Announcement

Collapse
No announcement yet.

Recurso "Quente" 81 prova 02

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Imortal
    • 18/11/09
    • 8

    Recurso "Quente" 81 prova 02

    Cabe recurso na questão 81, a referência de variabilidade na questão é ao volume de produção!!!!!

    __________________________________________________ _________

    Sr. Presidente da Banca Examinadora, solicito respeitosamente a anulação da questão 81 do gabarito 02 por não apresentar nenhuma alternativa de resposta correta.
    A questão 81 envolve, além do conhecimento específico, um aspecto redacional importante. De fato, a afirmativa II - “O custo variável unitário de um produto não tem seu valor alterado por variações no volume de produção e o custo fixo total pode sofrer variações de valor.”, considerada correta na alternativa (B) pela Banca Examinadora, contraria os princípios básicos da contabilidade de custos, pelas seguintes razões:
    - A afirmativa II apresenta duas sentenças (orações) interligadas por uma conjunção “e”, estabelecendo um vinculo entre as duas; desta forma, ambos os custos estão se relacionando ao volume de produção. Sendo um dos pressupostos básicos na classificação dos custos que “quando os classificamos entre Fixos e Variáveis sempre estamos estabelecendo uma relação ao volume do período”, “Custos Fixos são aqueles que independem do volume de produção do período, isto é, qualquer que seja a quantidade produzida, esses custos não variam” Osni Moura Ribeiro,Contabilidade de Custos – 4ª ed. reformulada e atualizada – 1996, SP Editora Saraiva, p.31.
    - No mesmo sentido, Clóvis Luís Padovese , na pág. 54 do livro Curso Básico Gerencial de Custos – Editora Pioneira Thomson Learning – 2003 , estabelece que a classificação dos custos em fixos e variáveis é um modelo matemático em que apresenta duas variáveis uma independente (volume de produção do período) e uma dependente (custo), conforme gráficos modelos de custos fixos e variáveis apresentados nos livros de custos.
    - A parte da sentença que afirma que “o custo fixo total pode sofrer variações de valores” está incorreta de acordo com as palavras de Eliseu Martins em seu livro Contabilidade de Custos, editora Atlas 2003, pág.50 -“A divisão em Fixos e Variáveis também tem outra característica importante: considerando a relação entre período e volume de atividade, não se está comparando um período com outro. Esse fato é de extrema importância na prática para não se confundir Custos Fixos com Custo Recorrente (repetitivo).” explicação didática do autor a confusão feita por muitos iniciantes na classificação de custos, que confundem a relação com o volume de produção dos custos fixos com a classificação de custos não-recorrentes ou não- repetitivos, os quais terão seus valores diferentes em vários períodos, ou em relação a outras variáveis. Eliseu Martins afirma que não se pode confundir a não variação dos valores do custo fixo total em relação à variação do volume de produção com as alterações de valores relacionados aos custos não-repetitivos durante períodos diferentes e/ou relacionados a outras variáveis.
    - Como a sentença acima citada não apresenta nenhuma indicação que a variação dos valores dos custos fixos totais está sendo relacionada com períodos diversos e/ou a outras variáveis, podemos com certeza afirmar que tal sentença está incorreta.
    - Outros autores como Ricardo Ferreira, George Sebastião Guerra Leone, e Paulo Eduardo Viceconti em seus livros seguem o mesmo pensamento desenvolvido nesse recurso, onde fica claro que ao analisarmos os custos variáveis e fixos devemos estabelecer o parâmetro de relação e nesta questão é a variação no volume de produção e não em relação a outros períodos de tempo e/ou outra variáveis.
    -
  • JNETOBC
    • 05/01/10
    • 122

    #2
    Re: Recurso "Quente" 81 prova 02

    Eu mandei recurso para esta questão.
    Aleguei o mesmo motivo que você.
    Mas meu texto foi bem reduzido.
    Manda seu recurso.

    Comentário

    • Lucas Salvetti
      • 16/03/09
      • 1845

      #3
      Re: Recurso "Quente" 81 prova 02

      não entendi.. pq q custo fixo não pode variar?

      fixo = não varia com o VOLUME de produção.. não necessáriamente de valor.

      mas, porém, todavia, entretanto

      Comentário

      • JNETOBC
        • 05/01/10
        • 122

        #4
        Re: Recurso "Quente" 81 prova 02

        Acredito que na questão está subtentido que a variação do custo fixo citada é em relação ao volume.

        Originally posted by salvetti View Post
        não entendi.. pq q custo fixo não pode variar?

        fixo = não varia com o VOLUME de produção.. não necessáriamente de valor.

        mas, porém, todavia, entretanto

        Comentário


        Working...
        X