essa prova de relogio de ponteiro? Pra mim a resposta seria não, mas na primeira fase minha prima disse que fez com o dela porque no edital dizia que só os relogios com calculadora nao sao permitidos.

                                        Acho complicado controlar o tempo. Alguna fiscais sao muito devagar.

                                        Comentário

                                        • tonildes
                                          • 23/06/12
                                          • 1

                                          #21
                                          Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                          Obrigada, boas idéias,,,abçs

                                          Comentário

                                          • novataDMF
                                            • 13/05/12
                                            • 297

                                            #22
                                            Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                            Originally posted by cihwang View Post
                                            Alguem sabe se pode fazer essa prova de relogio de ponteiro? Pra mim a resposta seria não, mas na primeira fase minha prima disse que fez com o dela porque no edital dizia que só os relogios com calculadora nao sao permitidos.

                                            Acho complicado controlar o tempo. Alguna fiscais sao muito devagar.
                                            Na prova objetiva, os fiscais da minha sala não deixaram usar relógio de espécie alguma de manhã. À tarde, houve muitas reclamações e permitiram os relógios analógicos (de ponteiro). Se não houver proibição específica quanto a esse tipo de relógio, eu não vejo motivo para não poder usar.

                                            Comentário

                                            • cihwang
                                              • 28/05/12
                                              • 92

                                              #23
                                              Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                              Originally posted by novataDMF View Post
                                              Na prova objetiva, os fiscais da minha sala não deixaram usar relógio de espécie alguma de manhã. À tarde, houve muitas reclamações e permitiram os relógios analógicos (de ponteiro). Se não houver proibição específica quanto a esse tipo de relógio, eu não vejo motivo para não poder usar.
                                              A referência que achei com relação a isso foi só:
                                              Durante as provas não será admitido, sob pena de exclusão do concurso:

                                              - máquinas calculadoras (também em relógios).


                                              Vou levar o meu de qualquer jeito e ver lá na hora. Obrigada pela resposta, novataDMF.

                                              Comentário

                                              • Boina Azul
                                                • 13/10/08
                                                • 350

                                                #24
                                                Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                Fala, Jogador_PE.

                                                Que bom que você gostou das dicas.

                                                Sobre a proposta de temas e questões aqui, acho o tempo muito curto (uma semana) para eu apresentar algo novo pra vocês.

                                                Se eu fosse chutar, seria um caso prático no tema (até 60 linhas), assim como aconteceu na prova do último ATRFB. Uma boa sugestão seria a situação de dois países em litígio devido a subsídios concedidos por um deles, o que estaria prejudicando as exportações do outro (estude bem o caso do algodão entre Brasil x EUA, pois foi a primeira vez que um país "em desenvolvimento" questionou e ganhou em todas as instâncias contra os EUA). Pode ser que eles peçam para o candidato analisar a eficácia do atual Sistema de Solução de Controvérsia da OMC, o desfecho do caso Brasil x EUA, a retaliação cruzada, e por aí vai...

                                                Na questão (até 30 linhas), acredito que seja exigido algo mais conceitual, com vários subtópicos para o candidato definir.

                                                É isso.

                                                Abração.

                                                Boina Azul

                                                Originally posted by Jogador_PE View Post
                                                Grande Boina,

                                                Show de bola as suas dicas. Depois que passar pra auditor da receita, tomara que seja logo, tenta entrar no ponto pra ensinar aquele pessoal a fazer as discursivas, pois são brincadeira as propostas da maioria do pessoal, sem nenhuma estratégia o metodologia de escrita.

                                                Olha, sem querer abusar muito, mas se vc criasse umas possíveis questões nós aqui agradeceríamos muito, pois estamos precisando de temas para treinar.

                                                Valeu

                                                Comentário

                                                • Puccas
                                                  • 22/07/08
                                                  • 41

                                                  #25
                                                  Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                  Originally posted by cihwang View Post
                                                  A referência que achei com relação a isso foi só:
                                                  Durante as provas não será admitido, sob pena de exclusão do concurso:

                                                  - máquinas calculadoras (também em relógios).


                                                  Vou levar o meu de qualquer jeito e ver lá na hora. Obrigada pela resposta, novataDMF.

                                                  Na minha sala permitiram usar relógio analógico. Eu fiz prova com relógio de ponteiros e não tive nenhum problema.

                                                  Mas o fiscal da sala ficava colocando a hora no quadro para quem estava sem.

                                                  Comentário

                                                  • cihwang
                                                    • 28/05/12
                                                    • 92

                                                    #26
                                                    Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                    Originally posted by Puccas View Post
                                                    Na minha sala permitiram usar relógio analógico. Eu fiz prova com relógio de ponteiros e não tive nenhum problema.

                                                    Mas o fiscal da sala ficava colocando a hora no quadro para quem estava sem.
                                                    Sua sala teve sorte com os fiscais. Na minha tinhamos que ficar perguntando. E as vezes a mulher nem ouvia eu chamando
                                                    Ou seja, perdi a noçao do tempo e quando vi so restava uma hora de prova.

                                                    Comentário

                                                    • Aerith
                                                      • 26/10/09
                                                      • 219

                                                      #27
                                                      Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                      Alguém sabe dizer se é apenas 1 corretor para todas as provas ou tem mais de 1 corretor pra mesma prova?
                                                      Exemplo: metade pra um corretor, metade pra outro OU um corretor pra portugues e um pra conteúdo.

                                                      Comentário

                                                      • lrcassola
                                                        • 12/01/12
                                                        • 184

                                                        #28
                                                        Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                        Originally posted by Aerith View Post
                                                        Alguém sabe dizer se é apenas 1 corretor para todas as provas ou tem mais de 1 corretor pra mesma prova?
                                                        Exemplo: metade pra um corretor, metade pra outro OU um corretor pra portugues e um pra conteúdo.
                                                        Acho que as provas passam por 2 corretores diferentes.
                                                        Mas nao achei essa informacao no edital.
                                                        Mande um email pra Esaf e coloque mencao a Lei de Acesso à Informação (Lei nº12.527/2011)

                                                        Comentário

                                                        • Boina Azul
                                                          • 13/10/08
                                                          • 350

                                                          #29
                                                          Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                          No caso do MDIC serão quase 1.200 discursivas a serem corrigidas, por isso eu acredito que sejam vários corretores para o idioma e vários para o conteúdo. Nesse caso, o candidato deve contar com um pouco de sorte, pois sempre há corretores com perfil mais "cri-cri" do que outros. Há também a chance de a sua discursiva ser corrigida primeiro, onde o corretor está mais atento aos erros, enfim... há muitos fatores a serem considerados.

                                                          Já ouvi muita gente dizer que os corretores da ESAF são especialistas em Português e corrigem toda a prova, pontuando a parte de conteúdo através da busca de algumas "expressões-chave" no texto escrito, mas isso ninguém tem certeza.

                                                          Abraço.

                                                          Boina Azul

                                                          Originally posted by Aerith View Post
                                                          Alguém sabe dizer se é apenas 1 corretor para todas as provas ou tem mais de 1 corretor pra mesma prova?
                                                          Exemplo: metade pra um corretor, metade pra outro OU um corretor pra portugues e um pra conteúdo.

                                                          Comentário

                                                          • amanita
                                                            • 16/03/09
                                                            • 352

                                                            #30
                                                            Re: 15 Dicas para discursivas ESAF

                                                            Valeu, Boina Azul, excelentes dicas!

                                                            Comentário


                                                            Working...
                                                            X