Announcement

Collapse
No announcement yet.

Questao contabilidade esaf/96- maior percentual de riqueza propria

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Li Concurseira
    • 27/09/11
    • 152

Questao contabilidade esaf/96- maior percentual de riqueza propria

Ola,

Estou em duvida com a questao abaixo:

04. (TFC/1996–ESAF) Entre as situaçoes patrimoniais abaixo relacionadas, marque a
    opçao que indica maior percentual de riqueza propria:

a) P=SL e SL<A;
    b) A>SL e SL>P;
    c) A=SL e SL>P;
    d) SL<P e P<A;
    e) A=P e P>SL;

Gabarito:C

Qual é o erro da alternativa B? O ativo não poderia ser maior que a situacao liquida (PL)?
  • henkkantebellum
    • 22/01/14
    • 2707

Originally posted by Li Concurseira View Post
    Ola,

Estou em duvida com a questao abaixo:

04. (TFC/1996–ESAF) Entre as situaçoes patrimoniais abaixo relacionadas, marque a
    opçao que indica maior percentual de riqueza propria:

a) P=SL e SL<A;
    b) A>SL e SL>P;
    c) A=SL e SL>P;
    d) SL<P e P<A;
    e) A=P e P>SL;

Gabarito:C

Qual é o erro da alternativa B? O ativo não poderia ser maior que a situacao liquida (PL)?
    Vamos por partes.

Quando falamos em situação lÃ*quida, temos em outras palavras o cálculo do PL. Certo?

Quando temos que o PL = A, não há Passivo.
    Expressando na fórmula fundamental a ideia trabalhada.
    A = P + PL
    Se P = 0, então A = PL
    Logo, nesta situação, a relação entre a riqueza própria (PL) com o capital a disposição (P + PL) é o maior percentual. No caso, 100%.
    Todo o ativo advém da riqueza própria.

Se falarmos A > PL:
    A = P + PL
    Para A ser maior que o PL, necessariamente há um passivo. Se há um passivo, o percentual da riqueza própria em relação ao capital a disposição não é 100% pq há um rateio do financiamento do ativo por parte do capital próprio (PL) e por parte do capital de terceiros (P).

Expliquei?

Comentário

• henkkantebellum
      • 22/01/14
      • 2707

Mais importante que entender o erro da letra "b"...
      (E que sirva de aviso para os demais usuários que forem postar dúvidas aqui no fórum)

Creio que a colega tenha visto a resposta mas pela "correria do dia a dia" tenha se esquecido de agradecer.

Saiba que não tem problema solicitar aos colegas a resolução de uma questão. Sei que eu ou algum colega se prontificará a responder vossas dúvidas.
      Pode ser uma questão super simples como esta, ou uma mais complicada. O importante é trazer material pertinente para estudo, ocasionar o debate e deixar registrada a resposta aqui no fórum para consultas dos demais usuários.
      Agora, nada justifica não agradecer quem se prontificar a te ajudar. É requisito mÃ*nimo de boa educação.

Estudo é uma via de mão dupla.
      Se quiser verificar como resolver uma questão de forma passiva, tem locais pertinentes pra isso.
      Se quiser verificar como resolver uma questão aqui no fórum, faça a gentileza de postar um feedback. Quem responde uma dúvida não é dono do conhecimento e um feedback pode ser útil a quem soluciona uma dúvida na medida que solidifica/sedimenta um conhecimento.
      Entendido?

Quem responde questões aqui é, em suma, estudante também. E, antes de ser estudante, é uma pessoa que fez a gentileza de te ajudar.
      Logo, gentileza se retribui com gentileza.

Indico sugestões de feedback:
      "Concordo com vc. Obrigado."
      "Não concordo com sua resposta. Porque (...)"
      "Sua resposta não ficou bem esclarecida para mim porque (...)"

No mais, bons estudos.

Comentário

Working...
      X