Announcement

Collapse
No announcement yet.

Fim dos concursos públicos

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Usurio Net
    • 18/03/18
    • 31

Fim dos concursos públicos

Então, queria saber...na constituição temos o direito dos brasileiros de conseguir um emprego na administração pública através de concurso público, eu vi que essa norma é de eficácia contida, oq significa que ela pode ter sua eficácia restringida.
    Então...por eficácia restringida podemos entender que o Paulo Guedes ou o Bolsonaro podem tirar esse direito de concursos dos cidadãos?
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 2317

Originally posted by Usurio Net View Post
    Então, queria saber...na constituição temos o direito dos brasileiros de conseguir um emprego na administração pública através de concurso público, eu vi que essa norma é de eficácia contida, oq significa que ela pode ter sua eficácia restringida.
    Então...por eficácia restringida podemos entender que o Paulo Guedes ou o Bolsonaro podem tirar esse direito de concursos dos cidadãos?
    Tudo isso é medo do Paulo Guedes e do Bolsonaro amigo?

Po....

Como eu sei que tem muita gente que frequenta o fórum e está absolutamente paranoico com os pronunciamentos do governo, acho bem relevante cortar "certas linhas de argumentação" com base na própria CF.
    Porque vai ter gente que vai querer politizar esse assunto até onde não der, né colega?

Se vc pergunta uma coisa do tipo "por eficácia restringida podemos entender que o Paulo Guedes ou o Bolsonaro podem tirar esse direito de concursos dos cidadãos?", primeiro, vc não faz a m*nima ideia do que seja norma de eficácia restringida.
    Mas vou colocar aqui pra vc o que é.
    "As normas constitucionais de eficácia contida seriam aquelas que o constituinte regulou os interesses relativos a determinado assunto, mas possibilitou que a competência discricionária do poder público restringisse o assunto. Pode-se verificar o exemplo do inciso XIII, do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que estabelece a liberdade de qualquer trabalho, of*cio ou profissão, desde que sejam respeitadas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Para Chimenti, a norma constitucional de eficácia contida, redut*vel, ou de integração restring*vel é aquela que prevê que legislação inferior poderá compor o seu significado. A norma infraconstitucional (subalterna) pode restringir o alcance da norma constitucional por meio de autorização da própria Constituição. O exemplo do autor é o parágrafo 1º do artigo 9º da Constituição, que autoriza a lei infraconstitucional a definir os serviços essenciais e, quanto a eles, restringir o direito de greve. A eficácia da norma constitucional também poderia ser restringida ou suspensa em decorrência da incidência de outras normas constitucionais. O exemplo é referente * liberdade de reunião que, mesmo sendo consagrada no artigo 5º da Constituição, pode ser suspensa ou restrita em per*odos de estado de defesa ou de s*tio".
    Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/topicos...icacia-contida
    Logo, a resposta pra sua questão "por eficácia restringida podemos entender que o Paulo Guedes ou o Bolsonaro podem tirar esse direito de concursos dos cidadãos?" é um "NÃO!" bastante incisivo e óbvio.
    Restringir alcance não é "TIRAR"! E as restrições devem seguir o princ*pio da razoabilidade.
    Você não vai criar restrições que não se justificam.
    Você, por exemplo, não vai restringir a liberdade de profissão de um advogado, pedindo que o mesmo tenha sido aprovado no exame da OAB, se isso não tiver uma forte relevância social, ou seja, evitar que um profissional do direito tenha uma formação precária para exercer um of*cio que tem profundo impacto social.

Outra, ONDE que está escrito na CF que "na constituição temos o direito dos brasileiros de conseguir um emprego na administração pública através de concurso público"?
    O que a CF coloca é isso aqui, o que não tem absolutamente nada a ver com o que você escreveu:
    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munic*pios obedecerá aos princ*pios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e t*tulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração".
    Você, como brasileiro, você tem direito de acesso ao serviço público SE a Administração quiser preencher um cargo vago. A CF diz que o acesso a cargo e emprego público é por meio de concurso público.
    Então, o direito do concurso público é que todas as pessoas que tenham os requisitos previstos em lei e tiverem interesse de trabalhar para a Administração sejam submetidos ao mesmo processo seletivo que garanta ao certame impessoalidade, isonomia e todos aqueles princ*pios que você já deve ter escutado a exaustão.
    Logo, voltamos a sua outra questão. O Paulo Guedes e o Bolsonaro não podem contratar sem concurso público. Mas admitir servidores é uma prerrogativa da Administração Pública e se constitui numa discricionariedade dela.
    Esse papo de "os brasileiros tem o direito de conseguir um emprego na administração pública através de concurso" é demagogo.
    O seu direito é estudar e se dedicar pra, SE (SE!) a Administração Pública quiser contratar um servidor, você participar de um processo seletivo e ser nomeado se passar dentro das vagas previstas no edital.
    O que você coloca como "eficácia restringida", na verdade se trata do seguinte. Quando o dispositivo diz "na forma prevista em lei", quer dizer que o processo de admissão via concurso público será delimitado pela lei.
    Esse dispositivo não é uma norma de eficácia contida. É uma norma de eficácia limitada.
    Cito a definição de norma de eficácia limitada:
    "As normas constitucionais de eficácia limitada são normas cuja aplicabilidade é mediata, indireta e reduzida. Dependem da emissão de uma normatividade futura, em que o legislador, integrando-lhes a eficácia mediante lei, dê-lhes capacidade de execução dos interesses visados".
    Fonte:
    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticia...mantovani-cera

Então é o seguinte.
    Antes de sair alardeando esse tipo de coisa, sempre é bom estudar pra não escrever besteiras.
    Espero que tenha respondido sua questão.
    E estudar, também, ajuda a passar em prova de concurso.
    Bom dia pra você.

Comentrio

• Usurio Net
      • 18/03/18
      • 31

Sinceramente eu prefiro que vc pare de responder meus posts pq vc é mto arrogante/grosso, é uma pessoa desagradável, pfvr não comente mais os meus posts

Comentrio

• henkkantebellum
        • 22/01/14
        • 2317

Originally posted by tomcat

Colega, reparei que a maioria de suas postagens são dúvidas e isso é muito bacana, porque no passado esse era um dos principais propósitos do FC.

Também reparei que você pegou certa bronca do henkkantebellum pelo modo "jagunço" dele responder as suas dúvidas. (rs)

Não leve para o lado pessoal, pois é o jeitão dele. Aproveite que ele é um dos poucos que ainda mantém o esp*rito do FC e procura responder as dúvidas da galera.

No futuro, você poderá ajudar outros foristas como forma de retribuir toda a ajuda recebida.

Sobre a sua pergunta, leia o post dele com calma e livre de qualquer bronca e terá sua resposta.

Oh henk, seu jagunço, coloque um açúcar nessas postagens. kkkkk

VQV!
        HAHAHAHAHAHAHAHAHA
        vc me mata assim man
        kk

a resposta que eu tinha para o que o cara falou tinha sa*do bem mal educada.
        mas em consideração a ti, vou deixar quieto.
        fazer uma versão mais leve do que eu teria dito

o que acontece é o seguinte:
        vc entra em facebook e youtube e é só porrada contra o novo governo
        fora que eu nunca vi uma polarização pol*tica tão grande como vejo nestes tempos atuais
        tem coisas que eu gosto neste novo governo? tem!
        tem coisas que eu não gosto neste novo governo? tem!
        pol*tica era pra ser assunto tratado no FC? não! Tanto que eu raramente deixo transparecer no FC que eu sou "de direita", pq isso não importa aqui nem um pouco.
        Mas já que a pessoa quer opinar sobre o governo, pô, faça com um m*nimo de embasamento. ISSO SIM é desagradável. E foi pelo cara ter tentado descaradamente "puxar a sardinha" pro lado dele, me deixou profundamente irritado. E vou explicar o motivo.

Cara, imagina que tenha um concurseiro hipotético que quer se apegar a alguma "força" e se manter estudando mesmo diante de tanta not*cia ruim que fica espalhada por ai, e algumas noticias sem embasamento técnico algum
        tem gente que vem aqui no FC justamente pq quer se apegar a essa força pra conseguir estudar aquelas "duas horas" diárias pra se manter no páreo caso alguma noticia mude nos próximos meses ou anos. E "duas horas" estudando, mesmo quando a pessoa mantem pessimismo forte por dentro, é bastante tempo estudado
        e aqui no FC tem esse tipo de galera que eu sei, e foi em consideração a este pessoal que eu me dei ao trabalho de quebrar a argumentação do colega ali quanto ao uso inapropriado de aplicabilidade das normas constitucionais apenas para falar que o atual governo tem a "obrigação" de liberar concurso público

quem quer passar em prova atualmente tem que estudar MTO!
        as notas de corte estão em crescimento vertiginoso e as vagas para concursos estão diminuindo
        e esta é a realidade atual, quer gostem, quer não gostem

Senhor usuário
        Acreditando que o senhor queria mto saber se o atual governo pode ficar sem liberar concurso público...
        Acredito que ficou bem claro que "pode sim!" e que há uma grande chance de não liberarem concurso público num médio prazo
        eu sou estudante pra RFB e estou esperando meu concurso pra AFRFB desde 2014
        Ou seja, minha "seca" já abrange 3 mandatos presidenciais diferentes
        Se tivesse sa*do antes disso o que teria acontecido comigo? teria apanhado em contabilidade e exatas igual apanhei no ICMS SC ano passado
        o que me faz estudar, principalmente quando tenho que estudar uma matéria como contabilidade (que eu acho dif*cil e cujo meu crescimento é lentamente gradual), e continuo a estudar mesmo diante das turbulencias?
        o que me faz estudar? como se alimenta a resilencia?
        pq tem caras aqui neste forum no passado (tipo o saudoso Deme) e caras do forum do presente (como o grande mmb89 e o Casacaa) que alcancaram o que eu sonho alcancar
        eu estudo pq quero ser igual esses caras, antes de qualquer coisa
        o dia que o senhor se dedicar a algo que mexe com todas as suas paixoes, seus desejos, todos os seus pensamentos diários a ponto de vc seguir no propósito mesmo quando tudo está parecendo conspirar contra; vc vai entender o pq da sua postagem ter ficado extremamente desrespeitosa com quem vem aqui neste forum para estudar

eu vou comentar posts sim, principalmente aqueles referentes a materias, pq o FC tem o espaco para estudo e discussão de materia para isso
        se quer discutir politica, faça no facebook
        se não quer que eu responda, ou outro forista responda, então não escreva nada. principalmente se não escrever nada resguarde o público dos seus "anseios politicos", sua insipiência no estudo de constitucional e sua "educação" para quem se dá ao trabalho de responder seus questionamentos

tomcat
        é nois mano
        =D
        segue no propósito ai
        obrigado pelas palavras de antes
        bons estudos

Comentrio

• LucciABC
          • 09/02/10
          • 437

Chave para entender as postagens do Henkka: faz de conta que a gente e ele estamos no buteco Concurseiros do Malte, cada um com sua breja. E imagine ele como um Alexandre Meirelles da vida: alguém faca na caveira na hora de falar mas, ao mesmo tempo, zueiro.
          VQV

Comentrio

• henkkantebellum
            • 22/01/14
            • 2317

Originally posted by LucciABC View Post
            Chave para entender as postagens do Henkka: faz de conta que a gente e ele estamos no buteco Concurseiros do Malte, cada um com sua breja. E imagine ele como um Alexandre Meirelles da vida: alguém faca na caveira na hora de falar mas, ao mesmo tempo, zueiro.
            VQV
            henkka linspector kkkk

pior que eu fiquei com um pouco de dó do moleque tb...
            a gente que fica anos estudando pra fiscal acaba ficando meio ogro
            vc e o tomcat poderiam parar de me deixar com a consciencia pesada? kkkk

vc conhece um estudante da area fiscal pelo nivel do estresse no esporro kkk

Comentrio

• LucciABC
              • 09/02/10
              • 437

Originally posted by henkkantebellum View Post

vc e o tomcat poderiam parar de me deixar com a consciencia pesada? kkkk

NÃO!

Stress tem sido meu segundo sobrenome, especialmente nesses dias que estou tendo que conciliar estudos e a frenética abertura do ano legislativo!
              Parece que os deps da Alesp estão tomando cafe*na direto na veia esses dias! rsrsrs

Comentrio

• henkkantebellum
                • 22/01/14
                • 2317

NÃO!

Stress tem sido meu segundo sobrenome, especialmente nesses dias que estou tendo que conciliar estudos e a frenética abertura do ano legislativo!
                Parece que os deps da Alesp estão tomando cafe*na direto na veia esses dias! rsrsrs
                hahahahahahah
                então tá!

bah, deve estar uma pegada intensa ai na alesp hein?
                mas eh assim mesmo
                nada vem de graca

Comentrio

• Usurio Net
                  • 18/03/18
                  • 31

Eu não fiz o post para expressar minha preferência pol*tica, eu fiz o post devido ao susto que levei com essas not*cias de que não vai ter concurso e não sei oq, eu só queria saber se é poss*vel que o governo acabe com os concursos públicos pra sempre, era isso que eu queria saber, se é poss*vel a extinção dos concursos públicos.
                  Nem vou perder meu tempo respondendo a sua grosseria pq eu tenho preguiça de gente ignorante.

Comentrio

• henkkantebellum
                    • 22/01/14
                    • 2317

Originally posted by Usurio Net View Post
                    Eu não fiz o post para expressar minha preferência pol*tica, eu fiz o post devido ao susto que levei com essas not*cias de que não vai ter concurso e não sei oq, eu só queria saber se é poss*vel que o governo acabe com os concursos públicos pra sempre, era isso que eu queria saber, se é poss*vel a extinção dos concursos públicos.
                    Nem vou perder meu tempo respondendo a sua grosseria pq eu tenho preguiça de gente ignorante.
                    HAHAHAHAHAHAHA
                    eu ignorante?
                    vc escreve um monte de idiotice, demonstra total desconhecimento juridico, fora o despreparo em ficar nervosinho com cada noticia que se veicula por ai
                    e o ignorante sou eu?
                    ok!

sabe pq vc nao vai perder seu tempo?
                    pq SEQUER argumentar vc sabe
                    ai como vc não tem argumentos para rebater o que eu disse, pq pra isso vc precisaria ter estudado ao inves de ficar acompanhando fofoquinha no meio concurseiro, vc prefere me atacar e me insultar pra esconder sua propria incapacidade

mas nao se preocupe com concursos publicos nao amigo
                    nao precisa ficar acompanhando as medidas do governo pra isso nao
                    isso eh pra quem quer estudar de verdade e isso definitivamente nao eh o seu caso
                    pode ter certeza que isso nao eh pra gente como vc nao
                    isso eh pra quem tem sangue frio e se dedica a isso, que eh bem mais o pefil dos colegas que vieram aqui pro topico
                    =)

eu pra dizer a verdade nem tenho preguica de gente ignorante como vc nao parceiro
                    tem duvida, mesmo uma duvida idiota, a gente responde
                    tem problema nao
                    =)

perca seu tempo estudando e vindo pro FC pra escrever alguma coisa que preste e agregue
                    como eu disse, esse tipo de comentario seu fica bem melhor no facebook

mas a proxima vez que tu vier com gracinha partidária aqui, eu já passo batido e reporto seus posts pro ADM
                    ai vc se resolva com ele
                    quer discutir em alto nivel com o pessoal daqui, se ocupe de coisas mais importantes
                    passar bem e bons estudos

Comentrio

• Usurio Net
                      • 18/03/18
                      • 31

Eu apenas vim ao fórum e fiz uma pergunta pois as not*cias recentes me preocuparam e o fórum serve pra perguntar.
                      Se nesse momento eu estou ou não preparada, ou se eu estudei o suficiente, isso diz respeito somente a mim.
                      O fórum é para perguntar, se vc achou a pergunta idiota, achou que não tenho conhecimento, basta que vc não responda. Para responder uma pergunta de uma pessoa que tem falta de conhecimento na matéria, basta vc chegar e explicar de boa, não precisa ser ignorante.
                      Eu tenho preguiça mesmo de ficar brigando na internet pq eu acho isso rid*culo, eu não tenho internet pra ficar brigando com gente estressada, esse povo que vá a um psiquiatra e tome seus remédios.
                      Eu não falei nada de partido, vc viu isso provavelmente pq vc deve ser um fanático doida da cabeça.
                      Vc devia seguir seu próprio conselho e entrar no fórum apenas para falar "algo que preste", pois as suas grosserias não acrescentam em nada. Fora que esse tempo que vc fica respondendo meus posts de forma mal educada vc poderia estar estudando, como vc mesmo me aconselhou.
                      Normalmente eu apenas te bloquearia mas acho que nesse fórum não tem essa opção.
                      O fórum serve para tirar dúvidas e eu vou continuar postando, se vc vier ficar me perturbando vou denunciar tds os seus comentários

Comentrio

• Usurio Net
                        • 18/03/18
                        • 31

E só pra esclarecer, não é pq vc estuda pra concurso que vc é melhor que os outros. Vc não é ninguém pra vir me dizer que não posto prestar concurso, eu vou prestar oq eu bem entender.

Comentrio

• Usurio Net
                          • 18/03/18
                          • 31

E denunciar meu post para o moderador em nada vai resultar pq em nenhum momento eu falei nada de partido nenhum.

Comentrio

• Usurio Net
                            • 18/03/18
                            • 31

Esse negócio de "vc não tem argumentos" é papo desses malucos da internet que ficam causando. Vc e eles deviam tomar uma vacina pra raiva e deixar as pessoas viverem em paz.

Comentrio

• LucciABC
                              • 09/02/10
                              • 437

Originally posted by henkkantebellum View Post

quem quer passar em prova atualmente tem que estudar MTO!
                              as notas de corte estão em crescimento vertiginoso e as vagas para concursos estão diminuindo
                              e esta é a realidade atual, quer gostem, quer não gostem
                              Não é beeem que as NCs estejam em crescimento vertiginoso. As notas dos cabeças da lista continuam as mesmas.
                              O que ocorre, como o Alex Meireles colocou, é que dá a impressão de que as NCs cresceram pq os últimos certames têm vindo com menos vagas.
                              O que mudou, em termos de provas, é que TI veio pra matar, até mesmo para a geral. Se só vier SQL, como em SC, já estou me preparando melhor pra esse cenário.
                              Mas nada impede que os dign*ssimos examinadores resolvam dormir de calça jeans e botar outras linguagens de BD nas próximas provas.

Comentrio

• henkkantebellum
                                • 22/01/14
                                • 2317

Não é beeem que as NCs estejam em crescimento vertiginoso. As notas dos cabeças da lista continuam as mesmas.
                                O que ocorre, como o Alex Meireles colocou, é que dá a impressão de que as NCs cresceram pq os últimos certames têm vindo com menos vagas.
                                O que mudou, em termos de provas, é que TI veio pra matar, até mesmo para a geral. Se só vier SQL, como em SC, já estou me preparando melhor pra esse cenário.
                                Mas nada impede que os dign*ssimos examinadores resolvam dormir de calça jeans e botar outras linguagens de BD nas próximas provas.
                                É tio Lucci
                                negócio não tá fácil
                                Eu to dando bastante prioridade pra TI na real

eu acho que outras linguagens só pra cargos da área de TI mesmo

independente das notas estarem se mantendo no topo, as vagas estão vindo minguadas
                                entao não tem pra onde fugir

Comentrio

Working...
                                X