Announcement

Collapse
No announcement yet.

Embargos de Declaração X Embargos ao TST

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Li Concurseira
    • 27/09/11
    • 152

Embargos de Declaração X Embargos ao TST

Olá, boa tarde.

Resolvendo questões anteriores me deparei com esta Dúvida. Pesquisei e não entendi. Acho que estou confundindo os conceitos. Se alguém puder ajudar-me ficarei muito grata.

Dúvida: Qual a diferença entre os Embargos de Declaração, com prazo de 5 dias, opostos quando existir contradição ou omissão na sentença ou acórdão

e o Embargo no Tribunal Superior do Trabalho , prazo de 8 dias, de decisão não unânime(ponto obscuro, contraditório ou omisso) e das decisões de Turmas que divergirem entre si, ou das decisões proferidas pela Seção de Dissídios Individuais?

Como sei que a questão está pedindo o prazo de 5 e não de 8 dias?

Muito obrigada.
  • Mardanaz
    • 06/05/14
    • 12

Re: Embargos de Declaração X Embargos ao TST

Não existe razão para confusão:

Embargos de Declaração (art. 535 do CPC)
    Cabível em casos de omissão, contradição e obscuridade.

Embargos no TST (art. 894 da CLT)
    Cábivel em decisões do próprio TST que:
    I - de decisão não unânime de julgamento que:
    a) conciliar, julgar ou homologar conciliação em dissídios coletivos que excedam a competência territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenças normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e
    II - das decisões das Turmas que divergirem entre si, ou das decisões proferidas pela Seção de Dissídios Individuais, salvo se a decisão recorrida estiver em consonância com súmula ou orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

Comentário

Working...
    X