Announcement

Collapse
No announcement yet.

Provis?o: presente vs prov?vel

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts

• jaumzaum1
    started a topic Provis?o: presente vs prov?vel

Provis?o: presente vs prov?vel

Tudo bem galera?
    Estou estudando provisoes agora e fiquei com uma d?vida sobre a diferenca entre uma obrigacao ser presente e ter saida provavel. Mais especificamente queria saber de um exemplo realde algo que seja uma obrigacao presente mas nao tenha uma saida provavel e vice-versa. Sera que teriam como me ajudar com isso?

• waltermerim
    replied
    REPOSTANDO: Sem acentos e cedilha, porque o forum esta substituindo por ?.

Primeiramente, vale relembrar que obrigacao refere-se basicamente ao passivo. Ate mesmo as acoes dos socios no PL, elas representam ali apenas o montante do capital proprio. O dividendo a pagar, que e a obrigacao, esta no passivo.
    Outro fato importante e que somente e objeto de contabilizacao o fato contabil, que se refere a tudo aquilo que provoca modificacao no patrimonio.
    Portanto, algo que nao vise modificar o patrimonio nao e contabilizado.

Em relacao aos casos que voce pediu exemplos:

1) OBRIGACAO PRESENTE SEM SAIDA PROVAVEL
    Nao e objeto de contabilizacao. Pode ser divulgado em nota explicativa, caso a saida seja possivel (de uma olhada em provisoes para contingencias).
    Ex: Processo judicial movido contra a empresa por ex-funcionario, mas que e baixa a probabilidade de a empresa perder (< 50%).

2) OBRIGACAO NAO PRESENTE COM SAIDA PROVAVEL
    Nao ha tal conceito. Uma obrigacao nao presente (passada) ou foi liquidada ou simplesmente nao foi paga (neste caso com prejuizo para o credor). Nao ha que se ponderar a respeito de uma saida provavel ou nao.
    O que pode acontecer e uma saida provavel resultante de um acontecimento passado (se trataria, portanto, de uma obrigacao presente, isto e, um passivo).

3) OBRIGACAO PRESENTE COM SAIDA PROVAVEL
    E o passivo propriamente dito.
    Ex: Fornecedores, provisao p/ IR etc.

Posso ter cometido algum erro, mas acho que e isso!

Leave a comment:

Working...
X